Alternanthera Reineckii Roseifolia


Artur Jorge

Recommended Posts

Boas!!

 

Introduzi esta planta no meu aqua hà cerca de 3 semanas. O aqua aparentemente tem tudo o que é necessário para que esta planta cresça: 190 w em 240 l brutos, a planta está mesmo por baixo da zona de maior intensidade luminosa, o CO2 está a uns 15 ppm, PO4 a 1.0, NO3 +/- 10 ppm, Temp a 27 ºC, Fe a 0.2 ppm. Fertilizo diariamente com 15 ppm de K e 5 ml de Nutrafin plant gro. No entanto a referida planta mostra poucos sinais de crescimento. Alguém tem experiencia com esta planta? Há algum truque que a possa ajudar a desenvolver?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

a planta tarda bastante em crescer, mas como bom sinal de adaptação da mesma ao aqua, podes ver pequenas bolhas de oxigenio na parte de baixo das folhas, para alem de que apos se desligar a luz, as folhas tendem a arrebitar (inclinam-se todas para cima), como poderas ver de manha quando entar luz na sala onde o aqua está. bastante luz faz com que as folhas escureçam para um vermelho intenso

 

poda-se a haste principal e volta se a enterrar no areão de fundo, fazendo com que a planta mãe se torne mais "bushy", got it?

 

pouco exigente a meu ver; não requer grandes cuidados e dá grande efeito visual em planos intermédios do aqua

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

«Fe a 0.2 ppm»

 

concentração de Fe a 2 mg/L é isso que queres dizer?

 

se assim for, aumenta até 0,5 mg/L. se o ferro se mantiver nesta concentração é sinal que, regra geral, todos os outros micros estão em níveis aceitáveis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É mesmo 0.2 ppm de Fe. Achas q é pouco?? Relativamente à planta eu vejo algumas bolhas de ar por baixo das folhas mas n posso garantir que tenham a sua origem nessas folhas. Parece-me que uns rebentos laterais estão a crescer mas o meristema apical parece estar estagnado. É normal este crescimento lento ou apenas durante a fase de adaptação ao aqua? Quanto tempo pode durar a adaptação ao aqua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A reinecki tarda bem em crescer. Eu plantei umas no meu aqua aí dia 20-22 de Setembro mas deu pra ver que dois dias depois já se sentiam em casa. Se já estiverem a largar oxigénio é bom sinal.

 

quanto ao ferro, em ppm não te sei dizer^; eu sei que a concentração ideal é de até 0,5mg/L, mas isso são outras unidades

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ontem pude observar as folhas voltadas para cima fechando o meristema apical. Hoje vejo algum perling saindo de algumas folhas. Agora é só aguardar pacientemente que cresça... Alguém faz ideia de quantos cm por semana esta planta pode crescer??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Impossível dizer - isso depende da intensidade luminosa total e kelvins, para além da concentração de CO2, de nutrientes e oligoelementos, ou seja, cresce mesmo muito pouco mas vale a pena cultivar. É uma das minhas plantas favoritas.

 

cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

só uma pequenina correcção:

 

se assim for, aumenta até 0,5 mg/L. se o ferro se mantiver nesta concentração é sinal que, regra geral, todos os outros micros estão em níveis aceitáveis

 

infelizmente não é verdade, depende muito dofertilizante de micros que se use, há muitos no mercado que são muito maus. por outro lado...há quem use fertilizantes unicamente de ferro, o que entra tambem para as excepções, ou seja, hoje em dia a regra é quase uma excepção.

 

já agora, para estar a demorar a desenvolver, provavelmente foi comprada na forma emersa, é esperar pela adaptação.

Editado por Just_me
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens de ter um pouco de paciência para a planta se adaptar. Pessoalmente tenho a versão lilacina que ainda é de crescimento mais lento e uma planta com maior grau de dificuldade de manutenção. É preciso que a planta se adapte nomeadamente ao nível de crescimento de raízes (é uma planta que larga bastantes raizes) no sentido de obter nutrientes. Já agora e o teu substrato? Qual é? É rico? O crescimento lento pode advir daí dado que penso ser uma planta que adquire muitos nutrientes pelas raízes...

 

De qualquer forma, passado o tempo de adaptação, a minha cresce bem e mais ou menos uma vez por mês tenho podas.

 

Cumps

My Amazonic Dream - 300L Black Land aka Guppy Land - 37,5L

Para a história:
Vulcanic Blossom - 120L

Não tem nada a ver... ProPhone :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais