Alga


andrecardoso

Recommended Posts

Alguem me sabe ajudar a identificar esta alga qual e qual a razao do seu aparecimento ?

 

n03-5ppm

p04-1ppm

co2 a bombar

110watts para 128 litros

parei com a fertilizaçao de n e p... apenas adiciono k neste preciso momento

 

imagem068pc0.jpg

imagem071dp6.jpg

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não tenho a certeza mas parecem-me rodophytas (algas vermelhas). Se assim for podes tentar aumentar a fertilização de CO2 até ao limite máximo de 30 ppm. Há artigos que sugerem banhar as peças afectadas numa mistura de 1 parte de lixívia em 9 partes de água mas isso nunca experimentei, assim como aumentar a concentração de cobre até 0.5 ppm (penso que deve ser arriscado). No meu aqua há sempre umas quantas algas dessas (é impossível remover tudo sem danificar algumas plantas) especialmente nas plantas de crescimento lento e sempre que a injecção de CO2 diminui ou a concentração de NO3 sobe elas tendem a desenvolver-se. Os meus SAE quando eram novos ainda as mordiscavam mas agora nem lhes tocam. Sugiro que removas as folhas/peças decorativas mais afectadas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tanbem me parecem BBAs,ás minhas proprias custas aprendi e dei razão a quem me dizia que éra falta de CO2 e eu tanbem dizia que tinha o meu a bombar,mas o que é certo é que havia ali uma deficiencia.

Aproveito pra te dizer que essa alga é "tinhósa" :) ,depois de crescer pódes injectar o CO2 que quiseres que já não te livras dela,por isso faz o seguinte,retira manualmente todas as que conseguires(cuidado pra não danificares as plantas)a seguir com um pipeta ou seringa injecta pequenas doses de Flourish Excel da Seachem directamente sobre os penachos,esses começam por ficar vermelhos e em poucos dias desfazem-se,quando isso acontecer mantem bons niveis de CO2 dissolvido pra evitar que voltem a nascer e pra dár uma ajudinha coloca esporadicamente um bocadinho de Flourish Excel,foi o que eu fiz e depois de ter tido uma autentica praga disso,actualmente não tenho uma unica alga no aqua,nem dessas nem de outras com exepção de uma ou outra green spot. banana rock

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Flourish Excel da Seachem é assim tão bom?? Nunca utilizei e estou curioso... Já alguém identificou problemas especialmente com plantas após a sua utilização? Alguém sabe como é que este produto funciona??

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=72431 ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado pela quantidade de respostas..

 

Tenho andado a "rapar" alga a alga, pelo menos o que vou conseguindo.. e como ainda nao tenho o flourish excel (nem sabia que se aplicava a estes casos) já há alguns dias que tinha andado a fazer tpas e a injectar pequenas quantidades de H202 e é certo que algumas algas iam acastanhando e algumas ficavam com um tom mais encarnado

Níveis aceitaveis de nutrientes

Fe - Ferro 0.25 até 0.7 ppm

K - Potássio 20 até 30 ppm

NO3 - Nitratos 5 até 10 ppm

Mg - Magnésio 45 até 50 ppm

PO4 - Fosfato 0.5 até 1 ppm

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Essa da água oxigenada é para pros. Não sei se és, mas sabes o que estás a fazer?

 

Nas palavras do FAAO, isso é tipo napalm. mata algas, mas tambem mata plantas e peixes...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais