Recommended Posts

Publicado

Ola a todos...

EStou muito aflito porque tem acontecido umas coisas no meu aquário que já nao sei o que fazer.

comecei a notar peixes a morrerem (nomeadamente alguns neons) e 2 dos meus discus estao a ir desta pra melhor. Os sintomas é as barbatanas a a colarem se e o cobalto a ficar mais escuro também, no entanto noto que a agua tem um cheiro, tipo material organico ou cheiro de água de tartaruga pra quem ja teve).

Mudei o filtro e tirei o filtro biológico de ceramicas que é onde noto que vem mais o cheiro.

Antes disso andei com medicaçao (flagyl) nos discus pensando ser parasitas, embora devido cheiro agua pensei protozoarios, e ontem ja pus liquido anti protozoario e agua continua cheirar assim mas menos e discus nao se nota mt melhoras e alguns neons vao morrendo....

QUE FAÇO????? QUE ACONSELHAM???

Obrigado

Publicado:
Ola a todos...

EStou muito aflito porque tem acontecido umas coisas no meu aquário que já nao sei o que fazer.

comecei a notar peixes a morrerem (nomeadamente alguns neons) e 2 dos meus discus estao a ir desta pra melhor. Os sintomas é as barbatanas a a colarem se e o cobalto a ficar mais escuro também, no entanto noto que a agua tem um cheiro, tipo material organico ou cheiro de água de tartaruga pra quem ja teve).

Mudei o filtro e tirei o filtro biológico de ceramicas que é onde noto que vem mais o cheiro.

Antes disso andei com medicaçao (flagyl) nos discus pensando ser parasitas, embora devido cheiro agua pensei protozoarios, e ontem ja pus liquido anti protozoario e agua continua cheirar assim mas menos e discus nao se nota mt melhoras e alguns neons vao morrendo....

QUE FAÇO????? QUE ACONSELHAM???

Obrigado

Olá , 10% de tpa 2x ao dia , rebentaste o ciclo do filtro e não devias ter-lhe mexido, com os tratamentos , agora resta recuperar a qualidade da água com TPA´s e adiciona bacterias nitrificantes , de resto e testes á água , tens , se não tens devias ter porque isso de cheirar mal , cheira-me a falta de TPA´s , mesmo assim acho que podias manter mais constancia de mudas de água isso evita muitos problemas , testes obrigatórios a meu ver , para quem tem plantados , porque senão for plantado os fosfatos podem não ter e ferro e Co2 , mas fica a lista , fica bem e boa sorte.um abraço.

Jose Palma

PH

KH dureza de carbonatos

GH dureza geral

CO2 dióxido de carbono

NO2 nitrite

NO3 nitratos

NH4 Amonia

PO4 fosfatos

Ferro

Cloro

P.s. o teste de cloro (NECESSÁRIO PARA CONTROLAR A COMPANHIA DAS ÁGUAS :D ) para quem não tem osmose como eu e usa apenas um removedor de cloro com carvão ativo , especialmente nas mudanças de estações do ano á alterações nos caudais de água claro , mesmo com os aditivos que se usam das lojas , a mim não dá jeito nenhum com 1300 L de água era um balúrdio em liquido desse .

Publicado:

Ola. Eu tenho testes e tudo normal, e tenho plantado e co2.

faço sempre tpas, e o aquario tem um mes de completado com tudo novo, por isso estranho o cheiro e onde se intensificava era nas ceramicas.mas agora com o antiprotozoa nao posso fazer tpa, so dp...

Mas tem sido desesperante.

Thks

Publicado:
Ola. Eu tenho testes e tudo normal, e tenho plantado e co2.

faço sempre tpas, e o aquario tem um mes de completado com tudo novo, por isso estranho o cheiro e onde se intensificava era nas ceramicas.mas agora com o antiprotozoa nao posso fazer tpa, so dp...

Mas tem sido desesperante.

Thks

Bem , sendo assim , nem vale muito a pena adicionares as bacterias nitrificantes por agora , de resto isso foi ciclo perdido foi , ph muito baixo com águas muito moles , pouca oxigenação , o2 , um dos testes que não possuo , mas que o ciclo se foi, foi , por isso não sendo nenhum parasita protozoário , esquecia isso.

Ou antes tb podes fazer já uma tpa valente de 30% com adicionante anti-cloro , e 2 horas depois páras o filtro e mete-lhe uma dose de bacterias nitrificantes , existe em liquido penso que saberás. Mas claro sem manutenção mesmo das mangueiras falando de filtros externos , as cerâmicas por si tb têm um tempo util de vida como é evidente , mas mesmo assim ponderando isto tudo , eu esquecia o antiprotozoa, mas sou só eu :P.Um abraço.

Jose Palma

Publicado:

Se queres salvar os discus muda 90% da agua e deixa os medicamentos pelo que contas a tua agua está podre

Paulo

Publicado:

Faz TPAs frequentes 2xs por dia... e usa nitrivec da sera por exemplo

Cumprimentos

Rui Alves

Publicado:

Eu punha os Discos num aquário só vidro ou tuperware daqueles quadrados de 40 litros, custa uns 3€, com um filtro só para circulação, fazendo TPAs 2x diárias 30%/cada, isto para safar os Discos desse problema que tens em mãos. Quanto ao problema que tens em mãos, esse cheiro foi falta de TPAs e no filtro, mataste a colónia de bactérias, tens de fazer uma valente TPA e ciclar isso o mais rápido possível, põe bactérias nitrificantes no filtro para acelerares o ciclo. Boa sorte.

Publicado:

Ola a todos... Os dois discus que estavam piores ja se foram. COntinuo com 3 e os cardumes de tetras e companhia.

Nunca tive problemas assim num aquario, mudei para um aquário maior e um filtro maior e pimba.

E hoje de manha reparei que peixes com pouco oxigénio, parei o co2 e fiz mais pressao agua pra terem mais oxigénio.

Ja fiz os tpas e tenho sempre feito tpas, mas é como digo fiz um aquario maior, com outro substrato, muito mais plantado e isso e estou me sentindo leigo porque ja tenho aquarios ha anos e discus também e agora a acontecer isto sinto me um inutil e as lojas cada uma diz uma coisa e parece o que querem é k leve so produtos lol.

Entao vou fazer tpa em grande escala e por nitrificantes no filtro. O filtro que tenho é uma xp3, quando o problema começou eu tinha as ceramicas e a micromec (bolinhas) mais a esponja e algodao que vinha com o filtro e o carvao, que a senhora da loja disse pra por tudo embora o carvao nao pus.

Qual a melhor forma de montar o filtro para melhor agua para os discus?

Eu nas lojas ja nao confio muito e só tenho mesmo a voces...

Obrigado a TODOS

Publicado: (editado)
Ola a todos... Os dois discus que estavam piores ja se foram. COntinuo com 3 e os cardumes de tetras e companhia.

Nunca tive problemas assim num aquario, mudei para um aquário maior e um filtro maior e pimba.

E hoje de manha reparei que peixes com pouco oxigénio, parei o co2 e fiz mais pressao agua pra terem mais oxigénio.

Ja fiz os tpas e tenho sempre feito tpas, mas é como digo fiz um aquario maior, com outro substrato, muito mais plantado e isso e estou me sentindo leigo porque ja tenho aquarios ha anos e discus também e agora a acontecer isto sinto me um inutil e as lojas cada uma diz uma coisa e parece o que querem é k leve so produtos lol.

Entao vou fazer tpa em grande escala e por nitrificantes no filtro. O filtro que tenho é uma xp3, quando o problema começou eu tinha as ceramicas e a micromec (bolinhas) mais a esponja e algodao que vinha com o filtro e o carvao, que a senhora da loja disse pra por tudo embora o carvao nao pus.

Qual a melhor forma de montar o filtro para melhor agua para os discus?

Eu nas lojas ja nao confio muito e só tenho mesmo a voces...

Obrigado a TODOS

Olá , bem isto vem de encontro a outro topico , manutenção e tal, mas como é para salvar a discada "solhas" como já disseram por aí;) , eu uso assim num XP2 para 250L com 80 pêxes 8) e com 4 discos , e cerca de 25 escalares : :P

Camada inferior a esponja mais grossa logo há entrada.outra mais fina logo a seguir , em ascendente , depois leva

JBL Clearmec , previne e remove nitratos , nitrites e fosfatos , symec mix , um algodão filtrante de cor laranja da JBL qb porque o teu filtro é maior que o meu, no estágio seguinte meto as cerâmicas cermec da JBL, mais uma esponja de textura fina, e meto um removedor de amonia da fluval que é reciclável , barato e eficaz. Como bacterias nitrificantes uso Denitrol da JBL.um abraço

p.s. Espero que ajude

Jose Palma

Editado por netmaniac
Publicado:

para se perceber melhor era bom que indicasses umas quantas coisas e a começar a litragem do aquario inicial e deste novo...ser maior nao adianta muito para a informação que te podemos dar. o tipo de filtro, que fundo tens, a frequencia das tpas, se tens areas não oxigenadas (q tenham produzido um liquido escuro e mal cheiroso quando se mexe) enfim... mais elementos por favor...

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...

Publicado:

Ola a todos...

Hoje decidi comprar um kit de varios testes porque nao consigo ver o aquario (150L) neste estado.

E os resultados sao:

pH-7,4 (sei que está elevado e vou baixar, o meu outro indicador que tenho dizia que estava ácido)

CL2-0

CO2-20ppm

NH3/NH4+-0

KH-3º(tenho de aumentar)

Fe-0(tenho de aumentar devido plantas)

GH-11º

NO2-0

Vou entao modificar filtro RENA xp3 dentro da linha que dizes jose.

Peninha o fundo é uns graos tipo da ADA, frequencia de tpas semanal, 150L, liquido escuro nao vejo (o cheiro quando se abra a tampa cheira-se da agua e o cheiro mais intenso era nas ceramicas que estavam no filtro).

Obrigado a todos, vamos ver como corre

Publicado:

bom os valores não estão mal, apenas o ph um pouco elevado e o gh talvez tambem. mas nao seria isso que ia matar peixes... olhe se puderes duplica a frequencia das tpas ou mesmo triplica...nem que faças tpas menores de cada vez. mas para já é o que eu faria

Isso mesmo, primo do Donald e eminente reporter da Patada. Visitem "todos" os peixanários...