Vougaquário - O Começo Com 450l


pmfsv

Recommended Posts

Passo a fazer uma "breve" descrição da história do aquário desde a sua montagem há coisa de cinco meses e meio...

 

Infelizmente, esta aventura com o aquário não começou da melhor forma; como aliás é o mais normal acontecer.

Este aquário foi uma prenda minha e dos meus irmãos para o meu Pai que adora peixes e é aquariófilo, mas que de há uns largos anos para cá deixou de ter peixes porque simplesmente não tem tempo e porque quando éramos pequenos talvez não fosse fácil..

 

O Aquário

Trata-se de um aquário de 1,5m de comprimento por 60 de altura por 50 de largura dando um volume total de 450L dos quais estimo que 425L sejam úteis.

O fundo é composto por dois tipos de pedras, em primeiro lugar uma camada de cerca de 3cm de pedras de rio, arredondadas e lisa. A segunda camada, uma cada de pedras porosas, muito leves e algo “frágeis”.. fazem lembrar um pouco pedra pomes mas menos tipo queijo Suíço. ::D:

Pareceram ser uma boa base não específica para aplicar no fundo do aquário; sobre esta umas 4 Pedras de grandes dimensões, Julgo que arenito.

 

Flora

Em termos de flora, adquiri na altura as seguintes plantas:

- Anubia Heterophila,

- Echinodorus Bleheri,

- Gymnocoronis Spilanthoides,

- Hydrophila Angustifolia,

 

À parte das plantas acima mencionadas, já comprei alguns pés de outras várias plantas como:

- Musgo de Java,

- Hydrocotyle Leucocephala,

- Lemna Minor,

- (P i s t i a) [b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b] Statiotes,

- Egerias Densa,

- Egerias Najas.

 

Das primeiras aquisições sobra apenas uma anúbia. A falta de experiência, conhecimento e instabilidade inicial do aquário assim ditaram. Entretanto tenho vindo a juntar vários tipos de plantas e vou pondo no aquário, umas mais bem plantadas que as outras, algumas até simplesmente a boiar. Com isto pretendo que as plantas se vão desenvolvendo até ter pronto um segundo aquário que iniciarei de forma mais “competente” e onde tentarei colocar de forma ordenada e pensada as plantas que mais gosto. Deixarei então as plantas do gosto do meu Pai no de 450L.

 

Fauna

Em termos de fauna, inicialmente tinha:

- 2 Escalares - Pterophyllym Scalare: 1 Fêmea Preto e 1 Macho transparente,

- 6 Neons - Paracheirodon innesi

- 6 Falsos Neons - Hyphessobrycon herbertaxelrodi

- 2 Guppies : 1 macho e 1 fêmea. Não sei os nomes específicos destes.

 

- 4 Mollienesias:

1 Macho Poecilia latipinna / Mollienesia Latipina / Sailfin Molly – Preto,

1 Macho Poecilia latipinna / Mollienesia Latipina / Sailfin Molly – Dourado,

1 Fêmea Mollienesia Lira – Dourada,

1 Fêmea Mollienesia Lira – Branca ou Prateada.

 

 

Ao contrário do que são as boas práticas dos users do fórum, os peixes foram introduzidos na água escassas 24 horas após o aquário ter sido montado e não respeitando os tempos ciclagem e estabilização do aquário.

Nas primeiras semanas que sucederam a montagem, alguns peixes foram vítimas de doença. Tive Íctio e hidrópsia.. Instalei um aquário enfermaria e obtive sucesso parcial no tratamento de um ou outro peixe.

 

Mas nem tudo foi desgraça, consegui que as minhas Mollies e Guppies se reproduzissem com relativo sucesso e sem trabalho algum. É sabido que estas espécies são da família dos coelhos no que ao apetite diz respeito, bem sei. De entre as dezenas de alevins gerados e criados, uns poucos vendi e outros ofereci.

 

Entretanto fiquei viciado em comprar peixes e fui comprando alguns exemplares mais, entre estes podemos contar os seguintes:

- 4 Corydoras:

2 Corydoras “normais” para falta de nome específico.. ,

1 Corydora Albina,

1 Corydora Preta,

- 4 SAEs – Crossocheilus Siamensis,

- 8 ou 9 Guppies mais (1 Fêmea de grande porte e o restante tudo machos, todos diferentes),

- 2 Mollies (1 Macho Prateado e 1 Fêmea Preta – Na esperança de acasalarem com os respectivos parceiros no aquário).

- 11 Neons - Paracheirodon innesi.

 

 

A Filtragem

Em termos de filtragem tenho dois Filtros RENA XP2. Num dos filtros tenho carvão activo, "algodão" e material cerâmico, no outro tenho algodão, bio-balls e mais cerâmica. O ciclo bacteriológico foi iniciado com um produto da Sera Nitrivec.

As lavagens de filtro são feitas com intervalos de sensivelmente 2 meses e com água do próprio filtro.

 

Penso vir a montar um filtro de fundo quando proceder à remodelação deste aquário como maneira de melhorar a qualidade geral do aquário e impedir que a água por baixo do areão fique choca.. Se houver opiniões contra esta ideia, façam favor de se fazer ouvir. :crazyeyes:

 

De futuro, aquando da referida remodelação, deverei fazer dois cortes circulares no fundo do aquário para a colocação de tubagem interna e assim fazer a ligação a uma Sump sem necessidade de tubagens exteriores ao aquário. Trabalho esse que levei a cabo na reparação de um aquário do meu Pai com estrutura metálica e cerca de 20 anos.

 

Iluminação e ambiente

A Iluminação está a cargo de uma calha Lifetech de 1,5mts apoiada nas pontas em dois suportes acrílicos que pousam na board do aquário. Esta calha tem 4 lâmpadas PLL de 55W e 10000K o que é manifestamente inapropriado para o aquário que estou a tentar criar. Estas vão ser substituídas por lâmpadas com 6400K e 4200K para melhorar as propriedades luminosas e consequentemente a qualidade de vida da Flora.

A Iluminação permanece ligada cerca de 12 horas por dia, entre as 10:00 e as 22:00.

 

O aquecimento da Água está a cargo de um termóstato RenaCal de 300W e o fornecimento de ar para a pedra difusora a cargo de uma RENA® Air que só está operacional durante as horas em que a iluminação está desligada.

 

Quanto a CO2, tenho ainda o Cogumelo da Sochting a trabalhar, um Carbonator. No entanto tenho já um difusor da Dymax e um setup para receita caseira.

 

Seguem-se algumas fotos do Aquário. Da montagem e primeiros dias do aquário não tenho grandes fotos, pois ao contrário do que é meu apanágio, não andei com a máquina a fotografar. Gostava também desde já dizer que sou péssimo fotógrafo e como tal as imagens são bastante más.

 

 

Deixo aqui apenas estas 4 pois de momento não tenho tempo para mais.

Na primeira foto vemos o aquário ainda com bastante poeira no "ar" e os pobres dos peixes já lá mergulhados dentro. Nas subsequentes já um mês e meio mais tarde dá para verificar que as plantas que comprei aquando da montagem estão já com um aspecto deplorável.

20070501dsc06775vc6.th.jpg 20070624dsc07023lk7.th.jpg 20070624dsc07024mp0.th.jpg 20070624dsc07025eh3.th.jpg

 

Apesar do rápido crescimento inicial, rapidamente começaram a denotar falta de nutrientes na água e susceptíveis às algas que já cobriam algumas folhas. Foram então substituidas algumas por uns fetos de crescimento rápido que o anterior dono do aquário me arranjou. Não gosto particularmente deles mas uma coisa é certa, crescem rapidamente e fornecem esconderijos aos alevins. Hoje em dia, tenho apenas dois pés destes fetos no aquário e a minha tendência é removê-los completamente a favor de outras plantas amis bonitas. No entanto o meu Pai gosta dos fetos. Será fácil perceber que na altura em que ele estava mais activo neste campo da aquariofilia, que foi para lá de há 15 anos; não havia a facilidade de acesso a informação como há hoje com a Internet e fórums de disussão. Apesar de ter muitas edições da Aquarama, julgo que nesse capítulo eu terei melhor noção de como podem hoje ser bonitos os aquários.. claro que eele sabe nomes de plantas e eu não.. ehehe

 

Não se assustem com a pedra em cima do aquário, estava bem segura e sem risco de cair lá para dentro e esmagar um peixe. Tinha de a usar para segurar a mangueira durante as duas horas que me levam as TPAs... Faço TPAs de 50% todas as semanas e para que os peixes não sintam em demasia as alterações das condições da água, faço-o de forma muito lenta.

 

Já os tubos de pesca e retorno de água para os fltros estão ali muito mal colocados; quer pelo aspecto horrorosa, quer pela perda de eficiência do conjunto.

Este aspecto será alterado a curto prazo com a passagem dos tubos de pesca o lada contrário.

 

Mais logo postarei imagens mais recentes do aquário bem como os resultados dos testes que levei a cabo ontem.

 

 

Todas as criticas, opiniões e sugestões serão bem vindas.

Se encontrarem erros nos nomes das espécies que enumerei ou souberem os nomes dos que não sei, agradeço que me informem..

Caso os moderadores encontrarem algum erro ou problema peço que me contactem a fim de o resolver.

 

 

Cumprimentos:

Pedro Vouga

 

PS - Perdoem o meu testamento, mas como alguns de vós (poucos) terão conhecimento, eu escrevo grandes testamentos.. Os que não sabem.. ficarão a saber.. ehehe

Editado por pmfsv
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

 

Existe o velho testamento o novo testamento e agora este que é o BELO testamento. ::D:

 

Gostei de ler, comprido mas bem estruturado e muito completo (quanto a mim).

 

Parece que não tens dúvidas, o que é bom sinal, tens prática também, só um reparo, já não se utiliza filtro de fundo como referiste a sensivelmente meio do texto.

 

Quanto às asneiras que se fazem no inicio, é o normal, sempre se fizeram, fazem e vão continuar a fazer :crazyeyes: resta ir aprendendo.

 

 

Quanto ao aquário, não tá feio, penso que a nível de plantas poderia estar melhor.

 

Força :crazyeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Existe o velho testamento o novo testamento e agora este que é o BELO testamento. :)

 

Gostei de ler, comprido mas bem estruturado e muito completo (quanto a mim).

 

Parece que não tens dúvidas, o que é bom sinal, tens prática também, só um reparo, já não se utiliza filtro de fundo como referiste a sensivelmente meio do texto.

 

Quanto às asneiras que se fazem no inicio, é o normal, sempre se fizeram, fazem e vão continuar a fazer :) resta ir aprendendo.

Quanto ao aquário, não tá feio, penso que a nível de plantas poderia estar melhor.

 

Força :)

 

Eheh..

 

Obrigado.

 

O filtro de fundo que falo não se destina a substituir os externos mas sim a completementar...

 

Quanto às plantas, editei o post. Já não tenho aquelas plantas como são apresentadas nas fotos. Mas mais fotos virão e com elas dará para perceber o rumo que o aquário leva.

 

 

Cumprimentos:

Pedro Vouga

Editado por pmfsv
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É uma boa pergunta cuja resposta também gostaria de saber.

 

Eu diria que não, pois acho que ajudaria a manter a água por baixo da "superfície", por baixo do areão mais limpa embora pudesse remover alguns nutrientes que as plantas precisem...

 

 

Que dizem os experts?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É uma boa pergunta cuja resposta também gostaria de saber.

 

Eu diria que não, pois acho que ajudaria a manter a água por baixo da "superfície", por baixo do areão mais limpa embora pudesse remover alguns nutrientes que as plantas precisem...

Que dizem os experts?

Caro Pedro,

 

Em relação ao filtro de fundo, não sou grande adepto, deixei de os utilizar à + de 10 anos, os substratos mais utilizados em plantados têm uma granulometraguem muito baixa, são arrastados pelo fluxo e sujam a água. Tenho actualmente 2 plantados com sucesso apenas a funcionar com um filtro interno e externo. Num destes, ambos de 240 litros, também tenho mollies, limias, amecas, guppies... e junto um pouco de sal à água (1 colher de sopa/10 litros) por causa das primeiras. No teu set up tens as mollies misturadas com neons e escalares, não me parece uma boa combinação pois estes gostam da água mais ácida e menos dura. O meu segundo é um amazónico onde não adiciono sal e mantenho essas e outras especies.

 

Em relação à TPA parabéns pela paciência, as minhas são mais rápidas!!! e limitadas a 20%.

 

Em resumo, opta por um bom substrato, esqueçe o filtro de fundo e separa as especies de acordo com as suas preferências....

 

PS: Parabéns pelo Português, hoje em dia vai sendo raro.....

 

MNSM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro Pedro,

 

Em relação ao filtro de fundo, não sou grande adepto, deixei de os utilizar à + de 10 anos, os substratos mais utilizados em plantados têm uma granulometraguem muito baixa, são arrastados pelo fluxo e sujam a água. Tenho actualmente 2 plantados com sucesso apenas a funcionar com um filtro interno e externo. Num destes, ambos de 240 litros, também tenho mollies, limias, amecas, guppies... e junto um pouco de sal à água (1 colher de sopa/10 litros) por causa das primeiras. No teu set up tens as mollies misturadas com neons e escalares, não me parece uma boa combinação pois estes gostam da água mais ácida e menos dura. O meu segundo é um amazónico onde não adiciono sal e mantenho essas e outras especies.

 

Em relação à TPA parabéns pela paciência, as minhas são mais rápidas!!! e limitadas a 20%.

 

Em resumo, opta por um bom substrato, esqueçe o filtro de fundo e separa as especies de acordo com as suas preferências....

 

PS: Parabéns pelo Português, hoje em dia vai sendo raro.....

 

MNSM

 

Boas..

 

Agradeço a resposta relativamente ao Filtro de fundo. De facto tinha considerado essa situação mas com o uso de filtro de fundo poderia escolher uma de duas soluções, ligar um mangueira de pesca ao tubo do filtro ou pura e simplesmente colocar lá dentro uma pedra difusora.

Com a primeira solução estaria a puxar o substrato para o filtro; com a segunda, não tenho certeza de sujar muito aquário... Mas levarei em consideração a opinião dos mais experientes.. :P

 

No que diz respeito às espécies estas gostam de ambientes um pouco diferentes, bem sei. O meu plano é agora que tenho o segundo aquário quase pronto, e uma vez que é de cerca de 100L, passar as Poecilias para o dito e deixar os Escalares e Neons no Principal. O meu aquário tem algum Sal mas nada que se compare com 1 colher de sopa de sal por cada 10 Litros...

Vai ser uma tarefa algo árdua a manutenção de um bom pH para os escalares (e no futuro quiçá Discus) pois a água sai a 7.5 da torneira. Mas eu lá resolverei a questão, estou a tomar hábitos de preparação de água com 24 horas de antecedência face às TPAs. A única coisa que irá mudar são as quantidades...

 

Quanto a duração das TPAs, basta ter algo para fazer enquanto se espera e não nos esquecermos como me aconteceu um dia. Quando cheguei ao aquário estaria a escassos cl de vir por fora...

 

 

Quanto ao Português, é uma questão de fazer um pequeno esforço. Mas como sou um bocado preguiçoso tenho o corrector ortográfico do Firefox para ajudar. Quanto tenho dúvidas, priberam.pt, google e outros..

 

Desde já obrigado a todos.

 

Cumprimentos:

Pedro Vouga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este aquário foi uma prenda minha e dos meus irmãos para o meu Pai que adora peixes e é aquariófilo, mas que de há uns largos anos para cá deixou de ter peixes porque simplesmente não tem tempo e porque quando éramos pequenos talvez não fosse fácil..

 

Gostei bastante desta parte... :D

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostei bastante desta parte... :)

LOLOLOL.. cada um gosta do que gosta.. :)

 

Bem, actualizações...

 

Estive a tirar as fotos que se seguem:

 

 

20071018dsc02840hp3.th.jpg 20071018dsc02844ng2.th.jpg 20071018dsc02845dd6.th.jpg

20071018dsc02852kc1.th.jpg 20071005dsc02368qk4.th.jpg 20071005dsc02315lw4.th.jpg

 

Uma vez mais peço desculpa pela qualidade mas de facto a fotografia não é o meu forte... "Eu é mais bolos..." (para quem conhecer a piada.. hehehe)

Devo acrescentar que, neste momento o aquário vai servido de incubadora a várias espécies de plantas (julgo já o ter referido anteriormente), porei ordem na coisa quando fizer a montagem do aquário de 100L. Quanto à pedra que está pousada no tronco, também é para sair.

 

A tonalidade verde que o aquário adquire e que se reflecte nas imagens é devido ao facto da superfície estar completamente coberta por plantas neste momento.

 

Não sei será perceptível mas tenho uma infestação de caracóis que me dizem ser bom pois quer dizer que água tem boas condições. Se assim o for fico contente mas continuaria a preferia não ter caracóis.

 

 

Transcrevo de seguida os resultados dos testes feitos à água ontem.

pH – 7.5

Kh – 55mg/L

GH – 150 mg/L

NO2 - <0.1mg/L

NO3 – 0mg/L

NH3 – 0mg/L

NH4 – 0mg/L

Fe – 0mg/L (non chelated)

Fe – 0mg/L (Chelated)

Ca – 120mg/L

Po4 – 0 mg/L

 

Pois bem, dos resultados obtidos e tanto quanto sei devo proceder a fertilizações com Fosfatos e Ferro correcto? Qual a melhor maneira de o fazer?

Eu já fertilizo com uma solução de Kcl diluido em água destilada. Seria possível fazer uma solução que contivesse as três substâncias (K, Fe, PO4) ou estes reagem entre eles não o permitem?

Vou procurar mais informação sobre a fertilização com estas duas substancias, no entanto se alguém quiser deixar umas palavras ou uns links, fico agradecido.

 

 

 

Cumprimentos:

Pedro Vouga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.