Recommended Posts

Publicado (editado)

Boa tarde.

Finalmente vou entrar na recta final da construção do meu plantado de 120L. Preciso de mais algumas dicas.

Em relação ao substrato qual será a escolha que reúne a melhor relação qualidade preço? Qual será melhor: Sera ou Tropica? Devo usar Akadama também?

E em relação à iluminação mantêm-se estas dúvidas todas:

1º Usar duas Lâmpadas compactas 4 pinos 2G11 de 55W 6500K da Philips e respectivos balastros (um balastro 2x55W se existir). Seria fácil de montar e ficaria perfeito pois não queria que a calha ultrapasse os 55cm de largura e 3cm de altura. Quanto custaria discriminadamente este sistema?

2º Usar uma Lâmpada HQI 150w 10000K. O que é que esta lâmpada precisa para funcionar? Leva uma reactância como as vapor de mercúrio? Precisa de algum equipamento especial? Qual é o tempo de vida útil comparativamente com as florescentes? O preço (da lâmpada) eu já sei...

3º Usar uma Lâmpada compacta 4 pinos 2G11 de 55W 6500K, uma T8 de 15W 8000k e uma T8 de 15w 10000k.

Menos potência e banda espectral mais abrangente?

Se puderem dar o vosso apoio...

Cumprimentos. José Santos

Editado por jcas
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!