O Bosque


Euricojr

Recommended Posts

Boas

 

 

Esses fosfatos...

Isso e a luz, essa temperatura de luz é muito elevada.

Segundo o que vem no inicio do post tens 2x45 w, mais para o fim falas de dois pares de 55w de 10.000k.

Com essa temperatura de luz e um pouco de fosfatos tens uma explosão de algas.

 

Posso-te aconselhar a alterar as lâmpadas, mas não sei ao certo quais tens.

 

De qualquer das formas tens duas armas secretas contra essas algas.

O Crossocheilus siamensis e as Neritinas.

 

Se calhar até tens mais uma, a lentilha de água (Lemna minor), é uma autentica esponja para esses compostos,

além disso até cobre um pouco da superfície não deixando chegar tanta luz ao resto do aqua.

 

Espero ter sido útil.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 64
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Boas

 

 

Esses fosfatos...

Isso e a luz, essa temperatura de luz é muito elevada.

Segundo o que vem no inicio do post tens 2x45 w, mais para o fim falas de dois pares de 55w de 10.000k.

Com essa temperatura de luz e um pouco de fosfatos tens uma explosão de algas.

 

Posso-te aconselhar a alterar as lâmpadas, mas não sei ao certo quais tens.

 

De qualquer das formas tens duas armas secretas contra essas algas.

O Crossocheilus siamensis e as Neritinas.

 

Se calhar até tens mais uma, a lentilha de água (Lemna minor), é uma autentica esponja para esses compostos,

além disso até cobre um pouco da superfície não deixando chegar tanta luz ao resto do aqua.

 

Espero ter sido útil.

 

 

 

Abraço

Oi babykhan,

sim tens razao em cima tinha realmente 2 x 45 w , as quais deixaram de funcionar, entao comprei estas . 2 x 55w 10000 . Bem potentes.

Quanto aos fosfatos, no final do mes vou investir num tester po4 e no3 . tem que ser.

Quanto as dicas, realmente tenho que investir tb nuns Saes!

Obrigado pelos comments,

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

É só a minha opinião mas era mais bem empregue o dinheiro em outras lâmpadas tipo 6500k ou 8000k.

Podes sempre pesquisar por aqui.

Os testes só te vão dar os números dos ppm, as lâmpadas fazem com que eles baixem.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

É só a minha opinião mas era mais bem empregue o dinheiro em outras lâmpadas tipo 6500k ou 8000k.

Podes sempre pesquisar por aqui.

Os testes só te vão dar os números dos ppm, as lâmpadas fazem com que eles baixem.

 

 

 

Abraço

Boas, exelente site. parece ter bons preços.

Caso compre uma lampada de 54w 8000k , diz que deve MISTURADA COM LÂMPADAS DE 4200K OU 8500K TIPO GROLUX .Sabes pq deve ser misturada?

abraços e obrigado pela ajuda, essas dicas valem muito tempo de pesquisa.(não é que eu nao seja de pesquisar,antes pelo contrario!)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Ramirezi explica isso na página do patrocinador.

Dá lá uma vista de olhos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

É só a minha opinião mas era mais bem empregue o dinheiro em outras lâmpadas tipo 6500k ou 8000k.

Podes sempre pesquisar por aqui.

Os testes só te vão dar os números dos ppm, as lâmpadas fazem com que eles baixem.

 

Abraço

 

:multi::lol:

 

o meu setup: sao 80l vs 3x25w t5 10.000k.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois krypticall, mas o teu é assim - 66839364cm4.jpg

 

 

 

 

Enquanto que o do Euricojr é assim - Pic_15622_2.jpg

 

São 75 w contra 110 w, sendo que o teu estando mais cheio tem quase a mesma litragem.

Não falando nas necessidades luminosas das plantas, a tua coluna de água é quase 10 cm mais alta que a do Euricojr.

É na minha opinião factor suficiente para espoletar essas algas irritantes...

 

Mas lá está, é só a minha opinião.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

talvez nao tivesses reparado muito bem nos setups. ;)

 

o do Euricojr tem 80x40x35 quase 112itros e o meu tem 80x30x40 quase 96litros, logo á partida a luz é a ideal para fazer um belissimo plantado.

 

eu acho desnesseçario estar a investir em lampedas uma vez que as que ele tem servem perfeitamente, mas sim investir em mais plantas e nos respectivos testes ;)

 

abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou isso.

Se ele não retirar os fertilizantes que tem a mais na coluna de água não vai erradicar as algas.

A temperatura das lâmpadas é que a meu ver não é a mais indicada para a quantidade de plantas que ele tem.

 

Também pode recorrer a uma resina filtradora...

Mas isso já são devaneios.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ou isso.

Se ele não retirar os fertilizantes que tem a mais na coluna de água não vai erradicar as algas.

A temperatura das lâmpadas é que a meu ver não é a mais indicada para a quantidade de plantas que ele tem.

 

Também pode recorrer a uma resina filtradora...

Mas isso já são devaneios.

 

Boas,

 

Obrigado pelos feedbacks. Mas sinceramente fiquei indeciso quanto á escolha: TEstes + Plantas ou Lampadas novas?

o valor que vou gastar vai dar basicamente quase o mesmo, sendo que os testes tb sao caros .

 

Bom entretanto , tenho feito 2 tpas por semana de 20% , com o aspirador. assim retiro o excesso de nitritos no areao e renovo a agua. estou a fazer bem correcto? tambem estou a tentar criar uma rotina controlada de fertilizante.

 

abraços e obrigado

Editado por Euricojr
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
boas

 

entao como vai o aquario ??

 

Boas Krypticall,

Tenho andado a dar mais atenção ao aquario , e penso que estou a obter melhores resultado .

1º criei uma rotina de tpas fixa. - Melhorei bastante na parte das algas, muito menos algas. As plantas tb agradecem

2ºcomprei novas lampadas -1 lampada daylight 35w 6500k e 1 lampada 35w 4800k

3º comprei fertilizante semanal da Elos . - bons resultados

 

alterei o layout, ja tenho algo em mente, mas tem q ser feito ao poucos.

 

o resultado é :

Pic_15622_12.jpg

Já agora , uma pergunta, como se muda o topico?:(

agradeço dicas e conselhos.

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Krypticall,

Tenho andado a dar mais atenção ao aquario , e penso que estou a obter melhores resultado .

1º criei uma rotina de tpas fixa. - Melhorei bastante na parte das algas, muito menos algas. As plantas tb agradecem

2ºcomprei novas lampadas -1 lampada daylight 35w 6500k e 1 lampada 35w 4800k

3º comprei fertilizante semanal da Elos . - bons resultados

 

alterei o layout, ja tenho algo em mente, mas tem q ser feito ao poucos.

 

o resultado é :

Pic_15622_12.jpg

Já agora , uma pergunta, como se muda o topico?:(

agradeço dicas e conselhos.

abraços

Uma foto mais aproximada

Pic_15622_13.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Euricojr

 

fico contente que te estejas mais a aplicar no aquario.

 

é pena a panoramica ter ficado com as laterais um pouco mais escuras para se poder apreciar melhor e dar alguns bitaites.

 

sabes o que eu acho, essa calha foi muito mal escolhida, as lampedas deviao de acompanhar todo o comprimento do aquario.

 

pois so tens a luz concentrada ao meio e as laterais ficao a carecer de luz.

 

na proxima montagem para tirares proveito disso e remediar fazes um layout tipo ilha ao meio do aquario deixando as laterais limpas :mrgreen:

 

abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Euricojr

 

fico contente que te estejas mais a aplicar no aquario.

 

é pena a panoramica ter ficado com as laterais um pouco mais escuras para se poder apreciar melhor e dar alguns bitaites.

 

sabes o que eu acho, essa calha foi muito mal escolhida, as lampedas deviao de acompanhar todo o comprimento do aquario.

 

pois so tens a luz concentrada ao meio e as laterais ficao a carecer de luz.

 

na proxima montagem para tirares proveito disso e remediar fazes um layout tipo ilha ao meio do aquario deixando as laterais limpas :D

 

abraços.

è assim em relação á escolha da calha, é uma calha aconselhada para aquarios com 1 metro, e o meio tem 80cms de comprimento , o que acontece é que eu anteriormente tinha 2x 50w e nao se notava essa falha de luz nas laterias, o que acontece agora, mas na foto parece estar com falta de luz, mas isso penso que seja efeito mesmo da foto , porque ao vivo nao se nota tanto.

Em relação ás plantas tens algumas dicas?

 

Fica uma prespectiva de cima

Pic_15622_15.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

entao como vai o aquario ??

 

 

Olá Krypticall

 

Vi no post mais acima que vc tem 3x de 54 W. O meu aqua tem quase as medidas do seu ( 80x30x45 ), e só tenho até agora 3x 20W. To pensando em colocar maisi uma de 20W, para o meu plantado, pois quero colocar uma planta que forme tapete na frente. O que acha? Estou a pensar de forma correta?

 

cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Euricojr as plantas parecem estar bem saudaveis, esta ultima foto pelo menos aparenta isso.

 

agora é começares a deliniar bem as podas para ficarem densas e bonitas.

vai percebendo os seus crescimentos e as necessidades de cada uma para um dia mais tarde poderes fazer uma selecçao das que gostes mais e faças uma coisa mais leve e natural e brincar um pouco mais com os inertes.

 

quanto ao mudares o titulo do topico, se já tiver mais que 3 meses já nao podes ser tu a altera-lo, mas sempre tens a ipotece de mandar uma mp a um moderador a ver se te faz esse favor.

 

 

pssfilho acho que fizeste uma grande confusao ;)

 

este topico nao é meu, e quem tem 2x55w é o Euricojr, o meu topico é outro e tenho 3x25w t5 :)

quanto ao poder afirmar se é uma mais valia ou nao adicionar mais uma lampeda de 20w é quase como dar um tiro no escuro :D

pois nao sei a flora que usas em questao e nem o tipo de tapete que estas a pensar usar.

depois tambem tens que ter em conta o factor fertilizaçao vs Co2 vs luz tudo em equilibrio.

 

mete o caso no teu topico que alguem concertesa depois te poderá ajudar

 

abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Euricojr as plantas parecem estar bem saudaveis, esta ultima foto pelo menos aparenta isso.

 

agora é começares a deliniar bem as podas para ficarem densas e bonitas.

vai percebendo os seus crescimentos e as necessidades de cada uma para um dia mais tarde poderes fazer uma selecçao das que gostes mais e faças uma coisa mais leve e natural e brincar um pouco mais com os inertes.

 

quanto ao mudares o titulo do topico, se já tiver mais que 3 meses já nao podes ser tu a altera-lo, mas sempre tens a ipotece de mandar uma mp a um moderador a ver se te faz esse favor.

 

 

pssfilho acho que fizeste uma grande confusao :-D

 

este topico nao é meu, e quem tem 2x55w é o Euricojr, o meu topico é outro e tenho 3x25w t5 :)

quanto ao poder afirmar se é uma mais valia ou nao adicionar mais uma lampeda de 20w é quase como dar um tiro no escuro :lol:

pois nao sei a flora que usas em questao e nem o tipo de tapete que estas a pensar usar.

depois tambem tens que ter em conta o factor fertilizaçao vs Co2 vs luz tudo em equilibrio.

 

mete o caso no teu topico que alguem concertesa depois te poderá ajudar

 

abraços.

Pois , isto realmente tudo tem o seu saber, desde da especie de peixes , plantas , fertilização a usar até á poda. Isso é também outra coisa que tenho que aperfeiçõar. AS vezes podo determinadas plantas e começam a crescer de modo diferente, por exemplo as plantas que tenho á esquerda do aquario(nao sei o nome) por vezes se podo de uma maneira, começam a crescer para os lados em vez de na vertical. Isso é estetica, agora falando de torna-las mais densas e com mais "força" , tens alguma dica em especial.

Obrigado pelas dicas que já desde Krypticall.

Deixo outra foto :

Pic_15622_16.jpg

 

E ja agora uma questão:consegui controlar o aparecimento de algas pretas, tpas regulares e certos , fertilização igualmente. Mas tenho é a parede de fundo ainda cheia de algas pretas, sera que vao sair com o tempo?ou é necessario uma limpeza forçada :)

abraços

Editado por Euricojr
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui fica mais uma actualização, nao ah grandes mudanças , as plantas continuam a crescer bem.

Existe alguma tecnica para mante-las a crescer totalmente na vertical,? as minhas conforme vem nas fotos vao-se inclinando para a direita?!!!

e finalmente depois de acertar com os TPA's ,sem falhar, consegui controlar o excesso de fosfatos que me causou as algas pretas!

Corrigam-me se tiver enganado, as plantas que estao á esquerda é : Hygrophila Polysperma?

Pic_15622_18.jpg

 

 

parecem estar saudaves - Elos1 :huh: e Ferro:) . Mas tenho que adicionar algo mais, pois as plantas vermelhas

Pic_15622_19.jpg

 

Vista mais proximaPic_15622_20.jpg

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Euricojr

 

a planta sim parece-me ser a Hygrophila.

 

as plantas a fugir para o lado direito parece-me ser devido ao que já te tinha comentado antes, teres a luz concentrada toda ao meio do aquario.

 

logo as restantes plantas que estao sobre menos luz intença vao ao seu encontro criando esse efeito.

 

as plantas parecem estar saudaveis, agora tens que começar a trabalhar as podas para dar forma a essas moitas ;)

 

força nisso.

 

abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Euricojr

 

a planta sim parece-me ser a Hygrophila.

 

as plantas a fugir para o lado direito parece-me ser devido ao que já te tinha comentado antes, teres a luz concentrada toda ao meio do aquario.

 

logo as restantes plantas que estao sobre menos luz intença vao ao seu encontro criando esse efeito.

 

as plantas parecem estar saudaveis, agora tens que começar a trabalhar as podas para dar forma a essas moitas ;)

 

força nisso.

 

abraços.

Olá Krypticall,

pois em relação as podas ainda nao apanhei bem o jeito, existe alguma logica a seguir? ou basta termos em mente a forma que queremos dar á plantas?

Mas tb penso que existe uma determinada maneira,certo?

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Krypticall,

pois em relação as podas ainda nao apanhei bem o jeito, existe alguma logica a seguir? ou basta termos em mente a forma que queremos dar á plantas?

Mas tb penso que existe uma determinada maneira,certo?

 

Um abraço

 

no que toca ao respeito das podas tambem ainda ando a apalpar o mesmo terreno que tu.

 

dar um formato a uma moita densa de plantas pode-se usar a imaginaçao , mas tambem tem que se ir conhecendo a planta a pouco e pouco e a sua maneira de ela crescer para se trabalhar com isso.

 

depois nem todas as plantas formao moitas densas e compactas, e preciso estudalas e colocalas no seu devido lugar a que pertencem.

 

nesse aspecto tambem ainda sou um principiante ;)

 

abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.