Doenças dos Discus


danieldani

Recommended Posts

Começei com os Discus à uns mêses! Quase um ano. E optei por criar os meus discus desde pequeninos por várias razões!! Tenho desde então tentado dar-lhes o que acho ser o melhor, fiando-me no que me vão dizendo e no que eu vou lendo... Mas vejo muita informação contraditório.

Gostava que me ajudassem e me falassem das principais doenças que posso encontrar nos Discus, qual o seu tratamento e mais importante a sua PREVENÇÃO.

Queria também saber se existem tratamentos que se devam fazer permanentemente. Por exemplo eu todos os mêses faço desparasitação para parasitas internos com AZOO parasitas internos, como forma de prevenção. Mas já ouvi falar de tantos remédios e tratamentos que gostava de saber o que fazer...

Alguém me pode ajudar?

Obrigado a todos!

Cumps

Dani

Editado por danieldani
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas, Dani.

Epá, o que aqui pedes é uma verdadeira obra hercúlea, falar sobre todas as doenças de discus.

Já aqui existem dois ou tres topicos parecidos, onde existe muita informação, muitas vezes, como tu dizes e bem, contraditória...

Assim de repente, posso-te dar 3 bitaites:

Existe este artigo que eu considero ainda um guia - base de doenças de discus. Junto a ele, esta outro topico tambem porreiro, sobre doenças em discus.

O segundo bitaite é que este tópico, versando sobre doenças, estará melhor no 'Doenças e Pragas', e é para lá que ele vai de seguida ser por mim mudado.

O terceiro bitaite é a minha opinião pessoal sobre a doença dos discus, e que poderá servir de 'mote' para que a discussão comece:

Em minha opinião a maior doença dos discus são os seus donos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Quer porque, muitas vezes, os adquirem sem saberem minimamenta nada sobre eles, e depois os desgraçados é que sofrem, quer ainda porque os vão carregar de medicamentos mal o desgraçado do peixe espirre uma vez.

Os discus são dos peixes mais resistentes que eu conheço, e se têm a fama de ser 'mariquinhas' é que, ao contrario de outra bicheza que possamos ter nos aquarios, eles têm a decência de nos avisar que algo está menos bem...os outros limitam-se a morrer... mas daí a que atestemos o aquario de quimicos, ao primeiro sinal, vai uma grande diferença...

E pronto, estão abertas as hostilidades...

 

Cumps

Fausto Vicente

"O que não nos mata, torna-nos mais fortes"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vivas, Dani.

Epá, o que aqui pedes é uma verdadeira obra hercúlea, falar sobre todas as doenças de discus.

Já aqui existem dois ou tres topicos parecidos, onde existe muita informação, muitas vezes, como tu dizes e bem, contraditória...

Assim de repente, posso-te dar 3 bitaites:

Existe este artigo que eu considero ainda um guia - base de doenças de discus. Junto a ele, esta outro topico tambem porreiro, sobre doenças em discus.

O segundo bitaite é que este tópico, versando sobre doenças, estará melhor no 'Doenças e Pragas', e é para lá que ele vai de seguida ser por mim mudado.

O terceiro bitaite é a minha opinião pessoal sobre a doença dos discus, e que poderá servir de 'mote' para que a discussão comece:

Em minha opinião a maior doença dos discus são os seus donos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Quer porque, muitas vezes, os adquirem sem saberem minimamenta nada sobre eles, e depois os desgraçados é que sofrem, quer ainda porque os vão carregar de medicamentos mal o desgraçado do peixe espirre uma vez.

Os discus são dos peixes mais resistentes que eu conheço, e se têm a fama de ser 'mariquinhas' é que, ao contrario de outra bicheza que possamos ter nos aquarios, eles têm a decência de nos avisar que algo está menos bem...os outros limitam-se a morrer... mas daí a que atestemos o aquario de quimicos, ao primeiro sinal, vai uma grande diferença...

E pronto, estão abertas as hostilidades...

 

Cumps

Fausto Vicente

 

Obrigado pla resposta Fausto!! Eu acredito que quimicos desnecessários não ajudem em nada! Mas só começei a fazer tratamentos depois de ter perdido 4 discus! Uns ficaram negros outros simplesmente não comiam etc. Daí eu ter perguntado quais as principais e se havia tratamentos de prevenção que se pudessem fazer de uma forma contínua!

O que me levou a fazer este tópico foi que neste momento tenho um dos discus que estava lindíssimo à uma semana e que já tem uns 13 cm, está com as listas que se dizem do Stress constantemente evidentes e meio encolhido!! E começo a não saber o que fazer!! Mas vou ler esses artigos que me disseste com todo o prazer.

Obrigado pla ajuda

Dani

Editado por danieldani
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... eles têm a decência de nos avisar que algo está menos bem...os outros limitam-se a morrer...

E pronto, estão abertas as hostilidades...

 

Cumps

Fausto Vicente

 

Infelizmente Fausto, nos discus já começam aparecer mortes súbitas ou em 2 dias, será sinal de algo? :tongue:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos!

Isto de que falas achas que é derivado a quê Duarte?

 

Tenho alguns Discus com parasitas, mas há dias morreu um que não apresentava sintomas.

Morreu de um dia para o outro.

Estava impecável.

Boas cores, respiração ok. Tudo o que sei ver a olho nu ok.

Quando vi aquilo a primeira reacção foi testar a àgua, mas os parâmetros estavam todos bem.

 

Desde então os gajos estão "amuados".

 

Abraço!

Editado por jonasguindaste
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O terceiro bitaite é a minha opinião pessoal sobre a doença dos discus, e que poderá servir de 'mote' para que a discussão comece:

Em minha opinião a maior doença dos discus são os seus donos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Quer porque, muitas vezes, os adquirem sem saberem minimamenta nada sobre eles, e depois os desgraçados é que sofrem, quer ainda porque os vão carregar de medicamentos mal o desgraçado do peixe espirre uma vez.

Os discus são dos peixes mais resistentes que eu conheço, e se têm a fama de ser 'mariquinhas' é que, ao contrario de outra bicheza que possamos ter nos aquarios, eles têm a decência de nos avisar que algo está menos bem...os outros limitam-se a morrer... mas daí a que atestemos o aquario de quimicos, ao primeiro sinal, vai uma grande diferença...

E pronto, estão abertas as hostilidades...

 

Eu tambem partinho em esta teoria a 100%.

 

E quanto a mortes subitas ou em dois dias...acho que é como o Fausto disse " outros limitam-se a morrer" porque estavam vivos, quantas pesoas morrem de repente e parece que vendiam saude... pois é como diz um familiar, tanto vendiam que ficaram sem ela.

 

Mas para mim, isto é tudo teorias.

João Gonçalves

 

nada2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E quanto a mortes subitas ou em dois dias...acho que é como o Fausto disse " outros limitam-se a morrer" porque estavam vivos, quantas pesoas morrem de repente e parece que vendiam saude... pois é como diz um familiar, tanto vendiam que ficaram sem ela.

 

Pois é.

Podes mesmo estar certo.

Nós é que nos habituamos a pensar que só acontece a nós.

Mas no fundo, somos todos animais.

 

Um dia a máquina lembra-se de pura e simplesmente desliga-se.

E não há nada a fazer.

Editado por jonasguindaste
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então mas afinal o pessoal não faz qualquer tipo de tratamento, é isso??? Plo que tenho lido nas respostas não fazem tratamento de prevenção??

E nas doenças?? Deixam-nos morrer?? Esquisito...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

quantas pessoas morrem de repente e parece que vendiam saúde...

 

Animais não morrem de mortes súbitas assim tão facilmente - porque não bebem coca-cola e afins :x-mas:

 

Isto de que falas achas que é derivado a quê Duarte?

 

infelizmente ainda não descobri e muita gente anda atrás dessa resposta, a mim já me sucedeu umas 3 vezes, claro que eu não tenho meia dúzia, up up :oops:

 

Então mas afinal o pessoal não faz qualquer tipo de tratamento, é isso???

 

Fazem os que entendem o suficiente (perderam centenas de horas a estudar - com estas "novas oportunidades" já era Licenciado em "Veterinário Piscícola")para detectar a tempo quais os sintomas de cada doença e actuar a tempo que muitas vezes é bastante bang

 

Plo que tenho lido nas respostas não fazem tratamento de prevenção??

 

Tratar peixes saudáveis? Só nas ovas dos parasitas :dry:

 

E nas doenças?? Deixam-nos morrer?? Esquisito...

 

Esquesito é um Médico deixar morrer um paciente :lol: :lol: Por vezes o pessoal mete a cabeça na areia pensando que passa, não se enche de coragem para actuar e depois deixam os morrer.

 

Deixam-nos morrer??

 

Vais a uma loja e também vez o dono a deixar morrer nyah:lol: :lol: :lol: Claro que felizmente não é em todas :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho por hábito intervir muito no forúm, mas "sharing experiences"...também a mim me morreram dois discus à uns dias atrás, discus esses que eram tratados regularmente com flagyl na comida, e portanto como qualquer outra pessoa fiquei perplexo e absorto ao ver que à noite estava tudo bem (e eu não me deito muito cedo!!!) e de manhã o discu mais vigoroso que tinha no aquário tinha morrido(mais um caso de morte súbita) e ainda por cima convenceu um colega a ir com ele...e eu que julgava que os tinha tratadinhos!

 

...e sem deixarem ao menos uma cartinha de despedida a explicarem-se!...se calhar não gostavam da minha cara... :x-mas:

 

...ou possivelmente condições de trabalho pouco satisfatórias!!!...

 

O discu mais "novo" já tinha tido um "espasmo", seguido de umas convulsões e uma meia paragem respiratória à uns tempos atrás...na altura safou-se muito devido aos conselhos do membro Bruno Aniceto. Fiz uma subida de temperatura, desliguei o CO2 e coloquei uma máquina a oxigenar a coisa. Desliguei ainda a luz...não fossem os outros discus começarem a dar-lhe "beijinhos" de despedida e arrancar-lhe algum bocadinho de "pele" sem querer...

 

Mas, histórias à parte... e voltando à vaca fria...

...parece-me sensato ir fazendo uns tratamentos de prevenção de vez em quando...mas...

...pelo que tenho percebido das opiniões que tenho lido por aqui pelo forúm, existirão diversos tipos de parasitas internos.

 

Ora se formos "prevenir" para todos os tipos de parasitas, além de isto deixar de ser um paixão e passar a ser uma obsessão, será (leigamente opinando) que os rapazes um dia destes não estarão absolutamente imunes à acção dos mesmos medicamentos!...

 

E não será que reside aqui a diferença de acção de determinados medicamentos, e portanto a eficácia dos tratamentos tão rápida nuns casos e tão lenta ou nula noutros?

 

Cumprimentos,

Sérgio Cera.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diz-se por aí... que, nalguns concelhos deste País, há ARSÉNIO na água da torneira, em concentrações acima do permitido por lei.

 

Não sei se terá influencia... mas algo se passa.

 

Já vimos jogadores de futebol, com boa preparação e compleição física, e bem tratados, a falecer em campo, assim.... puffff.

 

Claro que isso pode acontecer a qualquer animal.

 

Mas sinceramente, estranho quando, em vez de ser um ou dois casos...começo a ouvir muita gente a queixar-se do mesmo.

 

Nós medimos alguns, poucos, parâmetros da água...

 

Mas não se esqueçam que há parâmetros que nós não conseguimos medir.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu também tenho a ideia que os bichos estão a ganhar resistencia aos medicamentos. Cada vez mais aparecem casos em que de um dia para o outro o Disco morre. Aconteceu à bem pouco tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece k foi de propósito!! O discu mais bonito k tenho e jk já tem cerca de 13 cm deixou de comer de repente!! hà dois dias k não come! E era dakeles k vinha de imediacto ter com a minha mão e só largava quando estava a abarrotar!! K faço?? Desisto já?? deixo-o morrer? isto dos discus é frustrante por vezes!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece k foi de propósito!! O discu mais bonito k tenho e jk já tem cerca de 13 cm deixou de comer de repente!! hà dois dias k não come! E era dakeles k vinha de imediacto ter com a minha mão e só largava quando estava a abarrotar!! K faço?? Desisto já?? deixo-o morrer? isto dos discus é frustrante por vezes!!

 

 

Boas Daniel.

Não desanimes...não sei óbviamente o que se será que se estará a passar mas tenta analisar ao pormenor o que se passou no teu aquário nestes últimos dias...

Por exemplo:

>se introduziste algo novo no aquário (outros peixes, troncos, medicamentos, !!!se andaste a mexer no interior do aquário...nas plantas...rochas!!!), se limpaste o filtro recentemente, alteraste a comida ou a composição da mesma no caso de ser papa caseira...., se fizeste tpa antes de ele ficar nesse estado...

 

...e porque é que digo isto? a propósito do que contei no outro dia acerca dos meus terem batido as botas...tenho andado a bater com a cabeça até que comecei a analisar a coisa ao pormenor e no meu caso, eu tinha introduzido uns troncos à uns tempos, e na altura, apesar de ter andado a tratar os troncos à quase um século, eles, como é óbvio, puseram-me a água num estado tipo "ice-tea pêssego". Depois de algumas tpa's sem resultado satifatório, resolvi colocar carvão super-activado no filtro e lá ficou uns meses até à uns dias; coisa que não deveria ter acontecido, era suposto ter colocado o carvão e só o deixar entre 24 a 48 horas.

Ora o que eu penso é que:

1ª hipótese: talvez o carvão tenha chegado ao ponto de saturação e tenha começado a fazer o contrário que fazia até ali, intoxicando e enfraquecendo de sobremaneira os peixes que se encontravam mais fracos a nível imunológico nesse momento.

2ª hipótese: eu tenho red's no aquário, e à semelhança do que me aconteceu na primeira vez com um dos que morreu desta vez, volto a ter de acreditar parcialmente que talvez os discus tenham apanhado uma barrigada de camarão à Lord e eu não apareci a tempo para lhes dar umas pastilhas Rennie.

3ª hipótese:tanta coisa...JASUS!!!Ficávamos aqui o resto do dia... :x-mas: e iamos parar ao artigo que o Sr. Fausto mencionou, mas pode ser uma coisa mais simples...pode ser só birra! :P

...portanto vê lá o que alteraste e diz qq coisa...ou se porventura até não alteraste nada!

...a ver se se conseguem isolar algumas diferenças de casos para casos...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sérgio!

Como te disse agora por MP o Discu começou a libertar umas cenas tipo tripa branca...

Antes de todos estes sintomas não fiz nada no aquario que não fosse já rotina! Faço as TPA diarias de 20L e tal como tu tenho Reds no aquario, mas nunca vi os meus Discus comerem nenhum... Quanto mais apanharem uma barrigada!

Já aumentei a temperatura e o oxigénio e tirei o CO2... As plantas que me perdoem, mas gosto muito dos meus Discus!

Acho que vou atacar com o Flagil... Talvez dê resultado!Vai para um aquario de 45 litros (não é aquario é uma caixa de plástico) e vou dissolver um comprimido por cada 40 L de água!Um de manhã e outro à noite. E espero não estar a fazer asneira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Sérgio!

Como te disse agora por MP o Discu começou a libertar umas cenas tipo tripa branca...

Antes de todos estes sintomas não fiz nada no aquario que não fosse já rotina! Faço as TPA diarias de 20L e tal como tu tenho Reds no aquario, mas nunca vi os meus Discus comerem nenhum... Quanto mais apanharem uma barrigada!

Já aumentei a temperatura e o oxigénio e tirei o CO2... As plantas que me perdoem, mas gosto muito dos meus Discus!

Acho que vou atacar com o Flagil... Talvez dê resultado!Vai para um aquario de 45 litros (não é aquario é uma caixa de plástico) e vou dissolver um comprimido por cada 40 L de água!Um de manhã e outro à noite. E espero não estar a fazer asneira...

 

Boas, eu cá ia mais pelo "SPIROHEXOL", e fazia o tratamento no aquário onde o tens junto dos outros, porque algo fez desenvolver os parasitas intestinais mais do que o normal e os outros poderão entretanto começar a apresentar os mesmos sintomas, assim tratavas todos ao mesmo tempo. No entanto também é verdade que é deveras mais caro e trabalhoso porque depois tens de fazer uma troca de 75% de água.

Ainda por cima mesmo que utilizes a mesma água do aquário o facto de o mudares de lugar é mais um elemento estranho. E há outra coisa...se procurares pelo forúm, não sei bem onde, mas existe por aqui uma discussão muito acesa e MUITO técnica sobre o flagyl e a sua utilização diluido na água...porque talvez não tenha efeito sobre o peixe, ou o mesmo seja diminuto, mas já terá mais a ver com os componentes do medicamento se eles se dissolvem na água ou qualquer coisa assim....é química a mais para mim...eles o saberão. Pelo que percebi, diluído na comida terá mais efeito mas se o bicho não come...

...de qualquer forma de braços cruzados é que ele não se safa...as melhoras para o rapaz!

 

Cumprimentos,

Sérgio Cera.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois.. ele não come! Eu triturei o comprimido do flagil e dissolvi-o em agua.. jiuntei no aquario hospital..

Onde posso arranjar esse remédio sergio?? e como se utiliza? E em relação aos filtros? Matas as bactérias dos filtros??

Mais uma vez obrigado pla ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois.. ele não come! Eu triturei o comprimido do flagil e dissolvi-o em agua.. jiuntei no aquario hospital..

Onde posso arranjar esse remédio sergio?? e como se utiliza? E em relação aos filtros? Matas as bactérias dos filtros??

Mais uma vez obrigado pla ajuda!

 

Além do que te disse por mp, só para alertar que não deves utilizar spirohexol se estiveres a utilizar qualquer outro medicamento! E como dizes que dissolveste flagyl e colocaste, não utilizes o outro. Faz então esse tratamento e espera por resultados. Até porque é indicado no spirohexol que se tivermos utilizado outro medicamento recentemente devemos fazer tpa de 75% também antes do próprio tratamento.

Tudo a correr pelo melhor, cumprimentos,

Sérgio Cera

Link to comment
Partilhar nas redes sociais