Urgente Preciso Ajuda


Recommended Posts

Ola a todos...

EStou muito aflito porque tem acontecido umas coisas no meu aquário que já nao sei o que fazer.

comecei a notar peixes a morrerem (nomeadamente alguns neons) e 2 dos meus discus estao a ir desta pra melhor. Os sintomas é as barbatanas a a colarem se e o cobalto a ficar mais escuro também, no entanto noto que a agua tem um cheiro, tipo material organico ou cheiro de água de tartaruga pra quem ja teve).

Mudei o filtro e tirei o filtro biológico de ceramicas que é onde noto que vem mais o cheiro.

Antes disso andei com medicaçao (flagyl) nos discus pensando ser parasitas, embora devido cheiro agua pensei protozoarios, e ontem ja pus liquido anti protozoario e agua continua cheirar assim mas menos e discus nao se nota mt melhoras e alguns neons vao morrendo....

QUE FAÇO????? QUE ACONSELHAM???

 

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos...

EStou muito aflito porque tem acontecido umas coisas no meu aquário que já nao sei o que fazer.

comecei a notar peixes a morrerem (nomeadamente alguns neons) e 2 dos meus discus estao a ir desta pra melhor. Os sintomas é as barbatanas a a colarem se e o cobalto a ficar mais escuro também, no entanto noto que a agua tem um cheiro, tipo material organico ou cheiro de água de tartaruga pra quem ja teve).

Mudei o filtro e tirei o filtro biológico de ceramicas que é onde noto que vem mais o cheiro.

Antes disso andei com medicaçao (flagyl) nos discus pensando ser parasitas, embora devido cheiro agua pensei protozoarios, e ontem ja pus liquido anti protozoario e agua continua cheirar assim mas menos e discus nao se nota mt melhoras e alguns neons vao morrendo....

QUE FAÇO????? QUE ACONSELHAM???

Obrigado

 

Olá , 10% de tpa 2x ao dia , rebentaste o ciclo do filtro e não devias ter-lhe mexido, com os tratamentos , agora resta recuperar a qualidade da água com TPA´s e adiciona bacterias nitrificantes , de resto e testes á água , tens , se não tens devias ter porque isso de cheirar mal , cheira-me a falta de TPA´s , mesmo assim acho que podias manter mais constancia de mudas de água isso evita muitos problemas , testes obrigatórios a meu ver , para quem tem plantados , porque senão for plantado os fosfatos podem não ter e ferro e Co2 , mas fica a lista , fica bem e boa sorte.um abraço.

 

Jose Palma

 

PH

KH dureza de carbonatos

GH dureza geral

CO2 dióxido de carbono

NO2 nitrite

NO3 nitratos

NH4 Amonia

PO4 fosfatos

Ferro

Cloro

 

P.s. o teste de cloro (NECESSÁRIO PARA CONTROLAR A COMPANHIA DAS ÁGUAS :D ) para quem não tem osmose como eu e usa apenas um removedor de cloro com carvão ativo , especialmente nas mudanças de estações do ano á alterações nos caudais de água claro , mesmo com os aditivos que se usam das lojas , a mim não dá jeito nenhum com 1300 L de água era um balúrdio em liquido desse .

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola. Eu tenho testes e tudo normal, e tenho plantado e co2.

faço sempre tpas, e o aquario tem um mes de completado com tudo novo, por isso estranho o cheiro e onde se intensificava era nas ceramicas.mas agora com o antiprotozoa nao posso fazer tpa, so dp...

Mas tem sido desesperante.

 

Thks

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola. Eu tenho testes e tudo normal, e tenho plantado e co2.

faço sempre tpas, e o aquario tem um mes de completado com tudo novo, por isso estranho o cheiro e onde se intensificava era nas ceramicas.mas agora com o antiprotozoa nao posso fazer tpa, so dp...

Mas tem sido desesperante.

 

Thks

 

 

Bem , sendo assim , nem vale muito a pena adicionares as bacterias nitrificantes por agora , de resto isso foi ciclo perdido foi , ph muito baixo com águas muito moles , pouca oxigenação , o2 , um dos testes que não possuo , mas que o ciclo se foi, foi , por isso não sendo nenhum parasita protozoário , esquecia isso.

 

Ou antes tb podes fazer já uma tpa valente de 30% com adicionante anti-cloro , e 2 horas depois páras o filtro e mete-lhe uma dose de bacterias nitrificantes , existe em liquido penso que saberás. Mas claro sem manutenção mesmo das mangueiras falando de filtros externos , as cerâmicas por si tb têm um tempo util de vida como é evidente , mas mesmo assim ponderando isto tudo , eu esquecia o antiprotozoa, mas sou só eu :P.Um abraço.

 

 

Jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu punha os Discos num aquário só vidro ou tuperware daqueles quadrados de 40 litros, custa uns 3€, com um filtro só para circulação, fazendo TPAs 2x diárias 30%/cada, isto para safar os Discos desse problema que tens em mãos. Quanto ao problema que tens em mãos, esse cheiro foi falta de TPAs e no filtro, mataste a colónia de bactérias, tens de fazer uma valente TPA e ciclar isso o mais rápido possível, põe bactérias nitrificantes no filtro para acelerares o ciclo. Boa sorte.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos... Os dois discus que estavam piores ja se foram. COntinuo com 3 e os cardumes de tetras e companhia.

Nunca tive problemas assim num aquario, mudei para um aquário maior e um filtro maior e pimba.

E hoje de manha reparei que peixes com pouco oxigénio, parei o co2 e fiz mais pressao agua pra terem mais oxigénio.

Ja fiz os tpas e tenho sempre feito tpas, mas é como digo fiz um aquario maior, com outro substrato, muito mais plantado e isso e estou me sentindo leigo porque ja tenho aquarios ha anos e discus também e agora a acontecer isto sinto me um inutil e as lojas cada uma diz uma coisa e parece o que querem é k leve so produtos lol.

 

Entao vou fazer tpa em grande escala e por nitrificantes no filtro. O filtro que tenho é uma xp3, quando o problema começou eu tinha as ceramicas e a micromec (bolinhas) mais a esponja e algodao que vinha com o filtro e o carvao, que a senhora da loja disse pra por tudo embora o carvao nao pus.

Qual a melhor forma de montar o filtro para melhor agua para os discus?

 

Eu nas lojas ja nao confio muito e só tenho mesmo a voces...

 

Obrigado a TODOS

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos... Os dois discus que estavam piores ja se foram. COntinuo com 3 e os cardumes de tetras e companhia.

Nunca tive problemas assim num aquario, mudei para um aquário maior e um filtro maior e pimba.

E hoje de manha reparei que peixes com pouco oxigénio, parei o co2 e fiz mais pressao agua pra terem mais oxigénio.

Ja fiz os tpas e tenho sempre feito tpas, mas é como digo fiz um aquario maior, com outro substrato, muito mais plantado e isso e estou me sentindo leigo porque ja tenho aquarios ha anos e discus também e agora a acontecer isto sinto me um inutil e as lojas cada uma diz uma coisa e parece o que querem é k leve so produtos lol.

 

Entao vou fazer tpa em grande escala e por nitrificantes no filtro. O filtro que tenho é uma xp3, quando o problema começou eu tinha as ceramicas e a micromec (bolinhas) mais a esponja e algodao que vinha com o filtro e o carvao, que a senhora da loja disse pra por tudo embora o carvao nao pus.

Qual a melhor forma de montar o filtro para melhor agua para os discus?

 

Eu nas lojas ja nao confio muito e só tenho mesmo a voces...

 

Obrigado a TODOS

 

Olá , bem isto vem de encontro a outro topico , manutenção e tal, mas como é para salvar a discada "solhas" como já disseram por aí;) , eu uso assim num XP2 para 250L com 80 pêxes 8) e com 4 discos , e cerca de 25 escalares : :P

 

 

Camada inferior a esponja mais grossa logo há entrada.outra mais fina logo a seguir , em ascendente , depois leva

JBL Clearmec , previne e remove nitratos , nitrites e fosfatos , symec mix , um algodão filtrante de cor laranja da JBL qb porque o teu filtro é maior que o meu, no estágio seguinte meto as cerâmicas cermec da JBL, mais uma esponja de textura fina, e meto um removedor de amonia da fluval que é reciclável , barato e eficaz. Como bacterias nitrificantes uso Denitrol da JBL.um abraço

 

 

 

p.s. Espero que ajude

 

 

 

Jose Palma

Editado por netmaniac
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para se perceber melhor era bom que indicasses umas quantas coisas e a começar a litragem do aquario inicial e deste novo...ser maior nao adianta muito para a informação que te podemos dar. o tipo de filtro, que fundo tens, a frequencia das tpas, se tens areas não oxigenadas (q tenham produzido um liquido escuro e mal cheiroso quando se mexe) enfim... mais elementos por favor...

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola a todos...

Hoje decidi comprar um kit de varios testes porque nao consigo ver o aquario (150L) neste estado.

 

E os resultados sao:

pH-7,4 (sei que está elevado e vou baixar, o meu outro indicador que tenho dizia que estava ácido)

CL2-0

CO2-20ppm

NH3/NH4+-0

KH-3º(tenho de aumentar)

Fe-0(tenho de aumentar devido plantas)

GH-11º

NO2-0

 

Vou entao modificar filtro RENA xp3 dentro da linha que dizes jose.

Peninha o fundo é uns graos tipo da ADA, frequencia de tpas semanal, 150L, liquido escuro nao vejo (o cheiro quando se abra a tampa cheira-se da agua e o cheiro mais intenso era nas ceramicas que estavam no filtro).

 

Obrigado a todos, vamos ver como corre

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom os valores não estão mal, apenas o ph um pouco elevado e o gh talvez tambem. mas nao seria isso que ia matar peixes... olhe se puderes duplica a frequencia das tpas ou mesmo triplica...nem que faças tpas menores de cada vez. mas para já é o que eu faria

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais