Problema Com Apistograma Cacatuoides Femea


Murkas

Recommended Posts

Boas,

tenho uma femea cacatuoides que está com a barriga inchada.

 

Pelo que pesquisei vi que podem ser sintomas de hidropsia, retenção de líquidos(?) ou parasitas internos(?).

 

Alguém me consegue dizer como diagnosticar cada um destes problemas e como reconhecer qual deles pode ser?

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

No meu ver, pode ser obstipação. Começa por colocar no aqua 1 ou 2 colheres de chá de Sulfato de Magnésio, caso não resolva eu tentaria fazer tratamento com Flagil. Mas espera por opinião de experts. É que eu não sou Pro ainda sou pouco mais que Newbee ;)

 

As melhpras da bicharada fica bem ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

No meu ver, pode ser obstipação. Começa por colocar no aqua 1 ou 2 colheres de chá de Sulfato de Magnésio, caso não resolva eu tentaria fazer tratamento com Flagil. Mas espera por opinião de experts. É que eu não sou Pro ainda sou pouco mais que Newbee :lol:

 

As melhpras da bicharada fica bem ;)

 

Boas firewall,

obrigado pela resposta...

 

nesse caso e como certamente há alguém que já tem experiência no uso destas duas substancias.

Gostava de saber quais as doses recomendadas, já li que para o sulfato de magnesio seria cerca de 10mg\40lts e que para o flagyl 1\2comprimido por cada 50lts e 1 comprimido por cada 100g de comida.

 

Estas doses estão correctas? É que já que o peixe não morreu do mal, também não queria que morresse da cura...

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Recentemente tive problemas com um Escalar :?: (que tinha deixado de comer ;) e recomendaram-me fazer Flagil, (devia ser Parasitas)), a receita que apliquei foi, 1 comprimido por cada 100lts, suficiente ou não, não sei, mas que deu resultado, deu :multi: ! Safei o gajo e ele já andava com má cara :lol: .

Quanto ao Sulfato de Magnésio, sinceramente não sei, porque nunca fiz tratamento com esta substância. Mas se procurares aqui no Forúm há de certeza tópicos acerca disso.

 

Espero ter ajudado.

 

Daniel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas , olha quanto a tratamentos com esses quimicos eu não uso muito , prefiro marcas comprovadas por agora (JBL). Quanto ao identificar a hidropsya , além de barriga inchada observa se tem as escamas levantadas no corpo todo , se assum for é hidropsya , senão pode ser muita coisa , mais dados observados ajudava.

 

Quanto a parasitas os cacatuoides comem muito do fundo muito provável que tenha comido ovos dos parasitas , daí ataca a mais grave 1º a hidropsya se confirmar que é isso.

 

Parasitas internos dão barriga concava , barriga dilatada costuma ser a obstipação intestinal ou bexiga natatória , das 3 doenças , obstipação , infecção na bexiga natatória(se fosse a bexiga tb nadava meio torcido a tentar manter-se direito e ia parar á superficie do aqua sem controle ) ou a hidropsya , FURANOL da JBL serve para as 3 doenças ,o flagyl tabém combate infecções bacterianas provocadas pela presença de parasitas internamente , as quantidades estão corretas , de preferência se ele come , artemia congelada e mistura um comprimido para 100g de artemia , agora observa bem . AH... lembrei , em ultimo caso , a ténia tb faz a barriga inchar claro e neste caso uso TENIL VET (farmacia vende) que está algures no forum doenças e pragas a forma como diluir e administrar , eu felizmente nunca tive de o usar ainda . um abraço.

 

 

Jose Palma

Editado por netmaniac
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas , olha quanto a tratamentos com esses quimicos eu não uso muito , prefiro marcas comprovadas por agora (JBL). Quanto ao identificar a hidropsya , além de barriga inchada observa se tem as escamas levantadas no corpo todo , se assum for é hidropsya , senão pode ser muita coisa , mais dados observados ajudava.

 

Quanto a parasitas os cacatuoides comem muito do fundo muito provável que tenha comido ovos dos parasitas , daí ataca a mais grave 1º a hidropsya se confirmar que é isso.

 

Parasitas internos dão barriga concava , barriga dilatada costuma ser a obstipação intestinal ou bexiga natatória , das 3 doenças , obstipação , infecção na bexiga natatória(se fosse a bexiga tb nadava meio torcido a tentar manter-se direito e ia parar á superficie do aqua sem controle ) ou a hidropsya , FURANOL da JBL serve para as 3 doenças ,o flagyl tabém combate infecções bacterianas provocadas pela presença de parasitas internamente , as quantidades estão corretas , de preferência se ele come , artemia congelada e mistura um comprimido para 100g de artemia , agora observa bem . AH... lembrei , em ultimo caso , a ténia tb faz a barriga inchar claro e neste caso uso TENIL VET (farmacia vende) que está algures no forum doenças e pragas a forma como diluir e administrar , eu felizmente nunca tive de o usar ainda . um abraço.

Jose Palma

 

 

Boas,

Obrigado pela ajuda,

nesse caso hidropsia não é...

 

fica a obstipação e os parasitas como hipótese.

Como não anda a comer lá muito bem há já algum tempo desconfio que sejam parasitas... pelo que vou iniciar o tratamento com flagyl a ver no que resulta.

 

Já agora alguém sabe se o flagyl é agressivo para com plantas?

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Obrigado pela ajuda,

nesse caso hidropsia não é...

 

fica a obstipação e os parasitas como hipótese.

Como não anda a comer lá muito bem há já algum tempo desconfio que sejam parasitas... pelo que vou iniciar o tratamento com flagyl a ver no que resulta.

 

Já agora alguém sabe se o flagyl é agressivo para com plantas?

 

Abraço

 

olá de novo , não acho que seja , as minhas estão 5 estrelas ... mas a sempre uma variedade que ... só experts de plantas aquáticas ... hehe . um abraço.

 

 

Jose palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

já por duas vezes tive peixes com esse problema, primeiro com um ramirezi e depois o meu macho de apisto cacatuoides. O tratamento que fiz com o sulfato de magnésio não lhes valeu de nada. :D

 

tive sorte desse macho ter já descendência com alguns bonitos peixes que saem aos pais.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Já tive uns 3 casais de apistos cacatuoides e todos morreram com esse problema.

 

Desconfiei de obstipação provavelmente provocada pelo granulado dos discus.

 

Não voltei a comprar...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

iniciei hoje o tratamento com flagyl (1comp\50lts 2 vezes ao dia) resta-me só uma dúvida... devo de fazer tpa´s diarias ou apens no fim dos 4 dias de tratamento?

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

iniciei hoje o tratamento com flagyl (1comp\50lts 2 vezes ao dia) resta-me só uma dúvida... devo de fazer tpa´s diarias ou apens no fim dos 4 dias de tratamento?

 

Abraço

 

tens que fazer tpa's sempre que acrecentares o(s) comprimidos ,depois de fazer o tpa colocas o(s) comprimidos correspondentes a muda de agua.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens que fazer tpa's sempre que acrecentares o(s) comprimidos ,depois de fazer o tpa colocas o(s) comprimidos correspondentes a muda de agua.

 

Obrigado pela resposta josé.

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais