Algas Em Aqua Com Poucas Plantas.


pantuf

Recommended Posts

Olá!

Já ando a ler o forum há algum tempo! É bastante interessante por isso desde já agradeço a quem o torna possível!

Até já andei a pesquisar sobre o tema que venho expôr, mas como as dúvidas para este caso especifico persistiam resolvi abrir outro tópico, peço desculpa se estarei a repetir um pouco este tema.

 

 

Aqui vão as caracteristicas do meu aqua:

 

dimensões:80 x 35 x 40 cm

iluminação:2x18 watts 8 a 10h diárias, apenas há 3 dias estou a deixar até 10h.

10Kg de areão ( granulometria de 1 a 3)

Filtro interno daqueles com carvão e esponja, com a capacidade de 340l/h.

 

ph:7

amónia:0

nitritos:0

Gh:6

 

Fauna:

5 rasboras arlequim

8 bêbados (Hemigrammus rhodostomus)

1 colisa labia

1 labeo bicolor (quando ele ficar grande demais para o aqua vou realojá-lo :crazyeyes: está com 8 cm)

3 bótias Kubotai

4 caridinas japónicas

 

Flora:

Duas anúbias afzelii em troncos.

Duas anúbias nanas em pedras vulcânicas.

Musgo de java em troncos e coco

 

Coloco Aquasan e aquaplant.

 

Nas últimas semanas os vidros têm ficado com algas verdes, e as anúbias depois de umas 3 semanas de virem da loja começam a piorar.

As afzelii começam por ter algas escuras agarradas( nada de fios nem parecido como já vi aqui num tópico com várias fotos, apenas manchas escuras nas folhas). Eu tiro-as nas tpa's mas aparecem outra vez e vão deteriorando as folhas, a mais velha já têm buraquinhos e vêm-se os veios.

As nanas não apresentam isto, mas nota-se que já não têm o mesmo vigor e as folhas mais novas levaram umas boas dentadas e as flores que estavam branquinhas por desabrochar, estão agora acastanhadas e também foram comidas, não me parece que chegarão a desabrochar...

O musgo de java vai deteriorando lentamente também, mas aqui não posso ainda ter uma ideia pois era uma poda muito pequena, hoje sim recebi um belo manto que coloquei nos troncos...Vamos ver como resulta.

 

Do que eu já li, interrogo-mo:

 

Já me aconselharam colocar reflectores por trás das lâmpadas, porque melhora a iluminação para as plantas.

Será uma boa ideia visto ter bótias?

 

Será que a capacidade do filtro é muito pequena e faz com que a àgua não circule o suficiente, surgindo assim algas?

Eu vou comprar outro muito melhor, um canister da eheim, mas entretanto, será um problema o que tenho?

 

Será o aquaplant que coloco demasiado para tão poucas plantas?

 

Que tipo de lâmpadas devo colocar para maximizar para as plantas os watts que as bótias toleram?

 

Pretendo adquirir ainda Feto de Java (Microsorum pteropus), mas queria primeiro estabilizar este problema.

As anúbias gigantes nunca aparecem por aqui, comprei aquelas que me disseram que não precisavam de nada de especial, mas parece que algo lhes falta... Muito provávelmente mais iluminação, mas aqui tenho de ter em contas as bótias....

Queria resolver este problema o quanto antes, até porque acabei de receber o musgo de java tão bonito, e aqui nunca há para venda e não queria perdê-lo. :rolleyes:

 

Muito obrigada pela ajuda!

Cumprimentos!

Pantuf

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Notei que te faltam no aqua peixes com caracteristicas de limpeza,arranja uns ancistrus ou ottos que eles limpam-te isso. O teu aqua ainda não está sobrelotado,podes pôr mais um ancistrus ou 2 ottos.

Tens 36w para 100L de água,se calhar mais uma lâmpada de 15 não fazia mal.As plantas que tens não necessitam de muita luz,mas por vezes em aquas um pouco mal iluminados aparecem uma algas escuras detestaveis.

O filtro é que tem pouca potência para esse aqua,uns 500L/h ficavas com um poder de limpeza melhor.

Mas o aqua parece-me bem equilibrado,não tem muitos peixes(o que é correcto),como tem pouca luz tem as plantas correctas,só te falta mesmo uns retoques.Parabéns.Só falta umas fotos!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Obrigada pelas dicas!

Pois o aqua ainda está na época de testes. Quero comprar o filtro exterior na eheim, trocar o areão ( mas está a ser dificil de encontrar um que valha a pena a troca).

Agora tenho este problema da iluminação não ser suficiente. Pelo que andei a ver já tenho o máximo que as bótias gostam...Mas vou ter de colocar ou a lâmpada como disseste ou os reflectores para ver se as bótias não se importam e não deixo de as ver. :D Porque senão acho que as minhas plantas não vão aguentar... :(

Quanto aos peixes... Pois nunca pensei muito nesses pois são quase todos grandes, mas já vi que alguns não são...Tenho de ver o que há por aqui, mas ainda estou a tentar guardar espaço para umas 3 coridoras ( talvez sterbai) e 3 bótias anãs ( quando as ver :P ), a colisa labia macho porque morreu há algum tempo e ainda não apareceu mais na loja... Com isto tudo já está a ficar sobrelotado... :?

 

Fotos ainda não tenho nada de especial porque estou sem a digital e com o telemóvel nunca ficam muito boas, e como está ainda em remodelações não tenho tirado muitas... Mas assim que estiver mais arranjadinho ou conseguir uma ou outra decente mesmo com o telemóvel coloco aqui!

 

Obrigada!

Abraços!

Pantuf

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É como o Zogli diz, tens um aqua até bastante equilibrado, por outro lado não creio que o problema seja por falta de luz, já que as plantas que tens colocadas no aqua, não gostam muito de luz directa, são mais propicias para as zonas sombreadas do aquario. O que eu acho e sem querer tirar conclusões precipitadas é que existe muitos nutrientes na coluna de agua, isto claro ainda sem saber qual a quantidade e a frequencia com que fertilizas o aquario e que gostaria de saber para te poder ajudar melhor. Outra questão que gostaria de colocar é se tens substrato fertil no teu aquario e se sim quanta quantidade de areia ou areão tens colocado nele, ja que se for pouco areão o substrato esta a ter um contacto prejudicial com a coluna de agua.

Mas o que para mim me parece ser o mais importante é que com um aquario desse tamanho tens muitas poucas plantas, isto claro, em função do fotoperíodo que estás a utilizar e das fertilizações, as quais, na minha humilde opinão, são desnecessárias, para o quantidade de plantas e consumo de nutrientes destas, pelo que juntando todos estes factores, eles se revelem no aparecimento de alguns tipos de algas a curto prazo e, no atrofiamento das plantas a longo prazo.

Mas uma vez estou apenas a comentar sem possuir todos os dados para te poder ajudar de uma forma mais elucidada, mas ainda assim espero que te tenha dado algumas inormações úteis.

Cumps.

Editado por rchoças
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.