O meu primeiro aquário de água salgada...Opiniões pf!


Recommended Posts

O meu setup é o apresentado abaixo. Estou neste momento à espera que a água criada através de osmose inversa seja suficiente para encher o aquário :)

 

Os vossos conselhos e sugestões são fundamentais para mim! :)

 

 

Setup:

 

Aquário Principal: 120x50x60, vidro de 12mm

 

Sump: 80x35x43, vidro de 8 mm.

 

Iluminação: Calha AquaMedic 2x54W T5 Sunbeamer. Sei que é fraca, mas por agora pretendo apenas ter peixes e não gostava de furar o tecto. Um passo de cada vez ;)

 

Areão: 30 Kg de coral (pedrinha pequena). Suficiente? Foi o conselho que me deram na loja

 

Termóstato: 300 W da Fluval. Será suficiente? Neste momento, instalado na horizontal na secção central da sump. Será o sítio mais indicado?

 

Densímetro: Hydrometer Red Sea

 

Bomba de retorno: Eheim Compact+ 3000. Suficiente? Boa?

 

Circulação interna: Resun Wave-Maker 15000, com gerador de 3 diferentes tipos de onda (pequena, média e grande). Suficiente? Boa?

 

Osmose inversa: AquaMedic Easy Line 90 litros. Comprei-a numa loja de aquariofilia por 180 euros. Vi algumas posteriormente aqui no forum semelhantes (não iguais, pelo que não posso comparar directamente) a menos de 100 euros. Fui "roubado" pela loja? De quanto em quanto tempo (ou de quantos em quantos litros) é que tenho que mudar filtros e membrana? Apesar da "potência" ser 90 litros/dia, em 16 horas já fez seguramente mais de 100 litros...isto é normal? Ou poderá existir algum problema?

 

 

Equipamentos adicionais que vou precisar?

 

Multicontrolador? Reactor de Kalkwasser? Osmoregulador? Controlador pH/ORP?

 

O que acham imprescindível para esta fase inicial? E dado que moro em Oeiras, quais as lojas que me recomendam?

 

Desde já obrigado por toda a ajuda que me possam dar! Venham daí essas sugestões e conselhos!

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 87
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

O meu setup é o apresentado abaixo. Estou neste momento à espera que a água criada através de osmose inversa seja suficiente para encher o aquário :)

:excl:Se moras em Oeiras para que vais encher o aquário de água de osmose? :D Essa imensidão de mar à tua frente não te chega? :D , vais ao Cabo Raso que é onde quase todo o pessoal vai e enche o aquário com água natural

 

Areão: :arrow:Chega

 

Termóstato: 300 W da Fluval. Será suficiente? :arrow:2 termostátos de 150 seria sempre melhor, porque se um avariar tens sempre outro para ir desenrascando.

 

 

Bomba de retorno: Eheim Compact+ 3000. :arrow:Chega perfeitamente

 

Circulação interna: Resun Wave-Maker 15000, com gerador de 3 diferentes tipos de onda (pequena, média e grande). :arrow:Boa

 

Osmose inversa: AquaMedic Easy Line 90 litros. Comprei-a numa loja de aquariofilia por 180 euros. Vi algumas posteriormente aqui no forum semelhantes (não iguais, pelo que não posso comparar directamente) a menos de 100 euros. Fui "roubado" pela loja? De quanto em quanto tempo (ou de quantos em quantos litros) é que tenho que mudar filtros e membrana? Apesar da "potência" ser 90 litros/dia, em 16 horas já fez seguramente mais de 100 litros...isto é normal? :arrow:Dependendo da quimica da água que te sai da torneira e da pressão isso pode acontecer. A minha faz 20 em hora e meia a brincar.

Multicontrolador? :arrow:Já tens para a resun

Reactor de Kalkwasser? :arrow:sim para repor cálcio

Osmoregulador? :arrow:Sim vais precisar para fazer reposições de água de forma automática

Controlador pH/ORP? :arrow:Para já chega o de pH

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Alexandre Rodrigues,

 

Antes de mais, obrigado pelo teu contributo! Pelo número de posts neste forum, dá para perceber que és um verdadeiro expert.

 

Eu sou um iniciado em água salgada, mas amante de biologia e mergulhador profisional há uns anos. Em relação à água que devemos utilizar no aquário - osmose inversa + sal vs água do mar, iniciei uma "polémica" no tópico abaixo banana rock

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=77801

 

Sugiro que leias e dês também a tua opinião - o luis rodrigues e o pedro conceição já participaram :(

 

Os teus comentários. COncordo plenamente relativamente ao termóstato. 2 seria melhor.

 

O kalk é importante apenas para recife ou também para aquários só de peixes (quero começar com dificuldade baixa e progressivamente evoluir...o que facilita até o investimento)?

 

E o aparelho para fazer a reposição da água...é imprescindível ou posso deixar para depois?

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Alexandre Rodrigues,

 

Antes de mais, obrigado pelo teu contributo! Pelo número de posts neste forum, dá para perceber que és um verdadeiro expert.

 

Eu sou um iniciado em água salgada, mas amante de biologia e mergulhador profisional há uns anos. Em relação à água que devemos utilizar no aquário - osmose inversa + sal vs água do mar, iniciei uma "polémica" no tópico abaixo :)

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=77801

 

Sugiro que leias e dês também a tua opinião - o luis rodrigues e o pedro conceição já participaram :arrow:

 

Os teus comentários. COncordo plenamente relativamente ao termóstato. 2 seria melhor.

 

O kalk é importante apenas para recife ou também para aquários só de peixes (quero começar com dificuldade baixa e progressivamente evoluir...o que facilita até o investimento)?

 

E o aparelho para fazer a reposição da água...é imprescindível ou posso deixar para depois?

 

Abraço

Primeiro não precisas de agradecer, e quanto a ser expert... podes crer que há aqui muito melhores que eu.

 

Relativamente ao kalk aconselho a colocar, porque repara se colocas água de reposição sem kalk, a pouco e pouco vais reduzir o cálcio na água, se vais ter corais é obrigatório e mais tarde evoluir para um reactor de cálcio.

O osmoregulador não é fundamental, mas todos os dias deves repor a água evaporada para não teres oscilações na salinidade. Claro que se a reposição for feita de forma automática é menos uma preocupação para ti, eu tenho um bidon de 15 litros dá para 4/5 dias no inverno e no verão dava para 2/3, mesmo assim vou aumentar a litragem para ter de encher menos vezes.

 

Cump

Alex

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok, convenceste-me com a tua explicação!

 

Que reactor de Kalkwasser e osmoregulador recomendas para um aquário das minhas dimensões (120x50x60 + sump 80x35x43)? Em termos de preços, o que posso esperar? Alguma loja perto de Oeiras ou na internet que recomendes para um rookie?

 

Parece-me um investimento necessário :)

 

Abraço e obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda ontem tive em 2 lojas em Oeiras que são da minha preferência!

Estive na Aquamagia, local de vesita periodica, mesmo que não compre nada, o que não foi o caso, deixei lá uns valentes tostões! A outra loja é a Waterlife, onde também costumo ir, não com muita frequência, mas gosto da loja!

 

Sobre o Reactor, existem alguns DIY bons por cerca de €100, só precisas de procurar!

 

Sobre o osmorregulador, se comprares material e fazeres, ou pedires a alguém para fazer fica por uns €50, mais coisa menos coisa!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda ontem tive em 2 lojas em Oeiras que são da minha preferência!

Estive na Aquamagia, local de vesita periodica, mesmo que não compre nada, o que não foi o caso, deixei lá uns valentes tostões! A outra loja é a Waterlife, onde também costumo ir, não com muita frequência, mas gosto da loja!

 

Sobre o Reactor, existem alguns DIY bons por cerca de €100, só precisas de procurar!

 

Sobre o osmorregulador, se comprares material e fazeres, ou pedires a alguém para fazer fica por uns €50, mais coisa menos coisa!

 

Boas Pedro. A Aquamagia é onde tenho ido. A Waterlife já fui na fase de projecto mas confesso que não gostei de alguns pormenores (pessoais apenas, sobre a parte técnica não duvido da qualidade). Sobre a Waterlife...até agora, 5 estrelas!

 

Obrigado pelas dicas relativamente ao reactor e osmoregulador. Estou quase a finalizar o enchimento do meu aquário com a osmose inversa (amanhã será o dia D) e depois...colocar as bombas a funcionar, garantir que está tudo ok e deixar marinar durante 1 mês. Talvez compre os peixes de plástico para o Natal :crazyeyes:

 

Relativamente ao meu setup, partilhas a opinião do Luís? Achas que estou com bom equipamento para o meu aquário?

 

Uma dúvida que me tem feito pensar muito e para a qual não encontro resposta. O meu pai tem um aquário de 100 litros, comprou um termóstato Fluval de 150w. Como o aquário é de água doce, colocou a temperatura para os 27º. Acontece que a temperatura não passava dos 25º. Como a casa é fria, pensámos que talvez a potência não fosse suficiente. Investiu então num termóstato Fluval de 200w e continuou a colocar a temperatura para os 27º (para 250 litros de água, pela embalagem), mas a temperatura continua a não passar dos 25º. Alguma ideia do que poderá estar a acontecer? É estranho que um termóstato com o dobro da potência para a litragem do aquário não consiga aquecer a água para a temperatura desejada!

 

Obrigado pela ajuda que possas dar! Como podes ver...a aquariofilia é um hobbie da família :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Acho que a nivel de equipamentos está´bom, mas daqui a uns tempos tens de apostar na iluminação, essa é fraca!

Sobre os termoestatos...experimenta aumentares a temperatura no equipamento!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Acho que a nivel de equipamentos está´bom, mas daqui a uns tempos tens de apostar na iluminação, essa é fraca!

Sobre os termoestatos...experimenta aumentares a temperatura no equipamento!

 

 

Sim, a iluminação é de facto fraquita. É algo em que terei de apostar se quiser definitivamente avançar para corais. Mas na loja de aquariofilia que frequento disseram-me que para peixes e corais menos exigentes a iluminação seria suficiente.

 

Hoje acabei (finalmente) de encher o meu aqua e sump. A bomba de circulação já estava a funcionar desde ontem. Hoje quando liguei a bomba na sump...ui, que barulhão! Estamos no Natal e não me apetecia nada que a minha mulher me pusesse as malas à porta. :(

 

Relativamente ao barulho que faz em cima, parece-me simples de resolver...basta comprar um "joelho" para que a água comece a sair dentro de água e não fora. Com isso, o barulho deve reduzir em cima.

 

Em baixo na sump. É pá, faz mais barulho que a máquina de lavar roupa! :D

 

Eu sou um iniciado...correndo o risco de atirar uma grande calinada, o tubo de descida da água divide-se em 2...será que o que está mais perto da superficie (e a fazer barulho) será onde se vai ligar futuramente o skimmer?

 

AJUDA URGENTE! Por favor :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Apesar de alguns corais não necesitarem de muita luz, com essa iluminação é pouco!

Temos o exemplo das Xénias que são dos corais mais faceis de manter! O que vai contecer é com que elas crescam mais em tamanho e se multipliquem pouco!

 

Amigo reefdiver, se não queres ter problemas com a mulher....tens de resolver isso o quanto antes!!!!!!

Podes tirar umas fotos do que dizes? Assim podia ajudar-te mais facilmente!

Como deves ser de Perto de Oeiras (coloca essa informação no Perfil), se for necessário vou aí a casa ajudar-te a calar o bicho! :snipersmile:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente ao barulho que faz em cima, parece-me simples de resolver...basta comprar um "joelho" para que a água comece a sair dentro de água e não fora. Com isso, o barulho deve reduzir em cima.

Cuidado com isso... se mergulhares completamente a saída na água, no caso de uma falha de electricidade e consequente paragem da bomba de retorno, a água do aquário principal voltará para a sump até que a saída esteja completamente a descoberto!!!

 

Ou seja, corres o risco de provocar uma inundação devio ao retorno desta área adicional...

 

O ideal é colocares um joelho mas de forma a que não esteja completamente submerso.

 

Força aí nisso e se precisares de ajuda, cá estaremos :mrgreen:

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Relativamente ao barulho que faz em cima, parece-me simples de resolver...basta comprar um "joelho" para que a água comece a sair dentro de água e não fora. Com isso, o barulho deve reduzir em cima.

 

Em baixo na sump. É pá, faz mais barulho que a máquina de lavar roupa! :smile2:

 

 

Cuidado com isso... se mergulhares completamente a saída na água, no caso de uma falha de electricidade e consequente paragem da bomba de retorno, a água do aquário principal voltará para a sump até que a saída esteja completamente a descoberto!!!

 

Ou seja, corres o risco de provocar uma inundação devio ao retorno desta área adicional...

 

O ideal é colocares um joelho mas de forma a que não esteja completamente submerso.

 

Força aí nisso e se precisares de ajuda, cá estaremos :)

 

Eu tenho um joelho completamente submerso por causa do barulho, mas o nivel de água que retorna por ele está calculado para não encher completamente a sump.

 

 

O barulho que tens na sump são bolhas de ar que descem pelo tubo de descarga, ou é a bomba de retorno?

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho um joelho completamente submerso por causa do barulho, mas o nivel de água que retorna por ele está calculado para não encher completamente a sump.

O barulho que tens na sump são bolhas de ar que descem pelo tubo de descarga, ou é a bomba de retorno?

 

Alexandre / Pedro,

 

Mais logo coloco umas fotos para verem melhor a situação e ser mais fácil ajudarem-me! Pedro, muito obrigado pela disponibilidade para a deslocação a minha casa :sad2:

 

Por enquanto:

 

Alexandre, como fizese esse cálculo? É que em minha opinião (e da minha mulher...risos) o melhor é mesmo ficar submerso para reduzir o barulho.

 

O barulho na sump são as bolhas de ar que descem pelo tubo de descarga. O meu tubo de descarga está dividido em 2: um apontado para baixo (silencioso) e um apontado para cima que faz as tais bolhas e o consequente barulho...como coloquei aqui, lembrei-me que talvez esta saída funcione para a ligação do escumador...mas sou um iniciado e não tenho a certeza :sleeping:

 

Obrigado pela vossa ajuda!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esse tubo virado para cima....não serve de nada!

Depois de colocares as fotos vemos melhor!

Se for necessário depois dou uma ajuda para corrigir alguma coisa aí com as tubagens!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alexandre, como fizese esse cálculo? É que em minha opinião (e da minha mulher...risos) o melhor é mesmo ficar submerso para reduzir o barulho.

Não sou o Alexandre mas vou responder na mesma bigsmile

 

O cálculo que deves fazer, é se o volume de água que vai descer para a sump até o tubo ficar com um pouco de ar, cabe ou não na sump. Podes ver quantos cms a água tem que descer até entrar ar no tubo (não é preciso ficar completamente fora de água) e multiplicar pela largura e pelo comprimento do aquário. Ficas assim com o volume de água em litros que vai descer para a sump.

 

Depois, tens que ter em conta qual a capacidade da sump, na divisão onde está a bomba de retorno, de encher sem transbordar.

 

Tem também em consideração que a coluna seca também pode vazar em caso de falha de energia e deves contar também com essa margem. No entanto, não me recordo se já disseste aqui qual o sistema de tubos que tens na coluna seca...

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sou o Alexandre mas vou responder na mesma nyah

 

O cálculo que deves fazer, é se o volume de água que vai descer para a sump até o tubo ficar com um pouco de ar, cabe ou não na sump. Podes ver quantos cms a água tem que descer até entrar ar no tubo (não é preciso ficar completamente fora de água) e multiplicar pela largura e pelo comprimento do aquário. Ficas assim com o volume de água em litros que vai descer para a sump.

 

Depois, tens que ter em conta qual a capacidade da sump, na divisão onde está a bomba de retorno, de encher sem transbordar.

 

Tem também em consideração que a coluna seca também pode vazar em caso de falha de energia e deves contar também com essa margem. No entanto, não me recordo se já disseste aqui qual o sistema de tubos que tens na coluna seca...

 

Obrigado João! Desculpa lá o erro no nome...não foi propositado bigsmile

 

Agora já percebi como fazer o cálculo. Logo coloco as fotos, pois penso que assim vai ser mais fácil para me ajudarem!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se bem me parece tens um durso certo? que diâmetro tem o tubo?

No meu durso fiz uma pequena aldrabice... furei o tubo mesmo junto ao passa muros, com a finalidade de entrar água sem bolhas de ar. Entra água por cima com menos fluxo e menos bolhas que possam ser criadas pela pequena queda de água do durso. Se não tens deves colocar uma torneira no tubo de descarga para a sump, serve para restringir a passagem de água pelo tubo ao minimo necessário criando menos corrente e arrastando menos bolhas de ar. Se não tiveres tubo ladrão muito cuidado com esta regulação ou podes inundar a sala.... Consegui desta forma reduzir ao minimo o barulho de autoclismo que a descarga fazia.

 

No tubo de retorno onde tens a fita branca de teflon coloquei mais um joelho de 90º e a água sai directamente abaixo do nivel da superficie, não tenho o minimo barulho. O João disse-te como fazer as contas aos litros de água que retornam para a sump, mas com este sistema conta sempre com mais 1 cm além do que o joelho está dentro de água, é que com a força de sucção o tubo não para de fazer sifão exactamente ao nivel de contacto com a água mas um pouco mais sempre. Espero que tenhas compreendido.

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se bem me parece tens um durso certo? que diâmetro tem o tubo?

No meu durso fiz uma pequena aldrabice... furei o tubo mesmo junto ao passa muros, com a finalidade de entrar água sem bolhas de ar. Entra água por cima com menos fluxo e menos bolhas que possam ser criadas pela pequena queda de água do durso. Se não tens deves colocar uma torneira no tubo de descarga para a sump, serve para restringir a passagem de água pelo tubo ao minimo necessário criando menos corrente e arrastando menos bolhas de ar. Se não tiveres tubo ladrão muito cuidado com esta regulação ou podes inundar a sala.... Consegui desta forma reduzir ao minimo o barulho de autoclismo que a descarga fazia.

 

No tubo de retorno onde tens a fita branca de teflon coloquei mais um joelho de 90º e a água sai directamente abaixo do nivel da superficie, não tenho o minimo barulho. O João disse-te como fazer as contas aos litros de água que retornam para a sump, mas com este sistema conta sempre com mais 1 cm além do que o joelho está dentro de água, é que com a força de sucção o tubo não para de fazer sifão exactamente ao nivel de contacto com a água mas um pouco mais sempre. Espero que tenhas compreendido.

 

Muito complexo bigsmile Vou ter que estudar mais sobre o assunto. Vê por favor a seguinte foto:

 

http://bp0.blogger.com/_SEp3-soOcKM/R08e2o...00-h/aqua10.JPG

 

É uma foto no meu blog. Eu penso que tenho um durso e penso que ele já está furado (passa muros é onde estão os dentes da coluna seca?). Confirma na foto please! Não tenho torneira no tubo de descarga para a sump. Também não sei o que é tubo ladrão! E a hipótese de inundar a sala...preocupa-me! É melhor estudar mais um bocado antes de tomar uma decisão.

 

Relativamente ao joelho, vou fazer o cálculo de uma forma bem prudente para não correr riscos.

 

Um pormenor: quando fico sem electricidade, a coluna seca (que está molhada) também vaza para a sump ou mantém-se? Ontem fiz o teste de desligar a electricidade para ver se não corria o risco de inundação. O teste correu bem (graças a deus) mas fiquei com essa dúvida...será que a coluna "seca" lentamente começa a ficar mesmo seca quando falha a luz??

 

A hipótese torneira com o tubo ladrão...podes por favor tentar explicar como se eu tivesse 10 anos? risos...

 

Eu só quero ter corais e peixes pá! Não sabia que tinha que ser canalizador :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal, ele está a entrar em sobre-carga com tanta coisa! :)

reffdiver, fazemos assim, se quizeres posso ir a ter contigo a algum lado e explicar-te isto tudo com alguns exemplos e até te posso ajudar com a canalização! Vou mandar-te uma MP com o me contacto!

 

Além disso deixo já aqui uma resposta às tuas dúvidas:

Passa muros é o acessório que está a fazer a passagem da água da parte de cima do vidro para a parte de baixo, onde tens ligado os tubos de cima e os de baixo!

 

Sobre o tubo ladrão, é um tubo que faz o mesmo que o tubo de escuamento da água para a sump mas é um pouco mais alto que o de escuamento. No caso do de escuamento entupir, a água sobe de nível no aqua até chegar ao tubo ladrão, e depois essa é escuada por aí!

 

A possibilidade da coluna seca vazar para a sump, com o sistema que tens (durso) depende se a uniões dos tubos estão bem vedados e se o passa muros está vedado também! Se tiver não há problema!

 

O barulho de cima pode ser provucado por causa da saída de água do retorno, tens que fazer o que o Alexandre disse!

 

O barulho em baixo pode ser provucado pelo buraco do durso ser grande demais, mas podemos testar isso! Sobre fazer o buraco junto do passa muros...não gosto da ideia! Aí é que a coluna seca vaza toda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedro,

 

Já te respondi por MP mas não posso deixar de agradecer também por aqui o teu apoio e disponibilidade.

 

Estou a estudar o assunto biggrin.png' alt=':biggn:'> Mas se não encontrar solução, prometo que volto à carga e te ligo! :lol:

 

Cada vez mais estou com este bichinho da água salgada. Já tenho muita experiência em água doce...mas de facto, água salgada é outro nível! :D

 

Já estou a imaginar os peixinhos que lá vou por dentro.

 

Mas por agora, tenho que resolver o barulho para deixar a Maria lá de casa feliz da vida!

 

By the way, mais uma questão: Na aquamagia, disseram-me para ter o aquário 1 mês só com água...só a bombar. Sem luz, sem fazer testes à água, népia (o gozo que me vão dar no Natal...mas vingo-me para o ano)... Sim, eu sei que é preciso paciência biggrin

 

Só depois desse mês é que tenho luz verde para avançar com rocha viva e com a instalação do escumador. Alguém me consegue explicar a razão deste mês apenas com água??

 

Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um pormenor: quando fico sem electricidade, a coluna seca (que está molhada) também vaza para a sump ou mantém-se? Ontem fiz o teste de desligar a electricidade para ver se não corria o risco de inundação. O teste correu bem (graças a deus) mas fiquei com essa dúvida...será que a coluna "seca" lentamente começa a ficar mesmo seca quando falha a luz??

 

A hipótese torneira com o tubo ladrão...podes por favor tentar explicar como se eu tivesse 10 anos? risos...

Fica cheia quando falta a luz, a não ser que fures o durso em baixo como te sugeri... depois coloco uma foto a exemplificar.

A torneira em caso de aplicar é sempre no tubo de descarga, para regular o fluxo de água que por ele passa, nunca no tubo ladrão que deve estar o mais desimpedido possivel uma vez que será a nossa salvação caso o durso entupa. Como já te explicou o Pedro se o durso entupir o nivel de água sobe até começar a entrar no tubo ladrão que a encaminha novamente para a sump.

 

 

...Sobre fazer o buraco junto do passa muros...não gosto da ideia! Aí é que a coluna seca vaza toda!
E daí? são só mais uns litros de água na sump... foi a maneira mais practica que encontrei de reduzir o barulho.

 

 

By the way, mais uma questão: Na aquamagia, disseram-me para ter o aquário 1 mês só com água...só a bombar. Sem luz, sem fazer testes à água, népia (o gozo que me vão dar no Natal...mas vingo-me para o ano)... Sim, eu sei que é preciso paciência ;)

 

Só depois desse mês é que tenho luz verde para avançar com rocha viva e com a instalação do escumador. Alguém me consegue explicar a razão deste mês apenas com água??

 

Obrigado!

Eu não...

Quando enchi o meu coloquei logo a rocha viva e aí sim esteve 4 a 6 semanas só com rocha viva. Se não colocarmos nada lá dentro como vamos iniciar ou dar continuidade ao ciclo biológico e estabilizar amónia, nitritos e nitratos?... é como ter um estádio cheio de espectadores para ver futebol e... não ter jogadores!

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu não...

Quando enchi o meu coloquei logo a rocha viva e aí sim esteve 4 a 6 semanas só com rocha viva. Se não colocarmos nada lá dentro como vamos iniciar ou dar continuidade ao ciclo biológico e estabilizar amónia, nitritos e nitratos?... é como ter um estádio cheio de espectadores para ver futebol e... não ter jogadores!

 

Também tenho dificuldade em compreender as razões deste mês apenas a ver água a correr. Vou passar hoje pela Aquamagia para esclarecer esta questão. Prometo que depois adiciono aqui a explicação para discussão, ok?

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alexandre, se queres chatices comigo é só dizeres, mas colocares no tópico isto:

E daí? são só mais uns litros de água na sump... foi a maneira mais practica que encontrei de reduzir o barulho.

banana rock Just kiding :rolleyes:

Eu sei que a tua sump é grande, mas temos que avisar o pessoal dos riscos caso a sump seja pequena....como a minha!

 

Sobre a explicação que a Aquamagia deu....até podem ter razão, eles compreendem da coisa, mas eu fiz o mesmo que o Alexandre!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"A minha sump é maior que a tua"... :smile2: isto está cada vez pior

 

Já consegui resolver o problema do barulho...está silencioso que nem se dá por ele :)

 

Também já tenho uma justificação para o tal mês a ver a água a correr! Como adicionei água de osmose e sal, o obectivo é garantir a dissolução total dos cristais antes da introdução da rocha viva. Uma vez que estamos a falar de aproximadamente 400 litros de água, a dissolução não é imediata por aquilo que me explicaram! O que acham? Faz sentido?

 

Entretanto, já fiz mais uma aquisição.

 

Skimmer V2 Skim 600...o que acham, face ao meu aquário (120 x 60 x 50) e sump (80 x 43 x 35). Foi uma boa aquisição?

 

E agora mais uma ajuda...todos disseram que a iluminação era fraquita...o que recomendam? algo verdadeiramente bom, para ter corais e não ter que fazer upgrades daqui a uns tempos...

 

Cada vez mais viciado :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais