Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas

Depois de lêr atentamente muitos tópicos do forum, cheguei á conclusão que o meu Aqua actual não está nada como devia (se bem que agora já está estabilizado, os peixes estão todos de boa saúde), deparei-me com algum excesso de população e espécies incompativeis em termos de PH por ex, enfim, erros de principiante.

o Aqua tem L40*A25*P25 e a lista de peixes é a seguinte:

1 Guppie fêmea

1 Platty Anão macho

10 Tetra Cardinal

2 Ottos

2 Corys

1 Kuhli

A idéia, e visto que não tenho oportunidade de comprar algo maior (não há espaço em casa), seria de aquirir um de 60cm e plantá-lo, e manter este que tenho (se bem que com uma operação estética) como maternidade para os viviparos (já me esquecia, tb tenho 27 alevins de Guppie neste momento, com aproximadamente 3 semanas).

Tenho no entanto algumas dúvidas em relação a alguns aspectos do que pretendo fazer no novo Aqua.

1º - Tenho oportunidade de ir aqui a umas ribeiras e barragens buscar decoração mais "natural" para o Aqua, mas não sei que tipo de pedras (grandes para Hardscape e pedrinhas de ribeira para o fundo) poderei usar sem afectar muito a qualidade da agua (já agora, a zona é Algarve, Vila Real de Santo António).

2º - Ia comprar um Aqua já com tudo mas era de filtro interno, e depois de muito lêr, resolvi que ficaria melhor com um externo (ou de mochila), mas existe um problema... tenho um gato que embora com 15 anos ainda gosta de fazer das suas (quando eu era mais novo cheguei a encontrar duas carpas encima da cama da minha Mãe :puppydogeyes: , o que poderei fazer para ter um filtro decente e poder cobrir o Aqua?

3º - Tenho bomba de ar neste Aqua que possuo agora, acham necessário para o de 60cm? (ou para este, é que tenho visto alguns dos vossos e não vejo nada disso)

4º - Tinha pensado deixar a "equipa de limpeza" que já está formada neste aqua e arranjar uns novos para o novo Aqua, mas tenho uma duvida, como vai servir de maternidade, os ottos e as corys representam uma ameaça para os alevins?

Quero desde já agradecer pela ajuda que me possam dispensar e felicitar este fórum e a quem participa nele por tantos e tão bons posts e pela entre-ajuda, camaradagem e paixão pelo hobbie que vejo aqui, muitos parabens.

Editado por Avatar
Publicado:

1º - Tenho oportunidade de ir aqui a umas ribeiras e barragens buscar decoração mais "natural" para o Aqua, mas não sei que tipo de pedras (grandes para Hardscape e pedrinhas de ribeira para o fundo) poderei usar sem afectar muito a qualidade da agua (já agora, a zona é Algarve, Vila Real de Santo António). - Desde que nao sejam resinosos e de zonas poluidas, depois de muito ferver e de uma boa limpeza, pode dar, eu pessoalmente nao arrisco. Convem ver se são calcarios e todas as suas componentes para nao alterar os valores todos que pretendes.

2º - Ia comprar um Aqua já com tudo mas era de filtro interno, e depois de muito lêr, resolvi que ficaria melhor com um externo (ou de mochila), mas existe um problema... tenho um gato que embora com 15 anos ainda gosta de fazer das suas (quando eu era mais novo cheguei a encontrar duas carpas encima da cama da minha Mãe :puppydogeyes: , o que poderei fazer para ter um filtro decente e poder cobrir o Aqua? - O meu aqua (comprei um kit) tem tampa, filtro interno e essas coisas fracas todas. Agora depois de aprender mais sobre o assunto, também vou por um filtro externo e a tampa do meu aqua por tras permite que passem os fios, se nao permitir tb se corta ou abre uns buracos facilmente, se fosse a ti comprava KIT com tampa, o preço n e muito diferente de um sem nada.

3º - Tenho bomba de ar neste Aqua que possuo agora, acham necessário para o de 60cm? (ou para este, é que tenho visto alguns dos vossos e não vejo nada disso) - Com um bom filtro nao precisas.

4º - Tinha pensado deixar a "equipa de limpeza" que já está formada neste aqua e arranjar uns novos para o novo Aqua, mas tenho uma duvida, como vai servir de maternidade, os ottos e as corys representam uma ameaça para os alevins? - Sinceramente acho que devias mesmo dividir a fauna que tens, e nao comprar mais peixes porque mesmo para um de 60cm (mais ou menos 54 L) tens residentes a mais.

Apesar da inexperiencia, espero ter ajudado:)

Abraço e bem.vindo aos "post´s"..ehhe

Publicado:
1º - Tenho oportunidade de ir aqui a umas ribeiras e barragens buscar decoração mais "natural" para o Aqua, mas não sei que tipo de pedras (grandes para Hardscape e pedrinhas de ribeira para o fundo) poderei usar sem afectar muito a qualidade da agua (já agora, a zona é Algarve, Vila Real de Santo António). - Desde que nao sejam resinosos e de zonas poluidas, depois de muito ferver e de uma boa limpeza, pode dar, eu pessoalmente nao arrisco. Convem ver se são calcarios e todas as suas componentes para nao alterar os valores todos que pretendes.

2º - Ia comprar um Aqua já com tudo mas era de filtro interno, e depois de muito lêr, resolvi que ficaria melhor com um externo (ou de mochila), mas existe um problema... tenho um gato que embora com 15 anos ainda gosta de fazer das suas (quando eu era mais novo cheguei a encontrar duas carpas encima da cama da minha Mãe :puppydogeyes: , o que poderei fazer para ter um filtro decente e poder cobrir o Aqua? - O meu aqua (comprei um kit) tem tampa, filtro interno e essas coisas fracas todas. Agora depois de aprender mais sobre o assunto, também vou por um filtro externo e a tampa do meu aqua por tras permite que passem os fios, se nao permitir tb se corta ou abre uns buracos facilmente, se fosse a ti comprava KIT com tampa, o preço n e muito diferente de um sem nada.

3º - Tenho bomba de ar neste Aqua que possuo agora, acham necessário para o de 60cm? (ou para este, é que tenho visto alguns dos vossos e não vejo nada disso) - Com um bom filtro nao precisas.

4º - Tinha pensado deixar a "equipa de limpeza" que já está formada neste aqua e arranjar uns novos para o novo Aqua, mas tenho uma duvida, como vai servir de maternidade, os ottos e as corys representam uma ameaça para os alevins? - Sinceramente acho que devias mesmo dividir a fauna que tens, e nao comprar mais peixes porque mesmo para um de 60cm (mais ou menos 54 L) tens residentes a mais.

Apesar da inexperiencia, espero ter ajudado:)

Abraço e bem.vindo aos "post´s"..ehhe

Obrigado pela resposta pamivelmo

Mas quanto ás coys por ex, não seria melhor arranjar outras 2? o otto acho que não se incomoda de andar sozinho mas as corys segundo tenho entendido não convem estarem sozinhas (dividir 1 por cada aqua), e isto leva-me outra vez á preocupação pelos alevins...

Publicado:

Não me expliquei em condições.

Acontece que tens ai peixes que têm exigencias de agua diferente. Por exemplo os tetras exigem aguas mais acidas (PH de 6) os guppys, platys, otto´s, ja requerem mais alcalino ( Ph>7) ou seja, acho que devias estudar bem os peixes que tens e dividi-los por necessidades.

Já agora, que corys tens?

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!