Disco Doente


nc130

Recommended Posts

Depois de regressar de 2 semanas de férias, foi com alegria que vi que nenhum peixe me tinha morrido.

No dia seguinte com uma analise mais detalhada vejo que um dos discos que mantenho á mais de 5 anos, apresenta 2 buracos nas barbatanas ::D:

Os buracos são já relativamente grandes pois consegue-se "ver para o outro lado".

O disco continua a comportar-se normalmente, come normalmente, não se coça, nada... tudo normal.

Já à um tempo o outro disco tinha tido um "infecção" na zona entre o corpo e a barbatana "traseira" mas melhorou sem que eu fizesse qualquer coisa. (ate pq pensei que tivesse sido algum golpe de roçar no tronco ou alguma pedra)

 

Fiz uma limpeza no filtro e uma boa mudança de água mas não sei mais que fazer....

 

algumas fotos:

HPIM1970.JPG

HPIM1964.JPG

 

HPIM1965.JPG

 

companheiro totalmente saudável:

HPIM1971.JPG

 

vista do aquário:

HPIM1973.JPG

Editado por nc130
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

efectivamente não costumo medir o pH da água... mas não me parece que seja esse o problema uma vez que a restante fauna está boa e que o problema não é podridão nas extremidades, mas sim um buraco! (acho que é bem perceptível o buraco na primeira foto)

 

 

Muda muita água...

 

O Ph está normal?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá , das duas uma , mas uma causa as duas :-D , bacterias, ou tens uma ulcera nesse peixe , se nunca houve porrada considera a hipotese, observa-os, quanto aos restantes companheiros serão mauzinhos para Discus?

 

 

Portanto as imagens diz-me uma ulcera no peixe , pode ser causada pela famosa doença de boca em podridão , barbatanas , etc...são bacterias do grupo pseudomonas aeromonas , a ulcera causada por estado avançado dessa podridão. Ou ele aleijou-se nas "corridas" deles, roçou-se por parasitas em algum sitio errado , uma 3ª hipotese , que me ocorreu entretanto.Mas para já anti bacteriano de largo espectro. Se vires raspadelas nos decor, depois dos devidos intervalos e tratamento á ulcera e ás bacterias , não por esta ordem , uma pode ser consequencia da outra mas bacterias estão lá na ferida, e depois observa e vÊ se ele regenera bem (um bom regenerador tipo o que se usa quando se trata água da torneira têm normalmente , vitaminas , etc) .um abraço.

 

 

 

Jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois....eu sou um bocado mais pessimista.

Tenho ideia que se vir esse discus de frente se vai notar alguma magreza.

Caso seja verdade e se a barriga apresentar um ar assim )( desparasita-o com flagyl.

Caso contrario, se mesmo antes de comer a barriga parece assim().....Tremazol da sera.

Boa sorte.

JPM

 

Ps- Se tiver razão os buracos são as primeiras infecções oportunistas que começam a aparecer!

"the more water-changes you make a day, keeps the doctor away". (sic)
"A Àgua continua Viva!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois....eu sou um bocado mais pessimista. :mrgreen::mrgreen::mrgreen:bowdown

Ps- Se tiver razão os buracos são as primeiras infecções oportunistas que começam a aparecer!

 

Vai aumentar cada vez mais até comer as barbatanas todas, faz o que disse o grande João e depois P.P. (permanganato de potássio).

 

Depois se quiseres que elas cresçam direitinho pegas numa tesoura e cortas as barbatanas mais abaixo possível bigsmile

 

É assim que se faz :mrgreen:

Editado por duarte36
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto a mim neste momento tens aí um ataque bacteriano, o buraco pode ter sido causado por alguma pancada que não sarou e entretanto as bactérias actuaram até formar o buraco, ou então parasitas intestinais. Como são as fezes do animal? Vê se está magro. Eu curei algo do género com bactopur da sera eram só bactérias, mas vê bem se o Peixe tem parasitas intestinais para não errares o tratamento.

Editado por fjmr123
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro que tudo tens de ter a noção que tiveste duas semanas sem mudar a água e que a mesma não deve estar em muito boa qualidade principalmente a amónia, por isso antes de tudo deixa de tomar banho para poupar e muda MUITAS VEZES e todos os dias a água do aquário.

 

Depois e não estando a água nas melhores condições as mazelas os stresses os parasitas e bactérias começam a aparecer, quanto a isso eu costuma usar o Flagyl, compras em qualquer farmácia e utiliza a porpoção de 2 comprimidos por cada 100 litros se conseguires misturar com a comida melhor mas para mim na água costuma ter mais efeito e para casos extremos 3 por cada 100 litros bem dissolvidos, costuma ser milagroso e em 24 horas notas logo melhoras, se não funcionar, faz o que o João Machado te diz normalmente ele costuma ter razão é tipo o DR. HOUSE da aquariofilia, maluco mas eficaz. :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Flagyl não tem efeitos secundários nos outros peixes/plantas/filtro ???

e quanto a tratamento é assim? :

2 tratamentos p/dia durante 4 dias. entre os tratamentos uma TPA de 10 a 20% era bem vinda.

 

 

 

EDIT: estive a fazer uma consulta na net e: Classificação quanto à dispensa -> Medicamento sujeito a receita médica ( http://www.min-saude.pt/Portal/servicos/pr...medicineID=3423 )

Editado por nc130
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho feito mudanças dia sim dia não de 40 lts de água.

Se de inicio me pareceu que estava a melhorar (os buracos estavam a sarar), ontem (depois de 1 fds fora de casa) apareceu um "ponto branco" (tipo uma borbulha humana) ao lado do buraco superior....

De resto o disco continua a comportar-se normalmente e a comer.

 

Hoje vou comprar o Flagyl a ver .....

 

 

Então e como está essa situação. O que tens feito, melhorou?
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens sorte em o peixe ainda estar vivo, nos discus costuma ser fulminante. Tens de ser mais rápido a tomar medidas, como o joão disse entretanto já passaram 12 dias. Tá tudo dito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hà 5 dias que ando a fazer tratamento com Falgyl na água.

Infelizmente não se vêm melhoras bigsmile

Felizmente o peixe continua vivo (a comportar-se normalmente e a comer)

 

 

Tens sorte em o peixe ainda estar vivo, nos discus costuma ser fulminante. Tens de ser mais rápido a tomar medidas, como o joão disse entretanto já passaram 12 dias. Tá tudo dito.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que se fossem parasitas intestinais a coisa já estaria a melhorar com 5 dias de tratamento. Tenta bactopur, pode estar a ser atacado por bactérias, no primeiro dia de tratamento se a zona afectada ficar tipo desfiada, queimada, são bactérias em volta dos buracos, está a fazer resultado. Depois diz alguma coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

poderão ser fungos ??

Quando se dá pasta alimentar caseira e ficam restos de um dia para o outro que criam um bolor branco em volta com tipo um piquinhos...

uma das feridas começou a ficar assim...

Fiz um tratamento com anti-fungos da avipar mas nada :D

entretanto o caso tem vindo a piorar, ontem passou o dia todo escondido e não veio a comer bigsmile

 

Acho que se fossem parasitas intestinais a coisa já estaria a melhorar com 5 dias de tratamento. Tenta bactopur, pode estar a ser atacado por bactérias, no primeiro dia de tratamento se a zona afectada ficar tipo desfiada, queimada, são bactérias em volta dos buracos, está a fazer resultado. Depois diz alguma coisa.
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

poderão ser fungos ??

Quando se dá pasta alimentar caseira e ficam restos de um dia para o outro que criam um bolor branco em volta com tipo um piquinhos...

uma das feridas começou a ficar assim...

Fiz um tratamento com anti-fungos da avipar mas nada :)

entretanto o caso tem vindo a piorar, ontem passou o dia todo escondido e não veio a comer :(

 

Experimenta um tratamento de largo espectro, tipo ESHA 2000.

 

Em principio resolve... comigo resultou :)

Cumprimentos:

Hugo Félix

 

O meu Aquário - Vision 450l

O meu Site

O meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais