Recommended Posts

Boas ppl , estive numa loja de "electricidade", estive a ver uns projectores hqi 150w da philips, custa 90 euros, acham caro ou seria uma boa compra? visto o projector ser de embutir na parede, o senhor da loja fez-me a seguinte proposta: o mesmo projector, mas de forma a que seja possivel prender numa parede , para ficar por cima do aquario, com toda a parte electrica do projector escondida, enfim algo mais apresentavel, 125 euros ! Vale a pena ? ou corro o risco de ser "roubado" :wink::(bang

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas, o risco de comprares esse projector e de o vidro que podera nao ser o adequado e nao filtrar os uv tirando isso pensso que a finalidade de todos os projectores e darem luz, boa sorte.

Sucesso para os pacientes e esperança para os incautos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ja agora, como poderei saber se aquilo é anti UV? acham possivel alguem vender 1 foco que sendo prejudicial nao seja anti Uv , sendo ele de uma marca conhecida ( philips) ? :) se me poderem ajudar agradecia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já viste os de encastrar na Jilamp? o preço é menor que esse que indicas, são iguais a estes :

http://europeentrading.netsolu.com/europee...tegory_118.html

 

Como também estou a pesquisar os preços para HQI vi lá e pareceram-me bem... agora se o vidro tem protecção UV é que não sei, o vendedor diz que sim mas não tem nada lá escrito......

 

Também há de colocar na parede... mas são mais caros à volta de 150 euros cada um (completos) !

 

Se alguém souber de outras lojas..... agradeço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epah em relação ao vidro de protecçao contra Raios UV , eu penso que todos eles tem essa mesma protecçao, visto que qualquer producto terá que corresponder a todas as normas impostas pela União Europeia.Com certeza quem em bruxelas nao se esqueceram disso LOL :):) :) :)

 

Onde é a Jilamp? :)

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Temos que esclarecer alguns pontos!

 

Em primeiro lugar não é Jilamp, mas sim Gilamp!!! :( :D

 

Estão a falar de focos de HQI´s que emitem radiações UV prejudiciais à nossa vista e pele!! Os focos que se vendem nas lojas de iluminação não estão preparados para este tipo de lampadas! Dá-se a feliz coincidência de os sockets se adaptarem às duas realidades, mas os vidros não têm que ser UV Stop.

 

Os meus focos foram comprados numa loja de iluminação, mas tive que comprar um vidro UV Stop que por acaso a marca também fabricava - veio como um iten à parte!

 

Tenham atenção a este factor, pois poderão ter surpresas desagradáveis!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

The main source for ultra-violet (UV) light is sunlight. Insignificant amounts of UV are emitted by a computer monitor and are related to the emission spectrum of the phosphor and pose no known health concern for office workers. All glass provides excellent blockage of UV light. UV light is the invisible region of the spectrum just beyond the violet end of the visible region of electromagnetic radiation. It is defined in ranges per ANSI Z87-1-1989

 

 

 

:( :D :roll::roll::lol::)

 

Perante isto ja nao sei o que diga pah...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

O que aí está escrito não está completamente correcto. Temos no espectro solar 3 tipos de raios ultravioletas - os UVA´s, os UVB´s e os UVC´s. Vamos por partes:

 

Os UVC´s são letais e praticamente não chegam à Terra!

Os UVB´s provocam as queimaduras agudas e são os que mais nos preocupam...

OS UVA´s são benéficos, podendo no entanto provocar queimaduras leves!

 

Todos eles são "filtrados" pelo vidro desde que este tenha algumas particularidades na sua densidade e composição (que não sei explicar!) e que tenha mais do que 2/3 mm.

 

Um vidro de um carro dá-nos a sensação de calor, mas essa sensação é provocada pelos raios infra-vermelhos que penetram o vidro e não por UV´s. Existem alguns vidros de carros que pelo facto de serem laminados, podem deixar passar os raios UV´s.

 

Para um candeeiro normalmente não se fazem vidros de mais de 3 mm e muito menos com as características necessárias para "filtrar" os UV´s. Em conclusão... tenham cuidado e não brinquem com o fogo...

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pela correcção ao nome da loja ... :wink:

 

Agora sobre os projectores que falei: realmente vem com lâmpada que não têm o mesmo espectro das de aquariofilia.... por isso acho que apesar das lâmpadas que poderemos lá colocar poderem ter protecção UV deveremos ter um vidro também com protecção de UV.

Acho que não vale a pena arriscar.... por isso mesmo perguntei ao vendedor se o vidro tinha protecção UV ao que ele respondeu que sim.... agora será que tem? não vi lá nada escrito conforme falei...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa discordar numa coisa, qualquer vidro é uma boa protecção UV, isso de UV stop tem unicamente a ver com a espessura e nao passa de marketing.

 

A verdade é que os UVs teem comprimentos de onda extremamente baixos e sao por isso extremamente energeticos o que faz com que :

 

-sejam absorvidos rapidamente

-transmitam energia altas quando absorvidos

 

resultado: cancro da pele! porque? porque teem energia suficiente para fazer mutações no ADN (não é assim tao simples mas o principio e o fim é este) mas se reparares estão associados unicamente a cancro de tecidos superficiais. porque? porque interagem facilmente.

 

aqui entra o vidro ou outro material qualquer com que o UV prontamente interage, quer através de fenómenos de reflexão e difração, quer atraves de fenomenos de absorção onde o que conta é exactamente a espessura.

 

conclusão: o uv devido ao seu baixo comprimento de onda, alta energia e ao facto de ser uma radiação electro magnética reage com tudo e mais um par de botas (como dizem na terra do meu pai) e portanto desde que tenham espessura suficiente tudo reage com UV's desde os oculos dos ciganos (com lentes de vidro ou plastico) até acrilico ou por exemplo o fosforo das fluorescentes que o que faz é "dividir" os UV's criados pela descarga no plasma noutros comprimentos de onda.

 

e pronto, espero que esteja +- esclarecido!

 

beijinhos e abraços

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

conclusão: o uv devido ao seu baixo comprimento de onda, alta energia e ao facto de ser uma radiação electro magnética reage com tudo e mais um par de botas (como dizem na terra do meu pai) e portanto desde que tenham espessura suficiente tudo reage com UV's desde os oculos dos ciganos (com lentes de vidro ou plastico) até acrilico ou por exemplo o fosforo das fluorescentes que o que faz é "dividir" os UV's criados pela descarga no plasma noutros comprimentos de onda.

 

Pegando apenas na tua conclusão, não percebo onde discordas do que eu disse! Os UV´s reagem com tudo como tu dizes, mas apenas se torna seguro no caso vidro, se este tiver mais do 2 mm.

 

A tua explicação é extremamente científica e eu não ambiciono chegar tão longe... Apenas gostaria de alertar os membros do fórum para o perigo que pode (atenção que uso a expressão "pode"!!!) ser ter um projector de HQI´s sem proteção UV (embora hoje me dia a maior parte dos fabricantes de lampadas, indicarem que estas já têm essa protecção!)

 

Um abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Diogo, gostava de te colocar uma questao, vi que compraste o vidro À parte dos teus projectores.

Eu comprei os meus projectores numa loja de iluminacao, nos projectores nao dizia se o video È UV stop ou nao e gostaria de saber como é possivel saber isso, nao vindo escrito na caixa dos projectores.

é possivel mandar cortar ou comprar vidro UV stop, que seja apropriado para os aquarios????? se sim onde posso ver isso???

 

Obrigado e Grande Abraço

ssmile :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vê se é isto:

 

http://www.animauxdiscount.com/index.htm

 

depois escolhes: ECLAIRAGE ,HQI pièces détachées, VERRE TREMPE POUR SPOT , têm várias medidas e devem servir para um projector comprado cá.

 

O preço destes vidros não é muito alto. Só falta saber se têm protecção UV. Vou tentar contactá-los para obter essa resposta.

 

Sobre os UV´s não se deve facilitar....afinal é da saúde que estamos a falar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Realmente quando comprei os meus focos já tinmha sido alertado previamente para este facto. Quando os encomendei, mandei vir à parte o vidro UV Stop.

 

Não sei se é possível mandar cortar ou se existe à venda...

 

Desculpa não te poder ajudar!

 

Abraço,

Diogo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parece que afinal são UV stop

 

Passo a transcrever:

 

Bonjour,

 

Les verres de protection des lampes HQI sont bien des verres 'UV Stop'

 

Merci!

 

Cordialement,

 

Animaux Discount

 

Têm algumas medidas. Pode ser que seja uma hipótese se não se conseguir arranjar cá!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois.. é apenas a palavra do vendedor.... a diferença é que esta é uma loja especializada em aquariofilia que vende os vidros para os projectores como um item à parte (os projectores já trazem um vidro normal).

 

Não podes comparar com uma loja de candeeiros em que os vendedores percebem de "electricidade" (por vezes)!! :roll::(

 

Agora é contigo... eu só tentei ajudar.... os meus projectores vão ter de certeza vidro com filtro UV. :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não é qualquer vidro que filtra os UV não senhor. Não quero estar a desenterrar de novo esta discussão mas há muito poucas semanas houve um tópico onde isso foi debatido. Procurem-no. Têm lá links onde podem comprovar isso mesmo, mesmo com vidros da mesma espessura.

 

Já agora só mais uma coisa em relação aos UV. Os óculos de plástico baratos, que infelizmente muitos pais colocam nos miúdos, têm o efeito contrário àquilo que aqui foi dito e que muita gente pensa. Não filtram os UV e ainda por cima provocam a entrada de mais. É muito simples. Como o plástico é escuro, a retina vai abrir mais (como o diafragma de uma máquina fotográfica) poder entrar mais luz. Ao abrir mais fica mais larga a passagem de UV no olho. A teoria não é minha. Falem com um (bom) oftalomologista.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Esqueci-me de dizer uma coisa.

Há um membro (ramirezi) que arranja vidros, ou projectores com esses vidros de protecção UV, ou seja vidros fabricados mesmo com o objectivo de filtrar os UV.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas ...

 

Acho que nesta matéria é mesmo preferível (se não, obrigatório mesmo!)

comprar as coisas com a máxima confiança e garantia do que estar a têr enormes problemas .

Já ouvi dois casos de uma simples fuga de uv´s derivado ao mau encaixe do vidro no projector , e os raios queimarem literalmente rocha , corais e mesmo um flavescens ficar branco !!!!

Não arrisques ...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estive a escrever um post comprido com tudo detalhadinho e depois isto deu-me invalid session....nao há direito...são duas da manha..amanha escrevo de novo.

 

Mas para os "UV stop" freaks deixo já uma introdução:

 

http://www.medceu.com/course-no-test.cfm?CID=984

 

se não estiverem com paciencia para ler isso tudo... abram o link e façam search por glass..vai direitinho a uma frase importante.

 

Até amanha

 

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais