Recommended Posts

Boas

Tenho ouvido falar que o ozonizador é melhor que o filtro UV? Verdadeiro? Falso?

queria opiniões de quem os utilize ou experts na matéria

Não vi nenhum tópico aqui sobre isso e estou a pensar adquirir um.

Os meus aquas são um 150X50X60 e brevemente um 120x40x50

Tenho o aqua a trabalhar com uma sacem externa de 1500lts hora

Mistura Co2 caseira.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Boas

Tenho ouvido falar que o ozonizador é melhor que o filtro UV? Verdadeiro? Falso?

queria opiniões de quem os utilize ou experts na matéria

Não vi nenhum tópico aqui sobre isso e estou a pensar adquirir um.

Os meus aquas são um 150X50X60 e brevemente um 120x40x50

Tenho o aqua a trabalhar com uma sacem externa de 1500lts hora

Mistura Co2 caseira.

 

 

Não sou de modo algum "expert" na matéria,mas acho que o artigo abaixo é capaz de responder a algumas questões. Foi retirado de um manual de instruções de um aparelho desses.

 

 

- O que é ozónio?

Através de descarga eléctrica no ar, três moléculas de oxigénio podem-se combinar para formar duas moléculas de ozónio. Na natureza isso ocorre, por exemplo, durante tempestades de raios. Ozónio pode ser gerado artificialmente em pequena escala, através de descargas eléctricas dentro de um gerador de ozónio. Ozónio é uma combinação muito instável, e será oxidado na aeração. O ozónio, portanto, é um agente oxidante muito potente.

 

- O que ozónio faz no aquário?

Devido suas capacidades oxidantes, ozónio quebra subprodutos dos peixes que são prejudiciais ao aquário. Em aquários de água salgada (ou de água doce com pH acima de 7.5 pH), amónia é oxidada para a forma menos tóxica nitrito e depois nitrato. A oxidação pode ser feita por filtro biológico e suas bactérias, mas é vantajoso instalar um ozonizador como sistema de apoio para prevenir níveis perigosos de amónia na água. A função de apoio é especialmente importante em aquários superlotados de peixes ou em que ocorra muita produção de dejectos.

Complexos orgânicos como substâncias que tornam a água amarelada não podem ser removidos por filtros biológicos nem por filtros mecânicos. O ozónio, por outro lado, quebra a estrutura desses agentes químicos de forma que seus fragmentos podem ser limpos pelas bactérias do filtro ou através do uso de um fraccionar de proteínas. O uso de ozónio provoca água efeito de água cristalina. Outra propriedade importante do ozónio é sua capacidade esterilizadora. BACTÉRIAS perigosas e outros agentes patogénicos que flutuam na água são eliminados pelo ozónio. No ambiente natural, a quantidade de bactérias flutuantes é muito pequena devido à acção anticéptica da água natural do mar. No aquário isso não ocorre e as bactérias podem se tornar perigosas a muitos de seus habitantes, especialmente larvas de peixes, onde encontram ambiente ideal para sua propagação. O termo “esterilizador” não pode ser levado ao pé da letra. A quantidade de ozónio administrada deve ser apenas a suficiente para matar o excesso de bactérias. Água totalmente estéril é quase tão perigosa quanto água “suja” para os peixes e invertebrados. Ozónio nunca deve ser dosado directamente na água do aquário, e sim por intermédio de uma câmara isolada como um reactor de ozónio pressurizado ou um fraccionador de proteínas. Aquários de água doce podem receber ozónio conectando-se o aparelho a um filtro interno que funcione com compressor de ar.

 

 

Ainda há mais informação na Net. É uma questão de fazer uma pesquisa mais aprofundada.

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Então mas aconcelham a meter num aqua de agua doce ou nem por isso?

Pelo que está escrito no resumo, pelo menos o que consigo ler nas entrelinhas, é mais comum o uso em salgados! Aliás, já vi vários aquas salgados com Ozonizador, mas de água doce não me recordo de nenhum!

 

Esperemos por respostas de pessoal mais entendido.

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Eu vi à pouco tempo um tópico do Zé Carlos, que dizia que começou a ficar roxo depois de usar o ozonizador na garagem... por isso eu acho que não é aconselhavel utilizares.... mas entra em contacto com ele.....

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.