surto de "qualquer coisa" no aqua


Rui Granja

Recommended Posts

boas!

 

é assim pessoal, no meu aqua de 120L verifiquei agora há cerca de duas semanas que as plantas começaram a ficar com mais carêcia ainda do que já tinham de alguma coisa que não sei o que é. :D

 

verifiquei que isto começou a acontecer pouco depois de uma das lampadas de 20w se ter fundido, e tinha 4, daquelas e27, e eram dos cinhas. sei que muitas dessas não dão a potência que está referida, e sei que tenho que alterar a calha a curto prazo. agora só gostaria de saber o que realmente está a acontecer as plantas, é que acho que não será só por causa da lampada. também tenho me relaxado um pouco, e ainda não comprei uma nova, das boas!

 

as primeiras a ressentirem-se foram as bacopas carolinianas e as australis, começaram a perder as folhas, estas comçaram a "dissolver se", até ficar só o caule, o qual acabou por se despegar do areao. a seguir foram as rotalas e a sessiflora, vi que num certo ponto do caule este ficava castanho tipo podre em 1/2cm, e era a partir daí que se viria a desintegrar posteriormente!

 

aproveito para referir que o ph está normal, 6.3/6.5.

 

 

uma ajudita sff banana rock

 

abraço

Edited by Rui90
Link to comment
Share on other sites