João Teixeira Publicado Novembro 24, 2007 Publicado Novembro 24, 2007 Olá Tenho mais um aquário com 35L x 25P x 35A Estava a pensar povoar o dito com eventualmente platies, molies negras e espadas... ou misturar platies com gupies ... Bem, deixo a ajuda para a escolha para os mais entendidos ... o que devo colocar e em que quantidade ? E plantas o que aconselham ? e em que quantidade ? Obrigado Citar
João José Pimentel Publicado: Novembro 24, 2007 Publicado: Novembro 24, 2007 boas isso vai depender do tipo de setup q tiveres no aqua,para os peixes q falas precisas da agua um pouco alcalina e no tamanho desse aqua optava por plattys e guppys e equipa de limpeza,em termos de flora depende tb das condições do aqua,substrato,luz,co2 deixo aqui um link http://www.aquahobby.com/era_de_aquarios.php par q possas explorar e decidir como tb deves fazer pesquisas aqui no forum Citar
winterburn Publicado: Novembro 24, 2007 Publicado: Novembro 24, 2007 com um aquario desse tamanho acho que deves optar ou por alguns neons, ou optar por guppys ou platys. Corydoras tb se dão bem. Atenção, não cometas o erro de sobrepovoar o aquário. Não mais do que: 2 corydoras 3 guppys (1 macho + 2 femeas) 3 platys (1 macho + 2 femeas) Se os guppys ou platys se reproduzirem depressa vais precisar de casa maior. Abraço Citar Nuno Monteiro Os meus aquários: Amazonic Marriage Tropical Winter
João Teixeira Publicado: Novembro 24, 2007 Autor Publicado: Novembro 24, 2007 (editado) Agradeço a resposta dos dois, mas por favor corrijam-me se estiver errado em algo do que referencio abaixo: O setup será com: Luz será fornecida por lâmpada de 11 W com espectro adequado a crescimento de plantas Substrato Tropica Aquacare ( +/- (1cm - frente / 2 cm - atrás)) Areão normal misturado com preto (+/-(2.5 cm - frente / 3.5cm atrás)) Não estou a pensar adicionar um sistema de CO2, acho que as plantas escolhidas à excepção das tenellus não necessitam, e posso esperar pelo desenvolvimento do tapete frontal (por favor avisem se for de todo indispensável) Plantas estarei a pensar em colocar (conforme esquema da traseira para a frente): 3 x Anubia barteri var. angustifolia, atrás (Já as tenho) 2 x Echinodorus amazonicus, atrás - centro 1 x Anubia barteri var. nana em tronco pequeno, frente - centro 4 x Echinodorus tenellus para iniciar um tapete à frente Layout abaixo de trás para a frente (o aquário atrás é transparente e não pretendo colocar um fundo, será feito pelas plantas) __________ |C___C___C| |__A___A__| |__= a =___| |_x_x_x_x_| C = Anubias barteri var. angustifolia antigamente conhecidas como Anubias afzelii A = Echinodorus amazonicus, conhecidas como Amazonenses a = Anubia barteri var. nana em tronco pequeno x = Echinodorus tenellus, mais conhecida como Tenellus (para criar o efeito de erva) Peixes acho que vou ficar com : 5 Platis (1 macho e 4 femeas) 2 Corydoras Acho que prefiro o layout com esta fauna porque segundo a minha percepção os gupies procriam mais rápido que os Platis, ou será impressão minha ? Deverei misturar os gupies na proporção 3 Gupies (1 macho e 2 femeas) 3 Platis (1 macho e 2 femeas) 2 Corydoras Será que os alevins serviriam de alimento aos peixes ? ou teria que andar sempre a dar ou manter outro aquário para eles ? Agradeço os comentários Editado Novembro 24, 2007 por Jota-T Citar
João Teixeira Publicado: Novembro 24, 2007 Autor Publicado: Novembro 24, 2007 (editado) Esqueci-me de dizer que tenho dois filtros para usar nesse novo aquário: 1 x filtro mecânico/quimico/biológico Tetra Easy Crystal Filter 250 interno de cascata com capacidade de 250 l/h 1 x filtro Aquael unifilter 500UV com filtragem biológica e UV-C com capacidade de 500 l/h Deverei colocar uma bomba de ar ? ou o filtro de cascata e o da Aquael oxigenam o suficiente ? Editado Novembro 24, 2007 por Jota-T Citar
winterburn Publicado: Novembro 24, 2007 Publicado: Novembro 24, 2007 Agradeço a resposta dos dois, mas por favor corrijam-me se estiver errado em algo do que referencio abaixo: O setup será com: Luz será fornecida por lâmpada de 11 W com espectro adequado a crescimento de plantas Substrato Tropica Aquacare ( +/- (1cm - frente / 2 cm - atrás)) Areão normal misturado com preto (+/-(2.5 cm - frente / 3.5cm atrás)) Não estou a pensar adicionar um sistema de CO2, acho que as plantas escolhidas à excepção das tenellus não necessitam, e posso esperar pelo desenvolvimento do tapete frontal (por favor avisem se for de todo indispensável) Plantas estarei a pensar em colocar (conforme esquema da traseira para a frente): 3 x Anubia barteri var. angustifolia, atrás (Já as tenho) 2 x Echinodorus amazonicus, atrás - centro 1 x Anubia barteri var. nana em tronco pequeno, frente - centro 4 x Echinodorus tenellus para iniciar um tapete à frente Layout abaixo de trás para a frente (o aquário atrás é transparente e não pretendo colocar um fundo, será feito pelas plantas) __________ |C___C___C| |__A___A__| |__= a =___| |_x_x_x_x_| C = Anubias barteri var. angustifolia antigamente conhecidas como Anubias afzelii A = Echinodorus amazonicus, conhecidas como Amazonenses a = Anubia barteri var. nana em tronco pequeno x = Echinodorus tenellus, mais conhecida como Tenellus (para criar o efeito de erva) Até aqui nada contra, só acho que é que vais ter luz a menos para as tenellus. Peixes acho que vou ficar com :5 Platis (1 macho e 4 femeas) 2 Corydoras Acho que prefiro o layout com esta fauna porque segundo a minha percepção os gupies procriam mais rápido que os Platis, ou será impressão minha ? Deverei misturar os gupies na proporção 3 Gupies (1 macho e 2 femeas) 3 Platis (1 macho e 2 femeas) 2 Corydoras Os guppies são dispensaveis. Podes perfeitamente ficar só com platies. Depende do teu gosto. Será que os alevins serviriam de alimento aos peixes ? ou teria que andar sempre a dar ou manter outro aquário para eles ?Agradeço os comentários :D Os alevins servem de alimento aos proprios guppies ou platies. As plantas ajudam a eles se esconderem dos maiores. Apenas acho que se tiveres sucesso com eles, rapidamente terás população a mais para o espaço que tens, e a solução que tens... é dar os peixes que entenderes, ou se quiseres ficar com eles, dar-lhes uma casa maior (afinal de contas eles portaram-se bem, etc... banana rock ). Tudo depende da tua dedicação e sucesso final. Citar Nuno Monteiro Os meus aquários: Amazonic Marriage Tropical Winter
winterburn Publicado: Novembro 24, 2007 Publicado: Novembro 24, 2007 Esqueci-me de dizer que tenho dois filtros para usar nesse novo aquário: 1 x filtro mecânico/quimico/biológico Tetra Easy Crystal Filter 250 interno de cascata com capacidade de 250 l/h 1 x filtro Aquael unifilter 500UV com filtragem biológica e UV-C com capacidade de 500 l/h Deverei colocar uma bomba de ar ? ou o filtro de cascata e o da Aquael oxigenam o suficiente ? Penso que não vais necessitar de bomba de ar alguma. Tens filtragem mais do que suficiente para o tamanho do aquario. Abraço e boa sorte banana rock Citar Nuno Monteiro Os meus aquários: Amazonic Marriage Tropical Winter
João Teixeira Publicado: Novembro 24, 2007 Autor Publicado: Novembro 24, 2007 Bestial, afinal de contas o investimento de tempo a estudar e a planificar o que será melhor para o aqua sempre rende com bons comentários. :D Em relação às Tenellus, o aquário recebe luz natural indirecta mais na zona frontal, pelo que penso que poderá compensar a falta de iluminação do aquário que infelizmente não dá para alterar ... Só tenho neste momento um problema, que é onde irei arranjar estas plantas (Amazonenses e Tenellus), alguém me pode informar que lojas as podem enviar e qual o nível de satisfação com essas mesmas encomendas ? Obrigado mais uma vez e um grande abraço de um novo entusiasta Citar
Recommended Posts