Ajuda á Iniciação Da Aquariofilia


umjoao

Recommended Posts

Depois de muito falar da minha vontade e gosto de ter um aquário, a minha mulher ofereceu-me três peixinhos que eu pus num copo com +- 13L com uma pastilha para contrlo de PH e sem filtro. Passadas umas semanas um dos peixes morreu, então decidi comprar um aqua mais apropriado para os dois sobreviventes de 30L.

 

 

IMG_1733.JPG

 

 

Para iniciação pareceu-me uma boa compra, mas agora gostava de ter umas plantas e rochas que tornassem o aqua + bonito mas não sei por onde começar.

Para já comprei um filtro novo para o aqua de 30L, o filtro que vinha no Kit do aqua e 30L usei-o para o copo onde mantenho os dois sobreviventes até estabilizar o aqua novo.

 

 

 

IMG_1738.JPG

 

 

Sei que sou mesmo verdinho em aquariofila, por isso não vou levar a mal nenhum comentário construtivo, e agradeço todas as dicas que me possam dar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Umjoão e benvindo ao fórum! Provavelmente por seres novo em aquariofilia,desconheces que esses peixes que ai tens são peixes vermelhos e que nesse aqua de 30L, devido ao seu diminuto tamanho nunca lhes proporcionarás condições minimas para eles viverem bem. Para teres uma ideia cada peixe dessa especie e de grande parte dos peixes de água fria precisam no minimo (para começar e enquanto são pequenos) de 70L cada peixe +-.Com um aquário de 100L já tinhas para esses 2 peixes uma casa em condições razoáveis.Com o passar do tempo depressa seria pequena...

Esse tipo de peixes fazem uma carga orgânica enorme (dejectos e urina) pelo que o filtro teria de ser muito potente, pelo menos 5x a litragem do aqua e terias de mudar 30% da água semanalmente,pois os dejectos o filtro ainda apanha mas a urina...só com mudanças parciais de água.

Possivelmente ouviste outra história na loja que compraste o aquário e os peixes,mas acredita, grande parte dos lojistas não entende minimamente de aquariofilia,e tenho a certeza que te disseram que 30L de água é suficiente para 2 peixes vermelhos...Nesse aqua sobreviveriam a custo,sufocados pela própria urina...

Aconselho-te a dar ou vender esses peixes a alguém com um aqua grande ou mesmo um lago,e com esse aqua de 30L fazer um de água quente,pois há peixes bem mais pequenos e que viveriam bem ai...

O conselho está dado,agora está nas tuas mãos.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

bem vindo ao forum.

para já fizeste bem em mudar, mas mesmo assim é pouco esses peixes de agua fria necessitam de mais ou menos 60L por cada um porque são muito "porcos" e porque vão crescer muito.

para já aconcelho-te a ciclare bem o outro aqua e quando ele estiver ja maturado andares sempre em cima dos valores da agua e fanzer tpas (Trocas Parciais de Agua) regulares para não teres mais surpresas.

Se eles se aguentarem daqui a mais um tempo vais ter de trocar para um aqua maior porque eles vão crescer.

 

cump.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Antes de mais obrigado pelos conselhos :P

 

 

Zogli e NMCL:

 

Pensava que estes peixes cresciam em função do espaço disponível. Mas tambem já tinha reparado que eles sujam muito a água. Irão morrer se não tiverem + espaço?

Tenciono por um termostato e gostava de pôr um cardumezito e umas plantas no novo aqua, acham que é muito pequeno para isso? Que espécies poderei usar? Dou mesmo os meus vermelhos para adopção (um é gold fish)?

 

Ajudem-me a n fazer sofrer mais peixes ::D:

 

 

Cumps

Editado por umjoao
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o que eu te aconcelho é o mesmo que o zogli da os peixes ou troca numa loja.

coloca um termostato e compra uns peixitos de agua quente, tens muita variedade de peixes pequenos que podes mater em condições nesse aqua (tetras negros, danios zebra, nariz de bebado etc...)

 

cump.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

NMCL

 

Vou seguir o vosso conselho. Bye, bye Red Fish!

Mas quanto a plantas, podem me dar umas dicas?

Posso usar cascalho de um qualquer rio para cobrir o fundo?

Que tipo, como aplico e como posso produzir um bom substracto para o cultivo de umas plantas?

Que cuidados devo ter com a iluminação?

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

plantas aconcelho-te umas anubias, fetos de java são de facil manutenção e baixa necessidade de luz.

quanto ao substrato podes colocar akadama ou areia do rio (ai com 3 4 mm de granometria), não coloques cascalho muito grande porque é dificil as plantas fixarem-se.

Se por ventura colocares o areão do rio teras de pensar em por por baixo substrato fertil (substrato fertil primeiro e ai 4 cm de areão por cima) a venda em qualquer loja de aquariofilia.

quanto a luz penso que uma lampada de 24W sera suficiente para ti, encontras boas calhas para essa medida aqui nos patrocinadores do forum.

so te disse aquelas plantas porque são as melhores para te iniciares, á muitas á escolha e que mais tarde podes vir a adquirir aqui no forum.

tambem vais ter de fertilizar na coluna de agua conforme as plantas que colocares e conforme a quantidade de agua.

Vai ao topico sobre nano aquas tens la muitas montagens com foto que podes tirar uma ideia.

 

cump.

Editado por NMCL

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pensava que estes peixes cresciam em função do espaço disponível. Mas tambem já tinha reparado que eles sujam muito a água. Irão morrer se não tiverem + espaço?

 

ESte é um erro extremamente comum. Se nós quando temos 3 anos fossemos colocados num cuco de 1 metro, não cresciamos? Cresciamos, mas sofriamos. Passa-se EXACTAMENTE a mesma coisa com os peixes.

 

 

NMCL

 

"...tambem vais ter de fertilizar na coluna de agua conforme as plantas que colocares..." ?!?

O q é a coluna de água?

 

Coluna de água é o espaço ocupado npela água, na vertical. No teu caso deves ter uma coluna de água de uns 20 ou 25 cms.

 

Já agora antes de te mandares "ás cegas" para as coisas, passa 1 ou 2 dias aqui no forum a ler e a ver as coisas que os outros fazem que depressa ficas bem informado. É que daqui a pouco já te estão a dizer para comprar testes de fosfatos e de nitratos e de ferro e calhas de 55 W e filtros a fazer 34x o volume do aqua e outros exageros.

 

Entretanto muda a água do copo, uns 50%, porque ela está um bocado amarela. Vá-se lá saber porquê...

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

NMCL

 

"...tambem vais ter de fertilizar na coluna de agua conforme as plantas que colocares..." ?!?

O q é a coluna de água?

Segue os conselhos do NMCL,vais ver que não te arrependes,ainda bem que optaste por dar os peixes vermelhos :P !

 

Coluna de água é simplesmente a água do aquário! Arranja um fertilizante que tenha tudo o que as plantas necessitam e coloca conforme as instruções um pouco na água todas as semanas depois de fazeres a TPA semanal.TPA é a sigla para Troca Parcial de Água, que é imprescindivel em todos os aquários.Todas as semanas troca 25% da água do aqua.

 

Para já deixa o aqua a ciclar durante 2 semanas,vai colocando dia sim,dia não um pouco(muito pouco) de comida para peixe(para alimentar as bactérias boas para o aqua),depois dessas 2 semanas compra um peixe de água quente que seja resistente,só UM.Deixa-o mais uma semana e podes começar a colocar mais um peixe dia sim dia não,fazendo agora trocas de água de 25% dia sim dia não durante uma semana ou durante o tempo que durar os picos de amónia e nitritos.Para isso é melhor comprares estes 2 testes. Um aquário só fica estável passado algum tempo,às vezes meses! Força com isso!

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.