Dicas para começar.... (CA's Africanos)


Asur

Recommended Posts

Olá

Desculpem-me eu ter criado um topic de proposito, mas tenho umas duvidas q gostava de expor... :)

 

É assim, anda ha uns dois meses a namorar os aquas de Ca's africanos q o pessoal vai pondo aqui, então decidi começar com um. (à semelhança de muito pessoal, ultimamente :) ). Tanganika.

 

Tenho pensado em comprar um aqua de 200 litros para esse efeito, mas tenho medo q não seja "suficiente" para o tipo de aqua q eu quero. Por isso primeira pergunta, como se poderá quantificar o número de peixes em relação à quantidade de água? Eu estou a pensar em meter uns shell dwellers, umas princesa de burundi, enfim, uma fauna muito parecida à do aqua do Samufish. O q acham? Acham q eu devia comprar antes um de trezentos litros? e a diferença de preços entre os dois? é muito significativa? Acham q um aqua novo de 200 litros, 40 contos é muito? ou barato?

 

Outra questão é a seguinte: a iluminação. Tenho Falado com o Oblivion 338.gif e ele explicou-me q para não termos um problema de algas, convem ter uma iluminação fracota (foi o q percebi, há sempre a hipotese de ter entendido mal). Ou seja, iluminação qb, para ver bem o aqua...

Que proporções watts/litros têm nos vossos aquas?

 

ok, pra já é isto. Obrigado e um Abraço. [[]]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Relativemente ao tamanho do akua...nunca é demais :) , é obvio que o preço varia muito com tamanho do akua, mais por causa da espessura do vidro.

Mas na minha modesta opinião, é preferível ter 2 akuas de 200 do que um de 400L, e ter menos espécies em cada um...mas isso é só uma opinião pessoal :)

Peixes por litro: 1cm de peixe para 1,5-2 lts de água....não deve estar mal...

Quanto à iluminação...o oblivion tem toda a razão, 1W para 3 litros de água é mais do que suficiente, tanto mais que os tangs não se alimentam de algas....

O preço do akua...só o vidro?...encontras mais barato, mas tb encontras mais caro...não está muito mal.

Posto isto, não poderia deixar de dar-te os parabéns pela tua intenção de te juntares à ceita dos CAs e ao mesmo tempo de te convidar para as próximas reuniões da APC, onde tens lá psl que te poderá ajudar muito nesta fase...onde poderás expor as tuas questões...e que concerteza haverá alguém com capacidade para te responder...fica o convite. :?

Cumprimentos...e boa sorte para o teu futuro tank de CAs.

João Magalhães APC #45

 

http://joalmag.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Asur,

 

Bom na aquiriofilia a regra geral é qt mais litros tiver o aquario mais peixes poderás lá colocar. No que diz respeito aos Tanganyikans a coisa é identica, tendo sempre em conta o tamanho e agressividade dos peixes... afinal de contas são CAs e como tal agressivos e territoriais.

 

Quanto ao preço do aquario creio ser um pouco excessivo, não sei onde tens procurado mas sei de quem comprou num Hiper um aquario com mais capacidade por bastante menos do que os tais 200€ que mencionaste, isto se for so o vidro claro.

 

Para a fauna que mencionaste creio que 200L serve, claro que não podes manter a mesma quantidade de peixes que poderias num 300L obviamente.

 

O aqua do SAmufish está muito bom e é um bom ponto de referencia tal como o do Hugo Dias, o do Rui estrelinha, etc.

 

No que diz respeito a iluminção mantenho o que te disse, os peixes não tem qualquer necessidade especifica, e quanto mais luz mais possibilidade de algas, o que pode não ser mau qd controlado, vê o caso do Rui Estrelinha em que as conchas ficaram com um aspecto lindo cobertas de algas, mas que quando em demasia pode fugir ao controlo e cobrir o aquario de algas castanhas como aconteceu ao Hugo Dias, mas que ele felizmente conseguiu passados uns dias solucionar.

 

A relação watts / litros terá de ser alguem com aquarios semelhantes ao teu a dar a dica.

 

O mais importante a meu vêr é escolher bem os habitantes, e darlhe uma excelente qualidade de água.

 

Mais qq coisa é só apitar... neste caso postar... a malta anda cá pra isto mesmo ehehehe

:)

 

PS: aquela venia era desnecessaria, sou apenas um curioso na coisa eheheh

PEACE !!!

 

barras.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais