Tanganika 90l


tiagoagfaria

Recommended Posts

Ola a todos, venho-vos aqui mostrar a minha ultima montagem, um aquário 80x30x40 onde pretendo manter Ciclideos do lago tanganika.

 

Setup:

 

*Aquário, 80x30x40 (90L)

*Iluminação, 1 power-glo 20w mais uma outra lâmpada tubular de 13w 6500k

*Filtragem, 1 fluval 204

*Aquecimento, 1 Jager 75w

*Fundo de papel com motivo rochoso

*Substrato neutro de granulometria 2-3mm

*25kg de seixos de Basalto

*Plantas, 2 anubias nana e uma ou duas valsinerias (ainda não se encontram no aquário)

 

Fotos:

 

1) http://img187.imageshack.us/my.php?image=hpim0798ua0.jpg

2) http://img210.imageshack.us/my.php?image=hpim0792nm4.jpg

3) http://img210.imageshack.us/my.php?image=hpim0799pr8.jpg

4) http://img508.imageshack.us/my.php?image=hpim0800lg6.jpg

 

*Neste aquario, como o tópico indica pretendo manter algumas espécies de ciclideos do tanganika, e é aí que preciso de vocês pois quero meter uns peixes bem bonitos e quero que haja um ambiente harmonioso entre eles (com excepções :twisted: ). Gostava de manter os normais tangas mas também gostava de meter la um casal ou trio de conchiculas, brevis, similis ou multies, no canto esquerdo do aquario(foto4), onde ainda vou adicionar uns búzios que comprei para o efeito. Quanto ao que chamo 'normais tangas', aqueles que habitam a parte rochosa do lago. Quais me aconselham?!

 

*Quanto a Iluminação penso ser suficiente embora esteja a pensar em meter mais uma regua de T5, que acham?

 

*Substrato e pedras, sendo estes elementos todos neutros vou precisar de utilizar um buffer para as condições da agua, que ontem eram: pH 7.5 \ Nitritos 0 \ Nitratos 0 \ Kh 12 \ gh 1 :?EDIT GH: 12

*Será que posso por aragonita dentro do filtro?? Ajudava a manter o pH e a dureza la em cima?

 

*Como sugerem que obtenha os valores para tanganika e quais esses valores ao certo? Sendo a minha mãe farmacêutica já lhe pedi bicarbonato de sódio e cloreto de magnésio, mas não sei como utilizar correctamente. Aceito receitas de buffers ;)

 

*As plantas ainda estão para chegar e não sei onde as meter?! Como já disse antes, estou a espera de 2 anubias nana e de 1 ou 2 valsinerias. Haverá outra espécie que ficasse interessante neste setup?

 

Agradecido desde ja a todos que me ajudarem, Muito Obrigado bigsmile

Editado por tiagoagfaria

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novas medições: 09/09/07

ph: 7.9

No2: 0

No3: 0

Nh3: 0

kh: 12

gh: 12

Cl: 0

 

Não sei porque mas a Gh e o pH subiram de ontem para hoje? será que afinal o meu substrato não é neutro? pois do basalto não é de certeza! Que vos parece?

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

1º Porquê basalto? Rocha calcária vai-te subir o Ph e não vais precisar de buffers químicos para esse efeito...

 

2º queres rock dwellers? só com 80cms de frente? hmmmm o meu antigo de multies tinha 90cms de frente e cheguei à conclusão que, se queres algo harmonioso, é dedicares-te a um mono espécie, porque 80 cms é muito pequeno (pelo menos para mim) para se colocar duas espécies de conchículas. e é muito curto para peixes que precisem de espaço para nadar...

 

3º Quanto ao substracto, poderias ter escolhido areia da praia com granulometria idêntica à areia de sílica, mas sem ser aquele branco luminoso, fica muito mais natural... pois quando os nulties bébés começam a imitar os adultos a remexer na areia, é mais fácil pra eles se a areia for muito muito "fininha"...

 

 

São só opiniões, segues se quiseres, claro.

 

E boa sorte com isso,

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um colher de sopa para cada 70 litros destes sais que comprou, aproveita que o aquário não está habitado e mete lá os sais.

 

Concordo com o Zaad, aqua pequeno de frente, mas pode fazer um muro de pedras atrás e quem sabe uns julies, e em outra parte, sem rochas, só as conchas para os conchiculas, mas é um pouco mais complicado essa configuração, terá que ter um lay out bem separado pois ambos ocupam a mesma zona na água.

 

Ou vá só de shells, veja:

 

http://cmcas.com.br/forum/viewtopic.php?t=303

 

[]'s

is_00124.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado pelos posts, realmente acho que tenho de alterar a disposição do aqua, como o amigo 'zaad' disse o aquario tem pouca area, 80x30, assim sendo o que acham que devo por? somente conchiculas? ou ainda da para alguns julies, estava a pensar os transcriptus que são mais pequenos. O que acham? Podem fazer uma lista do que metiam no meu lugar? Tenham em conta que os meus preferidos são os similis, os multies e os transcriptus. Mas obvio que aceito outras ideias!

 

Estava então a pensar em ir buscar areia a praia, da fina, para os shells e os filhos dos shells cavarem ::D: deve ser daquela tipo açucar certo?

 

E assim ia também comprar algumas pedras calcareas daquelas esburacadas, ja agora que quantidade me aconselham pois so vão servir para os julies e para a quimica da agua.

 

 

PS: tenho aqui em casa 15kg de areia de silica de um branco sujo, um pouco cinza, poderei usar? Do genero comprava uns 10kg de areia de aragonita ou de coral moido, que acham? Misturava num ratio de 50\50 !?

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Com 80x30 metia apenas os conchiculas para conseguires observar o seu comportamento sem haver problemas. Meter mais alguma coisa vai trazer problemas.

 

Quanto à areia vai apanhar à praia e dá só uma passagem por água. A areia também ajuda a subir o ph.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De novo um grande obrigado a todos.. Estava a pensar fazer as coisas ao contrario, passo a explicar:

Como quero montar outro aquario eu aproveitava esta montagem e deixava estar, assim metia outro tipo e especie de ciclideos, do genero dos saulosi, que acham? Que sugerem?

 

PS: Daqui a umas 2 semanas ja tenho o meu novo aquario e voltamos a falar de tanganikas. Devo fazer um novo topico?

A pressa é inimiga da perfeição.

Feedback

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...