NitrItos altos. Conselhos precisam-se

Recommended Posts

e junta 1 gr por litro de sal para os peixes osmorregularem melhor Rui

Desculpa la mas agr e k me deixaste a apanhar do ar com esta frase falas em sal mas o meu akua e de agua doce n sei se e istu k dizes......

Cumprimentos :):);)8)

Partilhar nas redes sociais

TuBarAlhO escreveu:

Desculpa la mas agr e k me deixaste a apanhar do ar com esta frase falas em sal mas o meu akua e de agua doce n sei se e istu k dizes......  

Oi! Apesar do teu aquário ser de água doce, há quem junte sal à água (em pequenas doses, claro!), pois em certos casos pode trazer beneficios, como ajuda para cura de certas doenças, entre outras coisas.

Apesar de tudo a utilização de sal nos aquários é um pouco controversa, como podes ver neste tópico:

http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=3870

Pessoalmente, não gosto muito de utilizar sal no meu aquário até porque tem plantas, e é sabido que as plantas não gostam de sal, mas pelo que tenho lido o sal também tem as suas vantagens, é uma questão de te informares e tirares as tuas próprias conclusões. :)

P.S.:Acho deves tentar descobrir porque é que os nitritos estão tão altos no teu aquário, para evitares que subam futuramente.

Nada do que se sonha é tão estranho como aquilo que se vê...

Eu acho que em 1º lugar temos de perceber porque razão tens niveis altos de Nitritos. Para isso responde-me ás seguintes perguntas:

Quanto tempo tem o aquário?

Qual a sua dimensão e qual a sua povoação?

Qual o tipo de fitragem?

Como é feita a manutenção/limpeza da filtragem?

Que tipo de alimentação utilizas e achas que pões muita comida, pouca ou apenas a necessária para os peixes comerem em 3 a 5 minutos?

Através destas perguntas já te podemos responder.

Um Abraço

Mário Sustelo

Atao o meu prob é k tenhu os nitritos nos 0.6 numa escala de 0 a 1.0 e gostaria k me dessem conselho para baixar istu.

Por vezes na vontade de ajudar, as pessoas precipitam-se e dão sugestões, no mínimo, preocupantes... ou limitam-se a procurar remediar uma situação em vez de procurar a fonte dos problemas.

A minha sugestão, tal como o colega Mário Sustelo referiu e muito bem, tem que passar necessariamente pela correcta identificação do aquário e seu funcionamento, isto é, qual a capacidade útil em litros? Quantos peixes tem? Que espécies tem? Quanto tempo tem o aquário? Fez o ciclo? Qual o filtro que utiliza (litros por hora)? Com que regularidade/quantidade efectua as suas TPA ?

Uma pequena nota, por favor não recomendem a adição de sal em aquários onde não estão sequer especificados os seus habitantes. Existe um fosso muito grande entre peixes de água doce e água salobra. O sal parece que virou moda e formou-se um mito sobre supostas propriedades milagrosas que está longe de ser verdade e tem provocado experiências pouco agradáveis da parte de aquariófilos recém-chegados.

Vamos tentar informar e não especular.

:wink:

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Caro Governa

Especular não é bem o meu forte se tederes ao trabalho de leres as minhas mensagens colocadas neste forum .

O pedido de ajuda foi no sentido de baixar rapidamente os nitritos . Os nitritos matam ou não sendo muito elevados enfraquecem o sistema imunitário do peixe. A unica forma de os baixar rapidamente é fazendo mudanças de água e adicionando bacterias .

Quanto ao sal .

O sal é usado em intoxicações por nitritos como medida de emergencia para facilitar a osmorregulação dos peixes ,porque os nitritos matam danificando as branquias, o que impede peixe de osmorregular .O sal ,neste caso fara com que se desloque menos água para dentro do peixe o que ajuda porque as branquias não estarão nas melhores condições para excretar o sal através das suas células especiais para o efeito.

O sal pode ser usado terapeuticamente na dose de 1 a 3 gr por litro de água, como poderás verificar em qualquer texto sobre doenças de peixes sobretudo naqueles escritos por Médicos Veterinários ( também é necessário saber fazer bem as contas ao volume de água e pesar o sal ou usar medidas standard ; não dá jeito é fazer a "olho" ). Evidentemente que a dose maior ( 3 gr ) reserva-se para peixes que tolerem águas mais duras .Na dose de 1 gr que eu referi geralmente não existe qualquer problema nem mesmo para as plantas a não ser as mais sensíveis ,mas estas poderão ser retiradas ( não nadam ,nem fogem ).É claro também que não deverá ser usado sal da cozinha , mas idealmente sal apropriado para aquários ( para lago ou para água salgada)

Cump.

Rui Ferreira de Almeida

Discordo sempre que seja recomendada a adição de sal (ou outros) em aquários onde não estão sequer especificados os seus habitantes, como foi o caso. Tratando-se o colega tubaralho de um aquariófilo recém-chegado, qualquer experiência com sal é, quanto a mim, totalmente desaconselhável.

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Ok Governa

Concordo com tudo o que tu e o Mario disseram acerca das causas que obviamente serão um aquario não ciclado ou com filtragem biologica insuficiente for falta de massas filtrantes adequadas ou por serem lavadas com água da torneira não deixando que a colonização se faça.

Mas então qual é a tua solução se ois peixes esrtiverem a morrer sufocados ,intoxicados pelos nitritos? O que é que fazes par os tentar salvar numa situação de urgência ?Claro que se eles morrerem ou viverem vamos tratar do filtro e ver as causas todas . Imagina que estás com uma hemorragia interna e os médicos em vez de te fazerem uma transfusão e estancarem a hemorragia vão fazer análises ,rx , tac e no fim têm um cadáver muito bem estudado do ponto de vista cientifico mas que infelizmente não passa de um cadáver .

Cump.

Rui