Recommended Posts

boa noite....

já tive aqua de água doce e uma das razões que me leva a montar um de água salgada são os meus dois filhotes que querem o "filme inteirinho do Nemo" em casa....

acabei de fechar negócio com um Aqua com filtro de decantação 100x40x45 202 litros.

o meu problema é saber o que é que preciso comprar mais e quais as potencias desses mesmos materias...

eu sei que é muito material que tenho que comprar... mas a pouco e pouco queria dar essa alegria aos filhotes....

venho por isso pedir muito a vossa ajuda com a lista de material... é claro que depois tem que me aturar quando eu começar a montá-lo... mas isso fica para outra altura

 

obrigado pela vossa paxorra de ajudarem o pessoal

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eh eh eh

 

e fazes muito bem em montar um salgadinho! um bem haja aos teus filhotes!!! :(

 

antes de mais, o 1º conselho que te posso dar é o mesmo que me deram:

 

pesquisa muito, lê muito, pergunta muito, e acima de tudo tem muita calma e muita paciência... sei que vai ser dificil tentares explicar isso aos pequenos, mas é com o objectivo de fazeres o melhor quer para os teus filhos, quer para os habitantes do aquário.

 

Com essas medidas, em relação ao elenco do filme, poderás colocar 2 palhacitos (os "futuros" pais do nemo); a Dory não aconselho, pois cresce muito depressa e chega aos 30 cms; e do aquário do dentista, poderás colocar alguns dos personagens... nomeadamente o camarão e o peixito amarelo e roxo...

Mais tarde (depois do ciclo do aquário feito) poderá começar a ser discutido quais os futuros habitantes.

 

A nível de equipamento, começa a procurar as bombas de circulação (que devem fazer cerca de 30x a litragem do aquário), o escumador, a calha de iluminação, termostato...

 

Já pensaste em fazer o sistema com sump? Não é obrigatório, mas ajuda a libertar espaço no aquário...

 

Deixa agora vir as opiniões dos mais experientes, pois irão ser mais esclarecedores que eu... ;)

 

Abraço,

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

em relação às bombas de circulação... serão 2??? e de 600 cada uma?

o termoestato é um ou dois? e que potencia?

e qual é o melhor escumador para este aquário???

 

já agora se souberes de alguém que tenha este material para vender (baratinho... porque o sócrates pede contenção),,, eu agradecia

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

oliops, 100x40x45 = 180 litros

 

logo 180x30 = 5400 l/h será sensivelmente o total de circulação feito pelas bombas no aquário :(

 

Se não usares sump, poderás colocar dois termostatos de 100W cada, um de cada lado do aquário para uma melhor distribuição de calor...

 

A nível de escumador, tenta arranjar um "hang-on" para aquários de cerca de 400 litros... hang-on para poder ficar de fora do aquário (fica pendurado tipo filtro de cascata) e falo de 400 litros, porque assim vai-te permitir alguns excessos (sem abusar, claro) a nível de peixes...

 

A nível de vendas... convém ir vendo os classificados... de vez em quando aparecem negócios muito em conta ;)

 

 

Abraço,

Ricardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não és chato... é lógico que toda a gente quer aprender tudo, e eu tou a tentar ajudar no pouquíssimo que sei.

 

Então é o seguinte, sim, convém serem duas bombas, para poderes ter correntes diferentes, que te vai permitir também "arejar" melhor o aquário, fazendo com que haja menos sedimentação de detritos, e caso as ditas estejam um pouco inclinadas para cima, vai ajudar na oxigenação da coluna de água.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Bem vindo aos salgados...o mundo onde a carteira perde até o sal! :P

 

Sobre o elenco do Nemo, é como o zaad disse, dois palhaços, um camarão e um Gramma loreto. Depois podes comprar umas estrela também, mas nada de comprar tudo ao mesmo tempo!!!!!

 

Sobre as bombas de circulação, podes ter 2 ou 3! Eu colocaria 1 de cada lado e uma a fazer circulação para a parte de trás da rocha!

 

O resto do equipamento....a iluminação depende do que quizeres ter, se só peixes, corais moles, corais duros...tudo depende!

 

Outra coisa importante é a rocha viva, o filtro biológico do aqua!

 

Abraços,

Pedro.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acabei de fechar negócio com um Aqua com filtro de decantação 100x40x45 202 litros.

Esse filtro de decantação é uma divisória interior lateral do aquário? Se for podes colocar aí os termostatos com uma pequena bomba de circulação interna para homogeneizar melhor a temperatura da água.

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o filtro de decantação é uma divisória interior na traseira do aquário.

é bom?... é mau?...

já agora qual é a utilidade dele...

 

outra coisinha....

 

não conhecem ninguém que tenha um escumador para este aquário a preço acessivel...

 

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

outra coisa que pode ser importante para o pessoal me ajudar a montar o aqua...

a água é do mar... eu vivo a 100 metros do mar

 

simplifica a coisa ou nem por isso???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que podes fazer do filtro de decantação....tal como já foi dito, colocas os termoestatos lá com uma bomba pequena para fazer circulação nesse local e sempre podes colocar carvão activo, nada mais te vai servir!

Sobre a água do mar....tens q afastar-te de foz de rios, portos de barcos e zonas com esgotos! Sempre podes fazer testes à água, ou pedir a alguma empresa que faça isso, sempre ficas a saber melhor se a água é boa ou não!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o filtro de decantação é uma divisória interior na traseira do aquário.

é bom?... é mau?...

já agora qual é a utilidade dele...

se não fizeres sump podes tentar colocar a bomba do escumador dentro dele e termostátos, em minha opinião nada de matérias filtrantes como na água doce, seria apenas mais uma fonte para criar nitratos. Na água doce servia como filtro biologico, mas na água salgada tens a rocha viva que faz esse trabalho.

 

 

outra coisa que pode ser importante para o pessoal me ajudar a montar o aqua...

a água é do mar... eu vivo a 100 metros do mar

 

simplifica a coisa ou nem por isso???

Não tens água melhor que essa, a 100 metros até dá para ligar uma mangueira directa para dentro do aquário bowdown

Eu estou com vocês...

Eu querer até queria, mas tu não me bates...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

antes de mais ... bem vindo aos salgados...

 

 

sou da opinião de retirar o filtro de decantação do aqua... ganhas espaço e ñ vais ter de te preocupar em disfarçar... a bomba do escumador e o termoestato são bem mais fáceis de esconder...

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A nível de equipamento, começa a procurar as bombas de circulação (que devem fazer cerca de 30x a litragem do aquário)

 

 

estas bombas.... se eu puser 3 bombas tem que ser cada uma com a potencia de 30x a litragem ou é o conjunto das três

 

 

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais