Como alimentar (sun coral)


Joao Del Rei

Recommended Posts

Olá pessoal,

 

Antes de qualquer coisa gostaria de dizer que sou bem novo neste fantástico mundo do aquarismo, montei meu aquário marinho há dois meses, mas estou estudando sobre o assunto há quase cinco meses, e confesso que este fórum tem me ajudado muito.

 

Bem vamos às dúvidas, comprei um sun coral há cinco dias, e de acordo com a orientação do lojista e até mesmo do que li nos livros e na internet preciso alimentá-lo, foi o que fiz ontem à noite, dei camarão, enquanto ele comia fiquei impressionado, pois nunca tinha visto ele tão aberto e bonito, fiquei fascinado. Entretanto hoje ele ficou fechado o dia todo, como de costume, pois ele é noturno, mas sua aparência esta muito feia, esta inchado e esquisito.

Agora não sei se abusei na quantidade de alimento, ou isso é normal após a alimentação. Não sei se fiz certo, mas coloquei um pedaço bem pequeno de camarão em quase todas as “bocas” do coral.

 

A outra dúvida é quanto ao camarão stenopus, que já esta no meu reef há 10 dias é bem bacana, mas há cinco dias adicionei um camarão bailarina que foi devorado na mesma noite pelo stenopus. Realmente estou preocupado, pois pretendo colocar um casal de palhaços pequenos no aquário em 15 dias, será que serão cardápio do “camarão predador”? O que faço?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais, bem vindo ao fórum!

 

Sobre a Tubastraea , é normal ela inchar um pouco, todos os corais quando são alimentados ficam assim! O facto de ela estar mais fechada, não quer dizer que esteja morta! Dá tempo e vê se ela volta a abrir completamente! Experimenta dar misys e artémia utilizando um fundo de uma garrafa cortada de forma a tapar o coral juntamente com o alimento. Assim nenhum outro vivo rouba a comida ao coral e a comida não vão com a circulação.

 

Sobre o Stenopus, é normal ele matar outros camarões pequenos, principalmente da sua espécie, por isso não e lá muito bom colocares outros camarões com ele no aqua. Sobre os peixes, podes colocar à vontade, não existem relatos que eles ataquem peixes, até são bons para eles retirando parasitas e tecido morto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Opa Pedro,

 

Antes de mais nada, muito obrigado pelo esclarecimento

 

 

 

 

Sabe que o Sun coral esta muito bem agora, a noite passada abriu como nunca tinha visto antes, simplesmente impressionante! Inclusive o alimentei hoje e esta muito bem e já abriu, estou mais tranqüilo agora.

 

Valeu

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Joao Del Rei

Parabens pela aquisicao e muitas felicidades com esse coral.

O Tubastrea e um coral maravilhoso e que faz um efeito espectacular em qualquer aquario de recife.

Nao o tenho como um coral impossivel de manter (contrariamente a opiniao de alguns) mas apenas como um coral que da um pouco mais de trabalho porque necessariamente tera que ser alimentado ou morre. Nao precisa de luz e alguns entendidos ate recomendam que fique fora do alcance da luz do aquario, nomeadamente se for HQI por poder ser prejudicial ao seu tecido que nao esta preparado para receber luz.

Atencao que precisa de alguma corrente porque o fluxo de agua ira retirar do seu tecido detritos que lhe sao prejudiciais. Ha quem recomende que a rocha onde se encontra deve ser colada noutra de modo a que o coral fique voltado para baixo como na Natureza por ser um coral que se encontra muito a entrada de covas. Pessoalmente parece ser um procedimento desnecessario e que dificulta muito a sua alimentacao. Basta ter o cuidado de o ir vigiando e mantendo um certo fluxo de agua sobre ele.

Quanto a alimentacao, varia muito entre o pessoal que o mantem. Ja vi um video estrangeiro de alguem que o alimentava durante a noite atraves de um pequeno tubo (como os tubos transperentes utilizados para as bombas de ar e pedras difusoras) ate ele mas com uns oceallaris (peixes que se mantem com alguma actividade nocturna ao contrario de outros, como por exemplo os Ephipium, que dormem entre as rochas ou perto de caulerpa se a houver) que ao perceberem a chegada de comida a iam retirar para comer. Por isso se recomenda a utilizacao de uma garrafa cortada para por em volta do coral enquanto esta a ser alimentado e nao permitir que lhe roubem a comida e que evita tambem que a comida seja perdida pelo fluxo de agua. Eu tive problemas com um Lismata que teve de sair do aquario porque retirava toda a comida do coral.

Apesar de nocturno, este coral pode ser "treinado" para abrir durante o dia (ou no periodo em que as luzes estao acesas) bastando para tal sentir a presenca de comida. Eu habituei o meu com Ciclo-peez em po (comida importada dos EUA pelo Templo Aquatico) que espalho no aquario e que faz uma festa para os peixes e outros corais. Depois de o Tubastrea abrir desligo as bombas de circulacao e alimento com artemia, krill , mysis e ate camarao grande comprado nos hipermercados e depois triturado. Depois de ver que ja ingeriu algum do alimento volto a ligar as bombas. Neste momento nao tenho no aquario nenhum outro animal que lhe va retirar a comida o que facilita muito. Se voce tiver, como no caso do camarao que referiu, entao talvez tenha que usar a proteccao para evitar que lhe "roubem" a comida.

Ha muitas pessoas que utilizam escumadores muito caros e eficientes mas que deixam de trabalhar por varias horas quando se metem as maos no aquario (pelo menos assim tenho ouvido contar) e se for o caso podera sempre recorrer aos tubos para fazer chegar a comida ao coral sem meter as maos no aquario.

Quanto ao estar "inchado" penso que sera bom sinal pois significa que tera ingerido o alimento e estara tranquilamente a fazer a digestao. Nao me parece que va comer ate rebentar, nao tenha receio quanto a isso. Quando a comida for em excesso o principal problema sera por ficar em cima do tecido do coral a prejudica-lo e por isso o fluxo de agua sobre ele o ira ajudar a libertar-se das substancias indesejadas como excesso de comida.

Depois de tudo isto, penso que temos estado a falar do coral com tecido cor de laranja e que abre com polipos lindissimos de cor amarela e dai o seu nome comum de "Coral-Sol" porque cada polipo parece mesmo o Sol a brilhar o que faz dele, quando aberto, uma verdadeira constelacao de estrelas dentro de um aquario.

Mas atencao, existe um coral Tubastrea negro (de tecido esverdiado escuro) que nao conheco mas que segundo dizem sera muiiiiiiiiiito dificil de manter em aquario por causa da alimentacao e tambem de complicado manuseamento por se quebrar muito facilmente.

Evite mexer com as maos no tecido do coral porque me parece que isso sera prejudicial e se tiver mesmo que ser procure sempre manusea-lo pela rocha e nao pelo coral em si.

Espero ter ajudado um pouco com a informacao para a manutencao de um coral considerado por alguns como dos mais bonitos de se manterem em aquarios de recife. Ficamos a aguardar uma fotografia do seu.

Cumprimentos

Rolim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais