Preparando A Preparação Do Aquário...


Rickhardur

Recommended Posts

Olá a todos e obrigado pelas indicações que me deram num post que coloquei há uns dias - ah, e é verdade, o aquário é de 20, e não de 16 litros - já melhorou um bocadito... :-D

 

Tou a pensar em começar a comprar o material para o aquário nos próximos dias.

 

A minha ideia era comprar o material todo e medir o PH para poder escolher os peixes e as plantas a colocar. Depois, colocar as plantas e uns peixes resistentes adequados a esse Ph para fazer o ciclo do azoto. Tenho é umas dúvidas:

 

1-Será que o Ph n vai mudar no fim do ciclo e depois tenho q mudar de plantas e comprar outros peixes?

2-Que peixes aconselham para fazer o ciclo: atenção que o aquário é pequeno - estou apenas a pensar em colocar meia dúzia de néons - e se eles sobreviverem n os vou deitar fora claro, portanto convém que caibam lá todos depois...

3-Para tirar o cloro da água da torneira basta colocá-la num recipiente ou garrafão aberto durante 24 horas como dizem? Ou é melhor usar produtos? E o que sugerem para colocar 20 litros de água durante 24 horas: tenho que arranjar mesmo 7 ou 8 garrafões? :-D

4-Estou a pensar em ir à loja Redfish, aqui em Lisboa. O que acham?

 

Fiquem bem

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos e obrigado pelas indicações que me deram num post que coloquei há uns dias - ah, e é verdade, o aquário é de 20, e não de 16 litros - já melhorou um bocadito... :-D

 

Tou a pensar em começar a comprar o material para o aquário nos próximos dias.

 

A minha ideia era comprar o material todo e medir o PH para poder escolher os peixes e as plantas a colocar. Depois, colocar as plantas e uns peixes resistentes adequados a esse Ph para fazer o ciclo do azoto. Tenho é umas dúvidas:

 

1-Será que o Ph n vai mudar no fim do ciclo e depois tenho q mudar de plantas e comprar outros peixes?

2-Que peixes aconselham para fazer o ciclo: atenção que o aquário é pequeno - estou apenas a pensar em colocar meia dúzia de néons - e se eles sobreviverem n os vou deitar fora claro, portanto convém que caibam lá todos depois...

3-Para tirar o cloro da água da torneira basta colocá-la num recipiente ou garrafão aberto durante 24 horas como dizem? Ou é melhor usar produtos? E o que sugerem para colocar 20 litros de água durante 24 horas: tenho que arranjar mesmo 7 ou 8 garrafões? :-D

4-Estou a pensar em ir à loja Redfish, aqui em Lisboa. O que acham?

 

Fiquem bem

 

Boas,

 

Bem, vamos lá ver se consigo responder a tudo:

1-O pH não deve mudar muito no fim do ciclo por isso não tens de te preocupar muito com isso.

2-Para fazer o ciclo aconselho-te uns peixes mais resistentes que os néons, como por exemplo, umas 2 corydoras. Tens muitas por onde escolher mas as mais comuns são as Aeneus, as Paleatus e as Albinas. São peixes que depois ficam, até ajudam a comer os restos de comida do areão.

3-Se puderes deixar a água num recipiente as 24horas ou mais, não precisas de pôr nenhum produto. Aqui estás a fazer alguma confusão: não podes trocar a água toda, por isso não tens de deixar os 20litros em repouso mas sim cerca de 10 ou 20%, ou seja só tens de deixar uns 5 litros.

4-Quanto à loja já la fui e gostei, até comprei la umas corydoras.

 

Espero ter ajudado,

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Bem, vamos lá ver se consigo responder a tudo:

1-O pH não deve mudar muito no fim do ciclo por isso não tens de te preocupar muito com isso.

2-Para fazer o ciclo aconselho-te uns peixes mais resistentes que os néons, como por exemplo, umas 2 corydoras. Tens muitas por onde escolher mas as mais comuns são as Aeneus, as Paleatus e as Albinas. São peixes que depois ficam, até ajudam a comer os restos de comida do areão.

3-Se puderes deixar a água num recipiente as 24horas ou mais, não precisas de pôr nenhum produto. Aqui estás a fazer alguma confusão: não podes trocar a água toda, por isso não tens de deixar os 20litros em repouso mas sim cerca de 10 ou 20%, ou seja só tens de deixar uns 5 litros.

4-Quanto à loja já la fui e gostei, até comprei la umas corydoras.

 

Espero ter ajudado,

Cumps

 

Obrigado pelas dicas.

 

Só há uma coisa: eu sei que quando se troca de água, só se troca uma percentagem dela. A questão é que esta é a primeira vez que vou encher o aquário, não é uma troca. Portanto toda a água terá que ser nova. Podia deixá-la no próprio aquário para perder o cloro, mas depois ia ser mais complicado para meter o areão, as plantas e a decoração... não sei...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Porque não consideras utilizar um condicionador que elimine o cloro? São baratos e simples de usar. Escusas estar a encher a cozinha de baldes de água, de futuro se quiseres podes então usar a opção das 24 horas visto o teu aquário ser pequeno.

 

Bem, de facto os neons pra fazer o ciclo podem não ser a melhor opção, são peixes que mesmo num aquário ciclado muitas vezes há algumas baixas quando são introduzidos. As corys como disse o colega são melhor opção, um setup final de 2 corys (mais de 2 seria melhor, são uma espécie extremamente social) e 6 neons para um aqua de 20l é viável, mas não te podes descuidar nas tpa´s. Agora atenção, as corys mencionadas podem crescer até uns 7 cm, demora mas podem. Estás a pensar fazer um upgrade no futuro? É que senão as corys não serão a melhor ideia... outra boa opção para ciclar o aqua são danios zebra (Danio rerio), mas aí seriam como alternativa aos neons, são também uma espécie de cardume e bastante vistosa. :)

 

Boa sorte e vai dizendo coisas do aqua.

Editado por termoventilador

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Concordo com as corys, mas primeiro cicla o aquário durante pelo menos 2 semanas, depois sim introduz as corys.

Referiste algo como "Podia deixá-la no próprio aquário para perder o cloro, mas depois ia ser mais complicado para meter o areão, as plantas e a decoração... não sei...", e que tal testares o ph da água da torneira, escolheres as plantas em função deste, e introduzires primeiro o areão e plantas no mesmo dia, enchias o aqua e depois ciclavas durante 2 ou 3 semanas e introduzias os primeiros habitantes, as corys.

Na minha opinião seria o ideal. Depois basta um garrafão durante 24h para fazeres o TPA.

 

Para essas dimensões a nível de plantas, o ideal será optares por anubias e musgo, são resistentes e não requerem muita luz. Quanto a peixes nem sei o que te diga, é pouca água, experimenta um casal de betas e as corys.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a peixes nem sei o que te diga, é pouca água, experimenta um casal de betas e as corys.

 

Boas,

 

Um casal de bettas é má ideia, os machos podem ser muito agressivos com as fêmeas, um único betta no entanto pode ser uma boa ideia - se for do agrado do interessado. :)

 

Outro aspecto: é que ciclar um aquário sem ter lá peixes, não sendo impossível, é mais complicado. A ideia é dar início ao ciclo do azoto, para isso é necessário a presença de matéria orgânica em decomposição em quantidades regulares, ou seja, os excrementos dos peixes. É possível fornecer essa matéria orgânica, colocando alguma comida no aqua para que esta se decomponha, por exemplo, mas é um processo menos prático.

 

Abraços.

Cumprimentos,

 

David de Jesus

 

http://peixedourado.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.