O meu primeiro aquário salgado


Recommended Posts

Olá a todos,

 

Por recomendação do João Branquinho, aqui fica o meu primeiro projecto para um salgado. Juntamente ficam também as minhas dúvidas.

 

Setup:

Aquário Principal: 120x50x50 ou 120x60x60, vidro de 12 mm. Começa aqui as minhas dúvidas: Que dimensões deve ter a coluna seca? Quantos furos e quais os seus diâmetros? Aínda não percebi muito bem esta história do tubo ladrão, retorno e o durso. Se me poderem explicar, agradeço.

Sump: 100x40x40, vidro de 8 mm.

Refúgio: Aínda não sei se o coloco, não sei se será útil ou não. Dependendo do espaço, logo vejo as suas dimensões.

Estrutura de suporte: Mais uma indecisão, o seu tamanho vai depender do que lá colocar (aquário principal, sump, refúgio e equipamento). Também tenho que ver onde o posso mandar fazer mais em conta.

Iluminação: Calha 6x39W T5. Tenho que comunicar com o entendido em iluminação, para saber a sua opinião.

Areão: 50 Kg de coral moído de aproximadamente 2 mm. Estarei certo?

Rocha Viva: 30 Kg. Chegará?

Rocha Morta: 5 Kg.

Escumador: Tunze 9005 (500 l/h).

Termóstato: 2x200 W da Jagger.

Densímetro: Aínda não sei a marca.

Bomba de retorno: Eheim 1622 (3400 l/h).

Circulação interna: 2xTurbelle nanostream 6055 (2x4500 l/h) + 1xTurbelle nanostream 6045 (4500 l/h).

Multicontrolador: Tunze 7095.

Osmose inversa: Aquarium Systems 190 de 4 estágios (190 l/d).

Reactor de Kalkwasser: Kit 68 (1 dispersor, 1 osmoregulador e 1 reservatório de 27 litros).

Osmoregulador: Osmoregulador Universal Tunze. Esta é outra das dúvidas, vou ficar com o osmoregulador a dobrar?

Controlador pH/ORP: WaterTech PH-203. Quando é que é necessário um controlador?

Ozonizador: Ozonizador Electrónico HLO-810. Mais um aparelho que tenho dúvidas. Será que vai ser necessário? Aconcelham a usá-lo juntamente com o controlador de pH/ORP...

 

Depois de tudo descrito, agradecia que os entendidos na matéria debitassem as suas opiniões. O que está bem? O que está mal? Eu fazia antes assim... Eu acho que ficava melhor assado...

 

Para já, fico por aqui. Amanhã, logo se verá.

 

Um abraço para vocês.

Editado por NunoRamos

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aquário Principal:120x60x60, vidro de 12 mm esta a melhor opção para mim quanto maior melhor; Que dimensões deve ter a coluna seca? R: entre 15 por 15 ou 20 por 20;

Quantos furos e quais os seus diâmetros? R:podes fazer o tubo de retorno de 50 e o ladrão de 30 o tubo de retorno de 50

Aínda não percebi muito bem esta história do tubo ladrão, retorno e o durso. Se me poderem explicar, agradeço.R: Procura melhor no forum ha muita informação

Sump: 100x40x40, vidro de 8 mm. ok

Refúgio: Aínda não sei se o coloco, não sei se será útil ou não. Dependendo do espaço, logo vejo as suas dimensões.R: Monta futuramente vai-te fazer falta

Estrutura de suporte: Mais uma indecisão, o seu tamanho vai depender do que lá colocar (aquário principal, sump, refúgio e equipamento). Também tenho que ver onde o posso mandar fazer mais em conta. R: Manda fazer num serralheiro se for de inox melhor ate te podia o fazer mas so em janeiro tenho mt trabalho ate lá.

