Alguns Conselhos Para 1 Newbie :d


Kizas

Recommended Posts

boas noites :?

 

Sou novo neste forum , já tive peixes quando era miudo ! mas naquela altura só me limitava a seguir os peixes com os olhos praticamente lool ..

Agora decidi voltar a ter peixes e por o pessoal aqui em casa maluco , com a confusão que vai ser :?!

 

Mandei fazer 1 Aquário de 80x45x30 ( C x A x L ) ... inda nao o possuo , mas já me ligaram a dizer que estará pronto em poucos dias (1 ou 2 dias)

A minha questão é mais ou menos esta :

 

Tenho 2 bombas

1- Aquaball EHEIM internal Filter 2206

2- 1 bomba toda verde lol emprestada pelo 1 amigo para aquarios de 1metro.

 

Termoestato inda nao comprei .. mas penso que irei comprar 2 de 150W ou 100W ( cada)

Termometro já possuo :P

 

Vale a pena comprar alguma bomba externa .. apesar do preço :x visto que inda agora estoirei 1 boa guita !!! :? ou da para começar agora com isto e mais tarde investir?

 

Estou a pensar arranjar 1 aquario mais pequeno e por la esta bomba para camaroes .. e outros tipos de peixes. que acham ? tenho visto tanto qualquer coisa red cherry acho lol .. e são giros :| !!

 

Inda não comprei alimento .. areao ja tenho algum ... quero Areia fina /branca e 1 genero de terra para por nas plantas .

E tambem queria comprar Co2 .. mas não quero gastar 200€ no co2 .. já li algures que compraram Co2 a 20i picos € .. e todos meses compravam 1 carga acho ! .. alguem me ajuda nisso ? conselhos ? sugestoes ( tirando fazer em casa 1 :P )

 

E claro fica aqui o meu pedido ... se algum user simpatico me quiser ajudar com alguma planta ou algum peixe para começar agradecia muito :D ( as plantas depois crescem e da para plantar em varios sitios nao é ? ) Sou de Lisboa

 

Cumprimentos e Obrigado desde já

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já li .

Os testes à agua , sao mesmo necessários ? porque mesmo tendo a leitura dos testes o que faço depois ?

 

 

os testes são necessários, tens que ir verificando o estado da água (ph, amónia, etc...)

dependendo dos resultados que vais obtendo tomas alguma atitude ... ou não

0dc32bd23a542830c84e269d6d375790u1a1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois , e quais devo comprar ? mesmo os que realmente interesaam ..

E isto vai influenciar a vida dos peixes ? ( para melhor claro ) ?

 

tb sou novo nisto... eu comprei o do ph e o da amónia, para já tem chegado...faço medições quando me apetece, no ínicio fazia todas as semanas, agora faço 15 em 15 dias

há também um kit de uma tiras que medem vários parâmetros de uma só vez: ph, dureza da água, amónia

0dc32bd23a542830c84e269d6d375790u1a1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois , e quais devo comprar ? mesmo os que realmente interesaam ..

E isto vai influenciar a vida dos peixes ? ( para melhor claro ) ?

 

Boas,

Cito:

"Quimica da água - Testes.

Falou-se anteriomente de amónia, nitritos,nitratos. Estes valores são medidos com recurso a testes quimicos. Existe uma grande quantidade de testes no mercado, alguns fundamentais, outros nem por isso.

Assim temos como fundamentais/aconselhados:

PH - Este teste mede o nivel de acidez/alcalinidade. O ph determina o tipo de peixes e também o grau de toxicidade da amónia, é por isso um teste fundamental.

NH3/NH4 - Este teste mede a amónia no aquário. É fundamental.

NO2 - Teste de nitritos. Não é fundamental porque com o de amónia e o de nitratos podemos controlar bem o fim do ciclo do azoto.

NO3 - Teste de nitratos. Fundamental. O nivel de nitratos diz-nos quando devemos fazer TPA's e ajuda a perceber fenomenos como booms de algas ,etc.

 

Depois temos outros testes que se utilizam em estágios mais avançados no hobby:

KH - Mede a dureza carbonatada. Este teste permite saber se a nossa água tem uma dureza carbonatada elevada. Águas com muita dureza carbonatada têm PH elevado e torna-se dificil de o fazer baixar.

GH - Mede a dureza da água. Este teste permite saber se a nossa água é muito ou pouco mineralizada. Alguns peixes preferem águas muito mineralizadas, outros preferem água muito pouco mineralizadas." - Nuno Antunes

 

Resumo:

NH3/NH4 - Fundamental - Amónia - concentração pode levar á morte de toda a fauna e até a flora...(ver niveis de cada especie)

PH - Fundamental - Tipo de peixes compativeis com a tua agua - (torneira/aquario)

NO3 - Fundamental - para saber quando fazer TPA's (Transferencias Periódicas de Àgua)

 

Acho que tá respondido :)

 

Cumprimentos e benvindo de volta ao vicio da Aquariofilia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas noites :P

 

Sou novo neste forum , já tive peixes quando era miudo ! mas naquela altura só me limitava a seguir os peixes com os olhos praticamente lool ..

Agora decidi voltar a ter peixes e por o pessoal aqui em casa maluco , com a confusão que vai ser :blush:!

 

Mandei fazer 1 Aquário de 80x45x30 ( C x A x L ) ... inda nao o possuo , mas já me ligaram a dizer que estará pronto em poucos dias (1 ou 2 dias)

A minha questão é mais ou menos esta :

 

Tenho 2 bombas

1- Aquaball EHEIM internal Filter 2206

2- 1 bomba toda verde lol emprestada pelo 1 amigo para aquarios de 1metro.

 

Termoestato inda nao comprei .. mas penso que irei comprar 2 de 150W ou 100W ( cada)

Termometro já possuo :P

 

Vale a pena comprar alguma bomba externa .. apesar do preço :x visto que inda agora estoirei 1 boa guita !!! :? ou da para começar agora com isto e mais tarde investir?

 

Estou a pensar arranjar 1 aquario mais pequeno e por la esta bomba para camaroes .. e outros tipos de peixes. que acham ? tenho visto tanto qualquer coisa red cherry acho lol .. e são giros :blush: !!

 

Inda não comprei alimento .. areao ja tenho algum ... quero Areia fina /branca e 1 genero de terra para por nas plantas .

E tambem queria comprar Co2 .. mas não quero gastar 200€ no co2 .. já li algures que compraram Co2 a 20i picos € .. e todos meses compravam 1 carga acho ! .. alguem me ajuda nisso ? conselhos ? sugestoes ( tirando fazer em casa 1 :P )

 

E claro fica aqui o meu pedido ... se algum user simpatico me quiser ajudar com alguma planta ou algum peixe para começar agradecia muito :P ( as plantas depois crescem e da para plantar em varios sitios nao é ? ) Sou de Lisboa

 

Cumprimentos e Obrigado desde já

 

 

 

Bem vindo ao Forum.

 

Pela medida do aquário que tem não deve levar mais do que 110 lts por isso o termoestato um de 100W em princípio chega mas tambem depende de quais são os peixes e se o local onde o aquário vai ficar seja num ambiente com temperaturas baixas ao longo do ano todo.

Quanto ao filtro recomendam-se de acordo com carga orgânica que os peixes produzam, tipo se for peixes que sujam muito a água ou não.

Claro que os externos são melhores em relação aos internos, mas se quiseres podes arranjar com mais calma.

O CO2 para o teu aquário poderia até ser o caseiro se tiveres paciência de fazer, é lógico que os de botija seja completamente outra loiça que vem com bons equipamentos, mas isso depende da tua escolha.

Quando tiveres o aquário decorado e cheio com a água, mesmo plantado ou não convem ciclar 1º durante 3 ou 4 semanas vais deitando um pouco de comida dos peixes se eu não estiver errado ou se não há bactérias a venda nas lojas de aquariófilia para adicionar no filtro ou no aquário para acelerar o ciclo e só depois podes adicionar os peixes mas não todos de uma vez.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tass bem :D .. eu vou fazer tudo com calma .

no que toca a Co2 , vou tentar arranjar 1 já feito .. e depois posso fazer a mistura em casa para quando acabar .

vou comprar 2 termoest. de 100w cada .. porque o meu quarto como é bue alto .. o calor sobe e dissipa.se pela janela ( que tenho 365dias aberta ;) )

obrigado pelas dicas .

 

Ha já agora .. a nivel de testes .. vou comprar esses 3 mais

PH

NH3/NH4

NO3

 

mais ou menos quanto vou ter que gastar pelos testes ? Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.