Meus Ciclídeos Africanos


andre_inacio

Recommended Posts

Olá a todos.

Na semana passada, um colega do meu pai, como sabia do meu gosto pela aquariofilia, ofereceu cá para casa 3 peixes, o problema é que eram 3 ciclídeos africanos, e o meu aquário é um comunitário. A sorte é que eu tinha por acaso aqui em casa um aquário vazio, de modo de que tive de fazer á pressa um aquário para os ciclídeos, em que não tive muito tempo para pesquisas, mas mesmo assim ainda pesquisei um pouco.

Por isso mesmo tenho algumas dúvidas..

A primeira é: que peixes tenho? (bigsmile)

Aqui fica uma foto em que se vêm os 3 que me ofereceram:

82041941ot6.th.jpg

 

Não tive hipótesses senão em metê-los junto com o meu peixe papagaio, que estava neste aquário sozinho porque era um bocado agressivo no comunitário. Por isso mesmo, penso que não fará mal juntá-lo aos ciclídeos. Se estiver errado, por favor alguém que me corrija.

 

Aqui ficam umas fotos do aquário e dos peixes:

77047658cf6.th.jpg

 

55094824uy3.th.jpg

 

49974434fc2.th.jpg

 

Uma outra dúvida que tenho, é se estes peixes necessitam de muita luz, pois a calha que tenho neste aquário é a que vinha com ele, e tem uma luz muito fraca, e gostava de saber se tenho de comprar outra ou se não é necessário.

 

Abraços e desde já muito obrigado.

Editado por andre_inacio
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André,

 

o amarelo é sem dúvida um Labidochromis caeruleus, aparentemente um macho, o azul parece-me um macho de Metriaclima Estherae, o rosinha parece ser um ciclideo sul americano, não consigo identificar.

Quanto à luz não te preocupes que eles não precisam de muita luz. Em relação ao tamanho do aquário, é que se calhar vais ter alguma preocupação. Parece-me pequeno.

 

Cumprimentos,

Moisés Pereira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá André,

 

o amarelo é sem dúvida um Labidochromis caeruleus, aparentemente um macho, o azul parece-me um macho de Metriaclima Estherae, o rosinha parece ser um ciclideo sul americano, não consigo identificar.

Quanto à luz não te preocupes que eles não precisam de muita luz. Em relação ao tamanho do aquário, é que se calhar vais ter alguma preocupação. Parece-me pequeno.

 

Cumprimentos,

Moisés Pereira

 

o rosa, ele ja sabe qual é, ja o tinha nesse aqua, é um papagaio, o amarelo, tens razao, um labidochromis caeruleus, o azul claro, nao tenho a certeza, mas talves seja um Metriaclima Estherae como dizes, o outro azul mais escuro parece-me ser um macho sciaenochromis fryeri

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O ciclideo cor de rosa é sem duvida um Nigrofasciatus (sul-americano) mas não é albino, é sim uma variedade com esta coloração, os albinos tem os olhos vermelhos.

Quanto a ser fêmea tenho as minhas duvidas pois nesta cor os machos tambem tem barriga alaranjada e este parece-me grande demais para fêmea e com barbatanas de "macho" mas era necessário uma foto mais pormenorizada.

No Dragão mora o Campeão

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens razão pribeiro não tinha reparado nos olhos. Eu digo que é femea pois na 3ª imagem parece que tem a barriga inchada e não tem a concavidade na testa caracteristica dos machos mas concordo com fotos mais em pormenor podiamos ter mais certezas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Desde já muito obrigado a todos pela ajuda na identificação dos peixes.

Então quer dizer que o que eu pensava ser um peixe papagaio (e me foi vendido como tal) é então um Nigrofasciatus?

 

Aqui ficam mais umas fotos depois de uma TPA:

 

fish1qq0.jpg

 

 

fish2ip0.jpg

 

 

fish3bv1.jpg

 

 

fish4gb6.jpg

 

 

fish5yz3.jpg

 

 

fish6so3.jpg

 

 

 

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, tudo bem?

 

O layout tem um conjunto rochoso muito porreiro, de qualquer forma as dimensões do aqua parecem-me muito pequenas para as espécies em questão. Por outro lado, não é de todo correcto misturar biótopos completamente distintos, como seja de ciclídeos africanos e ciclídeos americanos, pois para além de parâmetros de água completamente opostos existe ainda a sociabilidade no meio. Enquanto jovens, acredito que os conseguirás manter sem grandes problemas, no entanto, quando começaram a crescer e já com territórios bem delineados terás sérias dificuldades em manter essa mescla de espécies.

 

Relativamente à iluminação, embora revestida de importância meramente estética e não propriamente necessária à manutenção das espécies piscícolas, se optasses por colocar uma luz mais forte e com espectro azulado beneficiarias por certo da beleza dos peixes azuis..... É contudo, uma opção!

 

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, tudo bem?

 

O layout tem um conjunto rochoso muito porreiro, de qualquer forma as dimensões do aqua parecem-me muito pequenas para as espécies em questão. Por outro lado, não é de todo correcto misturar biótopos completamente distintos, como seja de ciclídeos africanos e ciclídeos americanos, pois para além de parâmetros de água completamente opostos existe ainda a sociabilidade no meio. Enquanto jovens, acredito que os conseguirás manter sem grandes problemas, no entanto, quando começaram a crescer e já com territórios bem delineados terás sérias dificuldades em manter essa mescla de espécies.

 

Relativamente à iluminação, embora revestida de importância meramente estética e não propriamente necessária à manutenção das espécies piscícolas, se optasses por colocar uma luz mais forte e com espectro azulado beneficiarias por certo da beleza dos peixes azuis..... É contudo, uma opção!

Um abraço,

 

Olá amigo. Antes de mais muito obrigado pela ajuda.

Sim o aqua é de facto pequeno para as espécias e a quantidade de peixes em questão, mas era o único aquário que tinha livre cá em casa, de maneira que vão ter de ficar neste..

Até á data não tenho tido problemas nenhuns com eles, não andam á bulha, nem na hora da paparoca.

Mas é claro que, quando começarem a ficares mais granditos, se houver problemas, vou ter que dar alguns..

Em relação á mistura de biótopos, penso que neste caso não haverá problema, pois o Nigrofasciatus tenho-o há cerca de ano e meio, nesta água sempre com ph alto e até agora ele está bem saudável, por isso acho que não será por aí que haverá problemas :P

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais