será normal


Recommended Posts

boas

de há uns dias para cá tenho reparado que algumas plantas,principalmente as folhas velhas estão a perder coloração ficando secas nas bordas acabando por se desfazer,verifica-se principalmente nas anubias,as carateriticas do aqua são:substrato solido e areão,faço tpa´s semanais de 20% e fertalizo com fertelizante da prodac,tenho tb co2 bolas de ferro no arão e mensalmente adiciono fertelizante rico em ferro e 10ml de pnk,a minha duvida é se é normal isto acontecer ou falta de algum nutriente,pois é só nas folhas mais velhas q se verifica,já q em todas plantas continua,a rebentar novas folhas.

Editado por João José Pimentel
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

de há uns dias para cá tenho reparado que algumas plantas,principalmente as folhas velhas estão a perder coloração ficando secas nas bordas acabando por se desfazer,verifica-se principalmente nas anubias,as carateriticas do aqua são:substrato solido e areão,faço tpa´s semanais de 20% e fertalizo com fertelizante da prodac,tenho tb co2 bolas de ferro no arão e mensalmente adiciono fertelizante rico em ferro e 10ml de pnk,a minha duvida é se é normal isto acontecer ou falta de algum nutriente,pois é só nas folhas mais velhas q se verifica,já q em todas plantas continua,a rebentar novas folhas.

 

Boas João

 

Fico contente de ter alguém da "terra" no forúm. Vives mesmo em Montemor ou nas vizinhanças?

Se for póssivel coloca uma fotografia das anúbias em questão. É um pouco estranho visto que são plantas de combate, aguentam quase tudo. Já agora que testes tens feitos? Sabes que a água de montemor é extremamente calcária. Vivia nos Motas e tinhamos um cilindro (termoacumulador) e todos os semestres tinha de ser aberto para limpar, visto que acumulava pedras de calcário do tamanho de um punho :oops: . Pode ser esta a questão.

Coloca os resultados como o setup completo do tanque.

 

Vê o meu perfil e pode ser que andamos na mesma escola, visto que a diferença de idades não é nenhuma :)

Um abraço

 

Horácio Ferreira ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~

 

 

 

cbbe53153cc6dac6ec27f68626f7cdd2u23a21.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pestinha e obrigado pelas informações,como pediste deixo-te aqui umas fotos do aspecto das plantas,queria tb acrescentar q a planta foi mudada recentemente,enquanto aos valores tenho ph a 7,3;gh a 18 gotas;kh a 9 gotas e niritos práticamente a zero,todo teste da prodac.

Em relação à água sei q alcalina mas para os peixes q tenho é ideal.

Pic_14000_1.jpg;

Pic_14000_2.jpg;

Pic_14000_3.jpg;

Pic_14000_4.jpg

 

Em termos pessoais estou a viver em Verride à pouco mais de 2 anos,mas tenho familia na Ereira,em relação à escola andei na dr. bernadino machado na Figueira

Editado por João José Pimentel
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pestinha e obrigado pelas informações,como pediste deixo-te aqui umas fotos do aspecto das plantas,queria tb acrescentar q a planta foi mudada recentemente,enquanto aos valores tenho ph a 7,3;gh a 18 gotas;kh a 9 gotas e niritos práticamente a zero,todo teste da prodac.

Em relação à água sei q alcalina mas para os peixes q tenho é ideal.

Pic_14000_1.jpg;

Pic_14000_2.jpg;

 

Em termos pessoais estou a viver em Verride à pouco mais de 2 anos,mas tenho familia na Ereira,em relação à escola andei na dr. bernadino machado na Figueira

 

Boas João

 

Diria que a planta esta a passar por uma face de "melt" ou derreter. Como disses que a planta foi mudada recentemente, e as mudanças recentes podem ser uma causa do apracimento do "melt", eu apostava nele. Outra possibilidade é o aprodrecimento do rizoma da planta por falta de oxigenação (vê o bolbo da anúbia (sabes que os bolbos não devem ser enterrados?). Temos um excelente tópico no forúm do Pedro Alves (Just me) e explica muito bem o "melt) [http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=32577].

Outra pergunta, como esta a injecção de Co2, iluminação, litragem, fertilização?.

Espero ter ajudado, mas espera pelos "magos" dos plantados para outras explicações :crazyeyes:

Editado por pestinha

Um abraço

 

Horácio Ferreira ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~

 

 

 

cbbe53153cc6dac6ec27f68626f7cdd2u23a21.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pravavelmente deves ter razão,mas deixo o resto do setup do aqua:120l,co2 caseiro num reactor da nutrafin,uma pastilha de co2 semenalmente,fertaliação semanal,iluminação por volta dos 140w 1 lampada gro lux e um upgrade de duas lampadas dayligh com 6500k cada uma.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pravavelmente deves ter razão,mas deixo o resto do setup do aqua:120l,co2 caseiro num reactor da nutrafin,uma pastilha de co2 semenalmente,fertaliação semanal,iluminação por volta dos 140w 1 lampada gro lux e um upgrade de duas lampadas dayligh com 6500k cada uma.

 

Boas João

 

Tens tudo o que as plantas precisam: Luz, Co2 e fertilização. A única explicação que encontro é o melt. Alías tens mais luz que eu. Eu apenas tenho 3 x 36W para 220 litros.

 

Um abraço

 

Horácio

Um abraço

 

Horácio Ferreira ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~ \(^o^)/ ~

 

 

 

cbbe53153cc6dac6ec27f68626f7cdd2u23a21.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais