AntraX Publicado Setembro 4, 2007 Publicado Setembro 4, 2007 (editado) Boas pessoal, Tenho um aquario de 110l com 30w de iluminação. O aquario tem substrato fertil e inerte... e tenho la umas plantas Echinodorus schlueteri em que as suas folhas estão a ficar com buracos...será falta de nutrientes ou é da iluminação? O aquario tem o ph a 6,7 a temp está a 28º . abraços Editado Setembro 4, 2007 por AntraX
Artur Jorge Publicado: Setembro 5, 2007 Publicado: Setembro 5, 2007 Possivelmente será falta de K... Dá uma vista de olhos neste artigo: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36035
Luis carrilho Publicado: Setembro 5, 2007 Publicado: Setembro 5, 2007 Possivelmente será falta de K... Dá uma vista de olhos neste artigo: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36035 Pois e a temp. a 28ºC só está a acelarar o processo. :-D
AntraX Publicado: Setembro 5, 2007 Autor Publicado: Setembro 5, 2007 BOas, Obrigado pela ajuda, deve ser isso. Mas ja agora... tenho uma duvida. O potassio vem no substrato não vem? abraço P.S: Se tiverem uma calha de 1 metro para vender com mais de 60 w eu compro!
Luis carrilho Publicado: Setembro 5, 2007 Publicado: Setembro 5, 2007 (editado) BOas, Obrigado pela ajuda, deve ser isso. Mas ja agora... tenho uma duvida. O potassio vem no substrato não vem? abraço P.S: Se tiverem uma calha de 1 metro para vender com mais de 60 w eu compro! Sim vem algum,mas com o passar do tempo(não sei há quanto tempo tens esses substrato)os niveis vão caindo,dai a razão para que mesmo com substrato fertil,ao fim de algum tempo torna-se necessario começar a fertilizar a coluna de agua e principalmente com macros,o que estás a colocar são micros. Por isso compra os macros(estou a usar da Horizonte Aquatico)e começa a fertilizar,baixa essa temp. pra 25/26ºC,começa a injectar CO2,mas...por favôr...com uma iluminação decente,senão póde ser pior a emenda que o soneto. PS-Na area das vendas o tadxuva está a vender uma calha de 75cm com 2x55w que podia ser uma exelente solução caso contrario se mandares vir os macros da Horizonte Aquatico aproveita e dá uma ólhadéla nas calhas deles http://horizonteaquatico.vstore.ca/index.php/cPath/16_28. Editado Setembro 5, 2007 por Luis carrilho
AntraX Publicado: Setembro 5, 2007 Autor Publicado: Setembro 5, 2007 Sim vem algum,mas com o passar do tempo(não sei há quanto tempo tens esses substrato)os niveis vão caindo,dai a razão para que mesmo com substrato fertil,ao fim de algum tempo torna-se necessario começar a fertilizar a coluna de agua e principalmente com macros,o que estás a colocar são micros.Por isso compra os macros(estou a usar da Horizonte Aquatico)e começa a fertilizar,baixa essa temp. pra 25/26ºC,começa a injectar CO2,mas...por favôr...com uma iluminação decente,senão póde ser pior a emenda que o soneto. PS-Na area das vendas o tadxuva está a vender uma calha de 75cm com 2x55w que podia ser uma exelente solução. Boas, Tenho o substrato à 4 meses. Obrigado pela ajuda vou ver agora o k o tadxuva tem para vender.
Luis carrilho Publicado: Setembro 5, 2007 Publicado: Setembro 5, 2007 Boas, Tenho o substrato à 4 meses. Obrigado pela ajuda vou ver agora o k o tadxuva tem para vender. Pois 4 meses...já foi...
AntraX Publicado: Setembro 5, 2007 Autor Publicado: Setembro 5, 2007 Pois 4 meses...já foi... lOL... O gajo disse-me k durava 2 anos. Então isto é tudo uma cena estupida..um gajo quer criar um ecossistema e tem k tar sempre a gastar dinheiro em fertelizantes e substrato. Inda mando é akilo tudo fora .. deixo o substrato inerte meto uns troncos e umas anubias e pronto ja n preciso de estar a renovar substrato . abraço
Luis carrilho Publicado: Setembro 5, 2007 Publicado: Setembro 5, 2007 lOL... O gajo disse-me k durava 2 anos. Então isto é tudo uma cena estupida..um gajo quer criar um ecossistema e tem k tar sempre a gastar dinheiro em fertelizantes e substrato. Inda mando é akilo tudo fora .. deixo o substrato inerte meto uns troncos e umas anubias e pronto ja n preciso de estar a renovar substrato .abraço Mas quem é que falou em renovar o substrato?? Deixa isso estar quieto,lá por já não fornecer o nivel de nutrientes que fornecia ao inicio,está longe de estar inerte. Agora é verdade que a historia dos 2 anos é...treta,mas de facto o substrato é muito bom no inicio para dár aquele boost inicial ás plantas,depois a fim de um certo tempo temos que começar a dár uma ajuda,mas deixa-te de ideias malucas e deixa estar o substrato quieto. Se calhar ele ainda é o menos culpado disso tudo,afinal se não injectas CO2,não metes macros e a iluminação é o que é...pois...,estavas á espera de milagres?...
Recommended Posts