Neritinas A Morrer?


wilchespires

Recommended Posts

Boas pessoal, uma ajudinha de quem tem e conhece as "Neritinas", comprei duas no sábado à tarde, pú-las no meu mini plantado de 30L que tá em crescimento, o qual é fertilizado diáriamente com 1 ml de K, 0.5 ml de PO4, 0.6 ml de Micros e 0.1 ml de Fe dia sim dia não. Quando as pus à tarde no Aqua, encantadas da vida logo começaram as esfrega aos vidros, à noite quando xeguei a casa uma estava de costas no areão, acendi a luz por um bocado e logo se agarrou ao vidro, pensei ser de tarem as escuras, domingo demanhã lá estavam as duas de costas e estiveram assim todo o dia, uma ainda me parece viva, mas a outra ñ! Que será que aconteceu? Os parâmetros são: PH - 7.0, NO3 - 5 ppm, PO4 - 0.5 ppm, NH3 - 0 ppm, NO2 - 0 ppm.

 

Será que me podem ajudar?

 

Abraço e obrigado

Editado por wilchespires

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Qual é a temperatura a que está o aquário?

A mim aconteceu-me algo mais estranho ainda. Tive neritinas durante meses e estiveram sempre bem, puseram centenas de ovos e de há uma semana para cá começaram a morrer. Hoje dei com a última a sair do aquário e aproveitei e dei-a logo nesse instante para ver se ela se safava. Antes do verão tinha dezenas de planorbis no aquário e de um momento para o outro morreram todos. A unica explicação que encontrei para todos os invertebbrados terem morrido, foi a temperatura elevada por longos períodos.

 

Se alguem souber mais alguma coisa também gostava que me dissessem.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Qual é a temperatura a que está o aquário?

A mim aconteceu-me algo mais estranho ainda. Tive neritinas durante meses e estiveram sempre bem, puseram centenas de ovos e de há uma semana para cá começaram a morrer. Hoje dei com a última a sair do aquário e aproveitei e dei-a logo nesse instante para ver se ela se safava. Antes do verão tinha dezenas de planorbis no aquário e de um momento para o outro morreram todos. A unica explicação que encontrei para todos os invertebbrados terem morrido, foi a temperatura elevada por longos períodos.

 

Se alguem souber mais alguma coisa também gostava que me dissessem.

 

Cumprimentos

 

Boas, a temperatura do Aqua tá a 26 Graus, ñ percebo o q aconteceu, na loja onde as comprei estavam algumas deitadas também noo fundo do Aqua, mqas por sinal o sr da loja apanhou-me 2 que estavam coladas nos vidros. Quando as pus no Aqua e minha casa tomei todas as medidas de aclimatização com se um peixe se tratasse, acabaram por ser elas a sairem do saco, em poucas horas ficaram assim...neste momento parece que inda mexem, mas quase nem se nota...será que é alguma fase de adaptação?

 

Abraço

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, a temperatura do Aqua tá a 26 Graus, ñ percebo o q aconteceu, na loja onde as comprei estavam algumas deitadas também noo fundo do Aqua, mqas por sinal o sr da loja apanhou-me 2 que estavam coladas nos vidros. Quando as pus no Aqua e minha casa tomei todas as medidas de aclimatização com se um peixe se tratasse, acabaram por ser elas a sairem do saco, em poucas horas ficaram assim...neste momento parece que inda mexem, mas quase nem se nota...será que é alguma fase de adaptação?

 

Abraço

 

 

eu tive um problema semelhante. No meu caso, era excesso de fertilização. O "1 ml" não quer dizer nada, pois pode ter uma concentração altissima. Para dar um exemplo, o meu PO4 está feito com 0,5 ppm's para o 200 litros, o que quer dizer que se usar deste fertilizante, no 20 litros aumenta 5 ppm. Era disso.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tive um problema semelhante. No meu caso, era excesso de fertilização. O "1 ml" não quer dizer nada, pois pode ter uma concentração altissima. Para dar um exemplo, o meu PO4 está feito com 0,5 ppm's para o 200 litros, o que quer dizer que se usar deste fertilizante, no 20 litros aumenta 5 ppm. Era disso.

 

 

Tudo muito certo o que disseste, 1 ml não quer dizer nada! Como ñ tenho teste de K ñ sei qual o valor da concentração de K em 30L, mas o resto dos valores dos principais parâmetros (nomeadamente macronutrientes) estão escritos no post inicial!

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tive um problema semelhante. No meu caso, era excesso de fertilização. O "1 ml" não quer dizer nada, pois pode ter uma concentração altissima. Para dar um exemplo, o meu PO4 está feito com 0,5 ppm's para o 200 litros, o que quer dizer que se usar deste fertilizante, no 20 litros aumenta 5 ppm. Era disso.

 

Só me esqueci de mencionar que uso fertilizantes liquidos da HA e oriento-me pelas dosagens aconselhadas por eles...

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho estado a acompanhar até agora e só uma delas subiu ao vidro, mas ñ tem o mesmo comportamento nem cor que tinha quando as pus no Aqua no Sábado, tem o corpo escuro e ñ se vê a boca a raspar o vidro. A outra Neritina apesar de viva continua estática por cima da Akadama :)

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje fiquei mais tranquilo, já as vi todo o dia agarradas aos vidros, apesar de as achar muito escuras, mas parecem masi activas e já se vê as boquinhas delas a escovarem os vidros :) por via das dúvidas fiz uma TPA de 10L e moderei a doseamento de fertilizantes...

 

Cumprimentos

Editado por wilchespires

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pude constatar 1 coisa.

 

Já há algum tempo que as tenho vindo a observar grandes quantidades delas. Cheguei a uma simples razão: "Conheço" Neritinas vivas à mais de 2 anos, com saúde e recomendam-se... Mas meus amigos, uma neritina "de costas" é morte certa!

 

SEMPRE que virem as vossas de costas, virem-nas! Senão garanto-vos que morrem! Elas não conseguem-se virar!

 

Cumprimentos, espero ter ajudado!

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pude constatar 1 coisa.

 

Já há algum tempo que as tenho vindo a observar grandes quantidades delas. Cheguei a uma simples razão: "Conheço" Neritinas vivas à mais de 2 anos, com saúde e recomendam-se... Mas meus amigos, uma neritina "de costas" é morte certa!

 

SEMPRE que virem as vossas de costas, virem-nas! Senão garanto-vos que morrem! Elas não conseguem-se virar!

 

Cumprimentos, espero ter ajudado!

 

Agradeço a tua dica, efectivamente nestes dias q as tenho acompanhado de perto, sempre q as via de costas virava-as ou encostava-as a um vidro e elas lá acabavam por trepar, mas como as via muitas vezes assim acabei por deixar e elas acabaram por se virar sozinhas...

 

Cumprimentos

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se isso é assim tão linear.

 

Eu quando as introduzo meto só para lá. Algumas caem de costas e já as vi (ninguem me contou) a virarem-se sozinhas. Não são como as ampulárias, mas viram-se. Demoram muito mais.

 

É como virar um camião e um ligeiro.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não sei se isso é assim tão linear.

 

Eu quando as introduzo meto só para lá. Algumas caem de costas e já as vi (ninguem me contou) a virarem-se sozinhas. Não são como as ampulárias, mas viram-se. Demoram muito mais.

 

É como virar um camião e um ligeiro.

 

Idem, idem, aspas, aspas.

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

idem, aspas!... mas se permanecem muito tempo assim, ja é mau sinal... ha 2 dias, dei por um de 'barriga para o ar' e ali ficou por 24h; no dia seguinte os caridinas banqueteavam-se com o corpo do bicho que retiraram da concha!...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok, podem ter razão, uma neritina pode até virar-se... Mas já dizia o outro "Fia-te na virgem e não corras"...

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais