Peixes a morrer e não sei bem porquê


rasputin

Recommended Posts

Para meu desgosto, tenho assistido a um gradual desaparecimento dos meus peixitos. O meu aqua é o da assinatura (54 lts) e a lista de peixes é (era... :happy: ) a seguinte há cerca de um mês atrás:

 

2 x Elephant Nose - Gnathonemus petersi -> Ainda andam lá os 2

5 x Black Neon - Hyphessobrycon herbertaxelrodi -> Ainda andam lá os 5

4 x Neon Tetra - Paracheirodon innesi -> Desapareceu 1, andam lá 3

3 x Serpae Tetra - Hyphessobrycon serpae -> Ainda andam lá os 3

2 x Panda Cory - Corydoras panda -> No espaço de uma semana morreram as 2

2 x Corydora albina - Corydoras aeneus -> Morreu 1 há cerca de 1-2 semanas

4 x Kuhli Loach - Pangio (Acanthophthalmus) kuhlii -> Morreu 1, desapareceu outra, andam lá 2

3 x Ra aquática verde - hymenochirus boettgeri -> Ainda andam lá as 3

2x Botia Palhaço * Chromobotia macracanthus -> Desapareceu 1 há uns tempos (umas 3 semanas) e desde o fim da semana passada que não vejo o outro

10 x Tetras Glowlight (Hemigrammus erythrozonus) Neons Rosa -> Ainda andam lá os 10

5? X Red Cherrys (Neocaridina denticulata sinensis "red") -> Ainda andam lá os 5 (pelo menos duas fêmeas grávidas. Estão separados todos numa maternidade com musgo de Java há cerca de uma semana)

1 x Escalar - EPterophyllum scalare -> Ainda andam lá, mas as barbatanas começam a ficar "ratadas"

6 x Lebiste (Guppy) Poecilia reticulata -> Ainda andam lá os 6, e entretanto passei uma fêmea grávida para a maternidade onde estão os Red Cherry, e consegui que sobrevivessem uns 18 alevins que ficaram na maternidade. A fêmea voltou para o aqua)

2 x Plecostumos Borboleta - Beaufortia leveretti -> Um anda desaparecido há muito, o outro morreu ontem

 

pH: 6.8/7.2

gH: >7, <14

No4: 25

No3: 0

Amonia: 0

Temp: 26º

 

TPA's - cerca de 25% (15lts) todos os fds, e ás vezes menos.

 

Alguém me consegue dar umas luzes para o que se está a passar?

Editado por rasputin

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tendo em conta a carga orgânica...

 

e os que não morreram tambem não devem estar muito confortáveis. Mas o que se passa com o pessoal? gostam de ver os peixes a chocar uns com os outros?

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas rasputin, tens muito fauna para esse aqua, e depois, de que tamanho têm as rãs? é que chegando a um certo tamanho começam a comer peixes desde que lhes caibam na boca

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fiquei parvo com o que vi aqui, sem ofensa, mas tives-te o cuidado de ler alguma coisa sobre o assunto?

 

Antes de colocar os peixes, acontece que as pessoas nem se preocupem, mas depois de os ter e ainda por cima de tarem todos a morrer e normal as pessoas procurarem saber mais sobre isto, tens um ABUSO de residentes no aquario.

 

Eu sou novato, nao sou ninguém para apontar o dedo, mas eu vou por no meu aqua 4 guppys, 4 platys e 4 corys e estou a achar um exagero, estou a ver onde posso cortar. O meu aqua tb é de 54 litros.

 

Bem, o que te aconselho desde já é a pensares num aqua para transferir alguns peixes, para o bem deles e para o teu. Quanto às rãs, os peixes são um bom alimento para elas, vao acabar por come-los (pelo menos os mais pequenos)

 

 

Ate só com os tetras tinhas residentes em excesso :happy:

 

 

Boa sorte e salva já o teu aquário e os teus peixes enquanto podes.

Editado por pamivelmo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tendo em conta a carga orgânica...

 

e os que não morreram tambem não devem estar muito confortáveis. Mas o que se passa com o pessoal? gostam de ver os peixes a chocar uns com os outros?

 

Eu sei que o aqua está com um pouco de sobrepopulação, mas estava à espera que a mudança para o novo aqua de 288lts fosse um processo mais célere.

O que eu acho estranho é que da lista apresentada estiveram todos de boa saúde durante uns bons tempos e só há coisa de 2 semanas é que começaram a morrer.

É claro que não gosto de ver os peixes chocar uns contra os outros (quem gosta?) e verdade seja dita tenho tido o cuidado de todos os dias observar o aqua e todos os seus inquilinos, seus comportamentos, fazer as TPA’s certinhas, dar comida variada (embora soo tenha de “lata”). Até há pouco tempo tudo estava bem e de um momento para o outro!... :sad2:

 

boas rasputin, tens muito fauna para esse aqua, e depois, de que tamanho têm as rãs? é que chegando a um certo tamanho começam a comer peixes desde que lhes caibam na boca

Face a uma que já vi, não as considero muito grandes. Terão aí um o tamanho de um dedo polegar (2-2,5cm max), com as pernas junto ao corpo.

 

Fiquei parvo com o que vi aqui, sem ofensa, mas tives-te o cuidado de ler alguma coisa sobre o assunto?

 

Antes de colocar os peixes, acontece que as pessoas nem se preocupem, mas depois de os ter e ainda por cima de tarem todos a morrer e normal as pessoas procurarem saber mais sobre isto, tens um ABUSO de residentes no aquario.

 

Eu sou novato, nao sou ninguém para apontar o dedo, mas eu vou por no meu aqua 4 guppys, 4 platys e 4 corys e estou a achar um exagero, estou a ver onde posso cortar. O meu aqua tb é de 54 litros.

 

Bem, o que te aconselho desde já é a pensares num aqua para transferir alguns peixes, para o bem deles e para o teu. Quanto às rãs, os peixes são um bom alimento para elas, vao acabar por come-los (pelo menos os mais pequenos)

Ate só com os tetras tinhas residentes em excesso :crazyeyes:

Boa sorte e salva já o teu aquário e os teus peixes enquanto podes.

 

Não, não ofendeste, e se leres as minhas respostas, já ficas esclarecido.

E já agora acho perfeitamente normal que de vez em quando possa ocorrer um desaparecimento ou morte confirmada, acho estranho sim que de um momento para o outro a situação/e normalidade do meu aqua tenha sofrido esta súvbita mudança.

E sim, tenho lido muita e muita coisa neste fórum e noutros sites, e sim sei que tinha demasiados peixes mas o a situação era para ser temporária e rápida (tipo 1 ou 2 semanas) e acabou por ser cerca de um mês. Mas durante esta semana já vão passar para o aqua de 288lts. :happy:

 

E já agora, se se aplicar a tão falada "regra" de 1cm para 1 litro e pondo todos os peixes em filinha indiana, descontando a cauda, não terei um ABUSO assim tão grande, pois os peixes ainda são pequenos. Tive esse cuidado!..

Editado por rasputin

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espero que consigas mesmo resolver isso o mais rápido possivel, mas a causa deve passar mesmo por esse excesso de população.

 

Muito boa sorte para ti e para a tua fauna.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, algumas respostas, mas para além da sobrepopulação não vejo mais nenhuma resposta válida à minha questão: Porque de um momento para outro morreram?

Ainda para mais as corys até são peixes dos mais resistentes, certo? Porquê eles?

Os peixes elefantes são considerados peixes sensiveis e eles continuam lá de um lado para o outro.

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tendo em conta a carga orgânica...

 

e os que não morreram tambem não devem estar muito confortáveis. Mas o que se passa com o pessoal? gostam de ver os peixes a chocar uns com os outros?

 

 

Eu acho que esta aqui a resposta - excesso de carga organica.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou novato, nao sou ninguém para apontar o dedo, mas eu vou por no meu aqua 4 guppys, 4 platys e 4 corys e estou a achar um exagero, estou a ver onde posso cortar. O meu aqua tb é de 54 litros.

 

Tal como já te disse no teu tópico, mesmo esses são muitos. Pensa só numa espécie (eu sei que é dificil) e troca as corys por ottos, camarões ou ampulárias

 

 

Eu sei que o aqua está com um pouco de sobrepopulação, mas estava à espera que a mudança para o novo aqua de 288lts fosse um processo mais célere.

O que eu acho estranho é que da lista apresentada estiveram todos de boa saúde durante uns bons tempos e só há coisa de 2 semanas é que começaram a morrer.

 

É sempre assim, até com os humanos...

 

Face a uma que já vi, não as considero muito grandes. Terão aí um o tamanho de um dedo polegar (2-2,5cm max), com as pernas junto ao corpo.

 

E já agora, se se aplicar a tão falada "regra" de 1cm para 1 litro e pondo todos os peixes em filinha indiana, descontando a cauda, não terei um ABUSO assim tão grande, pois os peixes ainda são pequenos. Tive esse cuidado!..

 

Essa é mais uma rega da treta. Achas que podes colocar um peixe de 25 cms aí? Não, mas tens menos de 0,5 cms/litro...

 

 

 

 

Bem, algumas respostas, mas para além da sobrepopulação não vejo mais nenhuma resposta válida à minha questão: Porque de um momento para outro morreram?

Ainda para mais as corys até são peixes dos mais resistentes, certo? Porquê eles?

Os peixes elefantes são considerados peixes sensiveis e eles continuam lá de um lado para o outro.

 

Não é preciso dar mais respostas. Está encontrada a razõ, a não ser que tenha havido alguma mudança ou adição de um peixe doente.

 

AS corys, quando há acumulação de amónia, são das primeiras a quinar.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tal como já te disse no teu tópico, mesmo esses são muitos. Pensa só numa espécie (eu sei que é dificil) e troca as corys por ottos, camarões ou ampulárias

 

 

Sim sim, eu sei que sim. Só não sei bem o que escolher, mas tenho tempo, vou por o aqua a fazer o ciclo e vou pensando nisso. Já escolhi caracois que não ocupam muito espaço, depois vou decidir melhor se ponho 1 ou 2 otto´s (mas penso que nao será mt necessário) e depois o que faço em relação aos guppys e platys, como disse, ando a ver onde "cortar" nos residentes para nao ter excesso.

 

Abraço e obrigado pelas dicas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim sim, eu sei que sim. Só não sei bem o que escolher, mas tenho tempo, vou por o aqua a fazer o ciclo e vou pensando nisso. Já escolhi caracois que não ocupam muito espaço, depois vou decidir melhor se ponho 1 ou 2 otto´s (mas penso que nao será mt necessário) e depois o que faço em relação aos guppys e platys, como disse, ando a ver onde "cortar" nos residentes para nao ter excesso.

 

Abraço e obrigado pelas dicas

 

 

Continuo a dizer que se metesses um casal de kribs aí, em pouco tempo tinhas crias e adorarias!

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho essa hipotese aqui nas notas, acontece que são faceis de reproduzir, é verdade, mas não poderia ter muitos mais no aqua, estes peixes poderão ir até aos 10 - 12cm né?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para o caso de escolher apenas uma espécie, seguir os conselhos de quem sabe é uma virtude:), também poderei optar pelos cauda - de - espada, têm me interessado bastante.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho essa hipotese aqui nas notas, acontece que são faceis de reproduzir, é verdade, mas não poderia ter muitos mais no aqua, estes peixes poderão ir até aos 10 - 12cm né?

 

Abraço

 

 

Não. Macho uns 8 cms e fêmea uns 6.

 

Nã poderias ter mais nenhum no aqua, nem camarões, mas não te arrependias de certeza.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostava de saber o que estas ultimas mensagens têm a ver com o meu tópico!

Se querem discutir possiveis "configurações" de aquas e suas populações sugiro que abram novo tópico, pois assim não se desvirtuam os assuntos discutidos em cada um deles.

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostava de saber o que estas ultimas mensagens têm a ver com o meu tópico!

Se querem discutir possiveis "configurações" de aquas e suas populações sugiro que abram novo tópico, pois assim não se desvirtuam os assuntos discutidos em cada um deles.

 

As pessoas que estao a desviar o teu topico, foram por sua vez as pessoas que te ajudaram e esta conversa surgiu deste topico, tem a ver com o TEU excesso de população e quem ler o teu topico e ver quanta fauna tens, é bom que leia as recomendações do Ricardo Diogo, para ver o que está correcto e a diferença do certo e do errado. Resumindo, tem tudo a ver com o teu topico.

 

 

Enfim, continuação

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As pessoas que estao a desviar o teu topico, foram por sua vez as pessoas que te ajudaram e esta conversa surgiu deste topico, tem a ver com o TEU excesso de população e quem ler o teu topico e ver quanta fauna tens, é bom que leia as recomendações do Ricardo Diogo, para ver o que está correcto e a diferença do certo e do errado. Resumindo, tem tudo a ver com o teu topico.

Enfim, continuação

 

 

Por acaso até lhe dou alguma razão, mas a verdade é que a coisa desvirtuou-se um bocadinho.

 

Basicamente, tens muitos peixes.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É sempre assim, até com os humanos...

?!? Desculpa, mas não percebi…

 

Essa é mais uma rega da treta. Achas que podes colocar um peixe de 25 cms aí? Não, mas tens menos de 0,5 cms/litro...

Não é preciso dar mais respostas. Está encontrada a razõ, a não ser que tenha havido alguma mudança ou adição de um peixe doente.

 

AS corys, quando há acumulação de amónia, são das primeiras a quinar.

Claro que é uma regra da treta, mas é como tudo, é um guia para orientação que aliada ao bom senso (pelo menos de algumas pessoas) serve para quanto mais não seja alertar as pessoas e evitar que cometam erros.

Quanto ao peixe de 25 cm… pergunto-te eu: colocavas um tipo de uns 300kgs e 2mts de altura num mini?... Acho que qualquer pessoa de seu pleno juízo te sabe responder a isto…

 

Não é preciso dar mais respostas. Está encontrada a razõ, a não ser que tenha havido alguma mudança ou adição de um peixe doente.

Se calhar por ti não, mas para além das respostas tipo “Tens muitos peixes!” ou “Tens muita carga orgânica!” continuo a não saber a razão a 100% do porquê do sucedido.

 

“Tens muitos peixes” – Sim eu sabia disso e tive plena consciência desse facto ao ir adicionando peixes á minha fauna. No entanto tive também o máximo cuidado de estar atento às possíveis “mudanças”.

Para além disso e tal como disse anteriormente, a nova morada de 288lts era para estar operacional já há umas 2 semanas, mas por factores que não interessam o projecto acabou por se atrasar e alongar no tempo.

Os peixes, já agora, foram sendo introduzidos, ao longo destes últimos meses pelo que não foi o caso de uma súbita e excepcional mudança ou alteração do habitat e condições. Foi uma situação gradual.

Pergunto eu: O último peixe que entrou no aquário foi há cerca de um mês, ou seja, durante umas 2-3 semanas tudo esteve aparentemente bem, e não aconteceu nenhuma morte à minha frente. Os parâmetros da água não se alteraram grandemente e tipicamente têm estado nos seguintes valores (fiz ontem outra vez novos testes):

 

Temp = 26º

NO3 = 25mg/l

NO2 = 0

dGH > 7º

dKH = 3 ou 6º

pH = 6.8 ou 7,2

NH4 = 0

NH3 = 0

 

Nos valores de dkH/pH coloquei dois pois tenho tido muita dificuldade em ter a certeza das cores e qual o valor correcto (teste de fita-Bah!!). Se por um lado a cor do dkH me parece uma determinada cor, a o pH se calhar bate mais certo com a cor do lado!... Por isso estou na dúvida. Tenho de comprar um outro tipo de testes.

Com excepção dos nitratos que subiram relativamente ao valor típico de 0 que tenho tido, penso ainda estarem dentro de valores seguros (penso que valor máximo recomendável é de 25 ppm), embora potencialmente perigosos a médio/longo prazo caso não sejam diminuídos. Este aumento seria espectável dado o aumento da fauna, ou haverá outras razões para o seu aumento, dado que sempre estiveram em valores baixos?

A amónia não deveria em algum momento dar diferente de 0? Em todos os testes que fiz, e já foram bastantes, nunca me deu outro resultado que não o valor 0.

 

AS corys, quando há acumulação de amónia, são das primeiras a quinar.

?!? Respondendo com o que escrevi acima: “A amónia não deveria em algum momento dar diferente de 0? Em todos os testes que fiz, e já foram bastantes, nunca me deu outro resultado que não o valor 0.”

 

Resumindo e concluindo: Para além do valor de nitratos que está relativamente alto, não vejo razão aparente para esta súbita razia!...

 

As pessoas que estao a desviar o teu topico, foram por sua vez as pessoas que te ajudaram e esta conversa surgiu deste topico, tem a ver com o TEU excesso de população e quem ler o teu topico e ver quanta fauna tens, é bom que leia as recomendações do Ricardo Diogo, para ver o que está correcto e a diferença do certo e do errado. Resumindo, tem tudo a ver com o teu topico.

 

?!? Ajudaram?!? Tentaram, é certo, mas como me tenho fartado de referir “continuo” sem ter a certeza de nada.

Peixes a mais?!?! Sim para respostas dessas não precisava de colocar aqui nenhum tópico: Isso sei-o eu há muito!

Muitos peixes?!? Sim e daí? Aumento da carga orgânica?!? Sim, e daí? Estes factores traduzem-se em algo mensurável/detectável? É isso que quero tentar perceber.

Para além de um possível aumento do stress dos peixes, e que poderia (?!?!) originar a sua morte, não detectei nenhum comportamento estranho/anormal durante semanas. Porquê de um momento para o outro?

 

Aliás o user que defendes (Ricardo Diogo) concorda com a minha afirmação, logo…. Penso estar tudo dito.

 

Um aparte: Ontem andei a vasculhar o aqua e apesar de ser apenas de 54lts é cada surpresa!... LOL

Dentro filtro encontrei um camarão na zona dos materiais filtrantes , a kuhlii que andava desaparecida estava junto ao termóstato, e como que por artes mágicas reapareceu passado não sei quanto tempo (já não o via há buééé!...) o meu lindo Plecostumos Borboleta desaparecido, e o bótia palhaço desaparecido há uns 2 dias... :lol::smile2:.gif' class='bbc_emoticon' alt=';)' /> yikes... para além de ter aparecido um outro guppie com cerca de 1cm não sei de onde!...

Cá para mim acho que estes tipos andam a fazer raves no sitio por baixo do filtro interno e a fumar umas cenas meias maradas que os fazem ficar grogues e desaparecidos por uns tempos!...

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

?!? Desculpa, mas não percebi…

 

Estao bem, até morrerem. Era essa a comparação com os humanos.

 

 

Se calhar por ti não, mas para além das respostas tipo “Tens muitos peixes!” ou “Tens muita carga orgânica!” continuo a não saber a razão a 100% do porquê do sucedido.

 

Acho que nunca sabes nem vais saber, mas é a maior certeza que te podem dar...

 

“Tens muitos peixes” – Sim eu sabia disso e tive plena consciência desse facto ao ir adicionando peixes á minha fauna. No entanto tive também o máximo cuidado de estar atento às possíveis “mudanças”.

Para além disso e tal como disse anteriormente, a nova morada de 288lts era para estar operacional já há umas 2 semanas, mas por factores que não interessam o projecto acabou por se atrasar e alongar no tempo.

Os peixes, já agora, foram sendo introduzidos, ao longo destes últimos meses pelo que não foi o caso de uma súbita e excepcional mudança ou alteração do habitat e condições. Foi uma situação gradual.

Pergunto eu: O último peixe que entrou no aquário foi há cerca de um mês, ou seja, durante umas 2-3 semanas tudo esteve aparentemente bem, e não aconteceu nenhuma morte à minha frente. Os parâmetros da água não se alteraram grandemente e tipicamente têm estado nos seguintes valores (fiz ontem outra vez novos testes):

 

Como disse acima, num momento tudo se pode precipitar. uns dias com mais comida, uns dias em que qualquer coisa sobe ou baixa. Quase certeza, para mim, é que o facto de teres imensos peixes não ajuda nem um bocadinho e deve ser a causa.

 

Agora, se tens 288 litros para encher, eu percebo que queiras ir adiantando serviço, nos peixes. E as razões pelas quais não está montado nem interessam, pois são tuas e só tuas.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que nunca sabes nem vais saber, mas é a maior certeza que te podem dar...

Como disse acima, num momento tudo se pode precipitar. uns dias com mais comida, uns dias em que qualquer coisa sobe ou baixa. Quase certeza, para mim, é que o facto de teres imensos peixes não ajuda nem um bocadinho e deve ser a causa.

É... mas eu gostava de ter, para além dessa certeza, alguma outra que fosse "visivel"/"mensurável", qualquer cena assim, percebes?

 

Agora, se tens 288 litros para encher, eu percebo que queiras ir adiantando serviço, nos peixes. E as razões pelas quais não está montado nem interessam, pois são tuas e só tuas.

A "casa" de 288lts infelizmente sofreu alguns reveses e atrasos na sua montagem, mas como disse anteriormente está já montado e dentro em breve colocarei a sua montagem aqui.

 

E as razões pelas quais não está montado nem interessam, pois são tuas e só tuas.

Não são segredo nenhum, mas quando colocar a sua montagem passo a passo explicarei, para além de que saber ou não as razões não traz nenhum valor acresc entado a este tópico.

 

E relativamente aos parametros da minha agua, valor dos nitratos e amónia, ninguém dá feedback?

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses nitratos altos aparecem-te em consequência de uma carga orgânica muito alta em relação à quantidade de água que tens.

A única solução para os baixares é fazeres TPAs diárias, se possível, e colocar umas resinas absorventes de nitratos no filtro.

 

Já tive esse problema (que resultou em morte de peixes) e posso-te dizer que com TPAs de manhã e à noite demorei cerca de um mês a conseguir baixar para niveis aceitáveis.

Isto num áqua de 100 litros.

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Rasputin,

 

Antes de mais lamento as tuas baixas.

 

Tive aquários de água doce desde pequeno e estou agora a iniciar-me em água salgada. Pela minha experiência, o que te posso dizer é que de facto tens peixes a mais no aquário. Deves pensar urgentemente numa alternativa...acelera o mais possível a instalação do teu novo aquário.

 

A amónia poderia efectivamente ser superior a zero durante a fase inicial. O facto de estar a zero e de sempre ter estado é um óptimo sinal. Os nitratos a 25g/l estão altos, o que é um pouco estranho se mudas cerca de 25% de água por semana...com TPA's destas seria normal não atingir os 25g/l. Mas abaixo de 40g/l estás bem.

 

Quanto à determinação mensurável que procuras para as causas das tuas baixas...não é possível! Em minha opinião, é essa uma das maiores belezas da aquariofilia. A quantidade de factores que influenciam o aquário é tão grande, que não existem 2 aquários iguais. Mas deves sempre aprender com os erros. E com o que levaste na cabeça do pessoal aqui do fórum, tenho a certeza que no teu novo aquário serás mais cauteloso na selecção dos teus peixes!

 

Boa sorte!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esses nitratos altos aparecem-te em consequência de uma carga orgânica muito alta em relação à quantidade de água que tens.

A única solução para os baixares é fazeres TPAs diárias, se possível, e colocar umas resinas absorventes de nitratos no filtro.

 

Já tive esse problema (que resultou em morte de peixes) e posso-te dizer que com TPAs de manhã e à noite demorei cerca de um mês a conseguir baixar para niveis aceitáveis.

Isto num áqua de 100 litros.

 

Abraço.

 

Rasputin,

 

Antes de mais lamento as tuas baixas.

 

Tive aquários de água doce desde pequeno e estou agora a iniciar-me em água salgada. Pela minha experiência, o que te posso dizer é que de facto tens peixes a mais no aquário. Deves pensar urgentemente numa alternativa...acelera o mais possível a instalação do teu novo aquário.

 

A amónia poderia efectivamente ser superior a zero durante a fase inicial. O facto de estar a zero e de sempre ter estado é um óptimo sinal. Os nitratos a 25g/l estão altos, o que é um pouco estranho se mudas cerca de 25% de água por semana...com TPA's destas seria normal não atingir os 25g/l. Mas abaixo de 40g/l estás bem.

 

Quanto à determinação mensurável que procuras para as causas das tuas baixas...não é possível! Em minha opinião, é essa uma das maiores belezas da aquariofilia. A quantidade de factores que influenciam o aquário é tão grande, que não existem 2 aquários iguais. Mas deves sempre aprender com os erros. E com o que levaste na cabeça do pessoal aqui do fórum, tenho a certeza que no teu novo aquário serás mais cauteloso na selecção dos teus peixes!

 

Boa sorte!

 

Até que enfim respostas coerentes com alguma explicação/solução minimamente aceitável!

Isto sim, é o objectivo de um fórum… penso eu… não é só criticar e dizer “está mal” e não apresentar soluções…

Telhados de vidro todos temos… uns inocentemente deixam-nos partir, outros arriscam mesmo sabendo que poderão cair pedras, outros estão-se marimbando se partem ou não.

Eu insiro-me neste caso na segunda vertente: Cometi um erro de plena consciência que o estava a cometer, sabia os prós e contras do que estava a fazer, e infelizmente com muita, muita pena minha morreram alguns dos meus tão queridos peixes, pois os meus planos de montagem do novo aqua correram mal e demoraram bem mais do que o que contava.

Entretanto tive também a felicidade de ver (literalmente) uma das minhas guppies dar à luz, um, dois, três… cerca de vinte e tal alevins, embora tenham sobrevivido apenas uns 16, acho eu.

É o ciclo da Natureza, uns morrem, outros nascem!

Não quero com este discurso de forma alguma desculpar-me nem inocentar o meu erro, mas nem sempre os nossos planos correm de forma esperada.

 

No entanto continuo sem saber o porquê da razia assim de um momento para o outro se durante tanto tempo as coisas estiveram calminhas. Terá sido um pico de nitratos que afectou irremediavelmente os talvez mais fracos?

 

E já agora… podia perfeitamente camuflar alguns factos (por exemplo dizer apenas que me tinha morrido um peixe), ou “enfeitiçar” a história, não contar tudo, não dizer a lista toda de peixes, etc, assim já não “levaria tanto na cabeça”. Levei porque assim quis!

Não faz parte da minha conduta ser assim falso.

O erro assumido pode “fazer jeito” a outros e acho que compartilhando as nossas boas e más experiências é que fazemos avançar neste caso o nosso hobby, tornando-nos cada vez melhores e menos propensos a erros.

Não me cai nada em assumir que errei (conscientemente) e muito menos “ouvir” certas criticas.

Fico é algo abismado com o que por vezes se diz e da forma como às vezes certos tópicos são conduzidos.

 

Um bem haja a todos e uma óptima Aquariofilia!

AQUADREAM 60 (54 Lts) / Hagen Veronica 120x40x60 (288 Lts)

SYLVANIA Standard F15W/154.T8 Daylight / Calha GLO com Life Glo+Power Glo (54W+54W)

HYDOR Theo 100W 60/100L IPX8 / TRONIC 300W

WEIPRO wh-200 .35W Q:230 l/h hmax: 0.36m / FLUVAL 305

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há quanto tempo tens os nitratos com esses valores?

Eles são tóxicos após exposição prolongadas a altas concentrações.

 

Experimenta também medir os valores da tua água para as TPAs.

Conheço gente em Gaia que tem a água da torneira a sair com nitratos elevadíssimos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Até que enfim respostas coerentes com alguma explicação/solução minimamente aceitável!

Isto sim, é o objectivo de um fórum… penso eu… não é só criticar e dizer “está mal” e não apresentar soluções…

Telhados de vidro todos temos… uns inocentemente deixam-nos partir, outros arriscam mesmo sabendo que poderão cair pedras, outros estão-se marimbando se partem ou não.

Eu insiro-me neste caso na segunda vertente: Cometi um erro de plena consciência que o estava a cometer, sabia os prós e contras do que estava a fazer, e infelizmente com muita, muita pena minha morreram alguns dos meus tão queridos peixes, pois os meus planos de montagem do novo aqua correram mal e demoraram bem mais do que o que contava.

Entretanto tive também a felicidade de ver (literalmente) uma das minhas guppies dar à luz, um, dois, três… cerca de vinte e tal alevins, embora tenham sobrevivido apenas uns 16, acho eu.

É o ciclo da Natureza, uns morrem, outros nascem!

Não quero com este discurso de forma alguma desculpar-me nem inocentar o meu erro, mas nem sempre os nossos planos correm de forma esperada.

 

No entanto continuo sem saber o porquê da razia assim de um momento para o outro se durante tanto tempo as coisas estiveram calminhas. Terá sido um pico de nitratos que afectou irremediavelmente os talvez mais fracos?

 

E já agora… podia perfeitamente camuflar alguns factos (por exemplo dizer apenas que me tinha morrido um peixe), ou “enfeitiçar” a história, não contar tudo, não dizer a lista toda de peixes, etc, assim já não “levaria tanto na cabeça”. Levei porque assim quis!

Não faz parte da minha conduta ser assim falso.

O erro assumido pode “fazer jeito” a outros e acho que compartilhando as nossas boas e más experiências é que fazemos avançar neste caso o nosso hobby, tornando-nos cada vez melhores e menos propensos a erros.

Não me cai nada em assumir que errei (conscientemente) e muito menos “ouvir” certas criticas.

Fico é algo abismado com o que por vezes se diz e da forma como às vezes certos tópicos são conduzidos.

 

Um bem haja a todos e uma óptima Aquariofilia!

 

 

Como esta foi directamente para mim, eu digo que pensei que soubesses que as TPA's servem, sobretudo, para retirar nitratos altos da água.

 

Tens várias hipóteses:

 

TPA's, muitas

Plantas flutuantes

Plantas de crescimento rápido, que consumam os nitratos, acompanhados de boa fertilização, luz e CO2.

 

De qualquer modo, acho que devias aproveitar essa água toda noaqua novo. Água velha é boa para ciclar o aqua.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.