Iluminação: Calha 6x39W T5. Tenho que comunicar com o entendido em iluminação, para saber a sua opinião. R: Muito curta poucos Watts

Areão: 50 Kg de coral moído de aproximadamente 2 mm. Estarei certo? R: Em quantidade e capaz de chegar tenta comprar areia viva ajuda a iniciar o aquario

Rocha Viva: 30 Kg. Chegará? R: Pensa no aquario maior mais uns 10Kg

Rocha Morta: 5 Kg. R: mais 5 kg

Escumador: Tunze 9005 (500 l/h).R: Pensa mesmo noutro escumador tipo um deltec um ati

Termóstato: 2x200 W da Jagger. R: ok

Densímetro: Aínda não sei a marca. Compra um refratometro

Bomba de retorno: Eheim 1622 (3400 l/h).R: ok

Circulação interna: 2xTurbelle nanostream 6055 (2x4500 l/h) + 1xTurbelle nanostream 6045 (4500 l/h). R: Esta bom mas pensa na quetao financeira tens melhores solucões no mercado

Multicontrolador: Tunze 7095.

Osmose inversa: Aquarium Systems 190 de 4 estágios (190 l/d). R: ok

Reactor de Kalkwasser: Kit 68 (1 dispersor, 1 osmoregulador e 1 reservatório de 27 litros).R: Compra um reactor a serio ate os dyd são melhores que isso, acompanhados com uma bomba peristaltica e boia de nivel

Osmoregulador: Osmoregulador Universal Tunze. Esta é outra das dúvidas, vou ficar com o osmoregulador a dobrar?

Controlador pH/ORP: WaterTech PH-203. Quando é que é necessário um controlador?R: sim vai fazer falta mas quando tiveres um reactor de calcio que nem sequer existe na tua lista

Ozonizador: Ozonizador Electrónico HLO-810. Mais um aparelho que tenho dúvidas. Será que vai ser necessário? Aconcelham a usá-lo juntamente com o controlador de pH/ORP...R: Pensa nisso mas futuramente ja com o aquario a funcionar ha 6 meses

 

Bem Nuno estava a escrever as resposta e lembrei-me mas este homem postava e ajudava tantos os outros membros que não devias ter tantas duvidas. Não é uma critica é so um conselho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois...Mas penso que não ajudava muito, ía dando uns toques...Muito graças ao que li na Bioaquaria e ía vendo nos post's...Estou a anos luz de vocês...

 

Outra coisa, como é que queres que eu escolha os melhores equipamentos para o meu aqua? De salgados só conheço ao vivo os aquas das lojas onde vou.

 

Se não tivesse dúvidas, não tinha postado isto, fazia como vocês, apresentava o meu aqua e pronto.

 

Abraço.

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Estava a ver que não criavas o teu tópico! Ainda andei a ver se te apanhava pelo msn o dia todo e nada!

Vamos lá dar uma ajuda:

 

Aquário Principal

As dimensões são excelentes! Se fores mandar fazer na Vidromoldura, como referiste noutro tópico, não deves preocupar com a medida da coluna seca, basta dizeres quantos furos queres e as medidas!

Eu fazia 2 furos, um de 50mm e outro de 32mm ou 40mm. No furo de 50mm seria para o ladrão e retorno, e o que 32/40mm era o escuamento. Como fica o de 50mm tendo 2 funções? É simples, ele leva um tubo de 50mm e por dentro desse leva outro de 32mm. O de 32mm era o retorno e o resto do tubo de 50mm que fica vazia fica como o ladrão!

 

Estrutura de suporte

Conheço alguns casos que fizeram a estrutura em inox mas com o passar do tempo enferrujou! Eu vou mais para uma de ferro galvenizado e depois leva uma metalização! Há quem tenha há anos estruturas assim e estão impecáveis!

 

Iluminação

Pensa numa calha com 2x150w HQI mais 4 actinicas T5 ou T8

 

Areão

50Kg deve ser suficiente, mas discordo do uso de areia viva. A areia viva comprada nas lojas, para mim, não passa de areia que já foi viva! A forma como é "armazenada" não é benéfica para a biodiversidade que ela contem, fazendo com que morra. Assim, mais vale comprares o areão e pedires a alguém que tenha o mesmo areão e que troque, assim tens areão realmente vivo!

 

Rocha

Aqui o ideal é teres 20% do volume do aqua....86Kg

Podes comprar 50Kg de viva e o restande de morta!

 

Escumador

Segue o concelho do Hugo! Eu tenho um Deltec e é excelente, mas faz o seu barulho, ao contrário de alguns modelos da ATI que são silenciosos.

 

Circulação interna

Eu pensava mais em 3x6045

 

Reactor de Kalkwasser

Tou com o Hugo! Existem alguns DIY muito bons e bastante funcionais!

 

Osmoregulador

Pensando que o reactor DIY não tem osmorregular nem bomba nem nada disso, tens mesmo que ter um osmorregulador! Há quem faça disso com boias de nível. Só tinhas que comprar uma bomba de circulação, idealmente uma peristaltica.

 

Ozonizador

Para mim é desnecessário e um aparelho que se for mal regulado pode representar um perigo não só para o aqua, mas também para as pessoas que vivem junto dele!

 

 

Mais dúvidas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Pedro!

 

Estiveste á minha procura? Não dei por nada, estou online...De certeza que tens o meu e-mail certo?

 

Vamos lá a isto:

 

Estrutura de suporte

Tenho que falar com um vizinho meu na Quinta do Conde, acho que ele faz estas coisas. Acho que vou copiar o do João (estrutura de 40x30).

 

Iluminação

Tenho estado aqui á procura, mas não encontro isso (Seahorseshop e UnderWater). Tenho que comunicar com o Ramirezi ou procurar numa das lojas. Estava mais inclinado para as T5, têm dito bem delas...

 

Rocha

Ui, Ui...A minha carteira já está aos gritos...E aínda não entrei na loja...

Agora mais a sério, 50 Kg de RV deve ser uma pipa de massa....Não falando da RM. A ver vamos...

 

Escumador

Por que razão o Tunze 9005 não é bom?

 

Circulação interna

Não há problema com o Tunze 6045? É que a bomba é para aquas entre 100 e 200 litros...

 

Reactor de Kalkwasser

O que eu tenho visto aqui nas imagens do fórum, parecem-me ser deste género, não me parecem DIY (Ex: aqua do Diogo)...Este foi o único que eu encontrei no site...

 

Osmoregulador

Nisto acho que vai fazer muita falta, acho que é fundamental. A minha dúvida é ficar com a regulação a dobrar (desculpa a minha insistência, mas nisto estou muito confuso).

 

Controlador pH/ORP

O hugocc diz que não tenho um reactor de cálcio na lista. O reactor de Kalkwasser (Kit 68) tem um dispersor de cálcio, não é suficiente? Qual me aconselhas?

 

Ozonizador

Também acho que não é necessário (não tenho ozonizador nem UV no aqua doce) e tu confirmaste.

 

Isto não tem nada a ver com os doces, essa é que é essa.

 

Um abraço.

Editado por NunoRamos

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tinha mal o mail, mas agora já tá correcto!

 

Iluminação

As T5 são boas, mas há pessoal que prefere o efeito das HQI e ainda há quem diga que para o crescimento dos corais, as HQI são melhores!

 

Rocha

Sempre podes começar por comprar uns 30Kg de viva e uns 20Kg de morta! Depois vais acrescentando, mas para começares a colocar peixes já é mais complicado, tens que ir colocando rocha (principalmente viva) à medida que acrescentas os peixes!

 

Escumador

Os escumadores da Tunze não são bem falados em relação aos da Deltec ou da ATI, ou mesmo dos da MacroAqua. É só por isso!

 

Circulação interna

Idealmente era mesmo umas Tunze 6000 mas são uns tostões a mais! :D

 

Reactor de Kalkwasser

aqui tens um exemplo de reactor de Kalk. É o meu, mas dentro em breve vou dar reforma a ele:

IMG_0801.jpg

 

Osmoregulador

O que queres dizer com "regulação a dobrar"?

 

Controlador pH/ORP

o kalk dispenser faz o mesmo que um reactor de Kalk faz (de uma forma menos eficiente) e não de calcio! O que isso faz é passar um fluxo de água pelo kalk, esta absorve uma quantidade de kalk que é introduzida no aquário como fonte de calcio! O reactor de calcio adiciona calcio de uma forma mais eficiente.

 

 

E o que gostavas de saber mais?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom...Mais uma vez...

 

Rocha

Acho que tem que ser aos poucos, é uma facada...

 

Escumador

Ok, já percebi, tenho que ver preços.

 

Circulação interna

Desde que não haja problema, é preferível (€€€). Não há???

 

Outra coisa, acho que preciso de duas SCWD, para ligarem ás 6045 e assim fazerem a ondulação. Certo?

 

Reactor de Kalkwasser

IMG_0801.jpg

Foste tu que o fizeste? Se assim foi, parabéns.

Eu não sei se consigo fazer uma coisa dessas...

 

Osmoregulador

O que queres dizer com "regulação a dobrar"?

 

O que eu quero dizer é isto:

Reactor de Kalkwasser:

O Kit 68 é constituído por:

1 Dispersor de cálcio

1 Osmoregulador

1 Reservatório de 27 litros.

 

Osmoregulador Universal Tunze

 

Mas se calhar estou a fazer uma granda confusão.

 

Controlador pH/ORP

Então devo ter os dois?

 

Dúvidas? :D Eu dúvidas? :P Eu percebo tanto disto.... :crazyeyes:

 

PS: Desculpa-me, mas o início é tramado (pelo menos para mim :oops:)

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É bom estares a informar-te, assim não fazes borrada....grande! :D

 

Esquece lá o SCWD, isso é mais para ligar ao retorno, nem dá para ligares às 6045

 

O reactor não fui eu que o fiz, mas sempre podes comprar! Há por aí quem o faça!

 

Esquece lá o kit 68, esquece mesmo!

O osmorregulador serve para repor de forma automática a água que evapora! Podes ter ligado directamente para o aqua ou para um reactor de kalk. Eu tenho um osmorregulador feito por mim, arranjei uns interruptores de nivel (boias) que activa ou desactiva uma bomba peristaltica. Essa bomba vai buscar água a um reservatório e injecta para o reactor. Isto é um osmorregulador!

Já fiz um ao pypo e posso fazer-te um!

Agora esquece o kit 68! :P

 

Para já não necessitas de ter um reactor de calcio, isso é mais lá para a frente quando tiver o aqua tipo o do Diogo, cheio de corais!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Kit 68? O que é isso? :D

 

E o refúgio? Tens um? É necessário ou passo razoavelmente sem ele?

 

Mais uma coisa, no início, devo-me preocupar com que equipamento para arrancar e poder fazer a maturação das rochas? O que é mesmo necessário no início? Tenho que comprar um livro que fale sobre isto, senão só faço burrada...

 

E por favor não me compares com o Diogo! Aínda não tenho condições para me poderem comparar com vocês, ok?

 

Agora percebo as desistências, oh se percebo...

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vamos lá ver....

 

Eu ainda não tenho refúgio, porque vou ter! Os beneficios de ter um são grandes e compensa ao investimento que se faz para montar um! Mas para iniciares, não necessitas dele, pode ser uma coisa para depois de teres a rocha toda e o equipamento base, depois pensas nisso!

 

Para iniciares deves preocupar-te com o mais importante....o aquário (aquário, estrutura e sump)! :lol: Deves ter o escumador, pelo menos uma bomba de circulação, areão e rocha viva! Podes tar uns 2 meses a maturar a rocha sem luz ou com a luz ambiente!

Depois terás que comprar iluminação, mais bombas e mais rocha (se não a colocares logo toda de inicio.

E aos poucos o resto, osmorregulador, reactor de kalk.....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Bem Nuno estava a escrever as resposta e lembrei-me mas este homem postava e ajudava tantos os outros membros que não devias ter tantas duvidas. Não é uma critica é so um conselho
Pois...Mas penso que não ajudava muito, ía dando uns toques...Muito graças ao que li na Bioaquaria e ía vendo nos post's...Estou a anos luz de vocês...

 

Nao percebo esta situacao. Le-se muito, pesquisa-se muito, da-se conselhos ao outros, e............. afinal, nao se percebe pivia do assunto. Talvez as Bioaquarias, sejam diferentes das minhas. Nao percebo, por exemplo, como um aquario de 54 litros, vem publicado na Bioaquaria 5, como melhor Nanoreef, das 7 maravilhas do Forum. Isto, porque foi dito pelo autor do Topico, que um Reef, nunca deve ter menos que 120 litros. Quem nao sabe, aprende. Quem nao sabe, nao ensina. Como ja disse noutro Topico, conselhos para o ar, so servem para desmotivar. Com tanta duvida que vi aqui, pergunto, que pesquisa foi feita ?

 

Abraco,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

 

Boas,

Nuno, nao entendas as minhas palavras como uma guerra pessoal. Longe de mim, tal ideia. No entanto, acho que alguns comentarios, podem desencorajar os outros. Ha muita gente que nao tem possibilidade de montar sistemas grandes, seja por questoes de espaco, financeiras, etc. No meu caso, ja tive varios aquarios de Reef, um deles com 500 litros. De momento, so tenho o pequeno, por questoes de obras em casa. No entanto, como podes ver no meu topico, e possivel e mais, o aquario ainda nao tem 1 ano. Quem se inicia com aquarios deste tamanho, depressa comeca a pensar num maior. Um aquario pequeno da muito mais trabalho, mas, tambem em caso de insucesso, as perdas sao menores. Com um aquario pequeno mais facil sera conter o impulso de comecar a meter tudo la para dentro.

Quando te decidires montar um salgado, tens aqui muita gente para te ajudar. Aqui no Forum, estamos todos para ajudar e ser ajudados. Ninguem sabe tudo. Apesar de 15 anos de salgados, ja aprendi muita coisa com pessoal com muito menos tempo na materia. Uns sabem mais disto, outros daquilo, etc.

Portanto, penso que a questao deve morrer aqui.

Abraco para ti e para todos os outros malucos,

Paulo

 

Ai é??? Depois do que está escrito em cima (Nov 2 2007) e do que escreveste ontem, interpreto como uma guerra pessoal. "Longe de mim, tal ideia", não me parece.

 

Fiz-te alguma coisa de mal?

Denegri a tua imagem em algum momento?

Se tal aconteceu, as minhas mais sinceras desculpas!

 

Sim Luis, eu percebi perfeitamente. Mas como eu aínda aínda me sinto um zero á esquerda neste assunto, se fosse montar um aqua agora não ía entar em aventuras, ía seguir o que tenho lido na revista (quem tem sido o meu canhanho cheers ) e visto nos vossos deslumbrantes aquas. Logicamente que para o início só iria colocar o essencial: equipamento (aqua, sump, escumador, kalkwasser e as bombas de circulação), RM, RV e os "aspiradores". Com a continuação é que ía aperfeiçoando e com as necessidades que ía encontrando (também não tenho € para largar tudo de uma vez).

 

Assim, agradeço a boa vontade que têm tido em me irem tirando as dúvidas e dando umas boas dicas, e prometo não interferir mais neste tópico com estes assuntos.

 

Um grande obrigado a vocês.

 

Como podes ver, nunca disse que era um entendido no assunto, nunca quiz ensinar ninguém. Apenas dei a minha reles opinião.

 

Boas Luis

 

Claro que sim, eu dou muito valor ás vossas opiniões, acredita. Para mim vocês têm muito valor, a vossa experiência tem-me ajudado a perceber melhor este lado.

 

Talvez não devesse de ter dito que para mim o aqua era pequeno, mas o que vi na revista levou-me a pensar que sim.

Mas foi apenas a minha opinião.

O que eu quero dizer é que aínda não posso discuti com vocês "taco-a-taco".

 

Quero montar o meu o mais brevemente possível e sei que posso contar com a vossa preciosa ajuda.

 

Um abraço.

Como podes ler, sempre disse que respeitava a vossa opinião e contava com a vossa preciosa ajuda quando montasse o meu aquário. Mas tu não me parece que queiras ajudar, antes pelo contrário...

 

E só mais uma coisa, concordo plenamente contigo: Quem nao sabe, aprende. Quem nao sabe, nao ensina.

1º Eu não sei e estou a aprender, mas não é contigo!

2º Nunca foi minha intenção ensinar numa área que não domino minimamente, apenas dei a minha opinião. Vale o que vale...

3º Que pesquisa foi feita? Hás-de ter muito a ver com isso... ;)

 

Isto só me leva a crer que por tua vontade nunca hei-de ter sucesso no meu salgado! Enfim...

 

Com amigos como tu, quem precisa de inimigos???

 

PS: Esta foi a última vez que comuniquei contigo...Desejo-te muita sorte e saúde no futuro...Passar bem!!!

"O conhecimento é uma arca com um tesouro; a prática a sua chave."

Thomas Fuller

 

Nuno Ricardo Ramos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa tarde,

Ai é??? Depois do que está escrito em cima (Nov 2 2007) e do que escreveste ontem, interpreto como uma guerra pessoal. "Longe de mim, tal ideia", não me parece.

 

Fiz-te alguma coisa de mal?

Denegri a tua imagem em algum momento?

Se tal aconteceu, as minhas mais sinceras desculpas!

Como podes ver, nunca disse que era um entendido no assunto, nunca quiz ensinar ninguém. Apenas dei a minha reles opinião.

Como podes ler, sempre disse que respeitava a vossa opinião e contava com a vossa preciosa ajuda quando montasse o meu aquário. Mas tu não me parece que queiras ajudar, antes pelo contrário...

 

E só mais uma coisa, concordo plenamente contigo: Quem nao sabe, aprende. Quem nao sabe, nao ensina.

1º Eu não sei e estou a aprender, mas não é contigo!

2º Nunca foi minha intenção ensinar numa área que não domino minimamente, apenas dei a minha opinião. Vale o que vale...

3º Que pesquisa foi feita? Hás-de ter muito a ver com isso... :D

 

Isto só me leva a crer que por tua vontade nunca hei-de ter sucesso no meu salgado! Enfim...

 

Com amigos como tu, quem precisa de inimigos???

 

PS: Esta foi a última vez que comuniquei contigo...Desejo-te muita sorte e saúde no futuro...Passar bem!!!

 

Boas,

Pelo que vejo, nao sabes ler nas entrelinhas. De facto, nao e uma guerra pessoal contra ti. Apenas, contra situacoes que criaste. Se o menino e nervosinho, mau comeco onde a paciencia e fundamental. O nao aceitar de criticas ao comportamento, para mim, e um sinal de prepotencia.

1º Eu não sei e estou a aprender, mas não é contigo!

2º Nunca foi minha intenção ensinar numa área que não domino minimamente, apenas dei a minha opinião. Vale o que vale...

3º Que pesquisa foi feita? Hás-de ter muito a ver com isso... :lol:

De facto, depois desta resposta, nao vais aprender nada comigo. Alias, nao percebo nada disto.

Quando se da uma opiniao sobre o que nao se domina minimamente, palavras tuas, sai um tiro no escuro, que pode " ferir " alguem. No outro Topico, disseste para nao colocar palavras na tua boca. Eu, demonstrei que nao o fiz. O que citei, foi o que disseste, com prova disso. Caiu mal no estomago ? E nestas coisas que se ve o temperamento das pessoas.

Quanto a pesquisa, de facto, nao tenho nada a ver com isso. Logo, aplica o que aprendeste. Nao faco mais comentarios, mas, vou ficar atento ao que vai sair dai. Sinceramente,espero que consigas montar um bom sistema. Os aquarios, estao acima de arrogancias pessoais.

Do fundo do coracao, desejo-te a maior sorte do mundo com esse aquario. :cool2:

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Meus caros amigos e companheiros!

Não dou nem deixo de dar a razão a nenhum! Este tópico tem uma razão de existir e nenhum dos újltimos posts trata disso, como tal espero que resolvam qualquer coisa mais, além do assunto do tópico, por MP! Não encham este tópico de coisas que nada vêm a valorizar o mesmo!

Abraço a ambos,

Pedro. :cool2:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais