Glowlight Roads


Fábio Gomes

Recommended Posts

Olá.

 

Venho por este meio expor a minha tentativa de plantado que já conta com uns dois meses e pouco.

Ainda não está completamente estabilizado. Todavia as algas vão-se controlando, felizmente.

 

Aquário: 60©*30(l)*30(a) = 54 litros brutos ~ 40 litros reais.

Filtro: Eheim Liberty 100.

Termóestato: 100W - Aquapor.

Solo: Akadama misturado com areão de rio.

Hardscape: Basaltos.

Iluminação: Calha DIY: 2*18W 840 & 2*18W 965, ligadas 10 horas por dia.

 

Testes:

Temperatura: 25/26ºC

pH: 6.5

NO3: Um dia antes da TPA: 20 mg/l

 

TPA's: De 10 em 10 dias - 50%. O meu objectivo é deixar de fazer TPA's, mas isso só me será possível quando já tiver o fertelizante de fosfato e o de ferro.

 

Fertilizações:

Diárias (Excepto em dias de TPA): 5 ppm's de K

Pós TPA: 10 ppm's de K e 10 ml de Nutrafin Plant Grow

Quando falta cinco dias para a TPA: 5 ml de Nutrafim Plant Grow

CO2: DIY, diário.

Fauna:

11 Tetras Glowlight (Hemigrammus erythrozonus) (Dois dados pelo amigo Carlos (cfatelo))

1 Guppie (Poecilia reticulata) (Vai para outro aquário, agora quando...)

X Red Cherrys (Neocaridina denticula sinensis)

X Caracóis: Planorbes (Biomphalaria glabrata) e Physa marmorata.

Flora:

Blyxa japónica

Eleocharis parvula

Hemianthus callitrichoides ''Cuba''

Hemianthus micranthemoides

Ludwigia arcuata

Ludwigia repens 'Rubin'

Micranthemum umbrosum

Rotala rotundifolia

Rotala sp. ''Nanjenshan''

 

Flora em falta:

Pogostemon helferi

Hydrocotyle verticillata

Cyperus Helferi

 

Observações:

bang Leve carência de Fosfato e Ferro.

 

 

 

Fotos:

 

:(Panoramica:

16-09-20072.jpg

 

:arrow:Interesses:

DSCN2100.jpg

DSCN2101.jpg

Cumprimentos.

Editado por Fábio Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 92
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Bonito aquario, esta a evoluir bem, a cuba ::D: ja preencheu grande parte do chão.

A minha maior crítica vai apenas para a disposição das pedras, que penso que melhorará quando ficarem mais escondidas pelas plantas. De resto ta muito bom. Vai mantendo actualizado.

 

Aquele abraço

Editado por hotrodder

A Água está cada vez mais Viva!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Venho por este meio expor a minha tentativa de plantado que já conta com uns dois meses e pouco.

Ainda não está completamente estabilizado. Todavia as algas vão-se controlando, felizmente.

 

Aquário: 60©*30(l)*30(a) = 54 litros brutos ~ 40 litros reais

Filtro: Eheim Liberty 100

Termóestato: 100W - Aquapor

Solo: Akadama misturado com areão de rio.

Hardscape: Basaltos.

 

Testes:

Temperatura: 25.26ºC

pH: 6.5

NO3: 20 mg/l

PO4: (Sem teste)

 

Fertilizações:

Diárias: 4 ppm's de K

Semanais, pós TPA: 10 ppm's de K e 10 ml de Nutrafim Plant Grow

Quartas: 5 ml de Nutrafim Plant Grow

CO2: DIY, diário.

Fauna:

9 Tetras Glowlight

1 Guppie

X Red Cherrys

X Caracóis

Flora:

Rotala sp. ''Nanjenshan''

Hemianthus micranthemoides

Blyxa Japónica

Rotala Rotundifolia

Anubias barteri var. nana 'Petite'

Anubias barteri var. nana

Eleocharis parvula

Hemianthus callitrichoides ''Cuba''

 

Flora em falta:

Rotala wallichii

Pogostemon helferi

Hydrocotyle verticillata

Lysimachia nummularia 'Aurea'

 

Observações:

Carência de Fosfato

Fotos:

 

Panoramica:

16-09-20072.jpg

 

Interesses:

DSCN2100.jpg

DSCN2101.jpg

 

Cumprimentos.

 

 

 

Gosto bastante! Que iluminação tens?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tanbem gostei,mas deixava duas sugestões,já que esse é um plantado tipo iwagumi,acho que ficavam muito bem uma ou duas pedras ao alto ao meio do aqua a tapar o tubo de aspiração do filtro exterior e já agora,tira dai o tubo de ar(penso que seja do difusor de CO2)do meio do aqua,mál por mál fica melhor á frente de um dos lados,agora ai é que não. :D

Vai dando noticias. ;)

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia pessoal!

Bonito aquario, esta a evoluir bem, a cuba :P ja preencheu grande parte do chão.

A minha maior crítica vai apenas para a disposição das pedras, que penso que melhorará quando ficarem mais escondidas pelas plantas. De resto ta muito bom. Vai mantendo actualizado.

 

Aquele abraço

É verdade, irmão, a "cuba" está quase no ponto e parece-me bastante saudável. Vamos esperar pelo desenvolvimento das plantas a ver se culmatam essa lacuna que apontas. Obrigado pelas palavras.

 

Aquele abraço para ti também. :D

 

 

Gosto bastante! Que iluminação tens?

 

Obrigado! :) Tenho 2*18W 860 e 2*18W 840, é um DIY já com um aninho que ficou mal feito mais vai-se aguentando e bem. (logo quando chegar a casa confirmo e adiciono ao Setup.)

 

Muito bem! Qual eh a planta que está a cobrir o chao?? eh flutuante? Gustei da planta!!:D

 

Olá, Duarte!

A planta que está a cobrir o "chão" é a Hemianthus callitrichoides ''Cuba'' e não é própriamente flutuante, eu pelo menos não gosto do efeito que faz a flutuar.

Obrigado pelas palavras

 

 

Boas,

Tanbem gostei,mas deixava duas sugestões,já que esse é um plantado tipo iwagumi,acho que ficavam muito bem uma ou duas pedras ao alto ao meio do aqua a tapar o tubo de aspiração do filtro exterior e já agora,tira dai o tubo de ar(penso que seja do difusor de CO2)do meio do aqua,mál por mál fica melhor á frente de um dos lados,agora ai é que não. :P

Vai dando noticias. ;)

Um abraço.

 

Olá Luís!

Eu mais calhaus não vou por. As alterações a ser feitas passam apenas por plantas. O que vou fazer, quando as plantas crescerem mais, é pôr o filtro a um cantinho para não dar tanto nas vistas, assim como o tubo do CO2.

Obrigado pelos conselhos.

 

 

Evitem fazer quotes enormes para não tornar o tópico tão pesado.

 

Cumprimentos a todos! :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Luís!

Eu mais calhaus não vou por. As alterações a ser feitas passam apenas por plantas. O que vou fazer, quando as plantas crescerem mais, é pôr o filtro a um cantinho para não dar tanto nas vistas, assim como o tubo do CO2.

Obrigado pelos conselhos.

Evitem fazer quotes enormes para não tornar o tópico tão pesado.

 

Cumprimentos a todos! :D

Boas Fabio,

Pois,deixar crescer as plantas tanbem é uma boa opção,no meu de 35L tenho lá dentro um filtro interno,o termostato e ainda a sonda do medidor de PH e tál é o "matagal" que quem o vê de frente não vê lá nada. nyah

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fabio,

Pois,deixar crescer as plantas tanbem é uma boa opção,no meu de 35L tenho lá dentro um filtro interno,o termostato e ainda a sonda do medidor de PH e tál é o "matagal" que quem o vê de frente não vê lá nada. nyah

 

Como vês, no lado direito do aqua, onde está o termóestato, está lá a crescer a Rotundifolia. Mais uma semaninha e nem se dá por ele, pelo menos é o que espero. No mínimo disfarça-se.

Em relação ao Filtro, hoje vou pô-lo à esquerda, juntamente com o fio da pedra difusora. O meu problema é se a água deixa de ter tanta movimentação. A ver vamos.

 

P.S.: Tens algum tópico com esse teu aqua que falas?

 

Cumprimentos.

 

EDIT.: Afinal o filtro foi posto no lado direito, como se pode ver nas fotos mais recentes. Posto no lado direito possibilita que o tubo de entrada de água esteja o mais chegado possível ao vidro, o que não aconteceria se tivesse no lado esquerdo.

Já o termosestato e o tubo do CO2 passaram para o lado esquerdo, para não sobrecarregar o lado direito.

Editado por Fábio Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como vês, no lado direito do aqua, onde está o termóestato, está lá a crescer a Rotundifolia. Mais uma semaninha e nem se dá por ele, pelo menos é o que espero. No mínimo disfarça-se.

Em relação ao Filtro, hoje vou pô-lo à esquerda, juntamente com o fio da pedra difusora. O meu problema é se a água deixa de ter tanta movimentação. A ver vamos.

 

P.S.: Tens algum tópico com esse teu aqua que falas?

 

Cumprimentos.

Boas,

Tenho sim,mas o ppl acho que nem se dá ao trabalho de ver pq eu chamo-lhe de tartarugueira :D http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=67762

Deixo-te uma foto recente:

 

cpiadedsc01485tv5.jpg

 

Um abraço.

Editado por Luis carrilho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tenho sim,mas o ppl acho que nem se dá ao trabalho de ver pq eu chamo-lhe de tartarugueira :-D http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=67762

Deixo-te uma foto recente:

 

cpiadedsc01485tv5.jpg

 

Um abraço.

 

boas luis... embora seja uma tartarugueira ja te tinhamos dito que ficou um excelente trabalho

nem toda a gente aproveita um aqua cm tu aproveitaste

 

abraços

::Assinatura Removida::

::Imagem com altura superior a 100 pixels::

 

BIOBASE AQUASCAPING

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segui a dica do amigo Luís Carrilho e lá escondi mais o equipamento. O aquário ganhou logo outra profundidade. Em princípio vou trocar o background. De preto vai passar a ser branco e assim ficará. Tenho achado o ambiente muito escuro no aquário, daí esta minha opção pela mudança da côr de fundo.

 

Mais sugestões aceitam-se.

Editado por Fábio Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boa noite, camaradas. :D

 

Trago-vos aqui mais umas actualizações.

Querem fotos, têm fotos!

 

:?Panorâmica:

DSCN2136.jpg

 

:?Hemianthus callitrichoides ''Cuba'':

DSCN2137.jpg

 

:(Lado esquerdo:

DSCN2150.jpg

 

:-DLado direito:

DSCN2151.jpg

 

:-DPormenor da Blyxa Japonica:

DSCN2152.jpg

 

:oRed Cherry - Mais conhecida pela "Coelha arraçada de Cereja" - espécie perigosa:

DSCN2153.jpg

 

:arrow:Rotala Rotundifolia:

DSCN2155.jpg

 

Observações:

:arrow: As TPA's vão começar a ser feitas de 10 em 10 dias. Observarei o comportamento das plantas. O objectivo é puxar pelos vermelhos graças ao abaixamento do NO3 (Depois da TPA está a 35 mg/l +/-; antes da TPA está a 20 mg/l). A ver vamos.

:arrow: O Micranthemum umbrosum vem segunda-feira para, ao construir uma moita, preencher o lado direito do aquário, à esquerda da Rotala rotundifolia, na diagonal com a Hemianthus micranthemoides. Acho que vai ficar giro.

 

Opinem com fartura.

Um abraço. :D

Editado por Fábio Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fábio, já tive oportunidade de to dizer : o teu aqua está muito giro.

 

Está simples e equilibrado, está com um layout agradável à visão. Penso que quando as plantas dos cantos crescerem mais um pouco vai ficar melhor ainda, vai ficar com uma forma em V.

 

Eu pessoalmente gostava mais do fundo escuro, mas isso sou eu. Assim tb não está mal.

 

Não consegues colocar o termostato no fundo de modo a não se ver? É que mesmo quando as plantas crescerem vai-se ver um pouco.

 

cumps,

Carlos

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fabio,

Ficou sem duvida bastante melhor e quando tudo estiver mais crescido e o equipamento mais escondido,ai vai mesmo ficar 5*****. 8)

Eu tanbem gosto bastante dos fundos em preto,mas curiosamente acho que o teu fica bem assim,mas atenção ás green spot no vidro traseiro para não darem cabo do visual.

Ólhando para o teu aqua,só lhe fazia uma adição,acho que 3 pés de Pogostemon helferi ficavam ai espetaculares,nomeadamente nestes 3 sitios:

 

dscn2136oj8.jpg

 

É só uma opinião pessoal claro,mas acho que ficava mesmo bem. bigsmile

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Fábio, já tive oportunidade de to dizer : o teu aqua está muito giro.

 

Está simples e equilibrado, está com um layout agradável à visão. Penso que quando as plantas dos cantos crescerem mais um pouco vai ficar melhor ainda, vai ficar com uma forma em V.

 

Eu pessoalmente gostava mais do fundo escuro, mas isso sou eu. Assim tb não está mal.

 

Não consegues colocar o termostato no fundo de modo a não se ver? É que mesmo quando as plantas crescerem vai-se ver um pouco.

 

cumps,

Carlos

 

Olá Carlos! :)

Obrigado pelo comentário. Não estou a ver mesmo maneira de esconder mais o termostato. Com o crescimento das plantas vai disfarçar, mas vai continuar lá, feito "emplastro".

 

Um abraço! :-D

 

 

Boas Fabio,

Ficou sem duvida bastante melhor e quando tudo estiver mais crescido e o equipamento mais escondido,ai vai mesmo ficar 5*****. ;)

Eu tanbem gosto bastante dos fundos em preto,mas curiosamente acho que o teu fica bem assim,mas atenção ás green spot no vidro traseiro para não darem cabo do visual.

Ólhando para o teu aqua,só lhe fazia uma adição,acho que 3 pés de Pogostemon helferi ficavam ai espetaculares,nomeadamente nestes 3 sitios:

 

dscn2136oj8.jpg

 

É só uma opinião pessoal claro,mas acho que ficava mesmo bem. :rainbowafro:

Um abraço.

 

Olá, Luís. Espero que esteja tudo em forma!

Os espaços que tu fizeste sobressair com os círculos vermelhos, à excepção do do centro, vão ser preenchidos com Hydrocotyle verticillata. Estou à espera do fim do mês. :lol:

Obrigado pelo reparo em relação às greenspot do fundo. Na próxima sessão dou uma "raspadela".

A Pogostemon helferi vai para o centro, bem lá no fundo. Eu tenho o layout muito "bem desenhado" na minha mente. Penso que seja só uma questão de tempo até conseguir passar para o aquário o que tenho em mente.

Obrigado pelas palavras.

 

Abraço geral. :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é! Andei de novo em mudanças. Retirei umas plantas, acrescentei outras... Domingo, o mais tardar, actualizo! :D

 

 

Pessoal, embora eu tenha o layout planeado estou disposto a ouvir as vossas opiniões/conselhos. De um momento para o outro tudo pode mudar. Já fiz tantas alterações propostas por vocês, que não estava à espera e que "no fim" deram mais "magia" e força ao layout. Eu gosto de ouvir comentários e críticas.

 

Força!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é! Andei de novo em mudanças. Retirei umas plantas, acrescentei outras... Domingo, o mais tardar, actualizo! :D

Pessoal, embora eu tenha o layout planeado estou disposto a ouvir as vossas opiniões/conselhos. De um momento para o outro tudo pode mudar. Já fiz tantas alterações propostas por vocês, que não estava à espera e que "no fim" deram mais "magia" e força ao layout. Eu gosto de ouvir comentários e críticas.

 

Força!

 

Olha, uma coisa que gosto particularmente em aquas são troncos, e penso que um pequeno aí não ficaria mal.

 

É uma questão de experimentares.

 

abx,

Carlos

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para mim o aqua está lindo!

Sabes como eu curto plantados :D

Fizes-te uma óptima escolha quanto à fauna, ao conseguires esse tom vermelho para contrastar no verde do plantado.

;)

 

Abraço e continua o bom trabalho! :(

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

PS: espero que não te dê na cabeça e depois já queiras montar outro layout :P

Abraço,

 

Bruno Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha, uma coisa que gosto particularmente em aquas são troncos, e penso que um pequeno aí não ficaria mal.

 

É uma questão de experimentares.

 

abx,

Carlos

 

Boas, Carlos! :(

Em relação aos troncos acho que depois o hardscape ia ter demasiada evidência. Acho que ia ficar mais carregado. Vou esperar pelo crescimento das plantas todas e logo vejo se ainda cabe mais alguma coisa e se vou ganhar alguma coisa em acrescentar.

 

Abraço! :(

 

Para mim o aqua está lindo!

Sabes como eu curto plantados :(

Fizes-te uma óptima escolha quanto à fauna, ao conseguires esse tom vermelho para contrastar no verde do plantado.

:P

 

Abraço e continua o bom trabalho! :D

PS: espero que não te dê na cabeça e depois já queiras montar outro layout ;)

 

Obrigado pelo elogio!

Também acho que tive sorte na escolha da fauna! É bonito ver os Glowlight a passearem estrada a fora.

Quando quiseres passa cá por casa. Como sempre, serás bem-vindo.

 

Em relação à mudança de layout isso vai acontecer!

 

 

 

 

 

 

 

...Mas só daqui a um aninho ou quando já não conseguir manter tanta planta incafuada! Ehehe

 

Abraço! bowdown

 

Obrigado a todos pelos comentários e continuem com as sugestões!!! :D

 

(Dia 27-09-2007: Graças ao amigo Luís Carrilho e ao seu bonito gesto de boa vontade, tenho finalmente a Ludwigia arcuata a crescer no meu aquário :( . Como bónus do bónus adicionei também um pé de Ludwigia repens "Rubin", dado também pelo Luís. Um grande obrigado mais uma vez, amigo. Finalmente tenho o que acho que faltava no meu aquário: vermelhos. :()

Editado por Fábio Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Trago actualizações!

 

Panorâmica:

DSCN2215.jpg

Outra prespectiva:

DSCN2217.jpg

 

Ludwigia repens "Rubin" dada pelo amigo Luís CARRILHO! (ehehe, não faço a mínima ideia onde fui buscar o "Rodrigues" help ):

DSCN2189.jpg

 

Um curioso:

DSCN2194.jpg

Interesses:

DSCN2183.jpg

DSCN2220.jpg

DSCN2218.jpg

DSCN2219.jpg

 

Observações:

Desta vez limpei os vidrinhos antes de tirar fotografias ao aquário, por isso, não têm direito a reclamar! :rolleyes:

Esta sessão fotográfica foi feita pós-poda (aproximadamente quatro horas depois).

As moitas de Hemianthus micrantemoides estão prestes a estar "no ponto". Acho que estão bonitas, em relação à saude e à forma das moitas. Talvez falte crescer um "niquinho" de nada em altura.

Em relação à Ludwigia repens 'Rubin' e a Luwigia arcuata... temo que vou ter que optar por uma ou outra... mas qual? São lindas as duas! Se calhar a lógica diz-me para deixar a de porte mais pequeno (Luwigia arcuata) para não abusar no contraste de tamanhos, mas a noção de beleza diz-me para ficar com a Ludwigia repens 'Rubin'. É uma posição difícil a minha e não aconselho mesmo a ninguém.

Como podem reparar troquei as Blyxas japonicas de posição. Acham que ficaram melhores?

O Tapete de Hemianthus callitrichoides "Cuba" está prestes a fechar. É uma boa sensação ver o verde claro que emana. ;)

Continuam-me a faltar as Pogostemon helferi, Cyperus helferi, e Hydrocotyle verticillata. Acho que é pela falta destas plantas que o layout parece "cru". Não sei...

Finalmente comprei o teste de PO4. Aquela porcaria é um balurdio. Mais desanimado fiquei quando medi o respectivo parâmetro na água do meu aquário e o resultado deu 0. Todavia, nenhuma das plantas apresenta carências... estranho. Sei que é algo a corrigir e de preferência, brevemente. A única anomalia no meu aquário, que pelo menos eu consigo observar, são as algas pretas de tufo (alojaram-se nas pedras e estão ligeiramente presentes na Eleocharis parvula), mas creio que esse facto esteja mesmo ligado ao não ter fosfato na água.

 

Bem, penso que seja tudo... :D

Espero as vossas opiniões, conselhos, etc.

 

Cumprimentos!

Editado por Fábio Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fabio,

E não é que afinal a Ludwigia rubin ficou ai bem :-D ,talvez até mais que a Arcuata,agora é deixar crescer,mais uns dias e as minhas rubin e Arcuatas vão á faca e se quiseres arranjo-te mais 1 ou 2 pés.

Não precisas agradecer,foi de boa vontade,pena tenho eu de o meu aqua ser tão pequeno que as ofertas tanbem têm de ser pequenas. :blush:

Um abraço e vai dando noticias. :wink:

 

 

PS-Escusas é de me rebatizar,sou Luis Carrilho e não Luis Rodrigues. :laugh:

 

PPS-Se não me engano tanbem ai querias colocar hydrocotyle verticillata,bem verticillata não tenho,mas tenho Leucocephala e está enorme,amanhã vai á faca e se quiseres diz qq coisa,aqui fica uma foto da "bicha":

cpiadedsc01529zl2.jpg

Editado por Luis carrilho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fabio,

E não é que afinal a Ludwigia rubin ficou ai bem :multi: ,talvez até mais que a Arcuata,agora é deixar crescer,mais uns dias e as minhas rubin e Arcuatas vão á faca e se quiseres arranjo-te mais 1 ou 2 pés.

Não precisas agradecer,foi de boa vontade,pena tenho eu de o meu aqua ser tão pequeno que as ofertas tanbem têm de ser pequenas. :blush:

Um abraço e vai dando noticias. :wink:

PS-Escusas é de me rebatizar,sou Luis Carrilho e não Luis Rodrigues. :laugh:

 

PPS-Se não me engano tanbem ai querias colocar hydrocotyle verticillata,bem verticillata não tenho,mas tenho Leucocephala e está enorme,amanhã vai á faca e se quiseres diz qq coisa,aqui fica uma foto da "bicha":

 

Grande Luís!

Acha mesmo que a 'Arcuata ficou pior que a 'Rubin? Eu gostei mesmo muito das duas, mas como já expliquei acima, estou numa posição muito difícil.

Eu sei que foi de boa vontade, deu para ver e mais uma vez agradeço a simpatia. :D

Em relação aos pézinhos-extra são sempre bem vindos! :D

A Hydrocotyle leucocephala está realmente grande e aparenta respirar saúde, parabéns! A que eu procuro é "a irmã dela", é muito mais pequena e essa sim, é a indicada para fazer o perímetro das pedras. De qualquer das maneiras um grande obrigado pela boa vontade, amigo Carrilho! Ehehe

 

Um abraço!

Editado por Fábio Gomes
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fabio,

Com relação ás algas de tufo(BBA-black brush algae)que são mesmo o piorio,lê este topico: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=70780

Apesar de concordar com o Luis Moniz que o factor chave é o CO2,a verdade é que mesmo com uma grande injecção de CO2,as que já estiverem completamente desenvolvidas já não desaparecem,na melhor das hipoteses podem é deixar de nascer novas e é ai que entra o Flourish Excel da Seachem,não me perguntes porquê,mas aquilo alem de Carbono orgânico parece conter uns pózinhos de perlimpimpim,com uma pipeta injectas directamente sobre os penachos e aquilo parece atacar a estrutura molecular das algas,pois começam por ficar vermelhas e muito fracas e ao longo dos dias vão-se desafazendo,por isso pelo menos pra mim o Flouris excel tem sido um exelente producto,mas cuidado copm a sobredosagem,aproveito pra te dizer que aqui na zona só o encontrei na Avipeixe em Almada.

De qq modo Fabio vais ter que começar a pensar em comprar um kit de CO2 como deve ser.

Um abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Trago actualizações!

 

Observações:

Desta vez limpei os vidrinhos antes de tirar fotografias ao aquário, por isso, não têm direito a reclamar! :multi:

Esta sessão fotográfica foi feita pós-poda (aproximadamente quatro horas depois).

As moitas de Hemianthus micrantemoides estão prestes a estar "no ponto". Acho que estão bonitas, em relação à saude e à forma das moitas. Talvez falte crescer um "niquinho" de nada em altura.

Em relação à Ludwigia repens 'Rubin' e a Luwigia arcuata... temo que vou ter que optar por uma ou outra... mas qual? São lindas as duas! Se calhar a lógica diz-me para deixar a de porte mais pequeno (Luwigia arcuata) para não abusar no contraste de tamanhos, mas a noção de beleza diz-me para ficar com a Ludwigia repens 'Rubin'. É uma posição difícil a minha e não aconselho mesmo a ninguém.

Como podem reparar troquei as Blyxas japonicas de posição. Acham que ficaram melhores?

O Tapete de Hemianthus callitrichoides "Cuba" está prestes a fechar. É uma boa sensação ver o verde claro que emana. :blush:

Continuam-me a faltar as Pogostemon helferi, Cyperus helferi, e Hydrocotyle verticillata. Acho que é pela falta destas plantas que o layout parece "cru". Não sei...

Finalmente comprei o teste de PO4. Aquela porcaria é um balurdio. Mais desanimado fiquei quando medi o respectivo parâmetro na água do meu aquário e o resultado deu 0. Todavia, nenhuma das plantas apresenta carências... estranho. Sei que é algo a corrigir e de preferência, brevemente. A única anomalia no meu aquário, que pelo menos eu consigo observar, são as algas pretas de tufo (alojaram-se nas pedras e estão ligeiramente presentes na Eleocharis parvula), mas creio que esse facto esteja mesmo ligado ao não ter fosfato na água.

 

Bem, penso que seja tudo... :laugh:

Espero as vossas opiniões, conselhos, etc.

 

Cumprimentos!

 

Estou a ver que esse aqua continua a evoluir no bom sentido!

 

Já que pedes opiniões, aqui vai:

Penso que as blyxas do lado esquerdo estão a tapar em demasia os basaltos, não as consegues baixar um pouco?

Entre as Ludwigias, se fosse eu escolhia a rubin, sem dúvida, e tentava arranjar mais uns pézinhos ao teu amigo rodrigues lol

Continuo a achar que o fundo escuro ficaria melhor, perdes um bocado no contraste dos basaltos mas ganhas no das plantas. E com uma moita atrás dos basaltos tens contraste novamente.

 

Mas está 5*, lá isso está.

 

Abraço!

Carlos

O meu aqua : Natural Balance
dscf3060thumbwu0.jpg
--> O meu feedback <--

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Fabio,

Com relação ás algas de tufo(BBA-black brush algae)que são mesmo o piorio,lê este topico: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=70780

Apesar de concordar com o Luis Moniz que o factor chave é o CO2,a verdade é que mesmo com uma grande injecção de CO2,as que já estiverem completamente desenvolvidas já não desaparecem,na melhor das hipoteses podem é deixar de nascer novas e é ai que entra o Flourish Excel da Seachem,não me perguntes porquê,mas aquilo alem de Carbono orgânico parece conter uns pózinhos de perlimpimpim,com uma pipeta injectas directamente sobre os penachos e aquilo parece atacar a estrutura molecular das algas,pois começam por ficar vermelhas e muito fracas e ao longo dos dias vão-se desafazendo,por isso pelo menos pra mim o Flouris excel tem sido um exelente producto,mas cuidado copm a sobredosagem,aproveito pra te dizer que aqui na zona só o encontrei na Avipeixe em Almada.

De qq modo Fabio vais ter que começar a pensar em comprar um kit de CO2 como deve ser.

Um abraço.

Já tinha visto esse tópico, está bastante elucidativo! Também até hoje, aqui na margem sul, a Avipeixe foi o único sítio onde vi exposto o Excel. Lá me fazem vocês gastar mais dinheiro... Eu vou fazer de conta que não li a última frase.

Não 'tá a precisar de nenhumas plantinhas?

 

Cumprimentos. :laugh:

 

 

Estou a ver que esse aqua continua a evoluir no bom sentido!

 

Já que pedes opiniões, aqui vai:

Penso que as blyxas do lado esquerdo estão a tapar em demasia os basaltos, não as consegues baixar um pouco?

Entre as Ludwigias, se fosse eu escolhia a rubin, sem dúvida, e tentava arranjar mais uns pézinhos ao teu amigo rodrigues lol

Continuo a achar que o fundo escuro ficaria melhor, perdes um bocado no contraste dos basaltos mas ganhas no das plantas. E com uma moita atrás dos basaltos tens contraste novamente.

 

Mas está 5*, lá isso está.

 

Abraço!

Carlos

 

Grande Carlos!!! Espero que esteja tudo em forma. :blush:

Em relação às Blyxas consigo fazê-las baixar mais um pouco, a tesoura é amiga. Talvez para a semana lhes dê uma aparadela.

Não achas que a L. r. "Rubin" é demasiado larga para o tamanho do aquário? Eu tenho essa noção, mas não sei...

Não é Rodrigues é Carrilho!!! :multi: 'Tás a arranjar maneira de ele me dar com a Rubin na tola! Eheheh

Tem graço, em relação aos contrastes acho precisamente o contrário. Contudo, o preto parece que dá um ar mais "sombrio e mórbido" ao aquário. É a minha opinião. Se calhar na próxima sessão tiro uma foto com o fundo preto e outra com o branco.

 

Obrigado pelo elogio. Espero que daqui a um tempinho curto esteja como eu gosto porque, para ser sincero ainda não o sinto no ponto. Falta-lhe algo.

 

Forte abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.