David Cabete Publicado: Setembro 24, 2007 Autor Share Publicado: Setembro 24, 2007 (editado) Boas Mais umas fotos: 7ª Parte- Pintura Para "segurar" o corpo do filtro, utilizo uma lâmpada fluorescente de 60 cm. Assim não pinto a mãos. Pintura propriamente dita. Aconselho a executar esta operação fora de casa, e sem roupa a secar por perto. Acabado de pintar e ainda em fase de secagem. Com a tinta que utilizo, 20 minutos e está seca. Por fim pintam-se as porcas que irão fixar a lâmpada. Tinta: Spray preto de alta temperatura. Depois de seco fica com uma textura suave, agradável ao toque e bastante resistente. As tintas "normais", além da demora na secagem, fica muito frágil! Um pequeno toque e ficamos com a pintura estragada. A cor da tinta é à escolha de cada um. Ainda penei em pintar de amarelo às bolinhas azuis, mas não gostei do tom do azul . Brevemente a junção da parte eléctrica ao corpo do filtro. Mais uma meia hora de trabalho e fica pronto a ser utilizado. Cumps. Editado Novembro 25, 2007 por David Cabete Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rosario Publicado: Setembro 26, 2007 Share Publicado: Setembro 26, 2007 Boas david o tópico tá excelente, mas vou-te pedir mais um favor. Se podes colocar o preço de tudo o que usaste (sem contar com as brocas e isso)......tudo, colas sprays tudo, cada peça separadamente. obrigado Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
David Cabete Publicado: Setembro 26, 2007 Autor Share Publicado: Setembro 26, 2007 Boas Não prometo esta semana porque tenho uma "agenda" muito sobrecarregada, mas no princípio da semana que vem, além de concluir o tópico, coloco a designação correcta de todas as peças, material e ferramentas a utilizar, ou utilizadas por mim. Das peças e do material vou meter o preço, ou preços, já que varia de sítio para sítio. Cumps. Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
soulenslaver Publicado: Setembro 26, 2007 Share Publicado: Setembro 26, 2007 Um diy e explicação de se lhe tirar o chapeu. se calhar ainda me aventuro a fazer um filtro UV Hugo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
David Cabete Publicado: Setembro 26, 2007 Autor Share Publicado: Setembro 26, 2007 Boas Os meus filtros têm funcionado às 1000 maravilhas, logo resolvi partilhar com o resto do pessoal como os fiz. Quando começares a fazer o teu, se houver alguma dúvida é só apitar. Terei todo o gosto em ajudar no que estiver ao meu alcance. Cumps. Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
soulenslaver Publicado: Setembro 27, 2007 Share Publicado: Setembro 27, 2007 Ocorreu-me a ideia de colocar a lampada dentro de um tubo transparente e sim depois colocar dentro do filtro. Apenas para impedir o contacto dela com a água, que dizes? Abraços Hugo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
David Cabete Publicado: Setembro 27, 2007 Autor Share Publicado: Setembro 27, 2007 Boas Esse tubo teria de ser em quartzo! De vidro também funciona, mas a lâmpada perde um pouco de rendimento. Se arranjaras manga de quartzo adequada à lâmpada força! Fica muito melhor. Cumps. Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
soulenslaver Publicado: Setembro 27, 2007 Share Publicado: Setembro 27, 2007 Pensei que se pudesse usar algum tipo de tubo plastico, mas obrigado pelo esclarecimento Abraços Hugo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rosario Publicado: Outubro 2, 2007 Share Publicado: Outubro 2, 2007 ok david pois eu como não percebo nada destas coisas tenho de ir as lojas com as especificações todas obrigado Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Gil Rodrigues Publicado: Outubro 2, 2007 Share Publicado: Outubro 2, 2007 Boas Já há muito que não partilhava nenhum DIY com o resto do pessoal. "Felizmente" a vida não é só isto, e afazeres pessoais e profissionais "roubam-me" algum tempo precioso. Deixemo-nos de conversa e vamos ao que interessa. Versão 1.00: - A primeira versão do meu DIY do filtro UV. Caixa em alumínio, lâmpada de 15Watts, balastro normal, ( entretanto mudado para electrónico ). Primeira incursão feita com este tipo de filtro. Escolhi a "caixa" de alumínio porque era o que tinha à mão. Depois de muitas tentativas, consegui que aquela coisa ficasse estanque e com um aspecto minimamente aceitável. Depois de em apenas 4 meses a lâmpada ter ido "à vida", substitui o balastro por um electrónico. Ainda hoje está em funcionamento no meu aquário de ciclideos africanos. Versão 4.0: - A "caixa" passou a ser em tubagem de PVC. Mais fácil de trabalhar e não é tão volumoso como a versão 1.0. O balastro , desde a versão 1.0m passou a ser sempre electrónico. A duração da lâmpada é muito maior porque não há aquelas "piscadelas" características dos sistemas com balastro normal. Tenho um destes a funcionar no meu "futuro ex-plantado" de 200 Lts. Versão 6.2: - Esta versão é a última construída. A caixa passou de PVC a Hidronil. Vantagens: aspecto geral melhorou, mais fácil de "encaixar" todas as peças. A parte eléctrica, leia-se balastro, vai ficar dentro da caixa preta que se vê a meio do filtro. Ainda posso colocar dentro dessa mesma caixa uma lâmpada piloto, de modo a saber se a lâmpada do filtro está a ser alimentada ou não, assim como um interruptor de corte geral, ( mas isso já são "mariquices" ). Como é visível na foto, ainda não está concluído. Falta toda a parte eléctrica, mas isso é apenas um "pormenor". Em breve coloco fotos detalhadas de toda a construção desta versão. Enquanto fazia este, esqueci totalmente da máquina fotográfica... Este filtro ainda não está em aquário nenhum, mas brevemente irá para o novo para um casal de Severum's, que ainda está em fase de projecto. Acredito que ainda possa haver mais alguma alteração ao "produto" final, e nesse caso partilho com o pessoal. Entretanto vou colocar a cabeça na almofada, ter umas ideias brilhantes, ( vou deixar a lua acesa... ), e vou dormir que o meu mal é sono! ( sei que são quase 1 da tarde, mas tenho de praticar o meu desporto preferido... ) Cumps e bons DIY's. Viva, mais uma vez !! Relativamente ao interior da caixa aluminio (porque fiquei a matutar no teu projecto), porque não pintar o interior com tinta epoxi, a fim de evitar o contacto directo da agua c/ aluminio. abraços Gil Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
xHORNETx Publicado: Outubro 3, 2007 Share Publicado: Outubro 3, 2007 Ora cá volto eu a este DIY. Vi-o na Petshow, só lá fui no domingo e já não te apanhei. Continuo com o mesmo problema, arranjar o bendito do hidronil, mas hei-de lá chegar Pareceu-me realmente muito funcional e não me admirava nada que os resultados fossem tão bons quanto os todos bonitinhos que existem para aí á venda. Continua com o bom trabalho e inventa mais qualquer coisa, esta já está concluida :D :D :D Cumps, Rui Oliveira Cumprimentos, Rui Pedro Oliveira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
David Cabete Publicado: Outubro 5, 2007 Autor Share Publicado: Outubro 5, 2007 Boas Viva, mais uma vez !! Relativamente ao interior da caixa aluminio (porque fiquei a matutar no teu projecto), porque não pintar o interior com tinta epoxi, a fim de evitar o contacto directo da agua c/ aluminio. abraços Gil Não tinha pensado nessa hipótese, mas acho que seja viável! É uma questão de puxar pelos neurónios e ver como se faz a coisa. Ora cá volto eu a este DIY. Vi-o na Petshow, só lá fui no domingo e já não te apanhei. Continuo com o mesmo problema, arranjar o bendito do hidronil, mas hei-de lá chegar Pareceu-me realmente muito funcional e não me admirava nada que os resultados fossem tão bons quanto os todos bonitinhos que existem para aí á venda. Continua com o bom trabalho e inventa mais qualquer coisa, esta já está concluida :D :D :D Cumps, Rui Oliveira Realmente e com pena minha, só lá pudemos estar no sábado. Se não conseguires arranjar esse malfadado hidronil, diz que se arranja maneira de fazer chegar aí em casa. Pode não ser o mais "bonitinho", mas o que interessa é a função para o qual é feito, e funciona! Brevemente hei-de "arranjar" algo para inventar, estão a chegar as férias e tenho de me manter ocupado Cumps. Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
rosario Publicado: Outubro 14, 2007 Share Publicado: Outubro 14, 2007 Boas david Podes colocar as referencias mesmo de todas as peças de pvc e hidronil, com os respectivos tamanhos?.....é que não percebo nada disso, tenho de ir com tudo explicado para quando for comprar as peças. obrigado Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
David Cabete Publicado: Outubro 16, 2007 Autor Share Publicado: Outubro 16, 2007 (editado) Boas Depois de algum tempo sem ter acesso à net, aqui em casa, cá vai a lista de peças: 2 Porcas batente 3/4 - 0,80€ cada 2 Porcas batente 1/2 - 0,40€ cada 4 Tacos 50mm - 0,78€ cada 20 cm de tubo PVC 50 mm - 0,30€ 2 Joelhos 1,20€ 2 Tês Hidronil 50mm - 2,67€ cada 2 Bucins PG29 - 0,65€ cada 1 Caixa plástico para parte eléctrica - 2,56 € Fio FVD - 0,75€ Cabo ligação 220Volts - 1,00€ 2 dados de junção - 0,40€ 1 Lâmpada UCV - 21,00 € 1 Balastro electrónico - 4,50€ Total de peças: 45,47€ Além disso há a cola de contacto: 9,95€, estanho para os fios e mais umas quantas coisitas. Alguma dúvida é só apitar. Entretanto, colocarei brevemente fotos do produto final. Cumps. Editado Outubro 29, 2007 por David Cabete Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PauloSilva Publicado: Outubro 25, 2007 Share Publicado: Outubro 25, 2007 Alguma dúvida é só apitar. Entretanto, colocarei brevemente fotos do produto final.Cumps. Então cá vai as minhas duvidas 1ª - Com essas características, ou seja com as medidas que tu fazes referencia neste teu DIY, dá para colocar uma lâmpada UV-c de 15W que eu comprei que mede 42 Cm ? 2ª - Tenho um tubo em acrílico transparente, que tem o diâmetro perfeito para a lâmpada entrar lá dentro, para a lâmpada não ficar em contacto com a agua, poderei usar o tubo ou há inconvenientes, tipo derreter, etc ? 3ª - Essa lâmpada que tu mencionas, que te custou 21 € é de quantos W ?! A minha é de 15 W e custou 25 € e não sei se fui roubado ! Obrigado pela atenção Fico a aguardar resposta . Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
David Cabete Publicado: Outubro 25, 2007 Autor Share Publicado: Outubro 25, 2007 Boas Então cá vai as minhas duvidas 1ª - Com essas características, ou seja com as medidas que tu fazes referencia neste teu DIY, dá para colocar uma lâmpada UV-c de 15W que eu comprei que mede 42 Cm ? 2ª - Tenho um tubo em acrílico transparente, que tem o diâmetro perfeito para a lâmpada entrar lá dentro, para a lâmpada não ficar em contacto com a agua, poderei usar o tubo ou há inconvenientes, tipo derreter, etc ? 3ª - Essa lâmpada que tu mencionas, que te custou 21 € é de quantos W ?! A minha é de 15 W e custou 25 € e não sei se fui roubado ! Obrigado pela atenção Fico a aguardar resposta . Então cá vão as respostas :> 1ª - A medida do tubo de Pvc é para as lâmpadas de 15 Watts com 42cm, logo serve para essa sem preblemas. 2ª - Tubo de acrílico corta maior parte dos raios UV, senão a sua totalidade. O ideal seria manga de quartzo, mas nem queiras saber o preço! 3ª - Como na 1ª resposta já o mencionei, as lâmpadas que utilizo são de 15 Watts. 25,00€ não é caro nem barato. É um roubo!! O preço que coloquei, 21,00€, é para uma unidade apenas! Quando compro é à caixa, logo fica um pouco mais barata. Já agora que marca é a lâmpada que compras-te? Não tens que agradecer. Já respondi. Cumps. Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PauloSilva Publicado: Outubro 25, 2007 Share Publicado: Outubro 25, 2007 Já agora que marca é a lâmpada que compras-te?Cumps. A marca da lâmpada é Sylvania . Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
PauloSilva Publicado: Outubro 25, 2007 Share Publicado: Outubro 25, 2007 Já agora não fazes esse kit para venda, mas sem lâmpada visto eu ja ter adquirido uma ? Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
David Cabete Publicado: Outubro 25, 2007 Autor Share Publicado: Outubro 25, 2007 Boas A marca da lâmpada é Sylvania . Pelo menos a marca é de confiança, valho-nos isso. Acho, e digo acho, que são fabricadas pela ou para a Osram. As que utilizo são da Philips. Cumps. Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rui PX Publicado: Outubro 29, 2007 Share Publicado: Outubro 29, 2007 Boas, eu estou muito interessado em construir este filtro UV e acredito que as explicações estão perfeitas para a sua construção, mas tenho um pequeno problema e penso que nao seja o unico.......... não vejo nenhuma foto. Se nao for pedir muito David podias ver o que se passa com as fotos ou o problema é exclusivamente meu ??!!?! Muito obrigado por partilhares as tuas invenções aqui com a malta. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rui PX Publicado: Outubro 29, 2007 Share Publicado: Outubro 29, 2007 Esquece o problema das fotos, voltou-se a fazer "luz" para estes lados. Sorry Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
carcassrulez Publicado: Outubro 30, 2007 Share Publicado: Outubro 30, 2007 boas, 1º post aqui, parabéns antes de tudo por este excelente post e contribuição para a comunidade diy!!! depois, e a razão do post é que da 1ª versão para esta "perdeste" o invólucro da lampada, que aparentemente funcionará melhor se não estiver em contacto directo com a água (por razões de temperatura de funcionamento); ora agora é certo e sabido que os tubos de quartzo ozone free e etc.. (que aliás são nas melhores marcas o próprio material do"vidro" da lampada), comprados avulso são caros, mm que os preços na China não o sejam, as aduaneiras+IVA+transporte...enfim, mas existem outros materiais permeáveis às frequências UV-C (2537 angstroms) como é o caso de um plástico bem conhecido por nós chamado TEFLON!! ler por exemplo em http://www.fulleruv.com/lamps.htm lá no fim da página; agora é procurar por cá mangas ou tubos em teflon transparente, quando tiver algum tempo disponível direi qq coisa! cumps, Bruno Henriques begin; psst, my real name is Bruno Henriques end; Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
David Cabete Publicado: Outubro 30, 2007 Autor Share Publicado: Outubro 30, 2007 Boas boas, 1º post aqui, parabéns antes de tudo por este excelente post e contribuição para a comunidade diy!!! depois, e a razão do post é que da 1ª versão para esta "perdeste" o invólucro da lampada, que aparentemente funcionará melhor se não estiver em contacto directo com a água (por razões de temperatura de funcionamento); ora agora é certo e sabido que os tubos de quartzo ozone free e etc.. (que aliás são nas melhores marcas o próprio material do"vidro" da lampada), comprados avulso são caros, mm que os preços na China não o sejam, as aduaneiras+IVA+transporte...enfim, mas existem outros materiais permeáveis às frequências UV-C (2537 angstroms) como é o caso de um plástico bem conhecido por nós chamado TEFLON!! ler por exemplo em http://www.fulleruv.com/lamps.htm lá no fim da página; agora é procurar por cá mangas ou tubos em teflon transparente, quando tiver algum tempo disponível direi qq coisa! cumps, Bruno Henriques Desde já o meu muito obrigado pela tua contribuição. É realmente um facto que "perdi" uma mais valia em relação à primeira versão, mas felizmente há pessoas que ajudam, como foi o teu caso, ao referires a dita manga de Teflon. Agora só falta saber onde arranjar isso aqui por perto. "Felizmente" estou de férias forçadas e tenho tempo de sobra... Já agora falta saber qual a tua localidade, que deves completar no teu perfil, quanto mais não seja para que o resto dos membros do fórum não perguntem de onde és. Vai aparecendo, e um abraço. Cumps. Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
carcassrulez Publicado: Outubro 30, 2007 Share Publicado: Outubro 30, 2007 Olá David, não tinha de facto preenchido o perfil acho que estava com pressa para falar do teflon... ainda não procurei, mas penso que talvez se encontrem mangueiras feitas de teflon, tenho de investigar!! cumps, Bruno Henriques begin; psst, my real name is Bruno Henriques end; Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
carcassrulez Publicado: Outubro 30, 2007 Share Publicado: Outubro 30, 2007 novos tubos e procura... ver thv (tetrafluorethylene / hexafluoropropylene / vinylidene fluoride ) estes é que eram!! http://www.zeusinc.com/Zeus_Catalog11-D.pdf begin; psst, my real name is Bruno Henriques end; Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts