Novo aqua, novos peixes...


Guest Nuno_lvc

Recommended Posts

Olá a todos, tenho um aqua que irei montar em meados de dezembro. O aqua tem 60cm, em principio terá uma ou duas lampadas de 18w, só pretendo ter fetos de java e coisas facéis de ter, em termos de filtragem, ainda estou na duvida...

 

Mas pronto eu estou a pensar em fazer um aqua comunitário, e apostar pela primeira vez nos killies, visto serem peixes digamos que incomuns nas lojas. (à parte deste aqua tenho um de 30cm-20litros, que pelo que li deverá dar algum resultado para fins de reprodução)..

 

Em principio devo tornar-me sócio para o ano que vem altura em que devo ter o aqua, plantado e ciclado, e já com alguns hóspedes, só não o faço já senão pago duas quotas,deste ano e do próximo (suponho eu).

 

Já andei a ler, mas precisava de alguns conselhos e opiniões, quanto aos hóspedes do aqua, e plantas. Assim como sugestão de uma espécie básica para ter, como principiante.(eu sei que a APK oferece um casal!)

 

A filtragem de fundo, esse sistema já quase pré-histórico ainda se usa, para plantas simples? E pode-se usar substrato fértil na mesma? (Eu sei que esta pergunta não era para estar aqui, mas já é tarde... e estar a escrever duas vezes a esta hora!doi!)

 

Abraço

Editado por Nuno_lvc
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos, tenho um aqua que irei montar em meados de dezembro. O aqua tem 60cm, em principio terá uma ou duas lampadas de 18w, só pretendo ter fetos de java e coisas facéis de ter, em termos de filtragem, ainda estou na duvida...

 

Mas pronto eu estou a pensar em fazer um aqua comunitário, e apostar pela primeira vez nos killies, visto serem peixes digamos que incomuns nas lojas. (à parte deste aqua tenho um de 30cm-20litros, que pelo que li deverá dar algum resultado para fins de reprodução)..

 

Em principio devo tornar-me sócio para o ano que vem altura em que devo ter o aqua, plantado e ciclado, e já com alguns hóspedes, só não o faço já senão pago duas quotas,deste ano e do próximo (suponho eu).

 

Já andei a ler, mas precisava de alguns conselhos e opiniões, quanto aos hóspedes do aqua, e plantas. Assim como sugestão de uma espécie básica para ter, como principiante.(eu sei que a APK oferece um casal!)

 

A filtragem de fundo, esse sistema já quase pré-histórico ainda se usa, para plantas simples? E pode-se usar substrato fértil na mesma? (Eu sei que esta pergunta não era para estar aqui, mas já é tarde... e estar a escrever duas vezes a esta hora!doi!)

 

Abraço

 

Oi

 

Vamos ver se te consigo esclarecer alguma coisa...

 

Em primeiro lugar podes tornar-te ja sócio da APK sendo que efectivamente só o serás a partir de 2008 (só pagarias a cota de 2008) ou podes optar por pagar 2007 pelo que receberias os boletins (pequena revista editada pela APK, com distribuição grátis pelos sócios) relativos a 2007.

 

em relação a montares um aquário comunitário os Killis tendem a não gostar muito dessa opção, preferindo um aquário mono-espécie.....

 

em relação ás plantas costumamos usar alguns fetos, musgo de java bem como outras que não necessitem de qualquer espécie de substracto.

 

como referido anteriormente não costumamos utilizar qualquer tipo de substrato mas podes usar (vai dificultar as tarefas de limpeza).

 

 

espero ter tirado algumas dúvidas

 

se mais alguma pergunta te assolar estarei disponível para te esclarecer...

 

 

Abraço

 

Ricardo António

APK209

EKC

Ricardo António

APK 209

KCA165

FORUM APK -->WWW.APK.PT/FORUM

Participem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto, já reparei que existe uma certa dúvida quanto a fazer um aqua comunitário com killis, mas para não haver desapontamentos concordo em nem sequer experimentar...

Então vamos começar de inicio, imaginemos que tenho um aqua de 20 litros disponivel... (o de 60 litros, era boa ideia, mas para começar, é melhor ser com o pequeno, além disso o de 60 vai ser o aqua da familia, e convém ter peixes mais conhecidos).

 

Este aqua têm tampa, lampada de 8w (só! infelizmente) termostato(sem termo, a agua agora de inverno mantem-se no minimo nos 18º, o normal é 20º no outono, e no verão 24º), areão de rio branco misturado com areão vulcânico, tenho para aqui umas plantas, entre elas anubias, fetos e musgo de java. Tenho a agua da torneira a 7.4 mas que normalmente passado uma semana no aqua caí para os 6.8 e ronda esse valor, em parte devido ao CO2 caseiro, Ah! O sistema de filtragem é de cascata, o que fornece uma movimentação de agua fraca, e "oxigenante" :D , até agora tenho tido guppys, dânios, bettas(sem ser ao mesmo tempo), e tudo se deu bem. Substrato fértil não tenho, e nota-se em algumas plantas mais exigentes.

 

 

Ele agora já não está assim, mas é só para terem uma ideia do tamanho, não liguem as plantas que essa disposição tava muito feia!

Pic_13796_1.jpg

Pic_13796_2.jpg

 

Agora depois de feita a introdução, este aqua serve para alguma coisa? :lol:

Por enquanto é a única coisa que possuo! Se servir para alguma coisa, preciso de mudar ou arranjar o quê?

 

É que ainda não achei muita informação que me diga ao certo o que fazer. Desculpem estar a chatear!! Mas tem mesmo de ser! Ajudem o novato pls! cabecadura

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A maioria dos killis iria dar-se perfeitamente nesse aquário

 

terias de ter atenção a temperatura, conforme o género que queiras....entre os 18 e os 24 graus aconselho Aphyosemion... Há algumas espécies indicadas a principiantes (Striatum, Australe,....)

espero ter ajudado

 

mais alguma dúvida avisa

 

 

Abraço

 

Ricardo António

APK209

EKC

Ricardo António

APK 209

KCA165

FORUM APK -->WWW.APK.PT/FORUM

Participem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A maioria dos killis iria dar-se perfeitamente nesse aquário

 

terias de ter atenção a temperatura, conforme o género que queiras....entre os 18 e os 24 graus aconselho Aphyosemion... Há algumas espécies indicadas a principiantes (Striatum, Australe,....)

espero ter ajudado

 

mais alguma dúvida avisa

Abraço

 

Ricardo António

APK209

EKC

 

Ok porreiro, então, quando tiver dinheiro e tempo, inscrevo-me na APK, para ver se retiro todas as duvidas que possam existir, até lá vou lendo...

Abraço e obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais