[FICHA] Astatotilapia Latifasciata


Recommended Posts

Astatotilapia Latifasciata (Regan, 1929)

 

 

2074118590_8083c0b46d.jpg

 

 

 

Biótopo:

Originários da África Oriental, encontram-se com mais facilidade no Lago Kyoga e Nawampasa. Vivem no meio das plantas aquáticas e circundam habitualmente o perímetro dos lagos.

 

Nome da espécie:

Astatotilapia Latifasciata

 

Família: Cichlidae

Sub-Família: Pseudocrenilabrinae

Ordem: Perciformes

Classe: Actinopterygii

 

Outras Designações:

Haplochromis Obliquidens; Zebra Obliquidens

 

Parâmetros da água:

Ph - 7.2-8.6

 

Alimentação:

Considerado carnívoro, a sua dieta alimentar deve ser o mais equilibrada possível. Para além dos tradicionais grânulos específicos para ciclídeos da áfrica oriental, aconselha-se o uso moderado de larvas de mosquito e daphnia.

 

Dimorfismo sexual:

O dimorfismo sexual nesta espécie é bastante evidente, sendo que o macho apresenta uma mancha ventral vermelha e uma faixa amarelada que se estende até à barbatana caudal. A fêmea é bastante mais discreta, de cor cinza ou, muito vulgarmente, apresentando uniformemente uma cor dourada.

 

Tamanho Médio:

Macho - 11cm; Fêmea - 8 cm

 

Comportamento/Agressividade:

Ciclídeo de natureza pacífica que pode coabitar com pequenos ciclídeos do Lago Malawi, como sejam os mbunas e peacoks (aulonocaras).

 

Reprodução:

Espécie bastante prolífera, aconselha-se a sua manutenção em grupos de 5 ou 6 indíviduos. O racio de 2 fêmeas para 1 macho aumenta o sucesso da reprodução.

 

Tamanho mínimo do aquário:

240 litros

 

Outras considerações:

Espécie de vistosa beleza encontra-se actualmente em perigo de extinção. A sua manutenção em aquário, aliada ao facto de ser muito prolífero, contribui em larga escala para a continuação desta espécie no nosso planeta.

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais