ajuda para tratar as caudas dos guppys


Visitante

Recommended Posts

Amigos

 

Sei que este assunto já foi discutido anteriormente mas mesmo assim precisava da vossa ajuda.

Também não sei se o tópico deve ficar aqui ou nas doenças.

 

Aqui vai.

Os meus guppys apareceram com as caudas ratadas. Estou a fazer o seguinte tratamento:

 

-Um hospital de 5 litros de agua do aqua.

-Uma colher de chá de sal

-Uma gota de anti-fungus.

-Oxigénio

-Um aquecedor que está a subir a temperatura dos 26 para os 29º

 

Questões:

-Devo também juntar um bactericida?

-Quanto dias devem estar internados?

-Dou alimentos?

 

Obrigado

Brotas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Adicionei o anti-bacteriano (também como a bula).

Continuam activos.

Temperatura 28º.

Espero que os rapazes recuperem.

 

Brotas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

no teu setup tens Tetra Arlequim e eu ja procurei em tudo que é livro cá em casa e na net e nao encontrei podias-me dizer o nome cientifico...

eu tive a ver e teu setup para ver se tinhas algum peixe com abitos predatórios nocturnos...

podia as vezes ser ele k t andasse a ratar as caudas dos guppys...

es vezes acontece... :(

 

as melhoras pos teus guppys...

 

fica bem...

cumps

Marco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Obrigado tast por te preocupares com os meus "rapazes".

O peixe que tenho que pode maltratar os guppys é o betta mas estes convivem há bastante tempo pacificamente. O aquário já se começa a parecer com um plantado o que quer dizer que há muitos esconderijos. Mas garanto que o betta não liga nenhuma aos guppys.

O que os meus peixes têm é uma doença mas eu não sei se é de origem bacteriana ou apenas fungos, por isso é que queria saber se adicionava também o anti-bacteriano.

Quanto ao peixe conhecido por tetra arlequim, também é conhecido por rasbora arlequim e tem o nome cientifico Rasbora heteromorpha. É um peixe de cardume mas eu tenho apenas este (vem de aquas anteriores) e é o peixe mais pacífico do mundo (literalmente).

 

Brotas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Gorila

 

Esta é uma doença muito habitual nos guppys. A cauda deles é muito propensa a apanhar fungos e bactérias. Na natureza estes peixes não têm caudas tão grandes.

 

Brotas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

brigado por me responderes pois era k eu só encontava peixe alecrim

e rasbora alecrim...

 

já encontrei no livro e na net diz no livro k sao bastante pacificos...

 

e o beta acredito k seja pacifico eles geralmento o sao com as outras especies... nao gosta é de machos da mm especie :( ...

 

ta bem novamente as melhoras kuando eles ficarem melhor avisa...

 

fica bem...

cumps

Marco

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

no teu setup tens Tetra Arlequim e eu ja procurei em tudo que é livro cá em casa e na net e nao encontrei podias-me dizer o nome cientifico...

 

Uma pequena correcção:

 

Se o colega brotas referiu possuír um "Tetra Arlequim" no seu setup, era natural que o colega tast tivesse dificuldade em encontrar algo sobre o mesmo... isto porque os Tetras pertencem à família dos caracídeos e o Rásbora Arlequim (Rasbora heteromorpha) pertence à família dos ciprinídeos. Daí a dificuldade... estavam a discutir algo que não existe.

 

:(:lol:

 

Relativamente às caudas dos guppies, não quero minimizar o problema mas embora não seja natural, não tem normalmente a gravidade que se pensa. As caudas "ratadas", quando não provocadas por outros peixes (barbos, bettas, etc.), devem-se à fraca qualidade da água (TPAs pouco frequentes, nitratos um pouco elevados, etc.).

 

:lol:

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Obrigado amigo Governa. De facto era confusão minha. Vou já alterar o meu setup.

Já agora, não queres dar uma ajudinha nas questões que levantei?

 

Brotas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Melhorem a qualidade da vossa agua, façam mais mudas de agua, e usem um anti-fungos, não usem os anti-bacterias, porque vão matar bacterias beneficas.

 

Usem o "tetra general tonic konzentrat"

 

Abraço Jorge Correia

 

O meu site: www.mundo.iol.pt/dancker/casa.hobbies

O meu site sobre Guppies:

www.mundo.iol.pt/dancker/casa.hobbies

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

danker,

 

não sei porque dizes para melhorar a qualidade da água!

Quanto a não pôr anti-bactericida também não percebi pois estou a tratá-los num hospital.

E as questões que levantei?

 

Brotas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se tens os guppies no aqua-hospital, então segue as indicações do medicamento do anti-fungos que utilizares, mas em relação a melhorar a agua estava a referir-me ao aquario onde tinhas os guppies, é uma forma de prevenção, não sei que filtro utilizas, mas se mudares bastante vezes a agua, é uma boa forma de não te aparecerem doenças.

 

Abraço Jorge Correia

 

O meu site: www.mundo.iol.pt/dancker/casa.hobbies

O meu site sobre Guppies:

www.mundo.iol.pt/dancker/casa.hobbies

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Jorge

 

Penso que os meus guppys adoeceram não devido à má qualidade da água mas sim devido ao facto de, durante a semana, a ter tido o azar de deixar desligado o aquecedor e a temperatura ter baixado alguns graus pois mantenho a amónia e os nitritos zerados e os nitratos não estão também a zero devido ao elevado número de peixes que tenho nos 30 litros (principalmente corys).

Faço mudas semanais de 25% e adiciono acondicionador. A água entra no aqua á mesma temperatura. Não sei o que possa fazer mais para melhorar as condições da água!

 

Quantos dias os deixo no hospital? É que, como sabem, cada dia de internamento custa um dinheirão cheers .

 

Brotas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segue as bulas dos medicamentos, ou então até vires que as fezes não estão brancas ( caso isso aconteça), ou que apresentem melhoras

O meu site sobre Guppies:

www.mundo.iol.pt/dancker/casa.hobbies

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok obrigado governa, tem cura?

 

Cura propriamente dita, não existe. Existem apenas medidas preventivas ou pelo menos que impeçam a situação de evoluír muito mais... nomeadamente manter Nitritos a zero, Nitratos ao mínimo, boa oxigenação, temperatura nivelada e pH estável. Nada que seja impossível de realizar com TPAs.

 

Já me aconteceu em alguns dos meus snakeskins com cauda mais longa que o comum, não é nada a que eu atribua grande preocupação... pelo menos para um 'amador' como eu.

 

:shock:

 

A menos que estejamos a falar de assuntos distintos (não vimos nenhuma foto para compreender cada caso em específico), não é motivo para alarme. Os guppies deverão manter-se perfeitamente saudáveis e activos.

 

:shock:

 

P.S.: A não ser que tenham acabado de fazer tratamentos químicos (e pretendam remover os seus vestígios da água), livrem-se dos cartuchos de carvão activo que equipam os vossos filtros e aproveitem para preencher esse espaço com mais esponja/algodão filtrante! Fica a dica.

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

os nitratos não estão também a zero devido ao elevado número de peixes que tenho nos 30 litros (principalmente corys).  

Faço mudas semanais de 25% e adiciono acondicionador.

Brotas, penso que deverias ponderar em aumentar a quantidade de água que trocas principalmente porque, segundo dizes, tens o aquário sobrelotado.

 

Apenas também para dizer, além do que disse o Governa, que os filtros convêm estar limpos. Não interessa fazer TPA's se tiveres os filtros com muita sujidade. Ao fim de uns dias tens novamente a água "velha" e com compostos que queres remover com as TPA's.

 

Quantos dias os deixo no hospital?

Até veres que os peixes estão a reagir bem ao medicamento. Depois aconselho uns dias em observação. Só água limpa (sem medicamento).

 

Um abraço,

Nuno

Cumprimentos,

Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais