Quanto Tempo Dura O Pico De Nitritos?


jorgemaialopes

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Tenho o aqua montado há sensivelmente 1 mês e começou ontem com o pico de nitritos, já depois de ter ocorrido o de amónia. A pergunta é: Alguém sabe quanto tempo durará este pico? Sei que a seguir virá o de nitratos e tb gostaria de saber quanto tempo será normal durar.

O aqua é de 50L e tenho feito TPA's de cerca de 20% todos os dias.

 

Obrigado pela ajuda

 

 

Jorge Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Tenho o aqua montado há sensivelmente 1 mês e começou ontem com o pico de nitritos, já depois de ter ocorrido o de amónia. A pergunta é: Alguém sabe quanto tempo durará este pico? Sei que a seguir virá o de nitratos e tb gostaria de saber quanto tempo será normal durar.

O aqua é de 50L e tenho feito TPA's de cerca de 20% todos os dias.

 

Obrigado pela ajuda

Jorge Lopes

 

 

tens aqui um gráfico que ilustra bem essa evolução http://faq.thekrib.com/pt/begin-cycling.html

mas penso que esses dados são apenas indicativos, porque este processo pode ser masi rápido ou mais lento dependendo de vários factores.

quanto às TPA's diárias, se ainda não tens peixes penso que não são necessárias, provavelmente até atrasam o processo

0dc32bd23a542830c84e269d6d375790u1a1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Provavelmente já puseste os peixes senão não haveria bactérias para te transformar a amónia em nitritos.Ou então colocaste comida para 'alimentar' as bactérias. Quantos peixes puseste no aqua? Por esta altura devias ter apenas um ou dois,apenas os suficientes para iniciar o ciclo,excesso de população num aqua recente leva a picos de amonia e nitritos.

Colocar muitas plantas ajuda para te consumirem os nitratos.Isso com tempo vai ao sitio,penso que não há um tempo certo e estipulado,cada aqua é um aqua,diferente em tudo.As tpa's ajudam a diluir os nitritos para não chegar a niveis letais para os peixes.Começa é a diminuir as tpa's à medida que os nitritos forem abrandando,até chegares à normal e imprescindivel tpa por semana.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho nesta altura dois danios para ajudar a ciclar. Até estão a resistir bastante bem... Coloquei 3 plantas e agora só estou preocupado com a vida dos pequenitos danios que não têm culpa nenhuma de serem os primeiros. Gostava de os poder manter.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos

 

Hoje fiz novamente os teste e fiquei preocupado. É que além dos nitritos estarem no seu pico, apareceu novamente amonia (0,6 a 1,2) e os nitratos rebentaram com a escala do teste. Isto foi logo a seguir a uma TPA de cerca de 15%. O que é que está errado? A amonia já tinha desaparecido e agora voltou???

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos

 

Hoje fiz novamente os teste e fiquei preocupado. É que além dos nitritos estarem no seu pico, apareceu novamente amonia (0,6 a 1,2) e os nitratos rebentaram com a escala do teste. Isto foi logo a seguir a uma TPA de cerca de 15%. O que é que está errado? A amonia já tinha desaparecido e agora voltou???

Com que água fazes as TPA's,é da torneira ou é de algum furo? Faz os testes à água.

Metes um anti-cloro ou deixas repousar a água para o cloro evaporar antes de a meteres no aqua? Como já lá tens peixes o cloro é nocivo para eles.

Tens de ter paciência,se calhar meteste os peixes à pouco tempo e o ciclo só se inicia com peixes.Um dos meus aquas levou 2 meses a estar estável...Vai fazendo TPA's dia sim dia não de 25%,coloca mais plantas,quantas mais melhor,se a tua opção é fazer um plantado mete as plantas agora, e...espera que tudo irá ao sitio.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Faço as TPA's diárias com água da torneira que fica em repouso cerca de 48 horas. Além disso meti mais duas plantas ontem, que por acaso até traziam caracóis. Enfim... Depois arranjo um bótia. Os peixes estão lá há 1 semana. Espero que a água da torneira não contenha amónia, senão vou à companhia. De qualquer forma vou testar.

 

Jorge Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Testei a água da torneira e os resultados dos teste da amonia e nitritos foram zero. O filtro em principio está a funcionar bem, caso contrário nem os nitritos apareciam certo?. Ou será alguma coisa com o filtro?

 

Jorge Lopes

Podes sempre adicionar bactérias,um produto para acelerar o ciclo tipo ''BacterLife'' Mete directamente no filtro. Tens mesmo de esperar que as bactérias façam o seu trabalho,demora o seu tempo.

E não te preocupes com os caracóis,revolvem o areão, oxigenando as raizes das plantas e comem restos de comida. Os bótias não são boas ideia se queres ter um aqua densamente plantado...

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.