xlifes Publicado Maio 14, 2004 Publicado Maio 14, 2004 Olá pessoal Vou montar um aqua de 100x30x40 e gostava de ter plantas (não um autêntico plantado pois sei que esses são dificeis de ter) mas quero ter uma quantidade razoavel de plantas para dar um ar natural ao aqua. E por isso desde logo pensei comprar substracto (aquilo que se mete por debaixo do areão). Mas após algumas pesquisas aqui pelo fórum descobri que as opiniões variam muito sobre quais os melhores substratos a usar... e resolvi perguntar! Estive a ver ums sites de plantas e gostei das seguintes: - valisnéria - lilaeopsis novea-zealandie (ou mauritiana) - ricia - limnophila aromática - eleocharis acicularis Gostava que me indicassem que substracto deve ter para estas plantas, ou se não é preciso substracto nenhum (sei que há plantas que se alimentam pelas folhas né?) Ah,quanto á iluminação tenho uma lampada de 25w da phillips que já vinha com o aqua... n sei o modelo Sei que não é muito e estou a considerar arranjar uma mais forte! Já agora quantos watts me sugerem? Obrigado Trust No One - not even a fish! O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272
nplima Publicado: Maio 14, 2004 Publicado: Maio 14, 2004 ola num dos meus aquarios eu uso areao normal, ao qual misturei um produto chamado laterite que comprei numa pet shop. Tambem acrescentei umas placas de turfa por debaixo do areao, o que alem de fertilizar o solo, tb acidifica a agua e facilita a construção de "socalcos" no outro aquario usei gravilha de calcareo comprada na secção de construção de uma loja de artigos para bricolage. Neste nao usei fertilizante "de longo prazo" enterrado, e as plantas tb tem crescido saudaveis. O efeito de usar esta gravilha bastante mais barata que o areao das pet shops foi o de aumentar a dureza e o pH da agua. quanto a iluminação, é aconselhável aumentares o numero de lampadas. Nuno
xlifes Publicado: Maio 15, 2004 Autor Publicado: Maio 15, 2004 Oi Também já ouvi falar de uma spsatilhas que se enterram junto á raiz da planta.. será isto o mais indicado? É que segundo li a turfa deixa a agua muito suja... não há outros substracto sem ser turfa? Trust No One - not even a fish! O meu Aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...pic.php?t=50272
Recommended Posts