Ajuda com montagem de aquario de CA's


Recommended Posts

oi ppl, tenho um aquário de 200l mas não tenho equipamento nenhum, precisava de umas dicas em relação a filtros(ext.) e iluminação com tanta coisa ai no mercado é difícil. O que é q me aconselham ?

 

Desde já obrigado,

Flávio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A primeira pergunta que se coloca é:

 

Qual é o teu budget para o equipamento, e que peixes queres colocar lá?

 

Depois vem a outra pergunta.

Que tipo de Biótipo queres reproduzir:

Tanganika, Malawi, Vitória, ciclídeos dos rios africanos?!

 

Isto é importante para decidir quais os parâmetros químicos da água, e o que mais se lá pode colocar.

 

Quanto à compra de equipamento, a minha primeira sugestão é:

se queres comprar barato, compra via web.

Na Alemanha existe um site muito bom, de onde podes mandar vir o que quiseres, substancialmente mais barato, pago à cobrança e entregue em casa.

 

http://www.aquaristic.net

 

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A primeira pergunta que se coloca é:

 

Qual é o teu budget para o equipamento, e que peixes queres colocar lá?

 

Bem o budget é o necessário para colocar o aquario a funcionar em condições mas sem abusar diria por volta dos 400€ +- mas como não sei que equipamento tb não sei que orçamento é que vou precisar.

 

Depois vem a outra pergunta.

Que tipo de Biótipo queres reproduzir:

Tanganika, Malawi, Vitória, ciclídeos dos rios africanos?!

 

Queria por malawi mas tb vi alguns tanganica que achei muito interessantes. se possivel gostaria de ter principalmente malawi e adicionar 2 especies de tanganika

 

 

Quanto à compra de equipamento, a minha primeira sugestão é:  

se queres comprar barato, compra via web.

Na Alemanha existe um site muito bom, de onde podes mandar vir o que quiseres, substancialmente mais barato, pago à cobrança e entregue em casa.

 

http://www.aquaristic.net

 

já lá estive a ver mas o meu problema mantem-se ... o que é que vale a pena comprar ?

 

 

thanks,

Flávio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

OLÁ.NA MINHA MODESTA OPINIÃO ,QUER COMPRES VIA NET, QUER COMPRES NUMA LOJA DA ESPECIALIDADE, OPTA SEMPRE POR UMA MARCA DE TOPO.

NO MEU ENTENDER UMA MARCA QUE EXISTE NO MERCADO E QUE TEM UMA RELAÇÃO PREÇO/QUALIDADE EXCELENTE É A HAGEN.

 

POR EX :

PARA O TEU AQUÁRIO DE 200 L SERIA :

 

FILTRO EXTERNO FLUVAL 204 - 110 EUROS

AQUECEDOR TRONIC 200W - 27 EUROS

FILTRO INTERNO PARA FILTRAGEM MECANICA, FLUVAL 1 -16 EUROS

 

TOTAL - 153 EUROS.

 

SE OPTARES PELO FLUVAL 304 - + 40 EUROS E SE OPTARES PELO TRONIC 300 W + 6 EUROS.

 

DEPOIS SE NÃO TIVERES ILUMINAÇÃO , NÃO GASTES MUITO, POIS A LUZ TEM QUE EXISTIR, MAS N É IMPORTANTE SER DE GRANDE QUALIDADE.

 

SAUDAÇÕES

Pedro Martins

AREIA SHOPPING ZOO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom, continuando

 

 

Eu tenho um tanque com essas dimensões com ciclídeos do Malawi.

 

Hagen é realmente muito bom, mas eu optei por outra coisa.

Parti do princípio que os cíclideos fazem lixo até ao raio que parta

Então comprei um filtro Marineland Tidepool II via ebay. (www.marineland.com)

Acho que já se vendem cá. Pelo menos já os vi anunciados na Aquário Magazine.

 

Este filtro é composto por um SUMP de 40 L de capacidade, um sistema de filtragem seco-húmido com três tabuleiros sobrepostos onde ficam as matérias filtrantes.

No meu caso coloquei Chemi-Pure e Green-X.

 

As bactérias ficam alojadas numa coisa chamada Bio-Wheel, que é nem mais nem menos que um cilindro com uma substância parecida com espuma de poliuretano em fio e devidamente amalgamada. Aquilo é estremamente poroso.

 

O cilindro vai rodando lentamente conforme a água lhe cai em cima, mantendo metade submerso e outra metade a apanhar ar.

 

Assim consegues ter muito mais quantidade de bactérias nitrificantes que num filtro tipo canister.

 

A passagem de água para o filtro faz-se através de um overflow e o retorno é feito por uma bomba, agora é uma Sagem, com 1700 L/h de capacidade, mas vou trocá-la., só ainda não decidi por qual.

 

O Marineland ficou por 150 Euros já com portes e a bomba ficou por 25 ou 30 euros, já não me recordo.

 

Quanto a iluminação, tenho uma calha de duas lâmpadas com duas florescentes. Gastei nas duas cerca de 40 euros.

 

O Termostáto é de 200W, mais 25-30 Euros, mas nem me recordo da marca.

 

Tenho tudo montado desde Janeiro, os peixinhos andam lá todos felizes.

 

O unico ruído que faz, é um leve zumbido da bomba. Quero substitui-la por uma mais silenciosa, e o marulhar da água a escorrer nos tubos que saiem do overflow, o que é bastante suporífero.

E como está ao lado do sofá, é tiro e queda... ao fim do dia para relaxar é mesmo do melhor :wink:

 

Agora é claro que existem outros factores, o espaço que tiveres para colocar o aquário, se já tens móvel para ele, se queres deixar os filtros à mostra ou escondidos... enfim... 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parti do princípio que os cíclideos fazem lixo até ao raio que parta

...

Acho que já se vendem cá. Pelo menos já os vi anunciados na Aquário Magazine.

 

Sabes onde é que posso encontrar para comparar preços ?

 

Este filtro é composto por um SUMP de 40 L de capacidade, um sistema de filtragem seco-húmido com três tabuleiros sobrepostos onde ficam as matérias filtrantes.  

No meu caso coloquei Chemi-Pure e Green-X.

 

Um SUMP dessas dimensões é suficiente ? é melhor que o filtro externo ?

 

Agora é claro que existem outros factores, o espaço que tiveres para colocar o aquário, se já tens móvel para ele, se queres deixar os filtros à mostra ou escondidos... enfim...  :wink:

Preferia ter os filtros escondidos, ainda não mandei fazer o movel por causa disso para ver que compartimentação é que necessito tou dependente do material que escolher.

 

POR EX :  

PARA O TEU AQUÁRIO DE 200 L SERIA :  

 

FILTRO EXTERNO FLUVAL 204 - 110 EUROS  

AQUECEDOR TRONIC 200W - 27 EUROS  

FILTRO INTERNO PARA FILTRAGEM MECANICA, FLUVAL 1 -16 EUROS  

 

TOTAL - 153 EUROS.  

 

SE OPTARES PELO FLUVAL 304 - + 40 EUROS E SE OPTARES PELO TRONIC 300 W + 6 EUROS.  

 

Estive a ver http://www.aquaristic.net e não encontro lá nada da HAGGEN onde é que posso encontrar os filtros.

 

 

://http://www.aquaristic.net e nã... filtros.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá,

aqui vão alguns links.

tenho ainda um fluval 404, novo, que vendo por 175 euros.

e um fluval 104 com 2 meses de uso que vendo por 75 euros

ps:os preços que dei são meus, ou seja noutros sitios serão bastante superiores.

saudações.

 

http://www.hagen.com/france/aquatic/produc...=01002050040102

 

http://www.hagen.com/france/aquatic/produc...=01001600041002

 

http://www.hagen.com/france/aquatic/produc...=01007630041002

Pedro Martins

AREIA SHOPPING ZOO

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fbasílio,

 

 

Relativamente ao Marineland Tidepool II, podes ver mais informação no site deles, que tem apontdores para uma séries de lojas norte-americanas (www.marineland.com), o problem é que nem todas fazem shipping para Portugal.

No entanto eu encontrei esta que faz ship para cá:

 

http://www.amazonmoosey.com/tek9.asp?pg=pr...ecific=jqmoonl0

 

Mais barato, só mesmo pela ebay que foi o que eu fiz.

 

Quanto à capacidade do Sump, aquilo está desenhado para filtrar tanques até 757 litros (200 Galões), tudo depende da bomba que lá metes para fazer o retorno. No meu caso tenho uma bomba de 1700l/h, o que dá cerca de 7,7* a capacidade do tanque+sump. O que é suficiente para os ciclideos.

 

No caso dos Mbunas, não faz mal teres corrente lá dentro, porque eles estão habituados a viver em sítios de rocha com uma corrente considerável.

 

A ideia do filtro interno não é descabida de todo. Não é cara e sempre podes criar uma corrente de fundo que vá apanhar a maior parte da nhaca que os peixes fazem e que fica depositada no areão.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais