Ajuda para a constução de um novo aquario


Jatbas

Recommended Posts

Boas a todos :wink:

 

Adquiri recentemente um aquario da AQUAPOR de 525x260x340mm e aquilo já trazia um filtro e um aquecedor: adquiri este kit em promoção e ficou a um preço mesmo bastante baixo 8)

 

A minha duvida é se o filtro é suficiente para o aquario, sendo este um filtro AQUAPOR 200 ou seja, 200 litros por hora, ou se recomendam algum melhor. Já agora uma bomba de ar tb dava jeito, mas tanto esta como o filtro têm de ser silenciosas, pois o aquario é para ficar no meu quarto.

 

Quanto ao aquecedor, penso que n haja problemas nenhuns.

 

Eu queria este aquario para colocar 1 betta e possivelmente um par de femeas, mas queria tb ter um conjunto que peixes ou de invertebrados que fizesse a "manuntenção" do aqua e possivelmente uns para "adorno" mas isto sem sobrepovoar o aqua.

 

Plantas naturais tb são indispensaveis para mim, por isso queria que me recomendassem uma boa lampada, pois só tenho calha para uma.

 

Desde já o meu muito obrigado. :?:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro chega e sobra para as dimensões do aquário.

 

Relativamente à lâmpada ideal (potência), basta comprar uma fluorescente Daylight e usar a regra de 1 Watt por cada litro de água, isto é, para 50 litros deverá ter uma lâmpada de 50 Watts. Isto se a calha o permitir claro, caso contrário deverá comprar a mais potente possível para a calha em uso.

 

Sugiro como habitantes 1 betta macho, 2 otos e 2 corys.

 

Um aquário dessas dimensões com areão negro (sem ser pintado e sem arestas!), bem plantado, com uma pequena bomba de ar ligada a uma pedra difusora comprida encostada à retaguarda e um betta azul/bordeaux ficaria bastante interessante.

 

:P

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado.

 

e quanto as femeas do beta, será melhor não as colocar ou tento a sorte das pequenas a ver se se dão todos juntos??

 

e 1 ou 2 peixitos só para o enfeite? né há nada compativel com os bettas e com a agua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Bettas são peixes peculiares, mais do que um da mesma espécie pode gerar convivências pouco pacíficas pelo que só o aconselho se já tiver alguma experiência ou, pelo menos, num aquário bem maior.

 

É importante conhecer a capacidade real do aquário em litros pelo que sugiro que comece já a montar tudo (substracto, areão, plantas, filtro, aquecedor, termómetro, bomba de ar, etc.) e deixe a ciclar durante 4 semanas com tudo em funcionamento normal (luz incluída durante 10 ou 12 horas por dia).

 

Entretanto comunique a capacidade real (e não bruta) do aquário para que posteriormente se possam ir sugerindo outras combinações de peixes. Não queremos sobrepovoar o aquário!

 

:P

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Governa

 

Falaste em 2 otos, isso é otocinclus afficinis???

é que estou a montar aquario para discus e queria peixes pequenos comedores de algas para evitar o seu crescimento...

 

esses otos são bons pra isso ou não??

alguma sugestão de outras espécies?

quero espécies pequenas para não chatearem os discus e não remexerem substrato

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a minha calha apenas dá para uma lampada de aproximadamente 43 cms.

 

Qua lampada recomendam para eu poder ter uma boa fonte de luz suficiente para um plantado???

 

já agora fica a imagem do meu projecto no seu dia 1:

 

Pic_1086_1.jpg?rjhv

 

inda hoje devo colocar um tronquinho e umas pedras que ja tenho devidamente fervidas.

 

Coloquei uns 3 cms de substracto no fundo, coberto depois com uma camada de areão, procedendo assim depois a plantação das plantinhas, que sinceramente n sei o nome delas. Depois meto fotos para ver se alguem as identifica para mim :D

 

Opinem sff :P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Essa luz nunca vai ser suficiente para teres um bom plantado, para isso tens de alterar a calha para colocar pelo menos mais uma lampada, ou então fazer uma calha nova.

Tal como está, as plantas que te aconselho são as anubias, fetos de java, musgo de java e outras que não necessitem de muita luz.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hum isso quer dizer que necessito de pelo menos 3 lampadas deste tamanho, pois penso que so existem de 15W com 43 cms. Vou ver isso hoje, se n conseguir fico-me pelas duas lampadas :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Disseste que querias um filtro silencioso. Os filtros aquapor costumam ser barulhentos :!::!: O meu sempre foi desde o início e optei por um mais silencioso. Quanto à bomba de ar, não lhes reconheço nenhuma utilidade, a não ser nos dias muito quentes no verão, pois as temperaturas altas reduzem o oxigénio dissolvido na água. além disso, os bettas não gostam de muita turbulência na água e para fazerem o seu ninho de bolhas á superfície, não deve haver uma corrente excessiva

Cumprimentos,

 

Paulo Duarte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falaste em 2 otos, isso é otocinclus afficinis???

 

Quase... referia-me a Otocinclus Affinis.

 

:P:arrow:

 

esses otos são bons pra isso ou não??

alguma sugestão de outras espécies?

 

Eu diria que são perfeitos, desde que o aquariófilo não se esqueça de realizar as TPA necessárias. Outras espécies interessantes para esse tipo de "trabalho" são os comuns Platys e os camarões Caridina Japonica.

 

:arrow:

 

quero espécies pequenas para não chatearem os discus e não remexerem substrato

 

Os Otos são perfeitamente pacíficos e não têm tendência para se grudarem aos peixes sugando o seu muco, como é o caso dos Crossocheilus siamensis que são normalmente uns chatos.

 

:arrow:

 

Qua lampada recomendam para eu poder ter uma boa fonte de luz suficiente para um plantado???

 

A regra deverá ser de 1 Watt por cada litro de água. Qualquer lâmpada fluorescente Daylight com o mesmo (ou superior) número de Watts que a capacidade real em litros do seu aquário, é uma boa opção. Sendo assim, quantos litros de água necessitou para encher o aquário? Se, por exemplo, foram 30 litros, o ideal seria uma lâmpada de 30 Watts. Simples.

 

:arrow:

 

Os filtros aquapor costumam ser barulhentos

 

Já reparei que é uma questão de sorte. Os filtros da Aquapor são na realidade filtros Resun made in China. Uma vez barulhentos, barulhentos para sempre. Por acaso tenho uma unidade (sorte?) muito silenciosa e que se tem revelado fiável ao longo destes dois últimos anos. Também tenho outras unidades idênticas que deixam de funcionar sem motivo aparente...

 

:?:

 

Quanto à bomba de ar, não lhes reconheço nenhuma utilidade

 

Discordo totalmente, as bombas de ar ajudam a aumentar os níveis de oxigénio na água e facilitam as trocas gasosas pela movimentação que geram na superfície da água. Ajudam ainda a manter a temperatura mais uniforme no aquário.

 

:shock:

 

Isto para não falar na alegria que representa para alguns peixes que se divertem a nadar entre e contra as bolhas (no meu caso os Barbos).

 

:arrow:

 

os bettas não gostam de muita turbulência na água e para fazerem o seu ninho de bolhas á superfície

 

Se a ideia não é fazer criação, este é um ponto sem interesse neste caso.

 

:arrow:

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui está o meu aquario agora com 4 dias

 

Pic_1086_4.jpg

 

amanha vou começar com o CO2 para as plantinhas. Alguem me pode indicar o "ritmo" de bolhas correcto pro meu aqua!?

 

Infelizmente ainda so mudei a lampada para uma dayligth mas vou ver se trato do arranjar a quelha para meter as 2 lampadas de 15W.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.