2 duvidas - TPA's e Peixes gato


Visitante

Recommended Posts

Boas pessoal,

 

1ª Duvida-» Quando eu faço as mudanças parciais costumo adicionar o anticloro da JBL em função dos Litros de agua a mudar, ate aqui tudo bem acho que é correcto.

 

A minha duvida é a seguinte, eu no dia seguinte a mudar agua meço sempre o PH e esta sempre altito porque o PH da torneira e 7.6, ele costuma passar dos 7.0 para 7.4, e costumo por sempre o produto para baixar.

 

Sera que se deve por o produto ou deixar que ele baixe por sim mesmo?

 

2º Duvida-» Para o aqua de 52cm*26cm*29cm, este -»

 

aquariofrente.jpg

 

quantas corydoras e otto affinis aconselham?

 

Comprei ontem as minhas primeiras 2 corydoras, otto ainda nao comprei porque tenho um plecostumos, daqui a 1 mesito troco por otto affinis.

 

O homem na loja disse que corydoras devia levar pelo menos mais 1 e o ideal era mais 2, ficar com 4...nao sera muito?

E que os otto que como é um peixe anão que tambem convinha levar 2/3.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fernandes

 

Deves baixar o ph antes de introduzir a água no aquário, de modo a não submeteres os peixes a stress, uma vez que mudanças bruscas nos parãmetros da água, os fragilizam.

Eu também uso um produto para fazer baixar o ph, mas muitos utilizadores do fórum não são adeptos desta prática, porque ao fazê-lo, estamos a introduzir mais químicos na água. Podes usar turba para baixar o ph e a dureza da água, deixando a água para a tpa num contentor com a turba e uma pedra difusora ou bomba de água, e álem de baixar o ph, eliminas também o cloro, deixando, portanto de haver necessidade de usar um outro químico para este efeito.

 

Acho que 3 corys chega bem e 3 otos também.

Ao natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu nunca ligo a isso....do genero o ph da minha torneira sai a volta dos 7.5, depois passado uma semana ja ta a 6.5 no akua, n sei pk baixa tanto, e spre q faco mudas de agua, nunca uso anti cloro nem deixo a agua repousar 2 dias num recipiente antes de a aintroduzir no akua, n sei se faço bem ou mal... dêem as vossas opiniões

cheers

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Alguns não ligam ao ph da torneira. Eu nao ligo ao cloro da água da torneira. Há praticamente 1 mês que pego em agua da torneira e aquário. Os peixes andam maravilhosamente bem! :wink: Se está mal ou bem não faço a minima, consequencias até agora nenhuma. :D

 

Quanto ás corydoras e affinis. Coloca numa media de 2/3 exemplares de cada especie.

 

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quanto aos corys e otto fiquei esclarecido, 2/3 de cada chega perfeitamente...talvez ponha 3 corys e 3 otto.

 

Agora da agua de quanso se faz TPA é que fiquei na mesma...mesmo tendo o PH da torneira a 7.6 nao devo colocar o produto para descer o mesmo?

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mini Diogo escreveu

 

Eu nao ligo ao cloro da água da torneira. Há praticamente 1 mês que pego em agua da torneira e aquário. Os peixes andam maravilhosamente bem!  Se está mal ou bem não faço a minima, consequencias até agora nenhuma.
Zanito escreveu

 

nunca uso anti cloro nem deixo a agua repousar 2 dias num recipiente antes de a aintroduzir no akua, n sei se faço bem ou mal...

 

Os peixes não ficam imediatamente intoxicados pelo cloro de forma a notarem consequênçias a curto prazo, mas pouco a pouco, os níveis de intoxicação podem chegar (e irão se continuarem com essa prática), a níveis fatais.

Zanito, não tiveste à pouco "uma baixa" sem saber bem porquê?

 

Quanto ao ph...

 

Estive a rever a foto do teu aquário, se ainda tiveres os mesmos peixes, o meu conselho é utilizar a água de rede sem adicionar nenhum redutor.

Com isto irás ter um ph estável (7.6) e água com um químico a menos, mas a principal vantagem será não submeteres os peixes a variações de ph.

 

Tens é que te informar de quais são os peixes adequados a esse ph, pois aqueles que necessitam de águas ácidas, serão de evitar.

Ao natural

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

O mais normal é nós termos já dado mergulho numa piscina.

 

Qual é a sensação com que ficamos na vista quando saímos da água?

 

Pois é, temos irritação na mesma (uns mais outros menos).

 

Agora imaginem nos peixes......

 

 

Saudações aquarófilas,

Pic_2466_15.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola

para nao tar a criar um novo topico meto aki a minha duvida sobre as TPA's...

eu kd fço uma TPA meto agua da corrente em garrafoes e dpx adiciono condicionador (aqua plus) a minha pergunta é esta....Quanto tempo é k se deve deixar a água nos garrafoes com o condicionador antes de a introduzir no akuario?

Cumprimentos

 

 

 

Ex green goblin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

][...]....Quanto tempo é k se deve deixar a água nos garrafoes com o condicionador antes de a introduzir no akuario?

 

ola

 

depende um bocado da tua preguiça e da confiança que tens nas condições do teu aquario... diz-se por aí que se deixares a agua à espera por um dia, os quimicos desinfectantes (cloro, cloramina...) desaparecem sozinhos por evaporação. os condicionadores de agua alem de prometerem anular esses quimicos tb dizem eliminar alguns metais pesados que possa haver na agua da torneira.

quer dizer que não seria disparate nenhum usar condicionador *e* deixar a agua a repousar de um dia para o outro. claramente isto é chato de fazer :lol:

 

no meu caso, tenho-me dado bem com trocas de apenas um balde de 10l por semana, num aquario de 100x40x50cm. não me dou a o trabalho de aquecer previamente essa agua nem de a deixar repousar, porque nao acredito que tao pouca agua possa fazer um grande mal num aquario tao grande...

 

estou em crer que para quem tem peixes sensiveis e/ou aquarios salgados, isto seria abusar da sorte :P

 

inté

 

Nuno Lima

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

os condicionadores de agua alem de prometerem anular esses quimicos tb dizem eliminar alguns metais pesados que possa haver na agua da torneira.

 

 

Isso é marketing...

 

O problema dos metais pesados é precisamente esse, não podem ser eliminados.

 

Quanto à questão da água, eu deixo uma semana a água a repousar, desta forma não uso qualquer químico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

uma semana...se calhar é ixo k vou fazer...

e quanto À frequencia das TPA's.. eu tenho um aquario de 96 litros montado à duas semanas e meia e faço TPA's semanalmente de 10 litros visto este estar ainda sem fauna e ter apenas duas plantas e um tronco...

quando tiver peixes estou a planear aumentar para pelo menos 20 litros de 15 em 15 dias... o k acham?

Cumprimentos

 

 

 

Ex green goblin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Eu nao acho muito bem! Mais vale tpa´s de capacidade menor e mais frequentes do que tpa´s grandes e de muito em muito tempo.

 

É a minha opinião.

 

Eu faria 10 litros de 8 em 8 dias, para os peixes nao sentirem.

 

Adeus

mini

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu nao acho muito bem! Mais vale tpa´s de capacidade menor e mais frequentes do que tpa´s grandes e de muito em muito tempo.

 

 

Penso que não...

 

Se mudares 5% de água 1 vez por semana, duas semanas mudas 5.05% da água...

 

Se mudares 10% de água em cada 2 semanas, em duas semanas mudas 10% da água... em média tens a água mais limpa.

 

Penso eu, mas posso estar errado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

como é que fazem essas contas da precentagem??

 

 

E ja agora que se fala de TPA's

 

Deve se aquecer a agua, para aquarios de agua quente???

 

Com o termostato??

 

ou pode se tirar a agua quentinha da torneira??

52.gif4.gif
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema dos metais pesados é precisamente esse, não podem ser eliminados.

São absorvidos pelas plantas e quelatados pelos acidos humicos de troncos e matéria vegetal em decomposição.

 

Quanto tempo é k se deve deixar a água nos garrafoes com o condicionador antes de a introduzir no akuario?

Eu retiro a agua para um balde pelo chuveiro, colocando o chuveiro a uma certa altura para provocar maior agitação possivel. Julgo que desta maneira o cloro praticamente desaparece. Não uso acondicionador, coloco de imediato a água no aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fishnatur respondendo a isto

Zanito, não tiveste à pouco "uma baixa" sem saber bem porquê?

 

Tive duas baixas, e foi devido ao facto de ter lavado o filtro exterior todo, cerâmica e tudo, donde deduzo que essas baixas foram relativas a colónia bactérias q deve ter ido ao ar na lavagem e não relativamente a trocas parciais de água.

cheers

Pic_652_1.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é axim eu tou a pensar mudar cerca de 15 litros por semana.....o que acham?

o meu aquario tem 85 cmx30cmx45cm 114 litros brutos mais ou menos 95 litros reais

por enquantoi nao tem fauna só flora mas quando tiver fauna tenciono manter isto

Cumprimentos

 

 

 

Ex green goblin

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Dada a capacidade do aquário penso que seja bem 15 litros.

 

EU quando renovo a água, coloco água da torneira. Ponho-a morna e zas aquário. Se baixar um grau no termostato tenho de ter cuidado, um grau ja significa algo para os peixes. Raramente isto acontece.

 

Hasta

Diogo Oliveira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.