psaudade Publicado Outubro 12, 2007 Publicado Outubro 12, 2007 Tenho recentemente discos no meu aquário e noto que se encontram retraidos mais na zona de trás do aquário que é onde existe menos corrente, fazem algumas incursões à zona frontal, mas não por muito tempo, pois deduzo que com a corrente existente fiquem stressados e voltem ao "abrigo". O filtro usado é um TurboJet 3358 e tem um caudal demasiado elevado para o aquário, se não estou em erro 600litros/h (+/- 7 ciclos por hora). Aquário: 80x30x40 +/- 84Litros. Sei que é pouca água para muito disco, mas é temporário até montar o de 320Litros (Dezembro/Janeiro). Como os discos ainda são pequenos (5cm) penso que com esta litragem(84lt) ainda se aguentam bem. Será que posso usar um regulador de corrente no filtro. Pensanso na solução de estrangulamento dos tubos ou outro meio de estrangulamento da saida de água está fora de questão, pois o motor poderia vir a sofrer bastante com isso. E com um regulador de corrente, servirá os objectivos sem danificar o motor do filtro??????? Existe a possibilidade de apontar a flauta do filtro para uma das paredes do aquário, mas com isso o que acontece é alguma movimentação do substrato (Akadama). Desde já obrigado por respostas. Citar Ivo Firmino Um Renascer - Aquário 320 litros WWW.FOTTOGRAFIA.COM
FilipeASilva Publicado: Outubro 12, 2007 Publicado: Outubro 12, 2007 Boas, tb tive esse problema quando tinha discus... Ten dois coisas que podes fazer, ou metes umas torneirinhas ( da eheim ) e controlas o fluxo de água que pretendes mandar para o aqua ou então podes também meter os chuveiros ( da eheim ) é um tubinho que tem vários furos no decorrer dele e que abranda o fluxo! Acho que o melhor é mesmo o chuveiro... Fotos: torneiras http://www.aquamail.com/imagen.php?id=176&...&campo=foto tubo http://www.mundoacuario.com/ecommerce/prod...;w=100&h=73 ( são parecidos a este mas tem de ter furos, tb podes ser tu a fazer com um ferro quente e vais furando no decorrer do tubo e no final do tubo tapas... Ars Citar Coral Gigante! (clica) O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...
psaudade Publicado: Outubro 12, 2007 Autor Publicado: Outubro 12, 2007 Boas, tb tive esse problema quando tinha discus...Ten dois coisas que podes fazer, ou metes umas torneirinhas ( da eheim ) e controlas o fluxo de água que pretendes mandar para o aqua ou então podes também meter os chuveiros ( da eheim ) é um tubinho que tem vários furos no decorrer dele e que abranda o fluxo! Acho que o melhor é mesmo o chuveiro... Fotos: torneiras http://www.aquamail.com/imagen.php?id=176&...&campo=foto tubo http://www.mundoacuario.com/ecommerce/prod...;w=100&h=73 ( são parecidos a este mas tem de ter furos, tb podes ser tu a fazer com um ferro quente e vais furando no decorrer do tubo e no final do tubo tapas... Ars Boas, A flauta que refiro é esse chuveiro, isso tenho, mas mesmo assim a corrente no aquário é elevada. Em relação às torneiras tb tenho, mas se fechar as torneiras o que vai acontecer é um esforço superior do motor do filtro, o que não é bom. Como solução, se não usar um regulador de corrente electrica no filtro é estender o chuveiro com mais um peça ou um artefacto qualquer agregado ao chuveiro de forma a diminuir ainda mais a pressão existente. Citar Ivo Firmino Um Renascer - Aquário 320 litros WWW.FOTTOGRAFIA.COM
PauloSilva Publicado: Outubro 12, 2007 Publicado: Outubro 12, 2007 Tenho recentemente discos no meu aquário e noto que se encontram retraidos mais na zona de trás do aquário que é onde existe menos corrente, fazem algumas incursões à zona frontal, mas não por muito tempo, pois deduzo que com a corrente existente fiquem stressados e voltem ao "abrigo". O filtro usado é um TurboJet 3358 e tem um caudal demasiado elevado para o aquário, se não estou em erro 600litros/h (+/- 7 ciclos por hora). Aquário: 80x30x40 +/- 84Litros. Sei que é pouca água para muito disco, mas é temporário até montar o de 320Litros (Dezembro/Janeiro). Como os discos ainda são pequenos (5cm) penso que com esta litragem(84lt) ainda se aguentam bem. Será que posso usar um regulador de corrente no filtro. Pensanso na solução de estrangulamento dos tubos ou outro meio de estrangulamento da saida de água está fora de questão, pois o motor poderia vir a sofrer bastante com isso. E com um regulador de corrente, servirá os objectivos sem danificar o motor do filtro??????? Existe a possibilidade de apontar a flauta do filtro para uma das paredes do aquário, mas com isso o que acontece é alguma movimentação do substrato (Akadama). Desde já obrigado por respostas. Já tive esse problema, mas solucionei retirando essa tal "flauta" e substituindo a por um tubo perfurado que larga o retorno da agua para o aquário ao comprimento de todo o aquário . Consegui arranjar esse kit aqui numa loja em Gondomar, que me custou apenas 6 €, fazendo uso das peças todas do kit atinge-se por volta dos 60 Cm de tubo perfurado, preso com as respectivas ventosas que o acompanham e mangueira de adaptação as mangueira dos meu Fluval 205 . Assim a agua em vez de ser largada directamente no aquário, cai em uma fila de chuveiro da parte de cima do aquário . Deixei de ter turbilhão, e passei a ter a água mais oxigenada . Citar
FilipeASilva Publicado: Outubro 12, 2007 Publicado: Outubro 12, 2007 Se tens essa " flauta " abre mais os buracos com uma faca... Nada mais.. Citar Coral Gigante! (clica) O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...
PauloSilva Publicado: Outubro 12, 2007 Publicado: Outubro 12, 2007 (editado) Se tens essa " flauta " abre mais os buracos com uma faca...Nada mais.. Ou põe a saida de agua acima do nível de agua. Já agora essa tal "flauta" que mencionas é aquela que tem varios furos ao longo do tubo, ou é aquelas de boca única tipo "funil" ? A que eu falei no post anterior que me custou 6 € é esta : Vista por cima : Visto por baixo o fluxo é mínimo : : Editado Outubro 12, 2007 por PauloSilva Citar
Recommended Posts