Ajudem:molies mortas?


Icurto

Recommended Posts

Olá,

Eu sou nova nestas andanças e já pus mais ou menos estas dúvidas num post, mas ninguém me respondeu, portanto agora tento um tópico...

Tenho um aquário com 60 l rena, o equipamento é o original que vinha com o aqua: luz, filtros, bomba, "estrelas de bactérias", aquecedor, etc.

A água está límpida.

temperatura 26º

ph 7.2

Nitratos, nitritos e dureza sem problemas (faço aqueles testes com 5 parâmetros, dos pauzinhos).

Plantas naturais a crescer bem e sem problemas.

2 coridoras albinas,

2 " limpa vidros

10 neons

3 guppy macho

7 guppy fêmea

1 caracol

2 alevins molly com 2 meses

pelo menos 6 alevins guppi

Problema:

tinha 3 mollies lyra que morreram. Primeiro o macho, dp uma fêmea que não teve alevins e agora a mãe dos pequenitos.

Não tinham nenhum sintoma aparente - nem pontos, nem manchas, nem feridas, nada, corpinho normal, escamas brilhantes e olhos límpidos.

Simplesmente começaram a ficar mto parados, no fundo, com dificuldades a respirar, a ofegar, depois contorciam-se, escondiam-se e morriam - o processo todo durou cerca de 3-4 dias para cada peixe.

Os alevins estão optimos (pelo menos, parecem).

Alguma ideia do que os matou?????

 

 

Tenho algum medo de que o aquário esteja um pouco sobrepovoado, porque me ofereceram peixes e eu não tive coragem de os deitar fora (claro!) e agora estão sempre a nascer mais. Será disso?

Mas se fosse não se notava nos testes??

 

O que faço?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a mim parece-me envenenamento, faz os testes de nitritos e nitratos ou amonia se tiveres.. eu aconselhava umas TPAs..

 

 

também me parecem alguns peixes a mais, mas isso é um pouco relativo, a meu ver.

 

fazes TPAs de quanto e de quanto em quanto tempo?

 

já agora dizes que fazes os testes de tiras, posta aqui os resultados de tudo o que essa tira tem, para te ajudarmos melhor.

www.meusoliloquio.blogspot.com

 

www.contosemsoliloquio.blogspot.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fazes TPAs de quanto e de quanto em quanto tempo?

 

já agora dizes que fazes os testes de tiras, posta aqui os resultados de tudo o que essa tira tem, para te ajudarmos melhor.

 

faço os testes de 15 em 15 dias;

teste "5 em 1" da marca Tropical:

ùltimos resultados:

Nitratos 20 - "safe"

Nitritos - 0 - "safe"

dureza total (ºdGH) - 150 (8.0) - "safe"

alcalinidade total (ºdkH) - 120 - "ideal"

PH - 7.2

 

Obrigada pela ajuda.

O que pode estar a envenená-los?

E porque é que não afecta os alevins?

Não é suposto eles serem mais frágeis?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TPA´s-Trocas Parciais de Água, não sabias ficas já a saber :)

E como não sabias o que isto era, este deve ser o teu problema e a razão das mortes no teu aqua, por isso procura fazer o mais rapidamente possivel uma troca de água, e não te esqueças se a tua água for da torneira das 2 uma, ou deixas a água em repouso em algum recipiente pelo menos 24 horas ou adicionas directamente no aqua com um produto "aquasafe", para te ajudar a eliminar mais depressa os cloros e as propriedades nocivas para os peixes que a água da companhia tem. E claro fazes isto semanalmente, ou seja retiras cerca de 25% de água do teu áqua e repões a quantidade necessária para encheres o aqua, ahhhh, o mais parecida possivel em termos de temperatura e ph.

Qualquer dúvida estaremos todos cá para te ajudar :)

 

Fiquem bem :D

o peixinho ta molhado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

TPA´s-Trocas Parciais de Água, não sabias ficas já a saber :)

E como não sabias o que isto era, este deve ser o teu problema e a razão das mortes no teu aqua

 

Hehe, :smilecolros:

Desculpem, eu só não sabia o que queria dizer a abreviatura, mas sim, faço trocas parciais de água (1/4) do aquário todos os 15 dias...

Enquanto o PH esteve um bocado alto, fazia com água de luso.

Agora faço com água da torneira, mas junto imediatamente o stress coat, na dose indicada!

Mudo o filtro de algodão quando faço as TPA e limpo os de esponja, com água do aquário, para não matar as bactérias.

Foi o que me aconselharam...

 

Não é assim que devo fazer, ou a questão mantém-se?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há uns tempos disseram-me que não deveria ser colocada água do luso no aquário, mas não me lembro porque nem sei se é verdade.

Sinceramente, não acho que tenhas o aqua sobrepopulado.

Julgo que só faria bem passares a fazer TPA's semanais e não quinzenais.

Sabes os valores de amónias?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sabes os valores de amónias?

Não, não tenho esse teste.

Quando souber, digo qqer coisa.

De qualquer forma, já se passou mais de uma semana e não morreu mais nenhum peixe, pelo contrário, nasceram cerca de 15 guppys :)

E os alevis mollie estão optimos, a crescer a olhos vistos, portanto se calhar não será nada da água, mas antes dos peixes???

Gracias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já fiz o teste à amónia, tudo bem, quase 0.

 

Continuo sem saber o que se passou, mas o que é certo é que não morreu mais nenhum e os outros tão todos finos, sempre a nascerem guppys :)

 

Por agora não me vou preocupar mais, parece tudo bem, provavelmente era dos peixes, mas se tiverem mais ideias, pf partilhem.

 

Obrigada

Link to comment
Partilhar nas redes sociais