Montagem de Aquario com 150x60x60


Recommended Posts

Boas, vou iniciar agora a montagem do meu primeiro aquario de agua salgada.

Deixo aqui o setup que em principio deverá ter:

 

Setup

 

-Aquario 150x60x60 com vidro de 12mm (ja instalado)

 

-sump 70x40x60

 

-Calha 4x t5 80w cada (encomendada)

 

-Penso nuns 60kg de areia sugar size

 

-bomba de retorno com 5800l/h

 

-circulaçao ainda nao decidi (aceito sugestoes)

 

-escumador estou a pensar seriamente no aquamedic turboflotor 1000

 

-50kg de rocha viva ja comprada e bastante maturada das fidji e indonesia

 

-água em principio vou busca-la... (ainda nao sei bem como, é muito litro...)

 

Por agora penso que nao me estou a esquecer de nada... Para ja nao estou preocupado com reactores, pois os € nao esticam...

 

Digam o que acham e o que mudariam/aconselham em relaçao ao equipamento que tenho ou que vou em principio comprar.

 

Quando o montar vou meter umas fotos da montagem.

 

Cumprimentos a todos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabéns! Há menos de um mês estava a fazer um post parecido com o teu!

 

Deixaste-me muuuitoooo preocupado...rocha viva já comprada? onde é que a tens?? espero que esteja comprada mas sossegadinha numa loja...fora de água...a rocha viva rapidamente deixa de ser viva...

 

Bomba de circulação...eu tenho um resun wavemaker 15000 L...acho uma boa opção, porque vem já com um multicontrolador incluindo (ondas pequenas, médias e grandes).

 

O escumador parece-me fixe, dada a dimensão do teu aquário.

 

Agora, a iluminação...se quiseres ter corais, era bem pensado pensares numas HQI's...eu estou também neste momento a escolher a melhor opção :)

 

A areia sugar size...não é recomendada a principiantes pelo que me disseram...para limpar é uma desgraça! Mas que fica bonito...fica :)

 

Termóstato? O ideal é comprares 2x300w, em minha opinião.

 

Água...eu recomendaria, para primeira vez a utilização de água de osmose inversa com adição de sal...mas há muita gente que não concorda!

 

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, em relaçao à rocha viva obviamente ela está dentro de agua, está na loja mas ja esta comprada.

Em relaçao à circulaçao estou a pensar nessa resun, mas precisa de outra bomba interna para fazer uma circulaçao permanente a meu ver.

A iluminaçao penso que deverá chegar para ter corais, todas as lojas onde tenho ido, inclusivé as exclusivas de salgados, estao todas apenas com lampadas t5... As HQI sao optimas claro, mas para alem dos consumos aquecem em demasia a agua.

A areia acho q vai ser mesmo a sugar size, tenho em ideia ter uma grande equipa de limpeza no aquario... fica mais bonita que aquela areia maior...

os termostatos sao 2x300w, um na sump e outro dentro do aquario na coluna onde faz o escoamento que é tapado.

agora no inicio preferia usar agua do mar e "afina-la" para ter uma maturaçao mais rapida. As opinioes neste ponto divergem imenso... Mas pelo que me tenho informado com gente com mais experiencia dizem q é a decisao mais acertada.

A minha grande duvida agora é que escumador escolher. Estou mesmo muito indeciso. O ideal seria um ATI ou Deltec mas os preços....

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Deixaste-me descansado com a questão da rocha. banana rock

 

Em relação ao escumador, aconselharam-me o V2 Skim 600. O meu aquário é 120x50x60. Para ti, talvez já se justifique o V2 Skim 800. Perguntei a opinião ao pessoal aqui do fórum e as respostas foram todas positivas. Um dado adicional: O V2 Skim 600 foi eleito o escumador do ano de 2006 por uma revista de aquariofilia dos EUA.

 

Eu também gosto muito do sugar size...talvez um dia mude. Agora optei por começar o mais fácil possível.

 

A Resun, uma vez mais, o teu aqua é maior que o meu. Talvez seja necessária efectivamente outra bomba. Acho que também irá depender da disposição de rocha que estás a pensar.

 

Também tenho um dos termóstatos dentro da coluna seca e o outro na sump. Acho que é a melhor disposição, em minha opinião :)

 

Em relação à água do mar...maturação mais rápida?? Não percebi bem onde queres chegar...Eu acho que o pessoal usa água salgada natural para as TPA's mas para o enchimento acho que normalmente a escolha recai sobre a OI...pelo menos foi essa a opinião com que fiquei. Mais que não seja por uma questão prática...estás a pensar em recolher 600 litros de água no mar...já pensaste que isso são 120 garrafões de 5L...20 jerricans de 30... :)

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

150 litros ja tenho apanhados de setembro. é uma questao de ir mais umas vezes buscar agua... tenho alguns recipientes de 30 e 40 litros e como vivo a +- 8km do mar, onde tem uma boa zona para apanhar agua.... Estou a pensar em colocar uma percentagem de agua salinada em casa, mas ainda estou a ver qual a melhor situaçao. Relativamente ao v2 skimmer, se comprasse comprava o v2 1000, pois o 600 fica muito à risca e nesta matéria pelo q dizem convem ter sempre mais litragem do que na realidade o aquario tem... se comprar o v2 1000 fica-me por 240€ novo com factura e garantia so que nao queria gastar tanto dinheiro... Tava a procurar um usado q fosse igualmente bom mas mais barato... vamos a ver.

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho o V2 1000 um bocado exagerado, dado que é praticamente o dobro da tua litragem! Mais normalmente é melhor, mas no caso do escumador...se for demasiado potente, vais ficar com a água tão "virgem" (sem matéria orgânica") que como já li aqui num post nem o coral mais maricas vai conseguir viver :D

 

Eu acho que ficavas bem servido com a V2 800. Se não tens $$$ agora, espera e compra mais tarde. Mais vale comprar bom agora do que ter que substituir daqui a uns tempos...e o escumador é a peça mais importante do aqua!

 

Se vives perto do mar fixe...mas água parada desde setembro....é capaz de já não estar a 100%...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pelo que li a agua desde que esteja num local fresco e num recipiente devidamente fechado nao tem qualquer problema em aguentar-se este tempo. Mas fica a duvida para os mais entendidos responderem... Apenas li isto nao sei se foi neste forum ou noutro... Mas tenho quase a certeza que se aguenta. Estou inclinado para esse escumador, embora o 1000 fosse melhor. As litragens mencionadas nos escumadores sao sempre exageradas, deve-se por sempre acima... ainda hoje ja devo saber se compro esse escumador. A calha recebo-a amanha, a bomba de retorno que afinal vou colocar vai ser uma de 4800l/h. Quero ver se começo a enche-lo ja este fim de semana.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim a agua pode estar dentro de recipentes desde que nao apanhe demasiada luz solar, quanto ao escumador tanto o v2 800 como o v2 1000 são bons se bem que o 1000 faz um pouco de ruido. Boa sorte com o projecto

Editado por hugocc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está 100% protegida da luz solar a água. Em principio vou mesmo para o v2 800. Acho que ja deve fazer um bom trabalho no meu aquario. Vou informar-me dos preços hoje e da disponibilidade e mando logo vir se me agradar.

ja agora obrigado pelo esclarecimento...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais