Relação Cores Das Plantas/necessidade Co2


Guimas

Recommended Posts

Boas,

 

Nunca associei as cores das plantas as necessidades de CO2, porém numa visita que um amigo me fez, ouvi ele dizer que as minhas Cryptocoryne wendtii ''brown'' por ser castanha necessitava de muito CO2.

 

É verdade esta afirmação?

 

Obrigado

Editado por Guimas

André Guimarãese0d4ed46-93d7-4d94-ad5f-6648f8b7079a_zpsVallisneria sp. 'Natans'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca li nada a respeito disso, no entanto não te asseguro se é verdade ou mentira. Certeza porém, de que as cores das plantas, de uma forma geral, estão associadas à potência de luz. Muitas plantas sob luz intensa tendem a apresentar pigmentos amarelos/laranja/vermelhos. Outras há que não se modificam. Já li algures que está relacionado com um mecanismo de protecção. Quanto a outros factores desconheço...

 

 

cumpts....

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca li nada a respeito disso, no entanto não te asseguro se é verdade ou mentira. Certeza porém, de que as cores das plantas, de uma forma geral, estão associadas à potência de luz. Muitas plantas sob luz intensa tendem a apresentar pigmentos amarelos/laranja/vermelhos. Outras há que não se modificam. Já li algures que está relacionado com um mecanismo de protecção. Quanto a outros factores desconheço...

cumpts....

 

 

isso eu já sabia.lol.

 

O que eu queria mesmo saber é se além da intensidade da luz, a quantidade de CO2 também tem a ver com a cor das plantas....

 

Obrigado

André Guimarãese0d4ed46-93d7-4d94-ad5f-6648f8b7079a_zpsVallisneria sp. 'Natans'

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso eu já sabia.lol.

 

O que eu queria mesmo saber é se além da intensidade da luz, a quantidade de CO2 também tem a ver com a cor das plantas....

 

Obrigado

O CO2 só se justifica em aquário com luz média/forte.O CO2 ajuda as plantas a assimilar os nutrientes,dai a presença de C02 pode ajudar a que as cores das plantas sejam mais fortes. A planta que indicaste a Cryptocoryne wendtii ''brown'' não é das que necessita de mais CO2,adapta-se bem a pouca luz.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te posso dar nenhuma resposta concreta, mas posso fazer uma analogia. O sol faz com que o humano fique moreno. Também se comermos muita cenoura, rica em Vitamina D, ajuda-nos a proteger do sol e ficámos morenos. Os melanócitos (células responsáveis pelo nosso bronze) na presença de Vitamina D produzem melanina que nos ajuda a proteger contra os raios UV.

 

Por isso, tanto a intensidade da luz, CO2/O2, macro e micronutrientes contribuem para a cor de uma planta. Cada planta terá um equilíbrio ideal de concentrações destes factores visível num expoente da sua cor, significando que está saudável. Porém quase que afirmo que a cor perfeita muda de espécie para espécie.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Nunca associei as cores das plantas as necessidades de CO2, porém numa visita que um amigo me fez, ouvi ele dizer que as minhas Cryptocoryne wendtii ''brown'' por ser castanha necessitava de muito CO2.

 

É verdade esta afirmação?

 

Obrigado

Boas

A Cryptocoryne wendtii Brown é uma planta com tonalidades de vermelho e castanho daí serem "brown" enquanto estiverem vicosas e com estas tonalidades estão bem de saúde. Até pq são plantas muito resistentes.

 

Cumprimentos

Eduardo Pinheiro

Link to comment
Partilhar nas redes sociais