Ajuda Tanganyka


rafael rebelo

Recommended Posts

Boas,

 

Estou a pensar montar um aqua de Tanganika mas para já ando em busca de informação.

Tenho um aqua de 80x35x40 com um filtro 2213. Para já preciso de opiniões quanto à fauna. Estive a pesquizar e pensei em:

 

- Cyprichromis leptosoma (quantidade???) superficie

- J.transcriptus (1 casal???) meia água

- similis ou multifasciatus (quantidade???) chão

 

O que acham??? Devo fazer algumas alterações nas especies a escolher? Queria também que me ajudassem com a quantidade de cada especie!

 

Todas as sugestões seram bem vindas que de tanganika estou a zeros :D

 

Abraço

Cumprimentos,
Rafael Rebelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Estou a pensar montar um aqua de Tanganika mas para já ando em busca de informação.

Tenho um aqua de 80x35x40 com um filtro 2213. Para já preciso de opiniões quanto à fauna. Estive a pesquizar e pensei em:

 

- Cyprichromis leptosoma (quantidade???) superficie

- J.transcriptus (1 casal???) meia água

- similis ou multifasciatus (quantidade???) chão

 

O que acham??? Devo fazer algumas alterações nas especies a escolher? Queria também que me ajudassem com a quantidade de cada especie!

 

Todas as sugestões seram bem vindas que de tanganika estou a zeros :D

 

Abraço

 

 

Boa noite,

 

Antes de mais bem vindo a este lado da aquariofilia. :lol:

 

Ora bem, por partes, para um Tanganyika o Eheim 2213 parece-me pouco para esse aquário, com 470 litros / hora, consegues pouco mais do que 4x o Volume do aquário!

 

Por outro lado, 80 cm de frente de aquário e uma área de 0.32 m2 (máximo) pois não sei qual é a medida da profundidade do aquário, não é muito generoso para um Tanganyika...

 

... para Cyprichromis é muito curto pois são peixes que se querem em cardume e que precisam de espaço para se mostrarem no seu melhor, no mínimo para eles recomendo um aquário com 1,20 metros.

 

Depois com a área de base que tens acho muito arriscado meteres Julidochromis (atenção que estes não são de meia água, mas sim rocha e areia) e conchiculas, pois o mais provavel é haver guerras constantes entre os dois!

 

Não digo que não seja possível, mas o risco é grande!!! Porque não uns conchiculas e uns Lamprologus caudopunctatus? Sempre são menos belicosos que os Julidochromis.

 

Agora para a zona de água livre e para 80 cm de aquário não estou a ver muita coisa...

 

Abraços,

 

João Nuno Cruz

Ex intrust

Outra paixão

 

Projecto Roteiro Lojas Aquariofilia GPS Aqui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

... para Cyprichromis é muito curto pois são peixes que se querem em cardume e que precisam de espaço para se mostrarem no seu melhor, no mínimo para eles recomendo um aquário com 1,20 metros.

Boas!

Se for so um trio (1M+2F) é possivel, mas claro que o comportamento nao será o mesmo que ve-los em um cardume, contudo apenas indico os "utinte" ou "mpulungu" por serem dos mais pequenos dessa especie.

Nesse aquario podes colocar uma colonia de multis ou similis e pouco mais ou entao apenas um casal de conchicolas - ocellatus, brevis ou "semi-conchicolas" - tipo sumbu´s, caudopunctatus.

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Quanto à peixaria acho que estarás orientado... embora existam outras hipótese menos conhecidas, em vez de conchiculas e/ou julies, podes colocar uns callochromis das espécies mais pequenas, pleurospilus ou stappersi.... uns Microdontochromis estes por exemplo são bastante pacificos, umas xenotilapias das mais pequenas flavipinnis, , os gracilis também pacificos, uns trematocaras, ou os vulgares eretmodus.... Claro que só uma espécie, não uma mistura destes peixes todos que referi :)

 

Mas antes de começares a adquiri-los arranja outro filtro, tenho esse filtro num aqua igual, mas a população do meu aqua é só um casal de similis com filhotes e uns 3 cypris com 3cm, e a filtregem deixa muito a desejar, já tenho em ideia em trocá-lo...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas antes de começares a adquiri-los arranja outro filtro, tenho esse filtro num aqua igual, mas a população do meu aqua é só um casal de similis com filhotes e uns 3 cypris com 3cm, e a filtregem deixa muito a desejar, já tenho em ideia em trocá-lo...

 

Boas Nuno,

 

Tens toda a razão e como preciso de um segundo filtro para o meu aqua de malawi acho que vou aproveitar este para lá pôr e comprar outro para este aqua.

 

Deixem me agradecer a todos, pois mais uma vez ajudaram me muito. :) Depois quando começar com a montagem coloco aqui o setup e as fotos.

 

No entanto e antes de arrancar com isto, acho que me vão surgir muito mais duvidas, mas conto com voçês para me ajudarem. ;)

 

Abraço

Cumprimentos,
Rafael Rebelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Eu bem disse que ia ter muito mais duvidas. nyah

 

No caso deste aquario quando me falam em colonia de multis ou similis, falam me em quantos?

 

Abraço

Depende se queres uma colonia grande, média ou pequena.

Mas eu optaria por tipo 2M e 4F, e ja ficas com uma boa colonia onde poderas ver a hierarquia dos machos e das femeas.

Abraço

Nelson Mangana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende se queres uma colonia grande, média ou pequena.

Mas eu optaria por tipo 2M e 4F, e ja ficas com uma boa colonia onde poderas ver a hierarquia dos machos e das femeas.

 

Ok Nelson,

 

Mais uma vez obrigado. :)

 

Abraço

Cumprimentos,
Rafael Rebelo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais