Aqua novo


splash

Recommended Posts

Boas,

 

Tenho um aqua novo de cerca de 100 litros equipado com filtro externo Fluval 104, 1 Life Glo 20W, e 1 Marine Glo 20W, de 24" (~60cm).

 

Coloquei substracto por baixo do areão, e plantei para digamos, experimentar duas anubias anãs, há dois dias, que para já aparentam estar na mesma. Tenho o difusor de CO2 a funcionar desde o inicio (não vejo grandes movimentações, será mesmo assim?)

Gostaria de saber se tenho luz suficiente para um bom plantado, e que planta recomendam para fazer um tapete para o areão.

Tinha reparado na Glossos, mas não sei se disponho das condições necessárias ao desenvolvimento dessa planta.

Como só penso colocar peixes daqui a 2/3 semanas, deverei ter algum cuidado c/ as plantas que for colocando? Terão os nutrientes necessários ao seu desenvolvimento?

 

São algumas questões, gostava de dispor da V/ ajuda pois, claro, sou um novato nestas andanças. Obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, antes demais bem vindo ao forum :D

 

:) EM relação à anubias nana é um planta de crescimento lento é norma que em tao pouco tempo nao notes diferença

 

:) em relação à iluminação deve-se seguir uma regra de no minimo 0,5 watts por litro, mas para um plantado ( denso) o aconselhável é de 1 watt por litro..como o teu aquario novo tem 100 litros e tens 40 watts está a utilizar 0,4 watts por litro mas julgo que nao fará muita importancia.

Agora outra coisa que eu faria era mudar a lampada marine-glo ( partindo do principio que nao vais fazer um aquario de agua salgada);)

Cumprimentos

 

 

 

Ex green goblin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora então deveria trocar a marine-glo por uma... ?

Flora-Glo ou Aqua-glo. Se não quiseres gastar muito dinheiro pode ser uma simples Dayligth.

 

Apenas com essas anubias o mais certo é as algas aparecerem, ainda por cima com esse substrato fertil. De inicio deverias ter mais plantas e de crescimento rápido para combater as algas. Deverias também colocar plantas como as Echinodurus ou Cryptocorines para tirar proveito desse substrato.

 

Quando dizes que adicionas CO2 mas não vês grandes movimentações, o que queres dizer :wink: Não há oscilações de Ph ou não vês bolhas a sair?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto, parece-me que desde ontem à noite e principalmente hoje de manha, começam a sair umas bolhinhas do difusor de CO2, que vão fazendo aquele trajecto em "zigue-zague", normalmente ficam paradas a meio percurso, será este o funcionamento normal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Como já foi dito retira a marine e coloca uma daylight das normais.

Se tens substracto fértil então tens de colocar bastantes plantas de crescimento rápido para que assimilem o excesso de nutrientes. Para começar quanto mais plantas melhor....

 

Em relação ao CO2, se vais colocar mais plantas este tem de estar a funcionar bem. Como é que estas a introduzir CO2?Deves ter sempre um reactor ou então tens de arranjar uma forma de as bolhas de CO2 não subirem muito rápido para a superficie senão a eficiencia baixa. Não percebi a tua explicação dos zig zags :wink:

Um abraço!

 

Nuno Silva

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho um reactor Nutrafin Natural System que agora sim, começa a deitar muitas bolhas. Quanto ao zig-zag :) bem, o sistema por onde vão passando as bolhas é em zig-zag, depois param a meio, até finalmente serem empurradas para cima.

 

Comprei mais duas plantas, uma delas meio avermelhada, mas ainda não as consegui identificar, a outra é parecida com a Echinodorus amazonicus, mas pelo menos é mt mais pequena, talvez 15 cm.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais