Ajuda Com Plantas


andreialima

Recommended Posts

Olá a todos,

 

Eu e o meu namorado estamos agora a montar o nosso pequeno aquário de 60X30X30 e já começamos a comprar algumas plantas. Queremos que ele estabilize primeiro antes de colocar peixes, por isso por enquanto estamos a criar o ambiente. Mas, como não temos muito dinheiro para gastar de uma só vez, estamos a comprar plantas aos poucos. Começamos a montagem ontem, fomos buscar substrato ao rio, algum areão e colocamos também areia vulcânica. Temos um tronco e uma pequena rocha. Estamos a tentar fazer um efeito em triângulo, inspirados pela técnica de Takashi Amano, vamos lá ver no que dá :? Mas deparamo-nos com um problema; quando vamos comprar as plantas, normalmente não trazem nenhuma indicação sobre de que espécie se trata e ficamos sem saber quais as suas exigências, o que nos desagrada muito. Para já temos 6 plantas, mas pretendemos comprar muito mais, só não pode ser para já.

 

Precisamos da vossa ajuda só para saber os nomes correctos das plantas que temos e para saber se estamos a colocá-las no sitio correcto do aquário.

 

E já agora, junto com o substrato que apanhamos no rio, vinham umas "ameijoas" (não sabemos se são ameijoas ou outra espécie) e cheguei mesmo a colocar algumas no aquário pois são muito bonitas, e pareceu-me que elas iriam sobreviver em água quente, mas retirei-as pois não sei se poderão provocar algum problema nos peixes ou até mesmo se elas terão alimento soficiente. Elas filtram a água, mas não sei que espécie são, se alguém souber, agradecia informação.

 

Obrigada a todos, aqui ficam as fotos:

 

Nesta foto achamos que a planta número 2 é uma Anubia barteri var. caladiifolia "1705" e a número 3 uma Limnophila sessiliflora - o que acham?

Conj1.jpg?t=1188341593

 

A número 4 é uma Ludwigia arcuata e a 5 uma Ludwigia repens "rubin"?

Conj2.jpg?t=1188341682

 

Não temos ideia nenhuma de qual é a número 1 e a número 6. Esta última é parecida com a Limnophila e com a Ludwigia, é como se fosse o termo médio entre as duas.

Conj3.jpg?t=1188341748

Desconh1.jpg?t=1188341780

Desconh2.jpg?t=1188341826

 

Sabem dizer-me se esta é realmente uma Ludwigia repens "rubin"?

Ludwigiarepens-ser.jpg?t=1188341860

 

E cá estão as nossas amigas que não sabemos quem são:

PICT8254.alt.jpg?t=1188341893

 

Desculpem pela má qualidade das imagens mas a água do aquário ainda não está 100%, ainda está a estabilizar, o filtro ainda tem que limpar mais um pouco. Depois coloco novas fotos.

 

Também estamos a aceitar sugestões para novas plantas a comprar, disposição das mesmas, etc. Não somos completos inexperientes na área, mas desta vez queremos fazer tudo com pés e cabeça, de uma forma mais consciente e bonita.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola boas eu tambem nao te sei ajudar mas quando tenho duvidas vou ao site da tropica http://www.tropica.com/plant_print.asp pode ser que ajude ja agora tens alguma calha de iluminação diferente da original? e puseram algum fertelizante para elas?

 

 

estao aqui tres fotos do meu aquario em alturas diferentes pode ser que vos ajude a tirar ideias

 

IMAGE_082.jpg

 

 

IMAGE_061.jpg

 

 

IMAGE_152.jpg

 

esta ultima ta um pouco escura por causa da turfa mas no que puder ajudar tou aqui para isso eu e os restantes membros boa sorte :?

Editado por Ricardo_Costa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A 1 não é aquática. Tira-a daí e reclama.

 

A 3 é Limnophila sessiflora.

 

O areão é grossissimo. Não vai dar grande coisa para plantar.

 

Completa o perfil. De certeza que há pessoal perto de ti que te ajudará.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos.

 

Respondendo ao Ricardo_costa: a calha é a original sim, tem uma lâmpada de 15W e para já terá que servir. Sabemos que não é suficiente, mas para já... a não ser que dê para trocar a lâmpada original, não sei, ainda não me inormei sobre isso. Como fertilizante colocamos Sera florena, não sabemos se é o melhor mas foi o que arranjamos na loja de animais mais próxima. O teu aqua está muito bonito, parabéns. O nosso ainda está longe de estar bonito :wink: Nós estamos a estudar em Viseu e por aqui é muito dificil encontrar plantas diferentes das que já temos. Fomos à Jardilandia na Maia e foi lá que compramos as primeiras 4, mas pelos preços que tenho visto por aí agora, acho que foram um bocado caras :S

 

Respondendo ao Ricardo Diogo: eu acho que a planta número 1 é aquática sim porque eu penso que já tivemos num outro aqua que tivemos à uns anitos. De qualquer forma acho muito estranho não encontrar informação sobre ela, lá isso é estranho sim. Em relação à número 3 essa já sabiamos que era aLimnophila sessiliflora, assim fica confirmado ;) Em relação ao areão, não sei se leste bem... nós colocamos uma camada de substrato que fomos buscar ao rio (areia fina com algum adubo de rio), depois colocamos uma camada fina de areão e só depois colocamos a areia vulcânica. Tem portanto 3 camada de areia diferente, tudo a pensar nas plantas que têm diferentes exigências. Não sei se fizemos o melhor, mas fizemos assim ;) De qualquer forma agradecemos muito a tua intervenção e já agora o teu aqua pequenito tá muito engraçado, parabéns.

 

Já agora, tenho possibilidade de comprar Cladophora aegagropila, Egeria densa e uma que penso ser Lilaeopsis mauritiana (esta última encontra-se com algumas folhas amarelas, teria que retirar algumas, mas penso que é uma planta bastante resistente e que recuperaria facilmente, não?). O que acham? Vale a pena?

 

E então, ninguém me diz nada sobre as amigas que vieram junto com o substrato?;)

 

Obrigada a todos;) Aqui ficam mais umas fotos, mais recentes do nosso aqua com 3 dias de vida:

 

Aqui está a tal planta que pensamos ser a Ludwigia repens... será?

Ludwigiarepens-ser2.jpg?t=1188387913

 

E esta pequena, alguém sabe qual é?

Desconh4.jpg?t=1188388027

Desconh3.jpg?t=1188388077

 

E uma vista geral do conjunto. Aquela saquito tem as nossas amigas lá dentro para elas não morrerem. Vamos levá-las de volta ao rio. Como não sabemos se fazem bem ou mal ao aqua, por precaução vamos devolvê-las ao rio. Aqui podem ver também o solo do aqua, e quanto ao filtro estamos à espera que o meu pai monte o aqua dele e nos dê o filtro dele que é exterior e muito melhor. Depois é que fica melhor.

Conjunto4.jpg?t=1188388104

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Concordo com o Ricardo Diogo, a 1 não me parece ser aquática. Há aí plantas que se vão começar a ressentir e esse areão é de facto muito grosso.

 

A egeria densa e a cladophora são boas opções para o teu aqua.

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com estas novas fotos, até há várias que não são aquáticas. Se o teu tópico andar por aqui algum tempo, ficas a saber o nome de todas. Há pessoal que tem terrários e sabe os nomes dessas plantas tambem.

 

Na 1ª foto, a vermelha tambem não parece aquatica e a da frente parece, sem certezas, hygrophila polisperma.

 

Na 3ª foto, a planta de folhas grandes lá atrás tambem não é aquática, assim como a do lado direito. A não ser que, segundo parece, sejam parte do fundo que está atrás do aqua.

 

A outra que pedes para identificar ainda é pequena, mas há-de haver quem identifique.

Querem que comentem as vossas fotos? Comecem por comentar as dos outros. Nem que seja as Fotos e Videos. Aumentam a vossa participação e vão ver que as vossas dúvidas são respondidas por mais pessoas e mais rapidamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

com estas novas fotos, até há várias que não são aquáticas. Se o teu tópico andar por aqui algum tempo, ficas a saber o nome de todas. Há pessoal que tem terrários e sabe os nomes dessas plantas tambem.

 

Na 1ª foto, a vermelha tambem não parece aquatica e a da frente parece, sem certezas, hygrophila polisperma.

 

Na 3ª foto, a planta de folhas grandes lá atrás tambem não é aquática, assim como a do lado direito. A não ser que, segundo parece, sejam parte do fundo que está atrás do aqua.

 

A outra que pedes para identificar ainda é pequena, mas há-de haver quem identifique.

 

 

A planta vermelha a que te referes julgo ser uma Ludwigia repens, estou apenas à espera que alguém o confirme, mas esta sei que é aquática sim. Em relação à outra que tinha no aqua e para a qual me alertaste que não era aquática, tinhas toda a razão. Julgo ser uma Dracena matizada ou uma Dracena sanderiana e estas apenas são aquáticas durante uma fase, depois começam a apodrecer e acabam por contaminar a água... não aconselhável. Fui à loja e troquei por mais uma Anubia e por feto de java para prender no tronco que temos. Foi pena porque aquela planta tinha uma côr que contrastava muito bem com a Ludwigia repens... e Já agora, a planta que vês à frente é uma Ludwigia arcuata... essa vinha com etiqueta e parece-me estar correcta.

 

Quanto às que falas da 3ª foto são realmente do fundo que está no aqua :D Estamos a pensar retirá-lo pois tira toda a prespectiva... mas não sabemos se fica muito bem sem o fundo... o que se verá é a côr da parede, beje... mas depois logo se vê.

 

Estou é parva... então não é que só temos o aqua montado à 3 dias e já temos algas??? Não sei de que tipo, mas parecem ser algas. Até vou colocar um post no tópico das algas a ver se alguém as identifica e me aconselha sobre o melhor tratamento para este tipo.

 

PICT8292.alt.jpg?t=1188420497

PICT8291.alt.jpg?t=1188420532

PICT8290.alt.jpg?t=1188420561

 

Já tivemos que alterar o aqua de novo... em relação ao areão eu penso que não está assim tão mal visto que temos 3 tipos de areão. Temos esterrado as plantas o mais fundo possível para fiquem em contacto com a areia mais fina. Além disso não gastamos dinheiro com a areia o que no nosso caso é importante :) Já gastamos um bom dinheiro com plantas, e essas para já serão as únicas a povoar o nosso aqua, até se estabilizarem e até termos plantas suficientes.´

 

Já agora, alguém sabe onde se pode encontrar Eleocharis parvula (Eleocharis "Minima") ou outra planta deste género que dê para cubrir o fundo do aqua, plantas de carpete... na zona de Viseu ou Porto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção que não vale a pena estares a comprar plantas exigentes de mais para o teu aquário e que te vão acabar por morrer. Tens que comprar plantas de acordo com o que tens, neste caso, plantas pouco exigentes e que não precisem de grande iluminação, fertilização, co2 e por aí fora...

 

Quanto ao areão, o mais importante não é ter 3 camadas de granulometria diferente, mas sim ter a granulometria adequada para as plantas. Não pode ser nem muito fino, se não as raízes não se conseguem desenvolver e não há penetração de matéria, nem muito grosso, para as plantas se soltarem muito facilmente, entre outras razões

Editado por zlatan9

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá zlatan9

 

De que plantas exigentes falas? Temos comprado plantas pouco exigentes... penso eu. Vamos procurar mais informação sobre o CO2 porque queremos ter plantas saudáveis e bonitas. Não nos preocupa o trabalho que possam dar (podas, etc), o que nos interessa é que fique bem plantado, saudável e bonito.

 

Sabem informar-me de sites onde falem sobre CO2, já li algures que também pode ser feito em casa (isto já de ve ser bem mais dificil né?) e alguém me disse que haviam pastilhas que se podiam colocar na água... é verdade? Neste momento que nos parece que temos uma "praga" de algas não vamos colocar fertilizantes nem mais nada, a ver se as plantas as vencem, mas depois de controladas as algas queremos começar a "alimentar" bem as nossas plantas. Já mudamos 50% da água, vamos lá ver se vai resultar o tratamento que vamos fazer, sem quimicos.

 

Obrigada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Estava-me a referir à ludwigia, à eleocharis e à Lilaeopsis. A hygrophila polisperma é uma planta um pouco exigente quanto ao potássio. Podes ver algumas informações aqui, por exewmplo: http://www.tropica.com/default.asp

 

 

Quanto ao Co2, penso que só deve ser colocado quando está conjugado com uma iluminação já razoável e com fertilização, se não o mais provável é teres um boom de algas. De qualquer forma podes dar uma olhadela na secção DIY, sobretudo o co2 por fermentação é bastante fácil e barato de fazer. Se quiseres mesmo avançar, é melhor começares antes de colocares os peixes para poderes estudar as variações de pH que poderão existir e medir alguns parâmetros.

 

 

O Co2 é necessário se tiveres reunidas as condições em cima referidas e se tiveres plantas que necessitem dele, caso contrário podes muito bem ter um aquário bonito e equilibrado à mesma.

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Quanto ao CO2 caseiro, não há nada mais simples, vê este tópico: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

 

Eu uso esta receita e funciona razoavelmente bem, só não consigo que dure o tempo que o autor diz, de resto não há nada a dizer. Comigo dura +- 1 semana

 

cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá zlantan9

 

Em relação às plantas, segundo o que se pode ler no site da tropica (onde tenho ido várias vezes para retirar informação), dessas que falei está escrito que são fáceis de manter. Claro que nunca é assim tão fácil como eles dizem porque cada planta tem exigências diferentes, mas à partida não serão das plantas mais exigentes. Porque falaste na hygrophila polisperma? Não falei nessa, que me recorde. Mas também como ainda ninguém me tirou dúvidas em relação às plantas que tenho no meu aqua, não sei se tenho essa e nem sei :D

 

Quanto ao CO2, dá-me uma opinião: o nosso aqua tem +- 35L, uma lâmpada de 15W (que não sei se dá para mudar para uma mais forte), está colocado num sitio onde não apanha luz directa mas recebe luz de 2 janelas e uma porta. Achas que valerá a pena fornecer CO2 às minhas plantas, ou por ser um aqua pequeno e ter pouca iluminação não vale a pena nem o esforço? É que realmente posso estar é a ajudar as algas e não as plantas. O que pensas?

 

Vou colocar aqui uma planta improvisada do lucal onde está o aqua para veres onde está. E já agora, de quanto tempo de luz achas que precisa o nosso aqua?

 

Plantasalinha.jpg?t=1188561609

 

Obrigada.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A polysperma parece-me ser a das últimas imagens. Quando consultares o site da tropica, tem em atenção a "light requirements".

 

Quanto às algas, podem ser de tanta coisa (incluindo a luz natural que pode receberer, o substrato do rio)... O fertilizante que tens é líquido? Se for não te esqueças de deitá-lo na saída do filtro para ele se espalhar bem pelo aquário. Normalmente a dose que eles recomendam não é a ideal, esse, sendo um fertilizante de micros, não te aconselho a colocares as quantidades que eles dizem (deita menos).Podes ir fazendo umas pequenas tpas, com calma.

 

Relativamente ao co2, é assim, há malta aqui no forum que coloca o co2 mesmo sem grande iluminação embora eu não ache o mais apropriado. No teu caso, e se não queres largar mais umas massas num upgrade e como estás a começar, podes perfeitamente não colocar.

 

Desculpa estar a repetir-me, mas há ai alguns factores que podes/deves alterar:

- o substrato do rio, já que não sabes qual a composição;

- o areão de cima é muito grosso;

- a exigência de algumas plantas;

- aquele papel no fundo (experimenta de uma só cor, azul ou preto)

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá nazlan9, obrigada pelos teus conselhos.

 

Em relação ao fertilizante o que compramos foi o Sera florena. Não faço a mais pálida ideia se presta ou não, mas ultimamente até nem temos usado nenhum por causa das algas. Agora temos umas tipo fio de cabelo. Temos feito as mudas de água mas até agora não desapareceram. Estamos a pensar sériamente retirar tudo e começar tudo de novo. Mas não podemos gastar mais dinheiro, por isso o substrato terá que vir mesmo de um rio, a ideia que tenho é que o substrato que se compra é muito caro, certo? E já agora, que tipo de areão me aconselhas então? Que tamanho?

 

Em relação à luz, estavamos a pensar comprar uma lâmpada mais forte pq 15W não nos permitem ter plantas um pouco mais exigentes e queremos que as plantas alastrem mais do que cresçam. Para um aquário de 60X30X30 que lâmpada pensas ser suficiente? Não queremos mudar a calha porque isso já fica mt caro, mas mudar a lâmpada penso ser possível. Não sei qual o preço mas deve ser mais barato :D Apanha boa luz durante o dia, mas não penso ser em demasia pois não é luz directa, e às vezes até temos a persiana um pouco mais fechada por causa da televisão:) Qual a lâmpada que aconselhas?

 

Em relação ao fundo já o retiramos, agora tá sem nada, até parece maior. Mas depois logo vejo. Se colocar será um fundo azul, preto acho que não, fica muito pesado. Ou então fica mesmo assim...

 

Mais uma pergunta (pode parecer parva, mas alguém me falou nisso): existem pastilhas de CO2 ou algo assim? Deve ficar mais barato do que ter o sistema, certo? E assim as plantas sempre iam recebendo algum CO2, nem que fosse só de vez em quando, já não era mau, certo?

 

Gastar umas massas só daqui a uns anitos quando já tiver a trabalhar e a ganhar dinheiro suficiente para fazer uma coisa mesmo bem feita e com mais conhecimentos. Sempre tive aquários em casa, desde pequenita, mas nunca tivemos todos os cuidados que hoje em dia tanto se falam e felizmente cada vez mais se conhecem. Agora que tenho a possibilidade, apesar que limitada, de ter um aquário meu, gostava de fazer uma coisa o melhor possivel, dentro das possibilidades que tenho. Tenho mesmo paixão por isto, mas infelizmente pouco tempo para despender a ler todos os tópicos, sites ou livros existentes sobre a matéria. Estou mais ou menos dentro do ramo (Estudante de Enfermagem Veterinária) e ninguém se interessa por esta área, e acho que cada vez mais se devia apostar nela. Por isso peço a todos os que me possam ajudar indicando-me os caminhos mais rápidos a seguir para criar um plantado bonito sem gastar muitas massas e com as condições minimas, agradecia.

 

Obrigada por tudo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto as lâmpadas visita o Aquaeden o nosso patrocinador para teres uma ideia,não aconselho usares pastilhas de CO2 antes um caseiro e como tens o substrato do rio é bom verificar os parametros de água. nos principíos as trocas são frequentes para ciclar e combater as algas, não querendo bater na mesma tecla mas já batendo: o Substrato . Utiliza entre 3 a 6 mm pode ser até mistura deste granulometria. Não tenho a certeza mas acho que o "Amano" e outros membros utilizam Akadama como substrato para plantados.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais