Help na iluminação para aqua 1m


Recommended Posts

Olá a todos.

 

Será que me podem dar uma ajuda em relação à iluminação do meu aqua? É que tem sido das áreas aquaristas onde tenho tido maiores dificuldades em arranjar informação.

 

Antes demais, o meu aqua é um 100x30x40cm. Lá dentro, além de "barbatanas", tenho uns 6cm de areão, seixos, 1 tronco de 30cm e bastantes plantas.

 

Lista de plantas (pois é aqui que reside o meu problema: 3 anúbias, montes de elódeas, fetos de java, 1 echinodorus, valisnerias, 1 vermelha que ainda não identifiquei, limnophilia aromatica e outra q tb não identifiquei.

 

Quando comprei o aqua, comprei também uma calha simples de 1m, de marca Bettaluz, que já vinha com uma lâmpada de côr violeta (ou uma aquaglow ou powerglow, não sei :)). O encaixe é tipo aqueles de cozinha (T5? ou será T4? ) Potência, alguém sabe?:?

 

Tenho-me dado bem com este setting de iluminação, mas tou com a sensação que tou nos limites inferiores de luz no aqua, tendo em conta que é para um plantado. Já tive a ideia de comprar mais uma calha (ou duas de metade do tamanho para colocar sobre as duas tampas móveis que tenho na parte frontal do aqua). E que lâmpada coloco (Floraglow?)

 

Esta é a minha maior dúvida:

Vale a pena investir em calhas dedicadas a aquas, ou consegue-se uma melhor economia/qualidade em calhas normais e depois alterá-las. Eu queria ver se me safava com um orçamento bem baixinho.. :)

 

E as calhas da aquapor, versão supermercado. Talvez me safasse com duas de 50cm por menos de 50€ e depois comprava duas boas lâmpadas. Já agora, afinal com que lâmpadas é que aquilo vem?

 

Brigadão!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Por esse dinheiro, compras uma calha própia para aquário, com suporte para 2 lâmpadas de 30 W.

 

Eu também quero fazer uma tampa com suporte para 3 lâmpadas de 30 W, de forma a poder-me iniciar nos...Plantados :)

 

Tenta fazer uma pesquisa por "Diy calha" ou "Diy iluminação", ou algo assim do tipo, tenho visto por aí calhas Diy muito fixes. :)

Ao natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

De facto, para um plantado, se é por aí que queres avançar, tens mesmo muito pouca luz. Isto tendo em conta que queres ter diferentes espécies de plantas e com diferentes tipos de exigência (crescimento, cor, dificuldade de manutenção, etc.). O ideal seria conseguires cerca de 1W de luz por cada litro do teu aqua, ou seja, no teu caso seriam uns míseros 120W :) (por um pouco menos também consegues, 3 de 30w já seria bom!). Com 3 lampadas "daylight" (muito mais baratas) resolves o problema, mas também podes por uma "aquaglo", dá bons resultados!

 

Agora, à parte da luz, não te podes esquecer do resto... e o resto são os nutrientes que as plantas precisam... um bom fertilizante e claro CO2 para as ajudar na fotossíntese. Estes 3 elementos funcionam em simbiose.

 

Como o fishnatur disse, pesquiza no forum que vais encontrar muita info sobre o diy CO2, iluminação, etc...

 

1 abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.