DISCUS:A Saga continua...Apos alguns erros...


João Ferreira

Recommended Posts

  • Replies 81
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Ola a todos infelizmente venho aqui para dar uma noticia que para mim foi muito triste...infelizmente no domingo a noite tive a pessima surpresa de ver que o termostacto no aquario onde esta o casal avariou a temperatura chegou aos 38 graus sem uma explicação aceitavel...resumindo a questão os ovos fertelizados foram todos cozidos...sendo que a femea comeu a maioria...o casal felizmente recuperou bem deste desastre mas ainda nao tenho a certeza so fico descansado quando fizerem nova postura...a comer pelo menos estão e apresentam melhores cores agora...sendo que ainda se apresentam um pouco assustados...o que nunca aconteceu...sendo assim aqui fica uma nota de esperança deste casal que ja passou tudo o que havia para passar de desastres so espero que nao haja mais nada daqui para a frente...abraço a todos joao ferreira

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos BOAS NOTICIAS PESSOAL...depois do desastre com o termostacto neste momento exacto que escrevo estas palavras tenho o casal a fazer nova postura...realmente para quem dix que os discus sao sensiveis aqui fica a prova do contrario....neste momento estou a ver a femea a colocar os ovos e o macho a ferteliza-los...grande espectaculo de se ver...parece que nada os afectou....grande abraço a todos joao ferreira

 

 

PS. vou dando noticias desta postura...fiquem atentos quando puder coloco fotos

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos hoje durante a noite nasceram os bebes todos...do meu casal apesar de todos os imprevistos eles nasceram e ja abanam os rabiosques...e os pais sempre de olho aqui ficam as fotos ...abraço a todos

 

Ps. desculpem a qualidade das fotos assim que possivel coloco melhores...abraço

 

HPIM0814.jpg

 

 

HPIM0812.jpg

Editado por jonas27lx

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Parabens Amigo,finalmente a recompensa merecida depois de algumas peripecias, tive o prazer de assistir ao vivo ás "primeiras brincadeiras" desses bebes.

 

Muito boa sorte :twisted:

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos tou com um problema grave....os bebes estao a morrer...basicamente nao largam o cone e estão a morrer ...sinceramente nao sei o que fazer peço ajuda pq nao percebo o pq de eles nao largarem o cone para se alimentarem..e estarem a morrer...abraço joao ferreira

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos tou com um problema grave....os bebes estao a morrer...basicamente nao largam o cone e estão a morrer ...sinceramente nao sei o que fazer peço ajuda pq nao percebo o pq de eles nao largarem o cone para se alimentarem..e estarem a morrer...abraço joao ferreira

 

 

Olá , tenho vindo a acompanhar , mas pelo que sei , não podes fazer nada ou os pais os insentivam a procurá-los que não me parecer num casal jovem fazer isso , ou eles têm que procurar os pais , como diz o duarte está no instinto deles procurar as sombras do aqua , por isso prepara-te também para a hipotese de procurarem qualquer sombra escura no aqua e morrerem também assim.Dá-lhes tempo eles aprendem, e sabes porque eles desovaram depois de terem ido tão alto de temperatura, é a forma como muitos criadores os estimulam , mas não indo tão alto, 32º e descida repentina de temperatura até aos 27º , mas agora tem de ser com muita calma que no verão aqui em Portugal é melhor , ou pagas balurdios de luz banana rock, porque isso inclui 50% de tpa, 5 dias seguidos na minha versão , e 3 dias sem isso , é suposto nesses 3 dias a seguir aos estimulos da água , eles desovarem se prontos.Não são assim tão sensiveis , são mas tem regras :P.um abraço.

 

 

Jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola netmaniac ...a parte da temperatura ja nao é segredo para mim ...como em conversa que tivemos pelo msn...realmente a parte dificil parecia fazer com que os ovos eclodissem, mas parece que nao o mais dificil mesmo parece-me é juntar um casal...colocarem ovos...faze-los eclodir..e manter os bebes...lololol...tudo é um pouco complicado...mas tou pronto para a espera...e para guerra como se costuma dixer...de qualquer maneira...penso que em relação aos tpás tou seguro que nao sera isso que a agua encontra-se exelente para eles..e tpas tem sido todos os dias por isso calculo que sera mesmo falta de incentivo dos pais para que os alevins larguem o cone...penso mesmo que sera esse o principal problema morrem a fome...de qualquer maneira vamos ver como vai acabar estes...pq ainda ca estão cerca de 20 a 25 pequeninos...vou ver...ate la espero mais opinioes...que sao sempre bem vindas...abraço joao ferreira

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos tou com um problema grave....os bebes estao a morrer...basicamente nao largam o cone e estão a morrer ...sinceramente nao sei o que fazer peço ajuda pq nao percebo o pq de eles nao largarem o cone para se alimentarem..e estarem a morrer...abraço joao ferreira

 

.....porque se nasceram a 10 só amanhã é que devem largar o cone.

Varia um pouco com a temperatura.

Eu acho que os papás os mudaram de sitio e tu não os vês. :crazyeyes:

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho acompanhado este tópico porque tenho um casal que tem tido as posturas quase em simultâneo com as do teu. Na última postura os filhotes nasceram onde estiveram 2 ou 3 dias agarrados ao cone, quando cheguei a casa lá estavam os pequenos, mas passado uma hora já lá não estava nenhum, penso que os pais os comeram.

Já li aqui algures que se deveria ter sempre uma luz de presença, o que não acontece pois só quando chego a casa é que ligo a luz daquele aquário, não sei se isto lhes pode provocar algum tipo de stress.

Quando pensamos que “vai ser desta” levamos com outro “balde de água fria”.

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola a todos e obrigado pelas observaçoes....Joao Machado...em relação a ela te-los mudado de local é impossivel até pq eu vejo os bebes caidos no fundo mortos...e quando faço os tpa´s eles sao aspirados e confirmo com o " BATIMENTO CARDIACO...CAPUT...DEAD...MORTO..." ;)chainsawchainsaw de qualquer maneira hoje quando cheguei a casa nem um se encontrava vivo e a femea estava a come-los no fundo aqueles poucos que restavam...

Daniel...sim é verdade tens mesmo que deixar pelo menos durante a noite uma luz de presença pq se nao deixares os pais vao perder os filhos e vice versa e pode-te acontecer o mesmo que a mim eles nao se alimentam...e depois morrem....ja agora daniel nao deixes de postar aqui os teus desenvolvimentos que tambem tou curioso com o desenrolar da tua historia.

Bem pessoal como dix o meu bom amigo NETMANIAC..desistir nao esta no meu dicionario e vou continuar a insistir ate ter sucesso com este casal...por uma coisa eu vos garanto...este casal para mim sao como filhos pq segui todos os passos deles desde pequenos com 5 ,6 cms...ate formarem casal...e por incrivel que pareça so se passou um 11 meses e realmente posso vos dixer que é mesmo compensador...desejo a todos boa aquariofilia...e de preferencia com discus ...abraço a todos Joao ferreira

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Daniel...sim é verdade tens mesmo que deixar pelo menos durante a noite uma luz de presença pq se nao deixares os pais vao perder os filhos e vice versa e pode-te acontecer o mesmo que a mim eles nao se alimentam...e depois morrem....ja agora daniel nao deixes de postar aqui os teus desenvolvimentos que tambem tou curioso com o desenrolar da tua historia.

 

 

Neste preciso momento já estão a limpar o local para nova desova, isto é umas atrás das outras! Será que se ainda tivessem os filhotes não colocariam nova postura? Ou será por terem necessidade de colocar nova postura que acabam por comer os filhotes?

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

HPIM0807.jpg

 

Olá,

 

que raio de filtro é que tens aí nesse aquário de reprodução? bowdown;):lol:

 

Se quiseres reproduzir com algum sucesso não deves dar hipótese das bactérias que são inofensivas para os pais mas que matam os filhos até aos 5cm.

 

Podes ter o melhor filtro do mundo que coloca a amónia a zero num instante mas isso para alevins não dá ;) estou aberto a discussões #food

 

Até porque quando eles comecarem a nadar vão para a superfície e lá vão ser aspirador pelo overfload (eu a Inglês bang não tive Inglês Técnico...assim até eu ...:)... )

 

Isso foram bactérias que os mataram e muito dificilmente as consegues tirar dessas massas filtrantes nyah e agora?

 

Tentar novamente e rezar para que elas tenham desaparecido :mad:

Editado por duarte36
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

que raio de filtro é que tens aí nesse aquário de reprodução? bigsmile:lol::lol:

 

Se quiseres reproduzir com algum sucesso não deves dar hipótese das bactérias que são inofensivas para os pais mas que matam os filhos até aos 5cm.

 

Podes ter o melhor filtro do mundo que coloca a amónia a zero num instante mas isso para alevins não dá :P estou aberto a discussões #food

 

Até porque quando eles comecarem a nadar vão para a superfície e lá vão ser aspirador pelo overfload (eu a Inglês bang não tive Inglês Técnico...assim até eu ...:mrgreen:... )

 

Isso foram bactérias que os mataram e muito dificilmente as consegues tirar dessas massas filtrantes nyah e agora?

 

Tentar novamente e rezar para que elas tenham desaparecido :mad:

 

Então o que aconselhas? Azul metileno? Já me tinha passado pela cabeça ligar um filtro uv, mas o problema é a sucção.

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois.....

Vais ter de te encher de coragem e fazer p.p..

Tens 2 hipoteses ou LIMPAS mesmo o sistema.......4 X a dosagem de p.p. por 24h....SEM PEIXES.

Ou fazes o tratamento, com peixes....200mg/100 lt.....5 horas.

Nessa àgua estão "infinitos" bichinhos que danificam os alevins.

E vais ter de fazer...não puxes muito pela "cuca".

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Daniel a razao de eles colocarem novas posturas e depois come-las e voltarem a come-las pode ser apenas inexperiencia...comigo acontecia o mesmo ate que agora eles ja aprenderam...deixam os ovos eclodir agora so preciso que a femea aprenda que os pequenos tem que deixar o cone...pq ela nao deixa e ai esta o problema....

 

William...obrigado....

 

abraço joao ferreira

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

preciso que a femea aprenda que os pequenos tem que deixar o cone...pq ela nao deixa e ai esta o problema....

 

 

Não te iludas.

Há lá "algo" que mata/danifica os bébés. :wink:

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Joao machado...realmente podes ter razao...mas agua ta optima...por isso nao entendo...e tb nao entendo pq nao deixam eles o cone...sinceramente nao entendo mas caso a nova postura aconteça o mesmo vou ter que tomar medidas...nao sei é bem é o que ...mas ok...abraço joao ferreira

Cumprimentos,

João Ferreira

Nunca mais tenho juizo....Tb não sei o que ele come....!!!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Há 2 maneiras de ver as coisas....a minha e do Duarte e a errada. :wink:

A àgua PARECE-TE optima mas deve ter "bicheza" que não incomoda os papás mas é letal para os bébés.

A uma temperatura de 28-29º a "putalhada" demora umas 60h a 72h a largar o cone.

Ora.....se bem me lembro nem chegaram a largar o cone....porquê?????

Algo os matou/danificou, mas o quê?

Parametros quimicos "fora-da-mãe" podem ser a causa e para isso testas, ph, amónia, nitritos e nitratos.

Ou.........bicheza.

Aposto nesta ultima mas aguardo pela próxima criação cujo final, espero estar errado, será :P .

JPM

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eles não comem as posturas, apenas os pequenos que aparentemente estão de boa saúde, quando estavam no aquário principal aguentavam mais tempo, talvez de sentissem mais protegidos. Quanto à inexperiência é bem provável, apesar de já terem tido umas 15 posturas, e tal como esperava já lá está outra, neste momento coloquei um candeeiro com uma lâmpada económica de 5W, coloquei-o perto do aquário apenas para lhe dar alguma luz indirecta, não sei se será suficiente.

Para a próxima vou fazer uma “limpeza” com P.P..

Então e os filtros de esponja não fomentam a criação de bactérias? Não será melhor não ter qualquer tipo de filtragem e deixar apenas a oxigenação e fazer a “filtragem” apenas com as tpas?

Peço desculpa por fazer tantas perguntas, mas a experiência daqueles que já fazem criação é muito importante para mim, pode-nos poupar muitas dores de cabeça, pois tenho obtido sempre bons resultados com os conselhos dos mais experientes.

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais